You are on page 1of 3

1 etapa: Dados para coleta do Briefing A) EMPRESA 1- Nome: 2- Endereo: 3- Telefone: 4- E-mail e/ou site: 5- Categoria: 6- Objetivos:

7- Misso: 8-Tipo de organizao (pblica/privada/terceiro setor): Privada. 9-Anlise da cultura organizacional:

10-Informaes extras:

B) HISTRIA DA ORGANIZAO

C) CONTEDO BSICO DO MARKETING (Verificao do sistema e da eficcia do Marketing da organizao) 1- A organizao tem um setor ou departamento de marketing? Se sim, descrever sua estrutura e funcionamento. 2- Identificar o valor que a empresa atribui s polticas de marketing comunicao: 3- Qual o contedo bsico que as peas de marketing e de comunicao devem transmitir? 4- Quais os pontos positivos do(s) produto(s) que devem ser ressaltados como benefcios secundrios? 5- Quais os pontos negativos que devem ser evitados?

D) PRODUTO OU SERVIO Linha de produtos: Local de: Poltica de qualidade total: Situao econmica da empresa: Qual a imagem do produto no mercado?

Quais as principais caractersticas diferenciadoras em relao concorrncia? Quais os principais pontos positivos do(s) produto(s)? Quais os principais pontos negativos do(s) produto(s)? E) MERCADO 1- Poltica de atendimento aos clientes: 2- Defina os objetivos de mercado: 3- Que tipo de pesquisas so/foram utilizadas na organizao? 4- Qual o tamanho do mercado? 5- Quais os principais mercados (reas, regies, estados etc.)? 6- Qual a participao do(s) produto(s) neste mercado? 7- Qual a evoluo deste mercado? 8- Qual a sazonalidade? F) CONSUMIDOR/PBLICO 1- Quem consome/usa o produto (sexo, classe social, faixa etria,

escolaridade)? 2- Identificar quais so, de fato, os pblicos de interesse da organizao, descrevendo os nveis da relao e de interdependncia entre ambos. 3- Defina hbitos e atitudes dos consumidores em relao ao produto, tais como periodicidade de compras, quantidades compradas, preferncias etc.

G) DISTRIBUIO 1- Quais os canais utilizados, quantos so, e qual a percentagem de participao do canal? 2- O que pode ser feito no sentido de que esta distribuio possa ser melhorada (novos pontos de vendas, outros canais, mais espao nos canais atuais etc.)? 3- Existem restries legais, ticas ou polticas para que esta distribuio seja melhorada? H) PREOS 1- Quais os preos do(s) produto(s) e sua relao com a concorrncia (baixos, normais, altos, muitos altos etc.)? 2- Existem restries legais para se estabelecer o preo? 4- Qual a reao do consumidor em relao ao preo do(s) produto(s)? I) RAZES DA COMPRA DO PRODUTO OU SERVIO 1- As razes de compra so racionas ou emocionais?

J) CONCORRNCIA 1- Defina os principais concorrentes diretos, produtos e fabricante. 2- Quais os preos praticados pelos concorrentes? 3- Qual a poltica de vendas praticada pelos concorrentes, como descontos especiais, bonificaes, prazos de pagamento etc. 4- Pontos positivos e negativos dos produtos concorrentes.

You might also like