You are on page 1of 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ADMINISTRAO ANA MEYRE MAIA SILVA DE QUEIROZ

ECONOMIA E FINANAS APLICADA A VENDAS

Jacobina Ba. 2009

ANA MEYRE MAIA SILVA DE QUEIROZ

ECONOMIA E FINANAS APLICADA A VENDAS

Trabalho de Administrao apresentado Universidade Norte do Paran - UNOPAR, como requisito parcial para a obteno de mdia bimestral na disciplina de Administrao Financeira. Orientador: Prof. Joenice L. Diniz

Jacobina Ba. 2009

SUMRIO REFERNCIAS............................................................................................................7

Questes 1 O que um Plano de Negcios e quais as vantagens de sua elaborao e utilizao no contexto atual? Resposta: Plano de negcio um documento, geralmente, utilizado por um empreendedor quando este deseja abrir um novo negcio. Porm sempre que um funcionrio quiser propor um novo produto ou servio dentro de sua empresa, ele pode utilizar-se de um documento que tambm pode ser chamado de plano de negcio interno. um projeto detalhado sobre um produto ou um servio novo que se est propondo. Sua elaborao no to simples, pois exigem coleta de dados e informaes precisas sobre o mercado (concorrentes, clientes) e sobre todos os impactos e esforos necessrios para tornar esse produto ou servio vivel, assim como a empresa. Um plano de negcio deve conter as reas tradicionais de um negcio, como: capa, resumo executivo, descrio, caracterizao da(s) pessoa(s), descrio do mercado, viabilidade econmico-financeira do projeto, plano de operacionalizao, estratgias mercadolgicas e gesto de pessoas. Podemos afirmar que as vantagens da elaborao de um plano de negcios so inmeras, dentre elas podemos citar: avaliao do novo empreendimento do ponto de vista mercadolgico, tcnico, financeiro, jurdico e organizacional; avaliar a evoluo do empreendimento ao longo de sua implantao: para cada aspecto definido no plano de negcios, o empreendedor dever comparar o previsto com o realizado, facilitar, ao empreendedor, a obteno de capital de terceiros, quando o seu capital prprio no for suficiente para cobrir os investimentos iniciais. Nos dias atuais com a concorrncia acirrada e os altos e baixos do mercado a elaborao do plano de negcios di vital importncia para o sucesso de qualquer empresa.
Um negcio bem planejado ter mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condies. (Dornelas, 2008, p. 79).

plano

de

negcios

parte

fundamental

do

processo

empreendedor e sua principal utilizao de prover uma ferramenta de gesto, com mltiplas aplicaes para o planejamento e desenvolvimento do negcio. 2 Quais os principais elementos que constituem um plano de negcios? Na sua opinio existe um elemento em especial no plano de negcios que apresente um grau de importncia maior em relao aos demais? Justifique. Resposta: Os principais elementos que constituem um plano de negcios so: Capa Ttulo, dados dos autores, contato, verso do plano; Resumo Executivo Para convencer o leitor, em poucas linhas, da importncia do plano; Descrio - Sobre o produto/servio/processo novo; Caracterizao da(s) pessoa(s) envolvidas na gesto e liderana do projeto a ser implantado, em outras palavras, os responsveis; Descrio do Mercado Clientes externos, pblico alvo, consumidores, o setor, concorrentes, perfil dos players e clientes; Viabilidade Econmico-Financeiro do Projeto Constituise em uma das partes mais importantes deste Plano, onde sero mostrados os valores a serem investidos, projees, indicies financeiros e os retornos esperados, no tempo esperado; Plano de Operacionalizao que detalha o funcionamento, tecnologias, etapas, capacidade, polticas de qualidade; Estratgias Mercadolgicas que envolva a gesto de Marketing, inclusive as aes de endomarketing associadas gesto de pessoas; Gesto de Pessoas que tratar sobre as estratgias de recrutamento, seleo, treinamento, remunerao, avaliao dos colaboradores envolvidos no projeto, assim como outros

processos de gesto de pessoas; Resumindo, projeto, sntese do projeto, anlise de mercado, anlise de empresa, operaes, projeto de marketing e projees financeiras. Com certeza, o mais importante deles a viabilidade econmicofinanceira do projeto ou projees financeiras, pois, a partir dele o empreendedor ter noo das atuais necessidades de fundos, definir fontes financeiras potenciais, definir a utilizao dos recursos a serem aplicados como tambm descriminar os gastos do projeto, alm de projetar as receitas dos primeiros meses, para tomar as decises e sobre se o negcio vivel. Sabemos que sem dinheiro no se vai a lugar nenhum, ento precisamos buscar atravs do plano de negcios a fonte para o incremento de Capital. 3 Por que os empreendedores devem utilizar o Plano de Negcios antes de se aventurar em seus empreendimentos e no mercado? Resposta: Porque atravs do Plano de Negcios ele identificar os riscos e ameaas para o seu futuro empreendimento e poder propor medidas para minimiz-las, como tambm identificar oportunidades. Poder tambm atravs dele avaliar o novo empreendimento do ponto de vista mercadolgico, tcnico, financeiro, jurdico e organizacional.
Um projeto ou empreendimento pessoal ou corporativo pode ser estruturado e administrado de diversas maneiras, mas se voc pretende buscar capital ou recursos com investidores, bancos incubadoras ou outros rgos de fomento, ou se pretende convencer outros parceiros a investir na sua idia, colocar na ponta do lpis o seu plano de negcios passa a ser fundamental. (Campos Augusto)

REFERNCIAS 1 Campos Augusto. Modelo de plano de negcios: como fazer o seu com efetividade. Disponvel em: http://www.efetividade.net/2007/10/10/modelo-deplano-de-negocios-como-fazer-o-seu-com-efetividade/. Acesso em 28 mai. 2009.

Wikipdia, A Enciclopdia Livre.Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra %C3%A7%C3%A3o_financeira. 26 mai. 2009. SEBRAE. A Importncia da Administrao financeira da Empresa. Disponvel em: http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/planeje-sua-empresa/ad ministracao/integra_bia?ident_unico=1114. 26 mai. 2009.

You might also like