You are on page 1of 5

HORIZONTES DO SOLO Solo: componentes de organizao dos Ecossistemas terrestres Incluso na atmosfera, a pedosfera, ou melhor, o solo uma camada

a da crosta terrestre formado por rochas desagregadas, cinza vulcnica, mistura de matria orgnica em decomposio, contendo ainda, gua e ar em propores variveis e organismos vivos. Nutrientes so regenerados e reciclados durante a composio no solo antes de se tornarem disponveis para as plantas e sua cor, textura, consistncia, permeabilidade e porosidade so caractersticas muito importantes que determinam sua fertilidade. O solo composto de camadas de detritos formadas pelo intemperismo onde geralmente diferem sua cor, so os horizontes do solo, que em conjunto formam o perfil do solo.

O horizonte O constitudo essencialmente de material vegetal, porem ausente em regies de pastagem.

O horizonte A (solo superficial), composto pelos corpos de vegetais e animais que esto sendo reduzidos a material orgnico dividido pela humificao, que responsvel por subdividir o solo em camadas, em solo maduro, sendo estas a serapilheira (horizonte A-0), hmus (horizonte A-1), e a zona de lixiviada (horizonte A-2). Este o horizonte de maior interesse para a agricultura. O horizonte B composto de solo mineral, onde os decompositores convertem compostos orgnicos em inorgnicos e misturada a rocha - me. Os materias solveis formados no horizonte A, so lixiviados pelo fluxo da gua para dentro do horizonte B onde se acumulam. O horizonte C a rocha-me quase intacta que pode representar a formao mineral original que desintegra no local, ou que foi transportada ao local pela gravidade, gua, geleira, ou vento. Estes solos podem ser extremamente frteis. O horizonte R constitui o material rochoso, a rocha propriamente dita. As condies topogrficas influenciam o perfil do solo em uma regio climtica. Um declive acentuado tende a apresentar horizontes A e B finos por causa da eroso. Terrenos planos e pouco inclinados possuem solos mais maduros e produtivos. preciso haver boa drenagem para no formar um horizonte endurecido. Os solos so caractersticos de cada regio e podem ser divididos em: solos maduros, que so de topografia plana ou pouco ondulada controlada pelo clima e vegetao da regio e solos imaturos que so controlados pelas condies locais de topografia, nvel de gua ou tipo de rocha-me. O grau de maturidade do solo varia muito com a regio. Tipos de solo: Arenoso: consistncia granulosa como a areia, sendo permevel a gua. Argiloso: consistncia fina e impermevel a gua, sendo bom para agricultura. Humoso: grande concentrao de material orgnico em decomposio (hmus). Pela sua fertilidade muito utilizado pela agricultura. Calcrio: formado por partculas de rochas. um solo seco e esquenta muito ao receber raios solares sendo ruim para agricultura. Comum em regies de deserto. Zonais: solos maduros, relativamente profundos e bem desenvolvidos sendo subdividido em :

-Terra Roxa Estruturada: solos profundos com potencial agrcola muito bom. -Latossolos: colorao que varia do vermelho ao amarelo; so muito profundos e bastante porosos. -Podzilico: tpico de regies de florestas midas com boa fertilidade. -Bruno no-clcico: solos um pouco rasos, com muitas pedras na superfcie. -Solos de Pradaria: rasos e ricos em matria orgnica; os melhores para agricultura devido fertilidade e facilidade de cultivo. Intrazonais: caractersticas que refletem a influencia do relevo ou material de origem sendo estes subdivididos em: -Hidromrficos: solos com lenol fretico elevado com grande quantidade de matria orgnica e hmus. -Salinos: predominantes em regies ridas, prximas do mar. -Grumossolos: com elevado teor de argila que se expande com o umedecimento e se contrai com o ressecamento. Azonais: solos recentes e pouco desenvolvidos sendo estes conhecidos como Aluvional, Cambissolos e Litossolos. Deslocamento do solo: natural e acelerado pelo homem. Quando a gua da chuva no consegue infiltrar no solo, ela escorre superficialmente iniciando o processo de eroso que a desagregao, decomposio e remoo de partculas do solo ou fragmentos de rocha, causada pela ao de agentes qumicos, fsicos e biolgicos. Mas as principais aes que contribuem e aceleram a eroso so a remoo da cobertura vegetal que evita a proteo natural do solo, as queimadas que transformam a matria orgnica em cinzas e a monocultura que esgota o solo e a cobertura vegetal protetora. Uma intensa desmatao pode causar a desertificao. A eroso pode ser fluvial (ao das guas dos rios), ou pluvial (provocada pela chuva), sendo que esta dividida em :

a)Eroso Laminar: a gua corre sobre toda superfcie sem formar canais transportando partculas. responsvel pelo prejuzo em reas agrcolas e pelo assoreamento dos rios. b)Eroso em Sulcos: a gua se concentra em filetes formando sulcos. a forma mais grave de eroso da chuva, pois tem ao rpida das terras de vrzea e leitos fluviais provocando inundaes. c)Eroso Elica: o vento transporta partculas que se chocam e se dividem. Podem ser vistas nos desertos na forma de dunas e montanhas. Nosso grupo fez uma visita tcnica a uma Eroso conhecida como buraco fundo que est localizada a 20 km da cidade de Vale Verde, onde o caso apresenta uma gravidade considervel, pois o dimetro mximo de mais de 400 metros de largura, apresentando at 25 metros de profundidade em alguns pontos, embora algumas medidas j tenham sido tomadas, como a silvicultura, para frear o crescimento deste problema.

Ponto de eroso no municpio de Vale Verde, RS

Qualidade do solo como um indicador da qualidade ambiental Para que as culturas tenham alto rendimento fundamental a manuteno da qualidade do solo que o principal centro da organizao dos ecossistemas terrestres e de reas midas, ento se a qualidade do solo esta sendo mantida, deve ser sustentvel.

Ainda no existe um acordo pra se medir a qualidade do solo, mas seus indicadores so a textura, densidade dos agregados orgnicos, diversidade de microrganismos e animais do solo, incluindo micorrizas, fixadores de nitrognio, minhocas, medidas de eroso e taxas de lixiviao. O destino dos ecossistemas de solo depende da vontade da sociedade de intervir no mercado para abdicar de alguns benefcios de curto prazo a fim de preservar os solos e proteger o capital natural em longo prazo. O problema poltico e econmico, e no ecolgico e tcnico. CONCLUSO Diante disso, fica claro que o solo a base fundamental de muitos ecossistemas, pois um sistema dinmico que atende as necessidades de organismos com caractersticas e funes diferentes. Para que exista um ambiente sustentvel e equilibrado e para que no haja extino de espcies animais e vegetais causando problemas ecolgicos, necessrio a manuteno de fatores abiticos como o solo, que o lugar de incio e fim no ciclo de vida dos seres vivos. Destacando-se tambm a importncia do mesmo para a agricultura, ou seja, para a produo do nosso alimento, e sobretudo a valorizao e conservao dele para um futuro, com riqueza de nutrientes e ambiente saudvel vida. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ODUM, E.L; BARRETT, G.W. Fundamentos da Ecologia. 5a Ed. So Paulo: Thomson Learning, 2007. FERNANDES, J.L.M. SOLO, a vida a partir do terra planeta. AFUBRA. Santa Cruz do Sul. RS. 1 Ed. 2010.20p. http://www.terraplenagem.net/geotecnia/geologia/tipos-de-terra-ou-solo&docid, acesso em 26/03/12

You might also like