You are on page 1of 5

NCBE, University of Reading

134567

Dean Madden
Centro Nacional para a Educao Biotecnolgica, Universidade de Reading Centro de Cincias e de Tecnologia, Earley Gate, Reading RG6 6BZ UK | E: D.R.Madden@reading.ac.uk

Pleurotos

Como cultivar pleurotos em casa

Objectivo
Os pleurotos esto entre os cogumelos mais fceis de cultivar. Podem ser cultivados facilmente em papel higinico limpo e hmido. Trata-se de um mtodo eficaz para a introduo micologia, particularmente para jovens estudantes, j que aps a incubao inicial, os cogumelos nascem passados dias. Tambm se pode executar experincia sobre o efeito da luz e da ventilao na forma dos carpforos.

Introduo
O pleuroto, Pleurotus ostreatus, cresce em florestas temperadas por todo o mundo, normalmente em rvores cadas. H muitos anos que cultivado na sia para a culinria e, hoje em dia, cultivado comercialmente em muitos pases. Uma tcnica de cultivo que imita a situao natural passa por fazer buracos em cepos de rvore de madeira dura nos quais so, de seguida, introduzidos pequenos discos de meio de cultura contendo miclio fngico. Alternativamente, os fungos podem ser cultivados em grandes garrafas, sacos de plstico ou tubos de plstico perfurados, sacos de materiais pasteurizados, ou em material celulsico esterilizado a vapor (como, por exemplo, a palha, o algodo ou desperdcios de papel). O pleuroto um dos poucos cogumelos carnvoros conhecidos; os seus miclios conseguem encurralar, matar e digerir os nemtodos. Acredita-se que os fungos obtm o azoto desta forma. Espcies semelhantes com pleos de diferentes cores (cinzento, azul, amarelo, cor-de-rosa e branco) tambm so vendidas como pleurotos.

volvox.cienciaviva.pt

Copyright Dean Madden, 2007

NCBE, University of Reading

Equipamento e materiais
Para cada pessoa ou grupo
Equipamento Chaleira para gua a ferver Pires grande ou prato de papel Materiais Rolo de papel higinico suave ( importante utilizar papel no branqueado) Cultura de arranque de Pleurotus ostreatus, 50 g Embalagem de plstico ou grande saco de plstico

Procedimento
1 2 Coloque um novo rolo de papel higinico limpo num pires ou prato. Deite cuidadosamente gua a ferver da chaleira no centro do rolo de papel higinico, at que o papel fique completamente hmido. Deixe o rolo de papel higinico arrefecer durante 10 a 15 minutos. A gua a ferver vai ajudar a esterilizar parcialmente o papel. Retire o tubo de carto do centro do rolo de papel higinico. Deite a cultura de arranque de Pleurotus ostreatus para o centro do papel.

Fig. 1

Fig. 2

Fig. 3

Cubra o rolo de papel higinico inoculado com a pelcula de plstico ou com o saco de plstico para evitar que seque, e coloque-o num local escuro e quente (2530 C) durante duas semanas, at que um miclio branco e compacto cubra o papel. O fungo Pleurotus cresce pelo papel, quebrando a celulose e utilizando-a como fonte de energia. Aps duas semanas, o rolo de papel higinico assemelhar-se- a um queijo Stilton e ter um cheiro forte a cogumelos. Coloque o rolo de papel higinico ainda coberto num frigorfico a cerca de 4 C durante 4896 horas. Este rpido choque de frio ir despoletar a produo de carpforos (cogumelos). Retire o rolo de papel higinico do frigorfico e desembrulhe-o. Coloque o rolo de papel higinico num local fresco (814 C), arejado e com luz (o ideal ser no parapeito de uma janela de

volvox.cienciaviva.pt

Copyright Dean Madden, 2007

NCBE, University of Reading

maneira a que os vizinhos curiosos possam v-lo). importante que o rolo de papel higinico no seque. Pode utilizar de vez em quando um vaporizador para humedecer o papel. Aps 1217 dias, os pleurotos comeam a nascer; a data exacta depende da temperatura, da humidade e comprimento de onda e intensidade da luz ambiente.

Fig. 4

Fig. 5

Fig. 6

Directrizes de segurana
O grande inculo aqui sugerido deve garantir o crescimento rpido de miclio de pleurotos que ir superar quaisquer contaminantes casuais. Algumas pessoas so alrgicas aos cogumelos ou aos esporos dos cogumelos e outras podem tornar-se sensveis a elevadas concentraes de esporos. Consequentemente, os cogumelos devem ser colhidos antes de os esporos serem libertados. O ideal ser colher os cogumelos quando a margem de desenvolvimento se tiver desenrolado, tornando-se achatados e ligeiramente ondulados.

Preparao e tempo
Demora cerca de um ms para que os cogumelos se desenvolvam.

Resoluo de problemas
Regule a humidade adequadamente. No deixe secar o papel higinico. Contudo, o excesso de humidade pode encorajar o crescimento de outros bolores.

Experincias adicionais
Esta actividade elementar pode ser alargada de diversas formas para investigar, por exemplo, o efeito da luz (tanto da intensidade como do comprimento da onda) e da ventilao na forma dos cogumelos. Tambm se pode estudar o efeito da durao do

volvox.cienciaviva.pt

Copyright Dean Madden, 2007

NCBE, University of Reading

choque do frio na induo de carpforo. Ralph Kurtzman no seu website Oyster mushrooms are good! (Os pleurotos so bons!) relaciona a morfologia dos cogumelos com a sua histria natural: So dois os factores que controlam o tamanho do pednculo: a luz e a ventilao. O habitat natural dos pleurotos so as rvores recentemente mortas ou ramos na floresta. Por vezes, os ramos nos quais os cogumelos crescem caiem no solo e ficam cobertos por folhas e outros detritos. Para os cogumelos distriburem os seus esporos, tm de crescer em cima dos detritos. Tanto a luz como a baixa concentrao de dixido de carbono so sinais de que o cogumelo est pronto para distribuir os seus esporos. Alguns dos detritos apodrecem e libertam dixido de carbono. Portanto, normalmente encontram-se elevadas concentraes de dixido de carbono no solo da floresta. O vento elimina o dixido de carbono, mas tem poucos efeitos quanto ao dixido dos detritos. Ao procurar os nveis baixos de dixido de carbono, os cogumelos emergem dos detritos. Na natureza, os ventos servem um objectivo secundrio, ajudam a distribuir os esporos; trata-se de um dos objectivos que o produtor quer evitar. Este deve evit-lo cronometrando a colheita.

Terrina de alho francs e pleurotos com vinagrete de avel


Ingredientes
1,2 kg de alho francs aparado, cortado em pedaos de 13 cm 100 g de pleurotos, escaldados e secos molho de cereflio vinagrete feito com leo de avel sal e pimenta moda na altura

Mtodo
1 2 Corte os alhos franceses ao comprimento e lave-os bem. Ate-os em molhos de proporo igual e cozinhe-os at ficaram tenros, mas mantendo-os al dente cerca de 34 minutos em gua a ferver. Coloque os alhos franceses numa taa grande de gua gelada, seque-os bem, retirando o excesso de gua. Forre com papel de alumnio uma terrina ou uma forma de po de 10 x 15 x 8 cm e coloque os alhos franceses. Tempere bem com sal e pimenta medida que coloca camadas alternadas de alho francs verde e branco e cogumelos secos terminando com uma camada de alho francs que deve ficar acima do nvel da terrina. Coloque um bocado de carto ou de cartolina dura, corte de maneira a caber na parte interna da terrina e cubra com folha de alumnio a parte de cima do alho francs. Inverta a terrina num prato plano. Coloque em cima da terrina um objecto pesado e coloque no frigorfico durante 6 horas ou mais, para comprimir o alho francs. Para servir, deite o contedo da terrina numa travessa e retire com cuidado a folha de alumnio. Ornamente com cereflio. Sirva com vinagrete de avel.

3 4 5

7 8

volvox.cienciaviva.pt

Copyright Dean Madden, 2007

NCBE, University of Reading

Outras fontes de informao


Publicaes Dickinson, C.H. (1988) Homegrown oyster caps. Mycologist, 2 (4) 172173. Web sites Oyster mushrooms are good! http://www.oystermushrooms.net Este website tem o texto completo do livro de Ralph Kurtzman sobre o cultivo de pleurotos, com muitas dicas teis. MushWorld http://www.mushworld.com necessrio efectuar um registo gratuito para aceder a este excelente website com informaes pormenorizadas acerca do cultivo de cogumelos, fotografias, etc.. British Mycological Society http://www.britmycolsoc.org.uk Fungi for Schools (um website da Sociedade Britnica de Micologia) http://www.fungi4schools.org Ambos os websites so sobre micologia em geral e contm informaes teis acerca do contexto, pormenores acerca da taxonomia, etc..

Fornecedores
possivel comprar a cultura de pleurotos em centros de jardinagem ou fornecedores hortcolas.

Armazenamento dos materiais


A cultura de arranque pode ser armazenada durante 4-6 semanas num frigorfico a 35 C..

Armazenamento dos materiais


Esta receita foi generosamente indicada por John Watson, que em 1992 era o Chefe Principal do Albany Hotel. Este protocolo prtico foi adaptado para o projecto Volvox, financiado ao abrigo do Programa Sixth Framework da Comisso Europeia.

volvox.cienciaviva.pt

Copyright Dean Madden, 2007

You might also like