You are on page 1of 10

UnB/CESPE DPE/BA

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo da sua prova objetiva. As siglas subsequentes, sempre que utilizadas, devem ser interpretadas com a significao associada a cada uma delas, da seguinte forma: ACP = ao civil pblica; CF = Constituio Federal de 1988; CDC = Cdigo de Defesa do Consumidor; ECA = Estatuto da Criana e do Adolescente; DP = defensoria pblica; ICMS = imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao; INSS = Instituto Nacional do Seguro Social; MP = Ministrio Pblico; STF = Supremo Tribunal Federal; STJ = Superior Tribunal de Justia.

PROVA OBJETIVA
No que se refere hermenutica e interpretao constitucional, julgue os itens subsequentes.
1

Julgue os itens seguintes, no que se refere organizao e aos poderes do Estado no ordenamento jurdico nacional.
9

De acordo com o denominado princpio do efeito integrador, deve-se dar primazia, na resoluo dos problemas jurdico-constitucionais, aos critrios que favoream a integrao poltica e social e o reforo da unidade poltica. De acordo com o mtodo tpico-problemtico, a anlise da norma constitucional no deve estar embasada na literalidade da norma, mas na realidade social e nos valores subjacentes do texto constitucional, razo pela qual a Constituio deve ser interpretada, por esse mtodo, como algo em constante renovao, em compasso com as modificaes da vida em sociedade.

No que diz respeito ao Poder Judicirio, a CF atribui justia militar, no mbito da Unio, dos estados e do Distrito Federal e territrios, competncia exclusivamente penal, restrita aos crimes militares definidos em lei. No que se refere criao de municpios, o plebiscito constitui condio de procedibilidade para o processo legislativo da lei estadual. Consequentemente, se as populaes dos municpios envolvidos se manifestarem favoravelmente criao do novo municpio e o legislador estadual aprovar a correspondente lei, o governador no poder vet-la.

10

Com relao DP, julgue o item subsecutivo.


11

Julgue os itens que se seguem, relativos ao poder constituinte.


3

O denominado poder constituinte supranacional tem capacidade para submeter as diversas constituies nacionais ao seu poder supremo, distinguindo-se do ordenamento jurdico positivo interno assim como do direito internacional. O Brasil adotou a teoria segundo a qual o poder constituinte originrio no totalmente ilimitado, devendo ser respeitadas as normas de direito natural.

De acordo com a CF, so de iniciativa exclusiva do presidente da Repblica as leis que disponham sobre a organizao da Defensoria Pblica da Unio bem como as normas gerais para a organizao da DP dos estados, do Distrito Federal, dos territrios e dos municpios.

No que diz respeito aos direitos sociais e fundamentais e s funes essenciais da justia, julgue o item abaixo.
12

No que se refere ao controle de constitucionalidade no ordenamento jurdico ptrio, julgue os itens a seguir.
5

O denominado fenmeno da recepo material de normas constitucionais somente admitido mediante expressa previso na nova Constituio. Os efeitos gerais da declarao de inconstitucionalidade, no mbito da ao direta de inconstitucionalidade, pelo STF so vinculantes em relao aos rgos do Poder Judicirio e da administrao pblica federal, estadual, municipal e distrital. De acordo com a CF, o controle abstrato de constitucionalidade realizado no mbito do tribunal de justia do estado, por intermdio de ao direta de inconstitucionalidade, somente pode ter por objeto leis ou atos normativos estaduais ou municipais confrontados perante a Constituio estadual. O STF admite, com fundamento no princpio da contemporaneidade, a aplicao da denominada teoria da inconstitucionalidade superveniente.

Considere que o MP tenha ajuizado ao em face de determinado ente da Federao, visando obter provimento jurisdicional que assegurasse o fornecimento de medicamentos a pessoa considerada hipossuficiente. Nessa situao, apesar de o MP ter agido em defesa de interesses sociais e individuais indisponveis, resta configurada, segundo entendimento do STF, a usurpao de competncia da DP, visto que se busca assegurar o direito sade de pessoa hipossuficiente.

Acerca dos poderes administrativos, julgue os seguintes itens.


13

Em decorrncia do poder hierrquico, permitida a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior, devendo-se, entretanto, adotar essa prtica em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados. As medidas de polcia administrativa so frequentemente autoexecutrias, podendo a administrao pr suas decises em execuo por si mesma, sem precisar recorrer previamente ao Poder Judicirio.
1

14

Cargo: Defensor Pblico de Classe Inicial

UnB/CESPE DPE/BA

A respeito do controle da administrao pblica federal, julgue o item abaixo.


15

No tocante responsabilidade civil, julgue os itens seguintes.


26

No exerccio do controle externo, cabe ao Congresso Nacional julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo poder pblico federal.

O mero afastamento de filho de 16 anos de idade da casa paterna no suficiente para elidir a responsabilidade dos pais. Suponha que Antnio seja atropelado por Jos e sofra em decorrncia do acidente, danos materiais. Nessa situao, se comprovada culpa exclusiva de Antnio, no lhe ser devida a indenizao oriunda do seguro obrigatrio (DPVAT). Sem o registro da transferncia de veculo alienado, o antigo proprietrio continua responsvel por dano resultante de acidente que envolva o referido veculo.

27

No que concerne aos atributos do ato administrativo, julgue o prximo item.


16

A presuno de legitimidade de que gozam os atos administrativos constitui presuno iuris tantum, que pode ceder prova em contrrio.

28

Considerando os contratos administrativos e os casos de dispensa de licitao, julgue os itens que se seguem.
17

18

Os casos de dispensa de licitao previstos em lei somente podem ser ampliados, pela autoridade competente, devido a interesse pblico decorrente de fato devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta. Quando a resciso do contrato administrativo ocorrer por razes de interesse pblico ou decorrer de caso fortuito ou de fora maior, a administrao fica obrigada a ressarcir o contratado dos prejuzos regularmente comprovados e, ainda, a devolver a garantia, pagar as prestaes devidas at a data da resciso e assumir o custo da desmobilizao.

Julgue os prximos itens, a respeito dos defeitos e da nulidade dos negcios jurdicos.
29

Tanto nos casos de declarao de nulidade quanto nos de decretao de anulao do negcio jurdico, ocorre o retorno das partes situao anterior. Caso o declaratrio desconhea o grave dano a que se expe o declarante ou pessoa de sua famlia, no ficar caracterizado o estado de perigo. Para que se caracterize leso ao negcio jurdico, a desproporo entre a obrigao assumida pela parte declarante e a prestao oposta deve ser mensurada no momento da constituio do negcio.

30

Acerca de servios pblicos, julgue o item a seguir.


19

31

Entre os servios pblicos de prestao obrigatria e exclusiva do Estado, que no podem ser prestados por concesso, permisso ou autorizao, inclui-se a navegao area e a infraestrutura aeroporturia, os servios de transporte ferrovirio e aquavirio entre portos brasileiros e fronteiras nacionais.

Com relao posse e aos direitos do promitente comprador, julgue os itens subsecutivos.
32

No que se refere desapropriao, julgue o item seguinte.


20

Compete aos municpios a desapropriao por descumprimento da funo social da propriedade urbana, e aos estados, a desapropriao de imvel rural, por interesse social, para fins de reforma agrria.

Acerca da dissoluo do casamento e da unio estvel, julgue os prximos itens.


21

Suponha que Paulo tenha celebrado com Caio contrato de promessa de compra e venda de imvel, sem clusula de arrependimento. Nessa situao, Paulo, promitente comprador, poder exigir dos terceiros a quem os direitos de Caio foram cedidos outorga da escritura definitiva de compra e venda. Na sucesso inter vivos a ttulo singular, a acessio possessionis facultativa.

22

Ajuizada ao de separao judicial por insuportabilidade da vida em comum, ainda que o autor no faa prova do motivo alegado, o juiz poder decretar a separao do casal. Aplica-se unio estvel o regime da comunho parcial de bens, no se exigindo dos companheiros prova do esforo comum para a aquisio dos bens.

33

Em cada um dos itens a seguir, apresentada uma situao hipottica seguida de uma assertiva a ser julgada com base na disciplina da comorincia e no direito das sucesses.
34

A respeito do adimplemento e inadimplemento das obrigaes, bem como da extino dos contratos, julgue os itens que se seguem.
23

24

25

O inadimplemento contratual do transportador presume-se culposo, de forma que, para o passageiro lesado ver ressarcidos os danos sofridos, basta demonstrar que a prestao do servio no foi cumprida. Os contratos de execuo contnua, convencionados por prazo indeterminado, so passveis de cessao por resilio unilateral, cuja eficcia ex nunc e depende de pronunciamento judicial. Em caso de resciso do contrato de aluguel, se o locador recusar-se a receber o imvel, poder o locatrio promover a consignao em juzo.

Pedro, solteiro e sem filhos, celebrou testamento, deixando metade dos seus bens ao seu sobrinho. Posteriormente ao testamento, Pedro, voluntariamente, registrou como seu o filho de sua empregada domstica. Nessa hiptese, caso Pedro falea antes do filho, no ser rompido o testamento. Marcos e Marcela, casados no regime da comunho parcial de bens, faleceram simultaneamente, vtimas de acidente de avio. Nesse caso, eventual indenizao decorrente de aplice de seguro de vida em grupo, em que ambos constem reciprocamente como beneficirios, somente ser paga pela seguradora se o casal deixar descendentes.
2

35

Cargo: Defensor Pblico de Classe Inicial

UnB/CESPE DPE/BA

O nome de Fernando foi includo, sem prvia notificao, em cadastro de inadimplentes, em razo de cobrana indevida realizada pela escola de seu filho. Em decorrncia desse fato, Fernando e seu scio Alexandre, que temia as possveis consequncias negativas da referida cobrana, ajuizaram ao, sob o rito ordinrio, contra a escola e a empresa que administra o cadastro de inadimplentes. Considerando essa situao hipottica, julgue os itens a seguir.
36

No que se refere a recursos, cumprimento de sentena, alimentos e embargo de terceiro, julgue os itens subsequentes. Em sede de embargos de terceiro, no possvel ao embargado discutir a fraude contra credores, visto que essa ao de rito especial , em regra, incompatvel com a ampliao do seu espectro mediante reconveno. 46 Contra deciso interlocutria proferida em processo de execuo, no se admite interposio de agravo na forma retida, visto que a sentena que encerra tal processo apenas declara a satisfao do crdito. 47 A priso do devedor de alimentos medida excepcional, que no pode ser admitida, em mais de uma oportunidade, no que se refere a dvida correspondente aos mesmos meses, embora se admita a sua decretao no que diz respeito aos subsequentes. 48 Se, ao proferir sentena, o juiz deixa de reconhecer que a pretenso do autor foi atingida pela prescrio, tal matria poder ser objeto de anlise na impugnao ao cumprimento da sentena, visto que no atingida pelos efeitos da coisa julgada. Com base no direito penal, julgue os itens que se seguem. A inexigibilidade de outra conduta afasta elemento que integra a culpabilidade normativa pura. 50 O delito habitual caracterizado por comportamentos idnticos e repetidos, que s se perfazem em decorrncia de uma ao reiterada. 51 Pela lei que define os crimes de tortura, o legislador incluiu, no ordenamento jurdico brasileiro, mais uma hiptese de extraterritorialidade da lei penal brasileira, qual seja, a de o delito no ter sido praticado no territrio e a vtima ser brasileira, ou encontrar-se o agente em local sob a jurisdio nacional. 52 No que diz respeito ao erro de proibio indireto, ou erro de permisso, o agente atua com a convico de que a ao que pratica no est proibida pela ordem normativa, seja por desconhecer a norma penal, seja por interpret-la mal, supondo ser permitida a conduta. 53 Na tentativa perfeita, ou tentativa propriamente dita, o agente no consegue praticar todos os atos executrios necessrios consumao do crime, sendo o processo executrio interrompido por interferncias externas, alheias vontade do agente. Acerca da aplicao do direito penal e do entendimento jurisprudencial firmado nos tribunais superiores, julgue os itens seguintes.
54 49 45

37

38

A legitimidade ad causam fica evidenciada a partir da pertinncia subjetiva da ao, de modo que o fato de haver relao jurdica entre Fernando e as rs pe mostra a sua legitimidade para integrar o polo ativo da ao. Por caber empresa gestora do cadastro de inadimplentes apenas o registro das informaes prestadas por suas credenciadas, evidente a sua ilegitimidade passiva ad causam. O temor de Alexandre evidencia a sua legitimidade extraordinria, visto que a derrocada financeira de seu scio pode afetar a sade financeira da empresa.

Luiz ajuizou ao, sob o rito comum sumrio, contra uma empresa de prestao de servios de telefonia mvel de abrangncia nacional, objetivando a condenao desta ao pagamento de indenizao, no valor de R$ 34.000,00, por danos causados a imvel de sua propriedade, parcialmente destrudo pela queda de uma antena de propriedade da r. Considerando essa situao hipottica, julgue os prximos itens.
39

40

Admitindo-se que o juiz condutor do processo aceite o procedimento comum sumrio como adequado ao caso, a necessidade da prova tcnica para comprovar a existncia de nexo causal e a extenso dos danos no obriga o juiz converso do rito ao comum ordinrio, sem anlise prvia da complexidade da prova. O valor da indenizao pleiteada supera o limite de sessenta salrios-mnimos, de modo que o procedimento a ser seguido na ao deve ser, obrigatoriamente, o comum ordinrio.

Ajuizada ao com o objetivo de reconhecimento de paternidade atribuda a Antnio, falecido pai dos rus, verificou-se que o autor tambm falecera em momento posterior ao trmino da instruo do processo. Com relao a essa situao, julgue o item abaixo.
41

Comprovado o bito do autor, o processo no deve ser extinto sem julgamento do mrito, porque, apesar de se tratar de questo de estado, o falecimento ocorreu depois do fim da instruo.

Julgue os itens seguintes, relativos audincia de instruo e julgamento.


42

55

43

44

O denominado princpio da carga dinmica da prova determina a possibilidade de o nus da sua produo recair sobre a parte que detm condies para dele se desincumbir; contudo, a concepo adotada no Cdigo de Processo Civil a da distribuio esttica desse nus. A precluso, fenmeno processual que pode decorrer do transcurso do prazo estabelecido para a prtica de determinado ato, tambm pode ser identificada por meio da prtica de ato incompatvel com o ato seguinte, momento em que atinge tambm a prtica de atos judiciais. Havendo razes para crer que a testemunha arrolada pela outra parte sua amiga ntima, o momento adequado para apresentar a contradita ser o imediatamente posterior a sua oitiva, oportunidade em que essa situao poder ser comprovada.

56

57

As medidas socioeducativas aplicadas aos adolescentes em razo da prtica de fatos anlogos s infraes penais no se submetem aos prazos prescricionais estabelecidos no Cdigo Penal, visto que possuem finalidades distintas da sano penal. Aos crimes previstos no Estatuto do Idoso so vedadas a aplicao das medidas despenalizadoras da composio civil dos danos e da transao, bem como a incidncia das imunidades penais absolutas ou escusas absolutrias. A causa especial de aumento de pena prevista na lei de crimes hediondos, com acrscimo de metade da pena, respeitado o limite superior de trinta anos de recluso, foi revogada em relao ao crime de estupro de vulnervel. Aplica-se a suspenso condicional da pena, levando-se em considerao a sano penal abstratamente prevista para crime para o qual esteja prevista pena privativa de liberdade cujo patamar mximo seja de dois anos, suspendendo-se a execuo, por dois a quatro anos, desde que o ru no seja reincidente e as circunstncias legais e judiciais sejam favorveis ao apenado, e no seja indicada substituio por pena restritiva de direitos.
3

Cargo: Defensor Pblico de Classe Inicial

UnB/CESPE DPE/BA

Em cada um nos itens seguintes, apresentada uma situao hipottica seguida de uma assertiva a ser julgada com lastro no direito penal.
58

Considerando o disposto no direito processual penal, julgue os itens subsecutivos.


64

Nlson foi flagrado na lagoa do Abaet, rea de proteo ambiental, portando apetrechos para pesca artesanal duas varas de pescar, isca, caixa de isopor, faca de cozinha. Constatou-se, na ocasio, que Nlson pretendia pescar para alimentar a famlia, que passava grandes privaes. Nessa situao, resta configurado o crime ambiental de penetrao, com porte de instrumentos para pesca, em rea de proteo ambiental, delito considerado de mera conduta, o que obsta a incidncia das causas excludentes de ilicitude. Geraldo, maior, capaz, constrangeu Suzana, de dezessete anos de idade, mediante violncia e grave ameaa, a manter com ele relaes sexuais, em mais de uma ocasio e de igual modo. Na terceira investida do agente contra a vtima, em idnticas circunstncias e forma de execuo, constrangeu-a prtica de mltiplos atos libidinosos, diversos da conjuno carnal. Todos os fatos ocorreram no decurso do ms de setembro de 2010. Nessa situao, admite-se o benefcio do crime continuado. Celso, com vinte anos de idade, capaz, residia, durante o perodo de estudos na faculdade, no imvel de seu tio Paulo, juntamente com este e com dois primos. Para pagar diversas dvidas contradas em jogos de azar, consumo de bebidas alcolicas e drogas, furtou ao tio um notebook avaliado em R$ 1.500,00. Ao ser descoberto e interpelado pelos primos, Celso, irritado com a situao, destruiu, de forma dolosa, um microscpio eletrnico de um dos primos, aparelho que, avaliado em R$ 900,00, foi lanado ao cho. Nessa situao, em relao ao prejuzo causado ao tio, o agente isento de pena, dada a relao de coabitao, e o ato praticado contra o primo de ao penal privada. Hlio, conduzido ao aeroporto por um motorista de txi, percebeu, no caminho, que perderia o horrio do voo. Ato contnuo, instigou o motorista a trafegar em alta velocidade, mediante promessa de recompensa financeira, caso conseguisse chegar a tempo para o embarque. O motorista, que dirigia em excesso de velocidade, atropelou um transeunte que atravessava a rua sobre a faixa de pedestre, causando-lhe a morte. Nessa situao, ambos devem responder por homicdio culposo em coautoria. Instaurado processo administrativo disciplinar contra o servidor pblico estadual Jonas, este, no dia em que seria ouvido pela comisso processante, encaminhou ao presidente da comisso, via fax simile, cpia no autenticada de atestado mdico que, noticiando ser ele portador de grave problema cardaco concedia-lhe afastamento por quinze dias. Apurou-se que o atestado era falso. Nessa situao, em face da impropriedade material do objeto, no h crime de uso de documento falso. Noel, reincidente em crime doloso, foi condenado a onze meses de deteno por perturbar a celebrao de culto religioso, fato ocorrido em 8/5/2010, tendo a sentena penal condenatria transitado em julgado. Nessa situao, a prescrio da pretenso executria ser de trs anos, acrescida de um tero, no podendo, em nenhuma hiptese, ter, por termo inicial, data anterior da denncia, nos termos da atual legislao de regncia.

Na atual sistemtica processual penal, considera-se completa a formao do processo quando realizada a citao vlida do acusado, que consiste em causa de interrupo da prescrio. Para a suspenso condicional do processo, exige-se ato voluntrio do acusado em aceitar a proposio do MP e as condies fixadas pelo juiz. Admite-se que tal suspenso possa ser firmada por procurador, com poderes especiais, exigncia igualmente imposta apresentao de queixa ou de representao. Aplica-se a lei processual penal brasileira a crime cometido por brasileiro no exterior, ou por estrangeiro contra brasileiro, fora do Brasil. De igual modo, a CF assegura a retroatividade da lei processual penal que, de qualquer modo, favorea ao ru, ainda que os fatos anteriores tenham sido decididos em sentena condenatria transitada em julgado. Tratando-se de procedimento especial do jri, desnecessria, na deciso de pronncia, fundamentao expressa acerca das circunstncias qualificadoras, de modo a resguardar, a formao do convencimento pelo juzo natural dos fatos, de forma imparcial, evitando-se prvia anlise acerca da existncia e validade das circunstncias contrrias do ru.

65

59

66

67

60

Acerca da execuo penal, julgue os itens a seguir.


68

O monitoramento eletrnico destina-se a sentenciados que, em regime semiaberto, estejam em gozo do benefcio de sadas temporrias, ou que estejam cumprindo priso domiciliar, de acordo com as circunstncias do caso submetido apreciao do juzo da execuo. O atual sistema de execuo penal legitima a DP, de forma individual ou coletiva, a tutelar a regularidade da execuo. Entre as prerrogativas, autoriza expressamente a requisio de interdio de estabelecimentos prisionais e assegura o direito de recebimento mensal de cpia dos registros dos presos que trabalharam, para fins de remio penal. A prtica de falta grave interrompe a contagem do lapso temporal para a comutao da pena, por imperativo expresso na lei de execuo penal.

61

69

70

62

Julgue os prximos itens, relativos aos recursos, s aes autnomas de impugnao e ao sistema de combate violncia domstica e familiar.
71

63

Entre as medidas protetivas de urgncia previstas no sistema de combate violncia domstica e familiar contra a mulher, inclui-se a decretao da priso preventiva, devendo a vtima ser notificada caso o agressor seja preso ou saia da priso. Havendo pedido de retratao da representao ofertada, o juiz, antes de receber a denncia, deve designar audincia especial com tal finalidade. O prazo para interposio do recurso em sentido estrito, em qualquer das hipteses taxativas previstas, ser de cinco dias, contado da intimao pessoal, e em dobro quando o recorrente for defensor pblico.
4

72

Cargo: Defensor Pblico de Classe Inicial

UnB/CESPE DPE/BA

Em cada um dos itens seguintes, apresentada uma situao hipottica seguida de uma assertiva a ser julgada a respeito da aplicao do direito processual penal.
73

Com base no que dispe o ECA, julgue os itens seguintes.


80

Jlio e Lauro foram denunciados, em processos distintos, pela prtica da mesma infrao penal. Nessa situao, a continncia pode ser reconhecida em qualquer fase da persecuo penal, ainda que um dos processos esteja em sede recursal ou, ainda, na fase de execuo penal.
82 81

As entidades de atendimento governamentais ou no governamentais podem ser fiscalizadas pelo Poder Judicirio, pelo MP e pelos conselhos tutelares. Em se tratando de autorizao para viagem ao exterior, no pode a vara da infncia suprir o consentimento do genitor, visto que tal situao no est expressamente prevista no dispositivo legal que trata da matria. Entende-se por famlia natural ou ampliada aquela formada pelos pais, ou qualquer um deles, e seus descendentes. A permanncia da criana e do adolescente em programa de acolhimento institucional no deve prolongar-se por mais de dois anos, exceto quando verificada a sua necessidade, que poder ser atestada mediante deciso judicial sem fundamentao.

74

Roger, servidor pblico estadual, e Rafael, autnomo, praticaram, em concurso de agentes, crime afianvel contra a administrao pblica. A apurao dos fatos, feita em processo administrativo disciplinar, resultou na demisso do servidor, por grave falta administrativa. Encaminhada cpia autntica do processo administrativo disciplinar ao MP, este, de pronto, ofertou denncia contra os acusados. Nessa situao, tanto Roger quanto Rafael devem ser notificados para a apresentao de resposta acusao, antes do recebimento da denncia.

83

Com referncia ao CDC, julgue os itens subsequentes.


84

75

Lencio, maior, capaz, motorista profissional, desferiu, aps uma partida de futebol, golpes de faca em Jairo, causando-lhe leses corporais graves. Em razo desses fatos, o agente foi processado, tendo atuado em sua defesa um defensor pblico do estado da Bahia e, apesar do empenho da defesa tcnica, o ru foi condenado. Nessa situao, ao prolatar a sentena condenatria, resta vedado ao juiz fixar valor mnimo para a reparao dos danos causados pelo crime, ainda que existam elementos nos autos que o justifiquem, visto que o ru foi assistido pela DP.
86 85

Consoante entendimento do STJ, o caso fortuito ou de fora maior no pode ser invocado em face do consumidor, visto que tal excludente da responsabilidade civil no est contemplado, de forma expressa, no CDC. A nulidade de uma clusula contratual abusiva no invalida o contrato como um todo, exceto quando de sua ausncia, apesar dos esforos de integrao, decorrer nus excessivo a qualquer das partes. A responsabilidade civil no CDC regra geral, objetiva e solidria, salvo com relao aos profissionais liberais, que respondem pelos atos danosos cometidos de forma voluntria na prestao de seus servios a outrem, desde que demonstrada sua conduta culposa em sentido lato sensu, tratando-se de responsabilidade civil subjetiva com culpa presumida. A legislao consumerista, ao tratar da responsabilidade pelo vcio do produto ou servio e da responsabilidade decorrente do fato do produto ou servio, optou por atribuir primeira prazos decadenciais referentes ao tempo mximo para a reclamao dos vcios ocultos e aparentes, e prazo prescricional quando se tratar de acidente de consumo.

Com relao aos princpios orientadores do ECA bem como aos direitos fundamentais nele previstos, julgue os itens que se seguem.
76

De acordo com o princpio do melhor interesse da criana e do adolescente, deve-se assegurar a eles condio de se desenvolverem com dignidade, garantindo-se a concretizao dos seus direitos fundamentais.

87

77

As medidas de proteo mencionadas no ECA sero aplicadas quando os direitos previstos na lei sejam ameaados ou efetivamente violados, por ao da sociedade, por abuso dos responsveis, ou em razo de conduta prpria.

A respeito do direito do consumidor, julgue os itens de 88 a 92.


88

78

A CF veda o trabalho ao menor de 16 anos de idade, mas permite que a pessoa maior de 14 anos de idade trabalhe na condio de aprendiz, por isso o contrato de aprendizagem substitui o ensino mdio, tendo os certificados de concluso de um e outro o mesmo valor.
89

Consoante entendimento pacificado e atual do STJ, caso o nome do consumidor seja indevidamente inserido nos rgos/cadastros de proteo ao crdito, existindo outras restries devidas, ter ele direito de pleitear indenizao por danos morais, todavia, com valor reduzido. Entende-se por servio qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, desde que disponibilizada mediante remunerao direta, incluindo-se as de natureza bancria, financeira, de crdito e securitria, com exceo das decorrentes das relaes de carter trabalhista.
5

79

Para a colocao de criana ou adolescente em famlia substitua, no h necessidade de eles serem ouvidos, bem como desnecessrio o seu consentimento ao fato.

Cargo: Defensor Pblico de Classe Inicial

UnB/CESPE DPE/BA
90

A demanda coletiva ajuizada em face da publicidade de um medicamento emagrecedor milagroso visa tutelar os interesses difusos, tambm denominados transindividuais, de natureza indivisvel, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e indeterminveis, ligadas por circunstncias fticas, no cabendo mencionar relao jurdica anterior entre os titulares desse tipo de direito. Conforme previso expressa do CDC, entre outros legitimados concorrentemente, a DP parte legitimada para propor ACP na defesa coletiva dos direitos dos consumidores. Ao tratar da desconsiderao da pessoa jurdica, o CDC estabelece que as sociedades integrantes dos grupos societrios, as sociedades controladas e as consorciadas so solidariamente responsveis pelas obrigaes previstas no cdigo.

O chefe do Executivo de determinado municpio promulgou lei que institui nova taxa de servio. O presidente do partido poltico de oposio pretende ajuizar ao, visando a no aplicao dessa lei aos contribuintes locais. Considerando essa situao hipottica, os interesses transindividuais e a tutela coletiva, julgue os itens seguintes.
98

91

possvel o uso da ao popular, para a proteo do patrimnio das pessoas, contra a instituio do referido tributo. O referido partido poltico, desde que tenha representao na cmara de vereadores, poder ajuizar mandado de segurana coletivo.

92

99

Acerca dos princpios bsicos que regem o direito do consumidor, da teoria da impreviso e da responsabilidade de fato sobre o produto e o servio, julgue os itens a seguir.
93

No que concerne proteo dos interesses individuais, julgue os itens que se seguem.
100

A inverso do nus da prova, direito bsico, mas no absoluto, do consumidor, s ser a este concedido quando o juiz verificar, de forma cumulativa, a sua hipossuficincia e a verossimilhana de suas alegaes. De acordo com a teoria da onerosidade excessiva, tambm conhecida como teoria da impreviso, possvel a reviso contratual, desde que, em virtude de acontecimentos extraordinrios, supervenientes e imprevisveis, fique configurado o desequilbrio entre as partes contratantes, com extrema vantagem para uma das partes e onerosidade excessiva para a outra. O recall, expressamente previsto no CDC, constitui instrumento por meio do qual o fornecedor busca impedir, ainda que tardiamente, que o consumidor sofra algum dano ou perda em decorrncia de vcio que o produto ou o servio tenha apresentado aps a sua comercializao.

O defensor pblico pode referendar transaes relativas a alimentos, as quais passaro a ter efeito de ttulo executivo extrajudicial. De acordo com a jurisprudncia do STF, o MP tem legitimidade para promover ACP fundada na ilegalidade de reajuste de mensalidade escolar.

101

94

A respeito da ACP, julgue os prximos itens.


102

Suponha que a DP ajuze ACP para proteger os direitos de portadores de deficincia fsica, e que o juiz de primeiro grau julgue improcedente o pedido. Nesse caso, a sentena fica sujeita ao duplo grau de jurisdio, no produzindo efeito seno depois de confirmada pelo tribunal. A inverso do nus da prova, conforme a lei que rege a ACP, pode ser feita a critrio do juiz. Considere a seguinte situao hipottica. A DP ajuizou ACP, visando proteo de interesse difuso de certa comunidade, no que se refere ao tombamento de determinados imveis do centro histrico considerados de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico, tendo Joo ajuizado, em momento anterior, ao individual para tentar proteger o seu imvel em especial. Nessa situao, Joo se beneficiar necessariamente dos efeitos subjetivos da coisa julgada na ACP, ainda que a sua ao individual seja julgada improcedente por outro juiz. No mbito da proteo do consumidor, a DP competente para propor ao, visando compelir o poder pblico competente a proibir, em todo o territrio nacional, a produo, divulgao, distribuio ou venda de produto cujo uso ou consumo regular se revele nocivo ou perigoso sade pblica e incolumidade pessoal, ou a determinar a alterao na composio, estrutura, frmula ou acondicionamento desse tipo de produto.
6

95

103

104

Julgue os itens que se seguem, acerca dos interesses coletivos e difusos bem como acerca da legitimidade para a proposio da ACP.
96

Considere que determinado estado da Federao firme acordo com as empresas ali localizadas, visando instituio de um regime especial de apurao e cobrana do ICMS, que implique reduo fiscal a determinada empresa, bem como diminuio na arrecadao estadual. Nessa situao, conforme entendimento do STF, o MP no tem legitimidade para impugnar, via ACP, esse acordo. Suponha que Pedro, vtima de alcoolismo, recorra ao MP estadual para requerer internao compulsria para tratamento de sade. Nesse caso, conforme entendimento do STF, existindo DP estadual devidamente organizada e em funcionamento, o MP estadual no ter legitimidade ativa para ajuizar medida com tal finalidade.

105

97

Cargo: Defensor Pblico de Classe Inicial

UnB/CESPE DPE/BA

Acerca da DP, de acordo com a CF, e da atuao da DP no estado da Bahia, julgue os itens seguintes.
106

No que tange recuperao judicial e falncia, julgue os itens a seguir.


116

A DP tem o monoplio da assistncia jurdica integral e gratuita prestada pelo Estado.

O juzo da falncia indivisvel e competente para conhecer todas as aes sobre bens, interesses e negcios do falido, ressalvadas as causas trabalhistas, fiscais e aquelas no reguladas na lei de regncia, caso o falido figure como autor ou litisconsorte ativo.

107

O defensor pblico-geral do estado da Bahia escolhido e nomeado pelo governador do estado, entre os integrantes da carreira com mais de 35 anos de idade, constantes de lista sxtupla elaborada pelo Conselho Superior da Defensoria Pblica.
117

108

A Constituio estadual incumbiu Defensoria Pblica do Estado da Bahia a promoo, em juzo ou fora dele, da defesa dos direitos e das garantias fundamentais de todo cidado, especialmente dos servidores pblicos estaduais processados, civil ou criminalmente, no regular exerccio do cargo.

A multa fiscal moratria constitui pena administrativa, incluindo-se no crdito habilitado em falncia.

Com relao aos ttulos de crdito, julgue o item abaixo.


118

A nota promissria, promessa de pagamento, est sujeita s mesmas normas aplicveis letra de cmbio, quanto constituio e exigibilidade do crdito tributrio, desde que

109

A CF veda aos membros da DP o exerccio da advocacia fora das atribuies institucionais.

Julgue os itens subsequentes, com base na estrutura e organizao da Defensoria Pblica do Estado da Bahia, na Lei n. 1.060/1950 (Lei de Assistncia Judiciria) e na Lei Complementar Federal n. 80/1994.
110

observadas as especificidades da nota promissria. No que concerne ao Sistema Financeiro Nacional e ao mercado de capitais, julgue o prximo item.
119

Para fins da iseno do pagamento de custas e outras despesas processuais previstas na Lei de Assistncia Judiciria, considera-se necessitado todo aquele que ganha at trs salrios-mnimos. De acordo com o entendimento do STJ, h nexo de causalidade entre o prejuzo sofrido por investidores em decorrncia de quebra de instituio financeira e a suposta ausncia ou falha na fiscalizao realizada pelo Banco Central no mercado de capitais. Julgue o item abaixo, relativo s espcies de sociedade.
120

111

So rgos de execuo da Defensoria Pblica do Estado da Bahia a Coordenadoria das Defensorias Pblicas Especializadas, a Coordenadoria das Defensorias Pblicas Regionais, as DPs especializadas e as DPs regionais.

112

atribuio da Defensoria Pblica do Estado da Bahia, e no, da Procuradoria Geral do Estado, a execuo de verbas de sucumbncia das causas em que atuarem os seus membros. As sociedades cooperativas so formadas a partir da unio de, no mnimo, vinte pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com dinheiro, bens ou crditos, com o capital social da sociedade, e o pagamento realizado pelos scios determina o seu capital social na empresa. Julgue o seguinte item, acerca da teoria geral do direito internacional dos direitos humanos e incorporao dos tratados internacionais de direitos humanos no Brasil.
121

113

O exerccio do cargo de defensor pblico expressamente indelegvel e privativo de membro da carreira.

114

O estgio probatrio dos membros da Defensoria Pblica do Estado da Bahia compreende o perodo de dois anos, a contar da data da posse, durante o qual o defensor pblico ser avaliado por meio de relatrios individualizados, elaborados pela Corregedoria Geral, e enviados, semestralmente, para a apurao do atendimento, ou no, dos requisitos necessrios confirmao de sua vitaliciedade no cargo.

A sistemtica concernente ao exerccio do poder de celebrar tratados deixada a critrio de cada Estado. Em matria de direitos humanos, so estabelecidas, na CF, duas categorias de tratados internacionais: a dos materialmente constitucionais e a dos materialmente e formalmente constitucionais.
7

115

Segundo a jurisprudncia do STJ, quando a discusso sobre a concesso do benefcio da gratuidade de justia travada nos autos principais e nestes decidida, o recurso cabvel ser o de apelao; se travada em autos apartados e neles decidida, caber recurso de agravo de instrumento.

Cargo: Defensor Pblico de Classe Inicial

UnB/CESPE DPE/BA

Acerca dos mecanismos de proteo internacional de direitos humanos, julgue os itens subsequentes.
122

A CF, visando eliminar todas as formas de discriminao na sociedade brasileira, estabelece alguns valores e medidas para assegurar igualdade entre as pessoas. Com relao discriminao racial, julgue os itens subsecutivos.
129

Qualquer pessoa ou grupo de pessoas, ou entidade no governamental legalmente reconhecida em um ou mais Estados-membros da Organizao dos Estados Americanos pode apresentar diretamente Corte Interamericana de Direitos Humanos peties que contenham denncias ou queixas de violao dos termos da Conveno Americana de Direitos Humanos por um Estado-parte. A violao grave e sistemtica dos direitos humanos das mulheres em um Estado pode ser investigada pelo Comit sobre a Eliminao da Discriminao contra a Mulher, que recebe peties com denncias de violao a esses direitos.

Constitui discriminao racial toda distino, excluso, restrio ou preferncia que, fundada em raa, cor, descendncia ou origem nacional ou tnica, objetive anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exerccio, em igualdade de condies, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos poltico, econmico, social, cultural, ou em qualquer outro campo da vida pblica ou privada, constituindo a prtica do racismo crime inafianvel e imprescritvel, sujeito a pena de deteno.

123

No que concerne afirmao dos grupos quilombolas, julgue os seguintes itens.


124

O Selo Quilombola, concedido pelo Ministrio da Igualdade Social, um certificado de origem, que visa atribuir identidade cultural aos produtos de procedncia quilombola, a partir do resgate histrico dos modos de produo e da relao das comunidades com determinada atividade produtiva, na perspectiva de agregar valor tnico aos produtos, contribuindo para a promoo da autossustentabilidade dos empreendimentos quilombolas no Brasil. No perodo de redemocratizao do Brasil, o movimento negro e lideranas das comunidades remanescentes de quilombos intensificaram a busca de direitos de cidadania, definidos, de modo vago, na CF, dependendo da lei infraconstitucional a garantia do direito preservao de sua cultura e identidade, bem como a do direito titulao das terras ocupadas por geraes de homens e mulheres que se contrapuseram ao regime escravocrata e constituram um novo modelo de sociedade e de relao social.

130

A Repblica Federativa do Brasil rege-se, nas suas relaes internacionais, pelo repdio ao racismo.

Em relao ao Estatuto do Idoso (Lei n. 10.741/2003), julgue os itens de 131 a 135.


131

125

Aos crimes previstos nesse estatuto e cuja pena mxima privativa de liberdade no ultrapasse quatro anos aplica-se o procedimento previsto na Lei n.o 9.099/1995 e,

subsidiariamente, no que couber, aplicam-se as disposies do Cdigo Penal e do Cdigo de Processo Penal.
132

Com relao Poltica Nacional contra as Prticas de Discriminao Racial, julgue os prximos itens.
126

As transaes relativas a alimentos em favor do idoso podero ser celebradas perante o promotor de justia ou

Os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correo das desigualdades raciais e para a promoo da igualdade de oportunidades, tais como garantia de oportunidade de emprego para atores, figurantes e tcnicos negros na produo de filmes, so aes afirmativas para garantir o direito igualdade. A implementao de polticas voltadas para a incluso da populao negra no mercado de trabalho de responsabilidade do poder pblico, devendo ser observados os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, ao ratificar a Conveno n. 111 da Organizao Internacional do Trabalho, de 1958, e a Conveno Internacional sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao Racial, de 1965. O Sistema Nacional de Promoo da Igualdade Racial uma forma de organizao e de articulao voltada implementao do conjunto de polticas e servios destinados a superar as desigualdades tnicas existentes no pas, de responsabilidade exclusiva do poder pblico federal.
133

defensor pblico, que as referendaro, passando elas a ter efeito de ttulo executivo extrajudicial nos termos da lei processual civil. O Estatuto do Idoso garante aos maiores de 65 anos de idade a gratuidade dos transportes coletivos pblicos urbanos e semiurbanos; no entanto, tal norma foi declarada

127

inconstitucional pelo STF, na medida em que foi criada despesa para as empresas de transporte, sem previso da devida compensao financeira, o que traria prejuzos graves s concessionrias, a ponto de representar risco ao equilbrio econmico-financeiro dos contratos de concesso entre a administrao e os concessionrios.
8

128

Cargo: Defensor Pblico de Classe Inicial

UnB/CESPE DPE/BA
134

assegurada prioridade na tramitao dos processos e procedimentos e na execuo dos atos e diligncias judiciais em que figure, como parte ou interveniente, pessoa com idade igual ou superior a sessenta anos, em qualquer instncia. A prioridade no cessar com a morte do beneficiado, estendendo-se em favor do cnjuge suprstite, companheiro ou companheira, com unio estvel, maior de sessenta anos.

Em relao aos diversos institutos de direito previdencirio, julgue os itens subsecutivos.


141

So segurados obrigatrios da previdncia social, na qualidade de trabalhadores avulsos, o ministro de confisso religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregao ou de ordem religiosa.

142

segurado facultativo o maior de doze anos que se filiar ao regime geral de previdncia social, mediante contribuio.

135

Considere a seguinte situao hipottica. Joo e Maria, maiores de setenta anos de idade, carentes, moram juntos e no possuem meios para prover sua subsistncia nem podem t-la provida por sua famlia. A Maria foi assegurado o benefcio mensal de um salrio-mnimo, nos termos da Lei Orgnica da Assistncia Social. Nessa situao, Joo fica impedido de receber o mesmo benefcio, dado o no atendimento, pelo casal, do requisito da renda familiar per capita.

143

Segundo a jurisprudncia do STF, deve-se utilizar, como parmetro para a concesso do benefcio de auxlio-recluso, a renda do segurado preso, e no, a de seus dependentes.

144

O cancelamento da inscrio do cnjuge do segurado processado em face de separao judicial ou divrcio sem direito a alimentos, de certido de anulao de casamento, de certido de bito ou de sentena judicial transitada em julgado.

145

segurado obrigatrio da previdncia social, na qualidade de empregado, o exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que no vinculado a regime prprio de previdncia social.

Julgue os itens a seguir, relativos s normas aplicveis aos idosos.


136

Em relao s disposies constitucionais aplicveis previdncia social, julgue os itens a seguir.

Entende-se por modalidade asilar o atendimento, em regime de internato, ao idoso sem vnculo familiar ou sem condies de prover a prpria subsistncia, de modo a satisfazer as suas necessidades de moradia, alimentao, sade e convivncia social.
147 146

Compete justia federal processar e julgar questes pertinentes ao direito de famlia quando objetivem reivindicao de benefcios previdencirios. vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos beneficirios do regime geral de previdncia social, ressalvados os casos de atividades que, exercidas sob condies especiais, prejudiquem a sade ou a integridade fsica, e quando se tratar de segurados portadores de deficincia, nos termos definidos em lei complementar.

137

O envelhecimento constitui direito personalssimo, e a sua proteo, direito social, nos termos da legislao vigente.

138

O primeiro critrio de desempate em concurso pblico deve ser o de idade, dando-se preferncia ao candidato de idade mais elevada.
148

Ao segurado homem garante-se a aposentadoria no regime geral de previdncia social aps trinta e cinco anos de contribuio e sessenta e cinco anos de idade, reduzido em cinco anos o limite etrio para os professores dos ensinos fundamental e mdio.

139

Dever ser incentivada, como diretriz da poltica nacional do idoso, a permanncia, em instituies asilares de carter social, dos idosos portadores de doenas que necessitem de assistncia mdica ou de enfermagem permanente.
149

Compete justia comum dos estados processar e julgar as aes acidentrias, as propostas, pelo segurado, contra o INSS, visando a benefcio e aos servios previdencirios correspondentes a acidente do trabalho.

140

assegurado ao idoso o direito de dispor de seus bens, proventos, penses e benefcios, salvo seja comprovada judicialmente sua incapacidade ou o idoso ultrapasse 85 anos de idade.
150

O julgamento pela ilegalidade do pagamento de benefcio previdencirio previsto na legislao no implica a obrigatoriedade da devoluo das importncias recebidas, de boa-f, pelo segurado.
9

Cargo: Defensor Pblico de Classe Inicial

You might also like