You are on page 1of 5

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.

cc

RESUMOS BIOLOGIA 10ANO

OBTENO DE MATRIA PELOS SERES HETEROTRFICOS


Breve introduo:
Alimentos so fontes de energia e fontes de carbono (matria). Fontes de carbono (matria): - Seres heterotrficos tm como fonte de carbono (de alimento) o carbono de outros seres (carbono orgnico); normalmente so todos os que ingerem alimentos. - Seres autotrficos tm como fonte de carbono o carbono inorgnico (CO2 e CO). Fontes de energia: - Seres quimiossintticos so seres cuja fonte de energia so os compostos qumicos (compostos orgnicos ou inorgnicos estes s algumas bactrias). - Seres fotossintticos so seres que utilizam como fonte de energia a luz (sol). Autotrficos Quimio-autotrficos (algumas bactrias termfilas) Foto-autotrficos (plantas, algas) Heterotrficos Quimio-heterotrficos (animais, fungos, bactrias patognicas) Foto-heterotrficos (algumas bactrias)

Quimiossintticos Fotossintticos

Membrana celular/plasmtica:
A membrana celular assegura a integridade da clula e funciona como: - barreira de separao entre os meios intracelular e extracelular; - superfcie de troca de substncias, de energia e informao entre os meios referidos. A membrana celular, segundo modelo de mosaico fluido, o constituda por: - bicamada fosfolipdica (na qual os fosfolpidos tm as suas extremidades hidroflicas voltadas para o exterior da membrana e as suas extremidades hidrofbicas voltadas para o interior da membrana); - protenas (que podem ser consideradas como intrnsecas atravessam a bicamada e extrnsecas situam-se superfcie; algumas tm funo apenas estrutural, enquanto que outras tm funo de transporte de substncias atravs da membrana ou de recepo de estmulos); - colesterol (situa-se entre as molculas de fosfolpidos evitando que estes se agreguem, desempenhando um papel estabilizador da membrana); - glicolpidos (ligados a lpidos) e glicoprotenas (ligados a protenas) (desempenham um papel importante no reconhecimento de substncias).

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.cc

RESUMOS BIOLOGIA 10ANO

Transporte atravs da membrana celular/plasmtica:


A permeabilidade selectiva permite membrana facilitar a passagem de certas substncias e dificultar ou impedir a passagem de outras. O transporte atravs da membrana pode ser: - transporte no mediado (no utiliza transportadores, serve para partculas pequenas sem carga elctrica); - transporte mediado (utiliza molculas transportadoras). Transporte no mediado: Difuso simples movimento das partculas a favor do gradiente de concentrao, ou seja, de onde a sua concentrao maior para onde a sua concentrao menor; um transporte passivo (no consome energia) e tende para um estado de equilbrio (isotonia). Osmose caso particular da difuso simples no qual se d o movimento das molculas de gua de um meio hipertnico (mais concentrado ou onde a concentrao osmtica maior) para um meio hipotnico (menos concentrado ou onde a presso osmtica menor); um transporte passivo e tende para um estado de isotonia. Numa clula animal, d-se a lise celular quando a clula rebenta, devido grande presso de parede, e a plasmlise quando o volume celular diminui. Numa clula vegetal, d-se a turgescncia quando o volume do vacolo aumenta muito comprimindo o citoplasma e o ncleo e a plasmlise quando o volume celular diminui. Transporte mediado: Difuso facilitada movimento das partculas a favor do gradiente de concentraes com interveno de protenas transportadoras (permeases); um transporte passivo. Transporte activo movimento das partculas do meio de menor concentrao para o de maior concentrao com interveno de protenas transportadoras (ATPases); mantm-se um gradiente de concentraes e implica gasto de energia. Endocitose e exocitose: Endocitose incluso no seu citoplasma de molculas do meio exterior atravs da formao de uma invaginao da membrana celular que engloba o material extracelular, acabando por se destacar da membrana o que forma uma vescula endoctica. Existem dois tipos de endocitose: - Fagocitose, na qual os pseudpodes, emitidos pela clula, englobam o material extracelular formando uma vescula fagoctica e a qual utilizada para partculas de grandes dimenses; - Pinocitose, na qual o fluido extracelular englobado na clula por invaginao formando pequenas vesculas endocticas. Exocitose processo inverso endocitose no qual as clulas libertam para o exterior secrees armazenadas em vesculas de secreo

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.cc

RESUMOS BIOLOGIA 10ANO

Ingesto, digesto e absoro:


Ingesto introduo de alimentos no organismo. Digesto processo de transformao das macromolculas em micromolculas capazes de entrarem nas clulas. Pode ser intracelular ou extracelular. Absoro movimento dos nutrientes atravs das membranas celulares. Digesto intracelular: - ocorre no interior de vacolos digestivos (formaes resultantes da fuso de vesculas endocticas com lisossomas), nos quais, graas s enzimas digestivas dos lisossomas, as molculas complexas existentes so decompostas noutras molculas mais simples, capazes de transpor a membrana dos vacolos digestivos para o citosol por diferentes processos de transporte. - retculo endoplasmtico, complexo de Golgi e lisossomas. Digesto extracelular: - pode ser extracorporal ou intracorporal. - o tubo digestivo pode ser incompleto (com uma nica abertura) ou completo (com duas aberturas). - os sistemas digestivos foram evoluindo no sentido de um aproveitamento cada vez mais eficaz dos alimentos, podendo apresentar uma simples cavidade ou diferentes rgos. - o aumento da extenso do tubo digestivo permite a ingesto de maiores quantidades de alimento e um maior perodo de permanncia deles no interior do organismo.

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.cc

RESUMOS BIOLOGIA 10ANO

OBTENO DE MATRIA PELOS SERES AUTOTRFICOS


Breve introduo:
Fotossntese realizada por organismos fotossintticos que so seres fotoautotrficos. Quimiossntese realizada por organismos fotossintticos que so seres quimioautotrficos.

ATP fonte de energia das clulas:


Adenina base azotada Ribose acar com cinco carbonos Trs grupos de fosfato compostos inorgnicos Quando se d a hidrlise da de uma molcula de ATP liberta-se um grupo fosfato, formando-se adenina difosfato (ADP) e a reaco exoenergtica. Quando se forma ATP e gua a partir de ADP e do io fosfato, a reaco endoenergtica.

Fotossntese:

Tanto a gua como o dixido de carbono so captados do meio e a partir dessas substncias sintetizam matria orgnica graas energia luminosa proveniente do sol. A fotossntese dividida em duas fases: - Fase fotoqumica na qual as reaces dependem directamente da luz. Fotlise da gua (desdobramento da molcula de gua em hidrognio e oxignio na presena da luz) Oxidao da clorofila (quando excitada pela luz, a clorofila perde electres ficando oxidada) Fotofosforilao (fosforilao do ADP em ATP) Reduo do NADP+ a NADPH

- Fase qumica (ciclo de Calvin) na qual as reaces no dependem directamente da luz. Fixao do dixido de carbono (o dixido de carbono combina-se com uma pentose formando um composto intermdio de seis tomos de carbono que, quase imediatamente a seguir, origina duas molculas de trs tomos de carbono cada uma).

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.cc

RESUMOS BIOLOGIA 10ANO

Produo de compostos orgnicos (essas molculas so fosforiladas pelo ATP e reduzidas pelos electres e ies H+ transportados da fase fotoqumica, originando compostos orgnicos).

Quimiossntese:
- Processo autotrfico de obteno de energia por parte de seres que vivem afastados da luz. Podem ser caracterizadas duas fases: Produo de molculas de ATP e reduo de um transportador (atravs da oxidao de compostos minerais so libertados electres e protes que vo ser transportados ao longo de uma cadeia, ocorrendo a fosforilao do ADP em ATP e a reduo do transportador). Fixao do dixido de carbono (ocorre um ciclo semelhante ao de Calvin, no qual as molculas de ATP e do transportador, produzidas na fase anterior, intervm, verificando-se a fixao do dixido de carbono, que reduzido, permitindo a formao de substncias orgnicas).

You might also like