You are on page 1of 2

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.

cc

RESUMOS BIOLOGIA 10ANO

REGULAO NOS SERES VIVOS


Homeostasia capacidade que alguns seres vivos tm para manter constante o seu meio interno (equilbrio dinmico). O sistema nervoso compreende o sistema nervoso central e o sistema nervoso perifrico. A sua unidade bsica o neurnio que constitudo por: - dendrites (recebem o estmulo nervoso); - axnio (local de conduo do estmulo nervoso); - arborizao terminal (local de transmisso do impulso nervoso para outros neurnios ou clulas rgo efector). Tipos de neurnios: - sensitivos (aferentes) recebem sensaes nervosas do interior ou do exterior do organismo. - motor (eferente) d resposta aos estmulos. - interneurnio (neurnio de associao) existe nos centros nervosos e liga o neurnio sensitivo ao condutor.

Transmisso de mensagens nervosas:


- Potencial de membrana quantidade de energia gerada pela diferena de cargas elctricas entre o interior e o exterior da membrana. - Potencial de repouso o neurnio no est a conduzir uma mensagem, est em repouso. - Potencial de aco inverso rpida das cargas elctricas de uma poro da membrana de um neurnio. Sinapse zona de comunicao entre um neurnio e um outro neurnio ou um rgo efector: - Fenda sinptica espao extracelular onde a mensagem nervosa deve passar. - Neurnio pr-sinptico leva a informao. - Neurnio ps-sinptico recebe a informao - Neurotransmissores provocam a abertura dos canais de sdio no neurnio pssinptico, entrada do sdio no neurnio ps-sinptico, despolarizao da membrana do neurnio ps-sinptico e transmisso do impulso nervoso.

Termorregulao:
- conjunto de mecanismos desencadeados pelos animais para manterem o corpo a temperaturas compatveis com a vida. Homeotrmico animal que mantm a sua temperatura corporal constante (endotrmico pois produz energia para o fazer);
1

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.cc

RESUMOS BIOLOGIA 10ANO

Heterotrmico/Poiquilotrmico animal cuja temperatura corporal varia (exotrmico ou ectotrmico). Se a temperatura diminuir: Receptores Hipotlamo Efector Resposta (vasoconstrio, aumento do metabolismo celular, tremuras e contraco muscular) Aumento da temperatura Se a temperatura aumentar: Receptores Hipotlamo Efector Resposta (vasodilatao, aumento da transpirao e diminuio da actividade muscular) Diminuio da temperatura

Osmorregulao:
- processo que permite manter o equilbrio de gua e sais minerais no organismo. Osmorreguladores seres que mantm a concentrao do meio interno; Osmoconformantes/Osmoconfortantes seres que no regulam a sua concentrao do meio interno.

Hormonas vegetais:
- Auxinas (alongamento das clulas e desenvolvimento de razes) - Giberelinas (alongamento das clulas e diviso celular) - Etileno (amadurecimento dos frutos e queda das folhas) - Citocininas (diviso celular) - cido abcsico (inibe o crescimento)

You might also like