You are on page 1of 3

1)

que

possvel

afirmar

sobre

lgica

de

programao?

* Marque todas as alternativas que respondem o enunciado da questo Programas de computador so criados tomando como base os conceitos da lgica de programao. (alternativa correta) Ela no depende de uma sequncia bem definida. (alternativa incorreta) Todas as aes a serem executadas precisam ser bem definidas. (alternativa correta) Ela determina uma sequncia lgica de aes a serem realizadas. (alternativa correta) Lgica de programao e linguagem de programao so conceitos equivalentes. (alternativa incorreta) Resposta correta!

A lgica de programao a base para a construo de programas de computador. Ela tem a finalidade de estabelecer uma sequncia lgica de aes bem definidas, que podero mais tarde ser utilizadas na construo de um programa de computador. Lgica e linguagem de programao so conceitos diferentes. A linguagem de programao define uma gramtica formal, que entendida pelo computador e executada. A lgica de programao est num nvel mais abstrato. Ela se preocupa com as aes a serem executadas, e no com a forma como as aes so descritas para serem entendidas pelo computador.

2)

Por

que

importante

escrever

algoritmos?

* Marque todas as alternativas que respondem o enunciado da questo Porque a criao de algoritmos a primeira etapa antes da criao de um programa de computador. (alternativa correta) Porque os algoritmos podem ser executados diretamente por computadores. Logo, precisam ser bem detalhados. (alternativa incorreta) Porque os algoritmos tm o foco na resoluo de determinado problema, e no levam em considerao a linguagem de programao que ser utilizada na sua implementao. (alternativa correta) Porque o computador no capaz de colocar um programa para executar se no houver um pseudocdigo corretamente escrito. (alternativa incorreta) Resposta incorreta!

Os algoritmos representam o que ser executado mais tarde por um programa de computador e so independentes da linguagem de programao que ser utilizada no momento da implementao.

3) Quando uma pessoa sai de casa para ir ao trabalho, ela deve percorrer determinado caminho. Nas segundas, quartas e sextas, o caminho percorrido de carro; enquanto nas teras e quintas percorrido de nibus. Dependendo da conduo utilizada, esta pessoa deve agir de forma diferente, a fim de chegar ao trabalho no horrio determinado. possvel afirmar que a ida desta pessoa para o trabalho, levando em conta as regras e condies apresentadas, representa um algoritmo? No (alternativa incorreta) Sim (alternativa correta) Resposta correta!

Algoritmo qualquer sequncia de passos, que devem ser executados em uma determinada ordem a fim de atingir um objetivo. Um algoritmo no precisa ser necessariamente linear, isto , dependendo de algumas condies, pode ser que a sequncia de aes mude (mas o objetivo permanece inalterado). Neste caso, o objetivo a ser alcanado chegar ao trabalho, e o algoritmo deve contemplar os diferentes passos que sero executados com base no meio de transporte utilizado.

4) Para que serve o teste de mesa? Para converter o algoritmo para uma determinada linguagem de programao. (alternativa incorreta) Para executar o pseudocdigo no computador. (alternativa incorreta) Para verificar se o algoritmo escrito realmente funciona como esperado. (alternativa correta) Para possibilitar a execuo de um algoritmo em um computador. (alternativa incorreta) Resposta correta!

O teste de mesa uma tcnica que permite testar o algoritmo escrito em pseudocdigo. A execuo simulada linha a linha, e tudo o que vai acontecendo vai sendo anotado, normalmente com o auxlio de uma folha de papel.

5)

que

possvel

afirmar

sobre

pseudocdigo?

* Marque todas as alternativas que respondem o enunciado da questo Tem uma formalizao maior que a linguagem falada. (alternativa correta)

executado pelo computador. (alternativa incorreta) Tem uma formalizao maior que uma linguagem de programao. (alternativa incorreta) uma forma de representao de um algoritmo. (alternativa correta) Resposta correta!

Um pseudocdigo uma das formas de representao de um algoritmo. Ele menos formal que uma linguagem de programao e mais formal do que a linguagem falada. Um pseudocdigo no pode ser executado pelo computador. Para que um algoritmo seja executado desta forma, preciso escrev-lo utilizando alguma linguagem de programao.

You might also like