You are on page 1of 25

1) Para o transporte e armazenamento de materiais, nos valemos de mquinas e equipamentos e nos submetemos a algumas regras especficas.

Cite os equipamentos e regras que conhece, exemplificando casos. R = Os equipamentos de transporte vertical de materiais e de pessoas devem ser dimensionados por profissional legalmente habilitado. A montagem e desmontagem devem ser realizadas por trabalhador qualificado. Todos os equipamentos de movimentao e transporte de materiais e pessoas s devem ser operados por trabalhador qualificado, o qual ter sua funo anotada em Carteira de Trabalho. No transporte vertical e horizontal de concreto, argamassas ou outros materiais, proibida a circulao ou permanncia de pessoas sob a rea de movimentao da carga, sendo a mesma isolada e sinalizada. Antes do incio dos servios, os equipamentos de guindar e transportar devem ser vistoriados por trabalhador qualificado, com relao a capacidade de carga, altura de elevao e estado geral do equipamento. Os guinchos de coluna ou similar (tipo Velox) devem ser providos de dispositivos prprios para sua fixao. Os materiais devem ser armazenados e estocados de modo a no prejudicar o trnsito de pessoas e de trabalhadores, a circulao de materiais, o acesso aos equipamentos de combate a incndio, no obstruir portas ou sadas de emergncia e no provocar empuxos ou sobrecargas nas paredes, lajes ou estruturas de sustentao, alm do previsto em seu dimensionamento. As pilhas de materiais, a granel ou embalados, devem ter forma e altura que garantam a sua estabilidade e facilitem o seu manuseio. Tubos, vergalhes, perfis, barras, pranchas e outros materiais de grande comprimento ou dimenso devem ser arrumados em camadas, com espaadores e pecas de reteno, separados de acordo com o tipo de material e a bitola das peas. Os materiais no podem ser empilhados diretamente sobre piso instvel, mido ou desnivelado. Os materiais txicos, corrosivos, inflamveis ou explosivos devem ser armazenados em locais isolados, apropriados, sinalizados e de acesso permitido somente a pessoas devidamente autorizadas. Estas devem ter conhecimento prvio do procedimento a ser adotado em caso de eventual acidente. 2) Cite os tipos de escadas de mo utilizadas na construo civil e de modo geral, inidicando os materiais utilizados nas construes, bem como os cuidados com uso, manuteno e guarda das mesmas. R = Escada de Mo - escada com montantes interligados por peas transversais.Podem ser do tipo: Escada de Abrir - escada de mo constituda de duas peas articuladas na parte superior. Escada Fixa (tipo marinheiro) - escada de mo fixada em uma estrutura dotada de gaiola de proteo. 3) Justifique o fato de se ter um projeto com um arranjo fsico onde se tem uma boa distribuio de mquinas e equipamentos um bom fluxo de materiais e pessoas, como conseqncia teremos um baixo nmero de acidentes, com melhor satisfao para o trabalhador.

R = A localizao de mquinas e equipamentos em determinada rea, depende basicamente do fluxo da produo e somente profissionais em Tempos & Mtodos podero com bom senso, determinar o melhor aproveitamento da rea e a menor movimentao de peas e produtos, levando em considerao todos os fatores que afetam a anlise de um lay-out 4) Quais os cuidados que devemos ter quando procedemos uma escavao e uma demolio visando no somente a segurana do trabalhador mas tambm dos que circulam ou habitam nos arredores da obra? R = A rea de trabalho deve ser previamente limpa, devendo ser retirados ou escorados solidamente rvores, rochas, equipamentos, materiais e objetos de qualquer natureza, quando houver risco de comprometimento de sua estabilidade durante a execuo de servios. Muros, edificaes vizinhas e todas as estruturas que possam ser afetadas pela escavao devem ser escorados. Os servios de escavao, fundao e desmonte de rochas devem ter responsvel tcnico legalmente habilitado. Quando existir cabo subterrneo de energia eltrica nas proximidades das escavaes, as mesmas s podero ser iniciadas quando o cabo estiver desligado. Os taludes instveis das escavaes com profundidade superior a 1,25 m (um metro e vinte e cinco centmetros) devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim. As escavaes com mais de 1,25 m (um metro e vinte e cinco centmetros) de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, colocadas prximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergncia, a sada rpida dos trabalhadores, independentemente do previsto no subitem 18.6.5. Os materiais retirados da escavao devem ser depositados a uma distncia superior metade da profundidade, medida a partir da borda do talude. As escavaes realizadas em vias pblicas ou canteiros de obras devem ter sinalizao de advertncia, inclusive noturna, e barreira de isolamento em todo o seu permetro. A rea de fogo deve ser protegida contra projeo de partculas, quando expuser a risco trabalhadores e terceiros. Locais Confinados. Antes de se iniciar a demolio, as linhas de fornecimento de energia eltrica, gua, inflamveis lquidos e gasosos liquefeitos, substncias txicas, canalizaes de esgoto e de escoamento de gua devem ser desligadas, retiradas, protegidas ou isoladas, respeitando-se as normas e determinaes em vigor. Antes de se iniciar a demolio de um pavimento devem ser fechadas todas as aberturas existentes no piso, salvo as que forem utilizadas para escoamento de materiais, ficando proibida a permanncia de pessoas nos pavimentos que possam ter sua estabilidade comprometida no processo de demolio. As escadas devem ser mantidas desimpedidas e livres para a circulao de emergncia e somente sero demolidas medida que forem sendo retirados os materiais dos pavimentos superiores.

A remoo dos entulhos, por gravidade, deve ser feita em calhas fechadas de material resistente, com inclinao mxima de 45(quarenta e cinco graus), fixadas edificao em todos os pavimentos. No ponto de descarga da calha deve existir dispositivo de fechamento. Durante a execuo de servios de demolio, devem ser instaladas, no mximo, a dois pavimentos abaixo do que ser demolido, plataformas de reteno de entulhos, com dimenso mnima de 2,50 m (dois metros e cinqenta centmetros) e inclinao de 45 (quarenta e cinco graus), em todo o permetro da obra. 6) (a) Explique passo a passo como fazer um atendimento a uma vtima de parada cardio-respiratrio. R = Observe os sinais: Ausncia de pulso e dos batimentos cardacos, alm de acentuada palidez. Se detectado algum desses sinais a ao deve ser imediata e no ser possvel esperar o mdico para iniciar o atendimento. O que fazer Aplique a massagem cardaca externa. Como fazer a massagem cardaca Colocar a vtima deitada de costas em superfcie plana e dura. As mos do atendente de emergncia devem sobrepor a metade inferior do esterno. Os dedos ficam abertos sem tocar o trax. A partir da deve-se pressionar vigorosamente, abaixando o esterno e comprimindo o corao de encontro a coluna vertebral. Em seguida, descomprima. Repeties: quantas forem necessrias at a recuperao dos batimentos. recomendvel a mdia de 60 compresses por minuto. Cuidados: Em jovens a presso deve ser feita com apenas uma das mos e em crianas com os dedos. Essa medida evita fraturas sseas no esterno e costelas. Se houver parada respiratria juntamente com a cardaca ambas devem ser realizadas, reciprocamente. O que pode causar: Ataque cardaco Choque eltrico Estrangulamento Sufocao Reaes alrgicas graves Afogamento. 7) Quais os princpios para um bom Arranjo Fsico e quais os benefcios gerados de um bom Arranjo Fsico? R = Os princpios para um bom Arranjo Fsico so: Princpio da Integrao do Conjunto; Princpio da Distncia Mnima Percorrida; Princpio da Circulao de Materiais; Princpio do Mximo Aproveitamento de Espao: Princpio da Satisfao e Segurana; Princpio da Flexiblidade Os benefcios gerados de um bom Arranjo Fsico so: Um bom arranjo fsico pode alm de evitar acidentes, alimentar a produtividade , reduzir a fadiga, aumentar a satisfao dos empregados acima de tudo, aumentar a segurana. 8) Como deve ser um canteiro de obras? R = O Canteiro de Obras deve dispor de: 1) Instalaes Sanitrias As instalaes sanitrias devem: a) Ter portas de acesso que impeam o seu devassamento e ser construdas de modo a manter o resguardo conveniente.

b) Estar situadas em locais de fcil e seguro acesso e no mximo a 150m (cento e cinqenta metros) de distncia do posto de trabalho. c) Ser constitudas de: Um conjunto composto de lavatrio, vaso sanitrio e mictrio, para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores ou frao. Um chuveiro, para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores ou frao. A fim de estimar a rea necessria para as instalaes sanitrias, devem ser considerados: Nmero mximo de trabalhadores na obra. Para cada vaso sanitrio: 1,00m2. Para cada chuveiro: 0,80m2. Para lavatrio, espaamento: 0,60m2. Para mictrio, espaamento: 0,60m2. 2) Vestirio Todo Canteiro de Obras deve possuir vestirio para troca de roupa dos trabalhadores que no residam no local. Os vestirios devem: Ter armrios individuais dotados de fechadura ou dispositivo com cadeado. Ter bancos, com largura mnima de 0,30cm (trinta centmetros). 3) Alojamento O alojamento do Canteiro de Obras deve: Ter rea mnima de 3,00m2 (trs metros quadrados) por mdulo cama/armrio, incluindo a circulao. Ter no mximo duas camas na vertical (beliche). Ter lenol, fronha e travesseiro por cama, em condies adequadas de higiene, e cobertor, quando as condies climticas o exigirem. Ter armrios duplos, individuais. obrigatrio o fornecimento de gua potvel, filtrada e fresca no alojamento, na proporo de 1 (um) bebedouro para cada grupo de 25 (vinte e cinco) trabalhadores ou frao. 4) Local para as refeies obrigatria a existncia de local adequado para as refeies, que deve: Ter capacidade para garantir o atendimento de todos os trabalhadores no horrio das refeies e com assentos em nmero suficiente para atender os usurios. Ter lavatrio instalado em suas proximidades ou no seu interior. Independentemente do nmero de trabalhadores e da existncia ou no da cozinha, deve haver local exclusivo para o aquecimento das refeies. 5) Cozinha, (quando houver preparo de refeies) Quando houver Cozinha no Canteiro de Obras, ela deve: Ter pia para lavar os alimentos e utenslios. Possuir instalaes sanitrias, que com ela no se comuniquem, de uso exclusivo dos encarregados de manipular gneros alimentcios, refeies e utenslios. Possuir equipamentos de refrigerao, para preservao dos alimentos. 6) Lavanderia Deve haver um local prprio, coberto, ventilado e iluminado, para que o trabalhador alojado possa lavar, secar e passar suas roupas de uso pessoal. Este local deve ter tanques individuais ou coletivos em nmero adequado.

7) rea de Lazer Devem ser previstos locais para recreao dos trabalhadores alojados, podendo ser usado o local de refeies para este fim. 8) Ambulatrio As frentes de trabalho com 50 (cinqenta) ou mais trabalhadores devem ter um ambulatrio. Neste ambulatrio, deve haver o material necessrio prestao de Primeiros Socorros, conforme as caractersticas da atividade desenvolvida. Este material deve ser mantido guardado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim. 9) Escritrios e Depsitos O escritrio uma construo, normalmente de madeira, cujo acabamento feito com maior ou menor esmero, conforme a previso do prazo de funcionamento no local ou das caractersticas da obra. 10).Almoxarifado O almoxarifado deve ser construdo, de preferncia, separado dos escritrios, porm nas suas proximidades e mantido limpo e arrumado. Deve tambm ficar prximo das entradas e ser localizado de modo a permitir uma fcil distribuio dos materiais pelo canteiro. Os depsitos so locais destinados a estocagem de materiais volumosos ou de uso corrente, podendo ser a cu aberto ou cercados, para possibilitar o controle. 9) Quais os cuidados a serem verificados em uma demolio? R = Antes de se iniciar a demolio, as linhas de fornecimento de energia eltrica, gua, inflamveis lquidos e gasosos liquefeitos, substncias txicas, canalizaes de esgoto e de escoamento de gua devem ser desligadas, retiradas, protegidas ou isoladas, respeitando-se as normas e determinaes em vigor. (118.126-2 /I4) As construes vizinhas obra de demolio devem ser examinadas, prvia e periodicamente, no sentido de ser preservada sua estabilidade e a integridade fsica de terceiros. (118.127-0 / I4) Toda demolio deve ser programada e dirigida por profissional legalmente habilitado. (118.128-9 /I4) Antes de se iniciar a demolio, devem ser removidos os vidros, ripados, estuques e outros elementos frgeis. (118.129-7 / I3) Antes de se iniciar a demolio de um pavimento, devem ser fechadas todas as aberturas existentes no piso, salvo as que forem utilizadas para escoamento de materiais, ficando proibida a permanncia de pessoas nos pavimentos que possam ter sua estabilidade comprometida no processo de demolio. (118.130-0 / I3) As escadas devem ser mantidas desimpedidas e livres para a circulao de emergncia e somente sero demolidas medida em que forem sendo retirados os materiais dos pavimentos superiores. (118.131-9 / I2) Objetos pesados ou volumosos devem ser removidos mediante o emprego de dispositivos mecnicos, ficando proibido o lanamento em queda livre de qualquer material. (118.132-7 / I2)

A remoo dos entulhos, por gravidade, deve ser feita em calhas fechadas de material resistente, com inclinao mxima de 45 (quarenta e cinco graus), fixadas edificao em todos os pavimentos. (118.133-5 /I2) No ponto de descarga da calha, deve existir dispositivo de fechamento. (118.134-3 / I2) Durante a execuo de servios de demolio, devem ser instaladas, no mximo, a 2 (dois) pavimentos abaixo do que ser demolido, plataformas de reteno de entulhos, com dimenso mnima de 2,50m (dois metros e cinqenta centmetros) e inclinao de 45 (quarenta e cinco graus), em todo o permetro da obra. (118.135-1 / I4) Os elementos da construo em demolio no devem ser abandonados em posio que torne possvel o seu desabamento. (118.136-0 / I3) Os materiais das edificaes, durante a demolio e remoo, devem ser previamente umedecidos. (118.137-8 / I2) As paredes somente podem ser demolidas antes da estrutura, quando esta for metlica ou de concreto armado. (118.138-6 / I3) 10) O que so andaimes? E quais os tipos de andaimes? R = Andaimes: so construes provisrias auxiliares, munidas de plataformas
horizontais elevadas, suportadas por estruturas de seo reduzidas, e que se destinam a apoiar a execuo de trabalhos de construo, manuteno, reparao ou demolio de estruturas.

Os tipos de Andaimes so: Andaime Fachadeiro andaime metlico simplesmente apoiado, fixado estrutura na extenso da fachada. Componentes do andaime de fachadeiro: Elemento Vertical com escada do andaime fachadeiro barra de ligao andaime fachadeiro Estrado do andaime fachadeiro "X" de travamento do andaime fachadeiro Elemento vertical do andaime fachadeiro Andaime Mvel - andaime cujo apoio no solo feito atravs de rodas, permitindo a fcil deslocao da estrutura, muito usado em trabalhos interiores. Andiame em Balano andaime fixo, suportado por vigamento em balano Andaime Suspenso Mecnico aquele cujo estrado de trabalho sustentado por travessas suspensas por cabos de ao e movimentado por meio de guinchos; Andaime Cadeira Suspensa (balancim) o equipamento cuja estrutura e dimenses permitem a utilizao por apenas uma pessoa e o material necessrio para realizar o servio; Andaime Simplesmente Apoiado aquele cujo estrado est simplesmente apoiado, podendo ser fixo ou deslocar-se no sentido horizontal; Peas de Andaimes: Peas de Andaimes Principal: o Elemento Vertical com escada do andaime fachadeiro o barra de ligao andaime fachadeiro o Estrado do andaime fachadeiro o "X" de travamento do andaime fachadeiro

Elemento vertical do andaime fachadeiro Peas de Andaimes Acessrios: o Rodas de borracha para a base do andaime, o Rodas de poliuretano para a base do andaime, o Rodas de ferro para a base do andaime, o Base ajustvel para a base do andaime, o Base fixa para a base do andaime, o Prancho para andaime, o Escada de marinheiro para andaime. O dimensionamento dos andaimes, sua estrutura de sustentao e fixao, deve ser realizado por profissional legalmente habilitado. Os andaimes devem ser dimensionados e construdos de modo a suportar, com segurana, as cargas de trabalho a que estaro sujeitos. O piso de trabalho dos andaimes deve ter forrao completa, antiderrapante, ser nivelado e fixado de modo seguro e resistente. Devem ser tomadas precaues especiais, quando da montagem, desmontagem e movimentao de andaimes prximos s redes eltricas. Os andaimes devem dispor de sistema guarda-corpo e rodap, inclusive nas cabeceiras, em todo o permetro, conforme subitem 18.13.5, com exceo do lado da face de trabalho. proibida, sobre o piso de trabalho de andaimes, a utilizao de escadas e outros meios para se atingir lugares mais altos. Manuteno e Construo de Andaimes: 1.Somente a rea de manuteno, est autorizada a construir montar andaimes.Entretanto, andaimes construdos/montados por e para uso de empreiteiras devem estar de acordo com esta norma e serem aprovado pelo Supervisor de Cerquilho responsvel pela contratada. 3.A escada de acesso a plataforma dever ultrapassar sempre que possvel a 1,10m da mesma. 4.Toda plataforma de trabalho dos andaimes deve ser totalmente preenchida, ter o corrimo feito com 1,10m de altura e uma barra de travamento de 10cm de altura fixada no piso da plataforma do rodap para evitar que ferramentas caiam. 5.Toda plataforma de trabalho deve Ter o piso feito de tbua ou prancho com no mnimo 40mm fixados nas vigas de sustentao. As tbuas ou pranches devem Ter uma cantoneira fixada nas extremidades virada para baixo para evitar que as mesmas se desloquem, no caso do andaime metlico tubular. 6.No caso de andaimes altos, que no tenham escada fixa na sua prpria estrutura, a no mximo 6,10m, deve-se montar o 1 patamar para instalao de uma nova escada que propiciar atingir-se a plataforma de trabalho acima. 7.Para desmontagem do andaime, retirar todas as ferramentas ou outros materiais da plataforma de trabalho. 8.Os andaimes de madeira devem ser construdos de modo a atender os itens estabelecidos nas permisso para uso de andaimes (AnexoII). 9.Todo andaime deve Ter uma limitao de carga que deve ser registrada na folha de permisso para utilizao. Quando for solicitada a montagem de andaimes deve
o

especificar na O.S a carga mxima que o andaime dever suportar. O andaime deve ser construdo para suportar pelo menos quatro vezes a carga mxima. 10.Todos os componentes do andaime devem ser inspecionados pelos montadores antes de cada montagem. As partes de madeira no podem Ter ns, nem estar rachadas, podres ou desgastadas. As partes metlicas no podem estar amassadas, corrodas empenadas ou partidas. As cordas ou cabos no podem estar partidos, podres ou corrodos. 11.Corrimo/guarda-corpo so requeridos para todos andaimes que possibilitem quedas de mais de 1,2m de altura. 12.Os andaimes devem ser montados sobre solo firme e plano. Sempre que montados sobre solo natural, requerido que sejam suportados por placas de madeira e / ou metal medindo 5cm (espessura) x 20cm x 20 cm, no mnimo, a fim de se evitar afundamento. 13.As tbuas das plataformas de madeira dos andaimes tubulares no devem ser usadas para outros fins, e no devem ser pintadas. 14.Sempre que possvel e necessrio, os andaimes devem ser amarrados ou ancorados em estruturas rgidas. 15.O dimensionamento de carga mxima para andaime tubular mostrado no AnexoI. Para outros tipos de andaime, deve ser feita uma avaliao por profissional legalmente habilitado. Uso de Andaimes: 1.Antes de usar um andaime, o usurio deve verificar as condies deste e confrontar com os requerimentos da folha de permisso devidamente autorizada. Qualquer anormalidade detectada na estrutura durante o uso, requer que o usurio interrompa o servio, etiquete o equipamento e recorra ao responsvel da DUCI. 2. proibido subir ou usar andaimes durante chuvas fortes ou fortes ventos quando exposto ao tempo. 3.Somente os objetos e ferramentas imprescindveis ao trabalho devem ser mantidos sobre o andaime durante a execuo dos servios. Ainda assim, boa ordem e arrumao devem ser mantidas. 4. obrigatrios o uso do cinto de segurana no andaime com altura acima de 1,5m de altura. Se possvel, fixa-lo fora do andaime. 5.As reas sob os andaimes devem ser sempre isoladas. A extenso do isolamento deve ser estabelecida de acordo com o risco da operao que est sendo desenvolvida sobre o andaime. 6.Os servios a serem executados com o uso de andaimes, devem estar localizados de modo a no requerer que o funcionrio fique com parte do corpo projetada para fora deste, mesmo que apoiado no corrimo. 7.Detalhes devem ser observados para uso de andaimes metlicos.7.1O acesso ao andaime at 5m de altura deve ser feito atravs de escadas ou rampas. Acima de 5m de altura a melhor maneira de acesso deve ser avaliada pelo responsvel da DUCI pelo servio.7.2 proibido a utilizao de escadas e outros meios sobre o piso de trabalho de andaimes para se atingir lugares mais altos7.3 proibido subir ou descer em andaimes usando a estrutura do mesmo. 8.Andaimes que sofram exposies severas a produtos qumicos, temporais ou ventanias, devem ser inspecionados detalhadamente antes de serem reutilizados.

9.Devem ser tomadas precaues especiais, quando da montagem, desmontagem e movimentao de andaimes prximos s redes eltricas. 10.Andaimes sobre rodas devero ter as mesmas travadas e caladas, e quando for moviment-lo no poder ter nenhuma pessoa sobre o andaime. 11) Como deve ser feita a armazenagem e estocagem de materiais? R = Os materiais devem ser armazenados e estocados de modo a no prejudicar o trnsito de pessoas e de trabalhadores, a circulao de materiais, o acesso aos equipamentos de combate a incndio, no obstruir portas ou sadas de emergncia e no provocar empuxos ou sobrecargas nas paredes, lajes ou estruturas de sustentao, alm do previsto em seu dimensionamento. (118.506-3 / I2) As pilhas de materiais, a granel ou embalados, devem ter forma e altura que garantam a sua estabilidade e facilitem o seu manuseio. (118.507-1 / I2) Em pisos elevados, os materiais no podem ser empilhados a uma distncia de suas bordas menor que a equivalente altura da pilha. Exceo feita quando da existncia de elementos protetores dimensionados para tal fim. (118.508-0 / I2) Tubos, vergalhes, perfis, barras, pranchas e outros materiais de grande comprimento ou dimenso devem ser arrumados em camadas, com espaadores e peas de reteno, separados de acordo com o tipo de material e a bitola das peas. (118.509-8/ I2) O armazenamento deve ser feito de modo a permitir que os materiais sejam retirados obedecendo seqncia de utilizao planejada, de forma a no prejudicar a estabilidade das pilhas. (118.510-1 / I2) Os materiais no podem ser empilhados diretamente sobre piso instvel, mido ou desnivelado. (118.511-0 / I1) A cal virgem deve ser armazenada em local seco e arejado. (118.512-8 / I2) Os materiais txicos, corrosivos, inflamveis ou explosivos devem ser armazenados em locais isolados, apropriados, sinalizados e de acesso permitido somente a pessoas devidamente autorizadas. Estas devem ter conhecimento prvio do procedimento a ser adotado em caso de eventual acidente. (118.513-6 / I4) As madeiras retiradas de andaimes, tapumes, frmas e escoramentos devem ser empilhadas, depois de retirados ou rebatidos os pregos, arames e fitas de amarrao. (118.514-4 / I3) Os recipientes de gases para solda devem ser transportados e armazenados adequadamente, obedecendo-se s prescries quanto ao transporte e armazenamento de produtos inflamveis. (118.515-2 / I3) 12)No que se relaciona com as ferramentas manuais, fale a respeito dos seus usos, manuteo, transporte e armazenamento. R = As ferramentas manuais so utenslios de trabalho que visam facilitar a vida cotidiana e necessitam unicamente da fora motriz humana. Graas a elas, podemos realizar tarefas que exigem uma enorme fora fsica e preciso com grande facilidade. Utilizadas normalmente, de forma individual, as ferramentas manuais capacitam o homem a realizar tarefas de uma forma mais segura e eficiente. Antes de iniciar o uso de qualquer ferramenta, a pessoa deve conhecer o trabalho a ser realizado pelo equipamento e possuir as idias bsicas sobre os distintos tipos de ferramentas mais adequadas ao seu uso, evitando ou amenizando dessa forma

possveis riscos de acidentes derivados de sua utilizao. Existem hoje no mercado diversos tipos e marcas de ferramentas manuais, especficas para cada ocasio, constitudas dos mais variados tipos de materiais e formas, com o intuito de facilitar a nossa vida. Quais tipos de ferramentas manuais existem no mercado? Existe uma multiplicidade de tipos de ferramentas manuais, onde, as mais comuns podem ser divididas em: Ferramentas de borda afiada: facas, machados, cortadores manuais de barras e hastes, formes, cortadores de vidro... Ferramentas de golpes: martelo de cabea de ferro/madeira/bronze/plstico, marreta, cinzis... Ferramentas de toro: chaves de fenda, chaves de boca... Ferramentas de pinamento: alicates, tenazes, torques... Outros tipos: pulverizadores, expositores manuais, peneiras, saca rolhas, tambores, coletores de p, kits de ferramentas, entre outros. Quais as principais causas de acidente em relao a ferramentas manuais? Os riscos ao se utilizar ferramentas manuais so bastante altos e se derivam, sobretudo, de golpes e cortes na mo ou em outras partes do corpo. Sua principal causa a utilizao inadequada da ferramenta, manuteno inadequada, produtos de baixa qualidade ou defeituosos, armazenamento e transporte deficiente e falta do uso de luvas ou equipamentos de proteo. Como escolher a ferramenta e como garantir uma utilizao de uma forma segura? A pessoa deve conhecer o trabalho e o tipo de ferramenta para o qual se destina o uso, assim como buscar fornecedores que garantam uma boa qualidade de produto. Aps a compra, na hora da utilizao da ferramenta, escolha sempre a mais apropriada e revise o seu estado de conservao. Na hora da utilizao siga os seguintes procedimentos: Revise as condies dos cabos das ferramentas e seu encaixe em busca de rachaduras no caso de martelos, serras, limas, chaves de fenda. Fique atento ao formato, peso e dimenso adequado do ponto de vista ergonmico. Verifique bocas e braos de ferramentas de aperto como alicates, chaves, entre outros. No utilize as ferramentas para fins as quais no foram projetadas. Use ferramentas que no soltem fascas em ambientes com gases inflamveis. Sempre utilize equipamentos de proteo individual como luvas, culos de proteo, etc. Verifique ferramentas de corte como facas e tesouras, verificando se esto afiadas. Verifique os dentes de limas, serras e serrotes. Caso o processo envolve equipamentos eltricos, verifique se as ferramentas possuem proteo isolante. Como devo armazenar as ferramentas?

No largue as ferramentas em locais de passagem ou no cho, muito menos em lugares altos onde h um risco de cair sobre algum. Organize as ferramentas, separando-as por tipo, em caixas, painis ou estantes. Verifique sempre as condies das ferramentas de uso pessoal sempre que guard-las. Como transportar as ferramentas de uma forma segura? Utilize caixas, bolsas e cintures especialmente fabricados para tal. No caso de ferramentas afiadas, utilize bainhas. Ao subir e descer escadas de forma manual utilize-se de bolsas que deixem a mo livre, nunca coloque ferramentas no bolso comum da roupa. Qual o procedimento mais adequado na hora da manuteno das ferramentas? A forma correta de se fazer a manuteno de ferramentas e reparando os defeitos quando possvel, caso contrrio, o reparo deve ser realizado, se possvel, por um pessoal especializado. Caso no tenha mais como arrumar, o certo descart-lo. E, principalmente, nunca faa pessoalmente reparos provisrios. justamente nestes casos em que ocorrem os acidente. 13) O que entende por queimadura? R = As queimaduras so leses causadas na pele provocadas por contato direto com: produtos qumicos, radiao, calor ou frio, por certos animais e vegetais ( como ex.: larvas, gua-viva, urtiga), corrente eltrica, entre outros agentes, podendo atingir tambm os msculos, mucosas, vasos sangneos, nervos e ossos e que causam dores de intensidades e graus diferentes, dependendo da extenso das queimaduras, e que podem ainda levar infeces. A dor da queimadura resultante do contato das terminaes nervosas com o ar. A vaselina esterilizada utilizada muitas vezes para aliviar a dor, porm de um modo geral, no se cobre a queimadura, principalmente se ocorrer nos rgos genitais, no rosto, ou nas mos, para no ocorrer aderncia. Experincias hospitalares, bem sucedidas, no Brasil, mostram que podem ser usadas tiras ou mantas de pele de r para cobrir os ferimentos, embebidas em soluo antibitica. Segundo as estatsticas, para cada 100 doentes queimados, trs (3) morrem em decorrncia das queimaduras. Tipos de queimaduras As queimaduras podem ser superficiais ou profundas e classificadas de acordo com: 1) Agente causador Qumicos: produtos corrosivos que podem ser bases fortes ou de origem cida, como exemplos, temos: lcool, gasolina, bases e cidos. Fsicos: tem origem no calor ou no frio, atravs de exposio, conduo ou radiao eletromagntica. Atravs da temperatura, temos: lquidos e slidos ferventes, frio excessivo, chama, vapor, objetos aquecidos, geada, neve, etc. Com a eletricidade temos: raio, corrente eltrica,etc., e com a radiao temos: raios solares, aparelhos de raios-X ou ultra-violeta, nucleares, etc. Biolgicos: so as queimaduras provocadas por animais e vegetais, como exemplo temos: Vegetais: Urtiga, ltex, etc. Animais: gua-viva, lagarta-de-fogo, medusa, etc. 2) Grau ou profundidade 1 grau: atingem as camadas superficiais da pele, causando vermelhido, inchao, dor local, s vezes insuportvel, sem formao de bolhas.

2 grau: atingem as camadas mais profundas da pele, ou seja, derme e epiderme, causando formao de bolhas, pele avermelhada, com manchas e colorao varivel, dor, inchao, desprendimento de camadas da pele, e possvel estado de choque. 3 grau: so as queimaduras mais profundas que atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos ossos. Apresentam pouca ou nenhuma dor e a colorao tornase branca ou surge a colorao preta, devido carbonizao dos tecidos. 3) Gravidade e extenso A conseqncia mais grave das queimaduras a porcentagem da rea corporal atingida. A maneira mais simples para esta avaliao, embora imprecisa calcular a rea queimada atravs da palma da mo do acidentado, que corresponde 1% de sua superfcie corprea. De acordo com esta informao temos a seguinte classificao: a) portador de queimaduras: o acidentado tem menos de 15% da rea corporal atingida. b) grande queimado: a rea corporal atingida, ultrapassa 15% (aproximadamente 15 palmos) c) Ao atingir mais de 40% da rea corporal, as queimaduras podero provocar a morte, e acima de 70% da superfcie do corpo atingida as chances de sobreviver so mnimas! As manifestaes locais mais importantes das queimaduras so: perda de lquidos corporais, no h eliminao das toxinas atravs do suor, formao de substncias txicas, choque causado por dor intensa, destruio de tecidos e infeco. Queimaduras Solares So muito comuns entre os indivduos de cor branca, predispostos, ou no habituados exposio de raios solares, que freqentam praias sob sol forte ou agricultores e pescadores que trabalham expostos ao sol. Essas queimaduras embora extensas, doloridas e avermelhadas geralmente so consideradas de pequena intensidade ou de 1 grau Em associao com esse tipo de queimaduras vem a insolao, comumente mais grave que a prpria queimadura, causando cefalia, irritabilidade, transtornos visuais, zumbidos, colapso e em alguns casos o coma. Como tratamento local, preferencialmente aplica-se leos inertes, associados ou no anti-histamnicos, que aliviam rapidamente a dor. Alguns cuidados dispensados aos queimados Cada tipo de queimadura requer um cuidado especial e especfico, dependendo do agente causador, da extenso, e da profundidade dos ferimentos, porm de um modo geral, prestam-se os primeiros socorros, e em caso de necessidade encaminha-se a vtima a um posto de atendimento ou hospital. As medidas imediatas serem tomadas podero ser as seguintes: 1) Retirar a vtima do contato com o agente causador, neste caso deve-se ter cuidado em caso de eletricidade com as descargas eltricas, 2) Monitorar sinais vitais, 3) No caso de fogo, apagar o fogo com extintor (apropriado), abafando a vtima com um cobertor ou simplesmente rolando-a no cho.

4) A lavagem dos ferimentos com gua dever ser avaliada com cautela, pois em casos de queimaduras por ps qumicos esta no recomendada. 5) No romper bolhas, nem aplicar pomadas, cremes ou quaisquer outras substncias sem indicao mdica. 6) Quando a rea corporal queimada for avaliada entre 60% 80% deve-se providenciar transporte imediato do acidentado. A gravidade das queimaduras tambm maior nos menores de cinco anos de idade e maiores de 60 anos. 14) Qual a diferena entre queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus? R = Primeiro grau: pele vermelha, inchao leve e dor pouco intensa; Segundo grau: pele vermelha com bolhas que podem romper-se e vazar lquido transparente, muito dolorosa; Terceiro grau: destruio de ambas as camadas da pele, que se mostra marrom ou carbonizada, podendo estar extremamente dolorida ou indolor (quando os nervos so danificados). 15) Quais os primeiros socorros aplicados a um pessoa com queimadura? R = Antes de administrar os primeiros socorros, considere a extenso das queimaduras da vtima, e tente determinar a profundidade da parte mais grave da queimadura. Trate ento toda a queimadura de acordo com o que encontrou. Saber como a queimadura ocorreu ajuda muito, uma vez que diferentes fontes causam diferentes tipos de queimaduras. Se estiver em dvida, trate como sendo uma queimadura grave. Administrar os primeiros socorros imediatamente, antes da chegada do socorro mdico, pode diminuir a gravidade da queimadura. O pronto atendimento mdico s queimaduras graves pode evitar cicatrizes, deficincias e deformidades. Se a queimadura no cicatrizar normalmente, consulte um mdico. Para queimaduras extensas, porm superficiais, mantenha as ataduras limpas e secas, e troque-as conforme necessrio. Se aparecerem sinais de infeo, procure um mdico imediatamente. Os sinais de infeco incluem o aumento da dor, vermelhido, inchao, supurao da queimadura, ndulos linfticos inflamados, ou linhas vermelhas que se estendem da queimadura em direo ao corao. Certifique-se de que a vtima esteja em dia com a vacinao anti-tetnica. Vtimas com menos de 4 anos ou mais de 60 anos de idade tm uma incidncia maior de complicaes e, conseqentemente, uma maior taxa de mortalidade. Queimaduras no rosto, mos, ps e genitlia so as mais graves, devido possibilidade de perda de funo. Causas: As queimaduras trmicas (causadas pelo calor) so o tipo mais comum de queimadura, e freqentemente resultam de incndios residenciais, acidentes de automvel, brincar com fsforos, gasolina armazenada inadequadamente, aquecedores, problemas eltricos ou incndios criminosos. As queimaduras podem ser causadas por calor seco (como o fogo), calor mido (como o vapor ou lquidos quentes), radiao, frico, objetos aquecidos, o sol, a eletricidade ou por produtos qumicos.

As queimaduras nas vias respiratrias podem ser causadas pela inalao de fumaa, vapor, ar superaquecido, ou vapores txicos, freqentemente em locais pouco ventilados. Outras causas de queimaduras incluem o manuseio inadequado de fogos de artifcio, acidentes com lquidos ferventes ou acidentes na cozinha (tais como uma criana que sobe em cima do fogo ou que pega um ferro de passar roupas quente). Queimaduras em crianas algumas vezes indicam maus tratos (abuso) dos pais. 16) Defina hemorragia: R = Conceito: Hemorragia a sada de sangue dos vasos sanguneos ou do corao para o exterior, para o interstcio ou para cavidades pr-formadas do organismo. Classificao e nomenclatura: De acordo com a definio, as hemorragias so classificadas em externas e internas. As hemorragias externas recebem nomes diversos segundo os locais em que ocorrem ou as vias atravs das quais flui o sangue: a) gastrorragia: hemorragia gstrica; b) enterorragia: hemorragia intestinal. Alguns conceituam enterorragia a eliminao anal de sangue vivo: c) melena: evacuao de fezes escuras, pastosas e ftidas pela presena de sangue alterado pelas secrees gastrintestinais; d) hematmese: sangue parcialmente digerido, eliminado sob forma de vmitos; e) otorragia: hemorragia pelo conduto auditivo externo; f) hemoptise: hemorragia proveniente dos pulmes ou de outras partes do trato respiratrio; g) epistaxe: hemorragia que ocorre na mucosa nasal ou atravs das fossas nasais; h) hematria: presena de sangue na urina; i) menstruao: sangramento uterino peridico, fisiolgico, que ocorre em cada ciclo menstrual. Quando prolongado e/ou profuso, porm em intervalos normais, denomina-se menorragia ou hipermenorria; com durao e/ou quantidade menor que a normal, hipomenorria; ocorrendo com durao e quantidade normais, porm com frequncia aumentada (intervalos mais curtos), chama-se polimenorria; com frequncia reduzida, oligomenoria; quando a durao e/ou a quantidade e a frequncia esto aumentadas, constitui a polimenorragia. A ausncia de menstruao denominada de amenorria; j) metrorragia: hemorragia uterina anormal, acclica. As hemorragias internas so as que se formam no interstcio e recebem os seguintes nomes: a) petquia ou hemorragia petequial: hemorragia minscula na pele, mucosas ou serosas; b) equimose ou sufuso hemorrgica: hemorragia cutnea, mucosa ou serosa de dimenses maiores. O termo "equimose" empregado por muitos legistas para indicar sufuso hemorrgica cutnea de origem traumtica; c) hematoma: hemorragia maior, na qual o sangue no se difunde das malhas do tecido e forma uma coleo; d) bossa sangunea: coleo sangunea localizada sobre um plano sseo fazendo salincia na superfcie da pele; e) apoplexia (do gr. apoplexia + abater, cair): termo utilizado para indicar hemorragia que se d na intimidade de um rgo (encfalo, pncreas, supra-renais) com destruio parcial deste e manifestaes gerais sbitas e graves. As hemorragias que ocorrem nas cavidades pr-formadas recebem as seguintes denominaes: a) hemotrax: na cavidade pleural; b) hemopericrdio: no

saco pericrdico; c) hemoperitnio: na cavidade peritonial; d) hemorragia ventricular ou intraventricular: nos ventrculos cerebrais. Etiopatognese: As hemorragias podem ocorrer com ou sem soluo de continuidade de parede vascular ou cardaca. As hemorragias com soluo de continuidade da parede dos vasos ou do corao podem se dever a: 1) ruptura ou lacerao (so as mais frequntes). Podem ser: a) traumticas, causadas por instrumentos contundentes, cortantes, perfurantes, etc., intencional ou acidentalmente; b) espontneas, que ocorrem em aneurismas, hematoma dissecantes da aorta, hipertenso arterial maligna, infarto transmural do miocrdio e diversas outras condies de fragilidade da parede vascular (inflamaes, por exemplo); 2) eroso ou digesto da parede vascular, como ocorre em: a) cavernas tuberculosas quando a necrose atinge a parede dos vasos; b) eroso vascular por neoplasias malignas; c) lcera pptica em que o suco gstrico digere a parede do vaso. Nas hemorragias sem soluo de continuidade da parede vascular, em geral no se demonstram alteraes capazes de explicar satisfatoriamente a sada das hemcias, que se d nos pequenos vasos sanguneos (hemorragia por diapedese). Esse tipo de hemorragia ocorre por aumento da presso no interior de capilares e vnulas, como na congesto pulmonar, e por distrbios da hemostasia, nas diteses hemorrgicas. Diteses (do gr. dithesis = arranjo, condio) hemorrgicas: so condies que favorecem hemorragias aparentemente espontneas ou aps traumatismos, devidas a defeitos na estrutura dos vasos sanguneos, a alteraes plaquetrias ou a transtornos da coagulao do sangue. So classificadas em dois grandes grupos; prpuras e coagulopatias. Consequncias: As consequncias das hemorragias e, portanto, seu significado clnico, so variados e dependem de trs fatores fundamentais: 1) da quantidade de sangue perdido; 2) da rapidez da perda; 3) do local da hemorragia. Perdas lentas de 10 a 20% podem no ter significao clnica. Entretanto, as sbitas e maiores podem levar ao choque hipovolmico. Por outro lado, hemorragias pequenas, localizadas no encfalo, na medular das supra-renais ou no saco pericrdico podem levar a morte sbita. Hemorragias externas pequenas, porm repetidas, acabam por determinar anemia por perda de ferro; entretanto, o mesmo no ocorre na mesma intensidade com hemorragias nos interstcios ou cavidades pr-formadas, visto que a transformao progressiva da hemoglobina permite a absoro e utilizao de seus constituintes para formar novas hemcias. Dependendo da extenso.da hemorragia, a bilirrubina produzida pelo catabolismo da hemoglobina pode impregnar os tecidos e provocar ictercia.

HEMORRAGIA INTERNA

Observe os sinais Pulso fraco, pele fria, suores abundantes, palidez intensa e mucosas descoradas, sede, tonturas, as vezes, inconscincia. O que fazer: Manter o paciente deitado e aplicar compressas frias na possvel regio atingida. Depois siga os procedimentos de estado de choque.

HEMORRAGIA NASAL (Epistaxe) Observe os sinais: Tosse com golfadas de sangue vermelho rutilante. O que fazer: Posicionar a cabea para traz e comprimir a narina sangrante durante cinco minutos e soltar levemente. Se a hemorragia no cessar, use um tampo de gaze por dentro da narina e coloque um pano frio qualquer sobre o nariz. HEMORRAGIA DOS PULMES (Hemoptise) O que fazer: Deitar a vtima em posio lateral, fazer compressas frias, e se possvel, aguardar a chegada do socorro mdico. Evite que ele converse. Mantenhao calmo. HEMORRAGIA DO ESTMAGO (Hematmese) Observe os sinais Enjo (nusea) dor, vmitos, com sangue escuro (borra de caf). O que fazer: Colocar a vtima sentada ou deitada com a cabea elevada. Aplicar compressas frias (Gelo) sobre o epigstrico e aguardar socorro mdico. Primeiros Socorros O que fazer: Fazer presso diretamente sobre a ferida para estancar a hemorragia com compressa de gaze, pano ou leno limpo. Em caso de pernas e braos amputados, esmagados ou dilacerados so utilizados os torniquetes. Como fazer um torniquete: Escolha panos largos e resistentes. Em seguida, enrole o pano em volta da parte superior do membro afetado, logo acima do ferimento dando meio-n. Utilize um pedao de madeira sobre o meio-n e complete o n. Depois tora o pedao de madeira at que a hemorragia esteja controlada. Marque em qualquer lugar mais visvel na vtima com algum tipo de tinta as iniciais TQ (torniquete) e a hora. E no esquea de no cobrir o torniquete. A cada dez ou 15 minutos desaperte o torniquete. No retire o torniquete, pode ser preciso reapert-lo. 17) O que caixa de primeiro socorros? R = uma caixa que toda empresa deve possuir. Ela contm instrumentos como: tesoura, pina, termmetro; contm material para curativos(esparadrapo, gases esterilizadas, algodo hidrfilo, atadura de crepe, etc.); contm anti-sptico( soluo de iodo, soluo de timerosol, lcool, ter, etc.); gua oxigenada; analgsico e outros medicamentos essenciais.Esses materiais devem estar arrumados adequadamente, para facilitar o trabalho do socorrista.Os frascos devem ser rotulados de inspecionados para ver se esto fora da validade. 18) O que fratura exposta? R = Fratura exposta toda aquela em que ocorre comunicao do seu foco com o meio externo contaminado com germes. No necessariamente exposio para o exterior mas, tambm, para cavidades contaminadas, como a boca, o tubo digestivo, vias areas, vagina e nus. Assim, uma fratura da plvis que sofre exposio atravs da parede vaginal considerada fratura exposta e tem especial gravidade pela riqueza da flora bacteriana local. As fraturas expostas envolvem, em geral, elevada energia para sua ocorrncia, com concomitante leso das partes moles, o que favorece a infeco pelos germes, alm de dificultar sua consolidao. Dessa forma, a fratura exposta, de forma especial, est sujeita a infeco e a retarde de consolidao, que so os grandes problemas relacionados com ela. 19) Qua o procedimento para um primeiro socorro a uma vtima com corpos estranhos nos olhos?

R = CORPOS ESTRANHOS O que so: Pequenas partculas de vidro, madeira, poeira, carvo, areia ou limalha, gros diversos, sementes insetos mosquitos, formigas, moscas, besouros, etc. que podem penetrar nos olhos, nariz e ouvidos. Crianas pequenas podem, acidentalmente, introduzir objetos nas cavidades do corpo, em especial no nariz, boca e ouvidos. Estes objetos so, na maioria das vezes, peas de brinquedos, sementes, moedas, bolinhas de papel e grampos. Se houver asfixia, a vtima apresentar pele azulada e respirao difcil ou ausente.

OLHOS

O que fazer: Piscar os olhos para permitir que as lgrimas lavem e removam pequenas partculas. No tente retir-los e nem esfregue os olhos com os dedos. Se no der certo , faa outros procedimentos. Coloque plpebra sobre plpebra. Irrigar o olho com soro fisiolgico, gua limpa com conta gotas, ou embaixo de uma torneira abrir pouco deixando a gua escorrer sobre o olho atingido. Quando o corpo estranho estiver no "branco" do olho e for terra ou areia, poder-se- tentar retirar delicadamente com um cotonete. Cuidados: Se o corpo estranho estiver fixo ao globo ocular no tente retir-lo, coloque uma compressa ou pano limpo cobrindo os dois olhos para evitar movimentos conjugados e leve a vtima ao hospital imediatamente. Se o objeto estiver cravado no olho, no tente retir-lo, cubra-os e procure ajuda mdica. Se no for possvel fechar os olhos, cubra-os com um cone de papel grosso (por exemplo, um copo) e procure ajuda mdica imediata.

NARIZ
O que fazer: Tente expelir o ar pela narina com corpo estranho fazendo certa presso com a boca fechada e o outro lado comprimido com o dedo. Instrua a vtima para que ela respire pela boca. Cuidados: No introduza instrumentos como arames, palitos, grampos ou pinas nas narinas

OUVIDOS

O que fazer: Manter o paciente deitado de lado com o ouvido afetado para cima. Cuidados: No introduza nenhum instrumento pequeno, quando o corpo estranho for inseto coloque algumas gotas de leo caseiro dentro do ouvido atingido e posicione a cabea.

GARGANTA
O que fazer: Mantenha-se ao lado da vtima e de forma calma pea para que ela tussa vrias vezes, com a inteno de expelir o corpo estranho. Aplique alguns golpes com a mo em concha no meio das costas com o tronco levemente revertido para frente. Tentar Manobra de Heimlich em p ou se a vtima desmaiar. No obtendo sucesso realizar respirao boca-a-boca com a vtima deitada em decbito dorsal at chegada de socorro mdico. Cuidados: Nunca tente puxar os objetos da garganta ou abrir a boca para examinar o seu interior. Deixe a pessoa tossir com fora, este o recurso mais eficiente quando no h asfixia. Se o objeto tem arestas ou pontas e a pessoa reclamar de dor, procure um mdico. Se a pessoa no consegue tossir com fora, falar ou chorar, sinal de que o objeto est obstruindo as vias respiratrias, o que significa que h asfixia.

20) Quais os cuidados que devemos ter com relao ao uso de escadas mveis? R = As escadas provisrias de uso coletivo devem ser dimensionadas em funo do fluxo de trabalhadores, respeitando-se a largura mnima de 0,80 m (oitenta centmetros), devendo ter pelo menos a cada 2,90 m (dois metros e noventa centmetros) de altura um patamar intermedirio. Os patamares intermedirios devem ter largura e comprimento, no mnimo, iguais largura da escada. A escada de mo deve ter seu uso restrito para acessos provisrios e servios de pequeno porte. As escadas de mo podero ter at 7,00 m (sete metros) de extenso e o espaamento entre os degraus deve ser uniforme, variando entre 0,25 m (vinte e cinco centmetros) a 0,30 m (trinta centmetros). 18.12.5.4 proibido o uso de escada de mo com montante nico. 18.12.5.5 proibido colocar escada de mo: a) nas proximidades de portas ou reas de circulao; b) onde houver risco de queda de objetos ou materiais; c) nas proximidades de aberturas e vos. A escada de mo deve: a) ultrapassar em 1,00 m (um metro) o piso superior; b) ser fixada nos pisos inferior e superior ou ser dotada de dispositivo que impea o seu escorregamento; c) ser dotada de degraus antiderrapantes; d) ser apoiada em piso resistente. proibido o uso de escada de mo junto a redes e equipamentos eltricos desprotegidos. A escada de abrir deve ser rgida, estvel e provida de dispositivos que a mantenham com abertura constante, devendo ter comprimento mximo de 6,00 m (seis metros), quando fechada. A escada extensvel deve ser dotada de dispositivo limitador de curso, colocado no quarto vo a contar da catraca. Caso no haja o limitador de curso, quando estendida, deve permitir uma sobreposio de no mnimo 1,00 m (um metro). 21) No caso de se socorrer uma vtima mordida por uma cobra venenosa quais os procedimentos durante os primeiros 30 minutos? R = Gravidade: Aproximadamente 1% das picadas de cobras venenosas so fatais quando a vtima no socorrida a tempo. Mesmo que seja impossvel reconhecer a cobra que causou o acidente, necessrio procurar um mdico, enquanto mantmse a vtima deitada e calma. O que fazer: Deite a vtima e evite esforos desnecessrios, pois o estmulo da circulao sangunea espalha pelo corpo o veneno. Aproveite os primeiros 30 minutos para chupar o sangue local e sugar o veneno ou faa compresses com as mos no local da mordida. Se no houver sangramento, tente retardar a circulao sangunea. Aplicar compressas frias sobre o local da picada e conduzir imediatamente para o mdico. Cuidados: Evite que a vtima caminhe. Aps 30 minutos a nica soluo o encaminhamento mdico. Arames, cordas ou barbantes no devem ser utilizados como garrote. Tente levar a cobra para identificao no hospital.

Diferenas entre venenosas e no venenosas: Venenosas possuem fosseta lacrimal, cabea triangular, olhos pequenos, cauda afinando abruptamente, escamas com desenhos irregulares, 02 presas no maxilar superior. No venenosas tm cabea arredondada, olhos grandes, cauda longa e afinando gradativamente, dentes pequenos e mais ou menos iguais, no tem fosseta lacrimal. 22) O que so aerodispersides? R= 23) Indique como agir corretamente e de modo simultneo no socorro de um vtima com parada Crdio-Respiratria. R = O que acontece Alm de apresentar ausncia de respirao e pulsao, a vtima tambm poder apresentar inconscincia, pele fria e plida, lbio e unhas azulados. O que no se deve fazer NO d nada vtima para comer, beber ou cheirar, na inteno de reanim-la. S aplique os procedimentos que se seguem se tiver certeza de que o corao no est batendo. Procedimentos Preliminares Se o ferido estiver de bruos e houver suspeita de fraturas, mova-o, rolando o corpo todo de uma s vez, colocando-o de costas no cho. Faa isso com a ajuda de mais duas ou trs pessoas, para no virar ou dobrar as costas ou pescoo, evitando assim lesionar a medula quando houver vrtebras quebradas. Verifique ento se h alguma coisa no interior da boca que impea a respirao. Se positivo, retire-a. RESSUSCITAO CRDIO-PULMONAR Com a pessoa no cho, coloque uma mao sobre a outra e localize a extremidade inferior do osso vertical que est no centro do peito. Ao mesmo tempo, uma outra pessoa deve aplicar a respirao boca-a-boca, firmando a cabea da pessoa e fechando as narinas com o indicador e o polegar, mantendo o queixo levantado para esticar o pescoo. Enquanto o ajudante enche os pulmes, soprando adequadamente para insufllos, pressione o peito a intervalos curtos de tempo, at que o corao volte a bater. Esta seqncia deve ser feita da seguinte forma: se voc estiver sozinho, faa dois sopros para cada dez presses no corao; se houver algum ajudando-o, faa um sopro para cada cinco presses. 24) Qual o procedimento correto para manuteno de telhados? R =Para trabalhos em telhados, devem ser usados dispositivos que permitam a movimentao segura dos trabalhadores, sendo obrigatria a instalao de cabo-guia de ao, para fixao do cinto de segurana tipo pra-quedista. (118.405-9 / I4) Os cabos-guias devem ter suas extremidades fixadas estrutura definitiva da edificao por meio de suporte de ao inoxidvel ou outro material de resistncia e durabilidade equivalentes. (118.406-7 / I4) Nos locais onde se desenvolvem trabalhos em telhados, devem existir sinalizao e isolamento de forma a evitar que os trabalhadores no piso inferior sejam atingidos por eventual queda de materiais e equipamentos. (118.407-5 / I2) proibido o trabalho em telhados sobre fornos ou qualquer outro equipamento do qual haja emanao de gases provenientes de processos

industriais, devendo o equipamento ser previamente desligado, para a realizao desses servios. (118.408-3 / I2) proibido o trabalho em telhado com chuva ou vento, bem como concentrar cargas num mesmo ponto. (118.409-1 / I4) 27) Que entende por equipamentos de guindar e transportadores? Exemplifique: R = Equipamentos de guindar: - equipamentos utilizados no transporte vertical de materiais,.que tem a funo de transportar, levantar ou suspender materiais de auto peso, para transport-las ou empilh-las de um lugar para outro. (roldanas, talhas e as esteiras transportadoras). Transportadores industrias - so equipamnetos horizontais, inclinados ou verticais, que tem a funo de mover ou transportar materiais pesados, pacotes, objetos ou passageiros numa distncia pr-determinada e possuindo locais de carga ou descarga fixos ou seletivos. Podem ser do tipo correia, ripas, roletes e por gravidade. 28) O que o PCMAT? R = um plano que estabelece condies e diretrizes de Segurana do Trabalho para obras e atividades relativas construo civil. 29) E quais so essas condies e diretrizes? R= Garantir, por aes preventivas, a integridade fsica e a sade do trabalhador da construo, funcionrios terceirizados, fornecedores, contratantes, visitantes, etc. Enfim, as pessoas que atuam direta ou indiretamente na realizao de uma obra ou servio. Estabelecer um sistema de gesto em Segurana do Trabalho nos servios relacionados construo, atravs da definio de atribuies e responsabilidades equipe que ir administrar a obra. Antecipao dos riscos inerentes atividade da construo civil, ou seja, so aplicados mtodos e tcnicas que tm por objetivo o reconhecimento, avaliao e controle dos riscos encontrados nesta atividade laboral. De modo semelhante confeco do PPRA, item 18.3.1.1 O PCMAT deve contemplar as exigncias contidas na NR-9 Programa de Preveno de Riscos Industriais. A partir da antecipao dos riscos, so tomadas providncias para eliminar ou minimizar e controlar estes riscos, atravs de medidas de proteo coletivas ou individuais. 30) Etapas para a elaborao do PCMAT: R =1. Comunicao prvia DRT (Delegacia Regional do Trabalho) Endereo correto da obra; Endereo correto e qualificao do contratante, empregador ou condomnio; Tipo de obra; Datas previstas de incio e concluso da obra; Nmero mximo previsto de trabalhadores na obra. Obs.: Em duas vias, protocolizar na DRT ou encaminhar via correio com AR (Aviso de Recebimento). 2. O local

Entorno da obra Moradias adjacentes; Trnsito de veculos e pedestres; Se h escolas, feiras, hospitais, etc. Memorial descritivo da obra, contendo basicamente: Nmero de pavimentos; rea total construda; rea do terreno, sistema de escavao; fundaes; estrutura; alvenaria e acabamentos; cobertura. 3. reas de vivncia Instalaes sanitrias; Vestirio; Local de refeies; Cozinha; Lavanderia; Alojamento; rea de Lazer; Ambulatrio. 4. Mquinas e equipamentos Relacionar as mquinas e equipamentos utilizados na obra, definindo seus sistemas de operao e controles de segurana. 5. Sinalizao Vertical e horizontal (definindo os locais de colocao e demarcao). 6. Riscos por fase da obra Atividade x Risco x Controle Fases da obra Limpeza do terreno; Escavaes; Fundaes; Estrutura; Alvenaria e acabamentos; Cobertura. 7. Procedimentos de emergncia Para acidentes: Registrar todos os acidentes e incidentes ocorridos na obra, criando indicadores de desempenho compatveis. Anexar mapa para hospital mais prximo; Disponibilizar telefones de emergncia. 8. Treinamentos Listar os assuntos que sero abordados considerando os riscos da obra (preferencialmente a cada mudana de fase de obra); Emitir Ordens de Servio por funo; CIPA: Constituir se houver enquadramento. Caso contrrio indicar pessoa responsvel. 9. Procedimentos de sade Referenciar a responsabilidade da execuo do PCMSO;

Encaminhar ao mdico coordenador os riscos na execuo da obra. 10. Cronograma Cronograma fsico/executivo; Estimativa de quantidade de trabalhadores por fase ou etapa da obra; Cronograma de execuo de protees coletivas; Cronograma de uso de EPI's; Cronograma das principais mquinas e equipamentos. 11. Croquis/ilustraes Layout do canteiro de obras; Equipamentos de proteo coletiva EPC's; EPI's; Protees especiais; Detalhes construtivos; Materiais; Etc. 31) Movimentao e transporte de materiais e pessoas: R = Os equipamentos de transporte vertical de materiais e de pessoas devem ser dimensionados por profissional legalmente habilitado. A montagem e desmontagem devem ser realizadas por trabalhador qualificado. Todos os equipamentos de movimentao e transporte de materiais e pessoas s devem ser operados por trabalhador qualificado, o qual ter sua funo anotada em Carteira de Trabalho. No transporte vertical e horizontal de concreto, argamassas ou outros materiais, proibida a circulao ou permanncia de pessoas sob a rea de movimentao da carga, sendo a mesma isolada e sinalizada. Antes do incio dos servios, os equipamentos de guindar e transportar devem ser vistoriados por trabalhador qualificado, com relao a capacidade de carga, altura de elevao e estado geral do equipamento. Os guinchos de coluna ou similar (tipo Velox) devem ser providos de dispositivos prprios para sua fixao. A distncia entre a roldana livre e o tambor do guincho do elevador deve estar compreendida entre 2,50 m (dois metros e cinqenta centmetros) e 3,00 m (trs metros), de eixo a eixo. O cabo de ao situado entre o tambor de rolamento e a roldana livre deve ser isolado por barreira segura, de forma que se evitem a circulao e o contato acidental de trabalhadores com o mesmo. O guincho do elevador deve ser dotado de chave de partida e bloqueio que impea o seu acionamento por pessoa no autorizada. Em qualquer posio da cabina do elevador, o cabo de trao deve dispor, no mnimo, de 6 (seis) voltas enroladas no tambor. proibido o transporte de pessoas por equipamento de guindar. 32) Sinalizao de segurana: R = a) O canteiro de obras deve ser sinalizado com o objetivo de: a) identificar os locais de apoio que compem o canteiro de obras; (118.538-1 / I1)

b) indicar as sadas por meio de dizeres ou setas; (118.539-0 / I1) c) manter comunicao atravs de avisos, cartazes ou similares; (118.540-3 / I1) d) advertir contra perigo de contato ou acionamento acidental com partes mveis das mquinas e equipamentos. (118.541-1 / I1) e) advertir quanto a risco de queda; (118.542-0 / I1) f) alertar quanto obrigatoriedade do uso de EPI, especfico para a atividade executada, com a devida sinalizao e advertncia prximas ao posto de trabalho; (118.543-8 / I1) g) alertar quanto ao isolamento das reas de transporte e circulao de materiais por grua, guincho e guindaste; (118.544-6 / I1) h) identificar acessos, circulao de veculos e equipamentos na obra; (118.545-4 / I1) i) advertir contra risco de passagem de trabalhadores onde o p-direito for inferior a 1,80m (um metro e oitenta centmetros); (118.546-2 / I1) j) identificar locais com substncias txicas, corrosivas, inflamveis, explosivas e radioativas. (118.547-0 / I1) obrigatrio o uso de colete ou tiras refletivas na regio do trax e costas quando o trabalhador estiver a servio em vias pblicas, sinalizando acessos ao canteiro de obras e frentes de servios ou em movimentao e transporte vertical de materiais. (118.548-9 / I2) A sinalizao de segurana em vias pblicas deve ser dirigida para alertar os motoristas, pedestres e em conformidade com as determinaes do rgo competente. (118.549-7 / I2) 33) Cor e sinalizao de segurana: R = A proteo dos locais de trabalho e dos homens que neles trabalham atravs de cores e sinais de preveno de acidentes, constitui uma tecnica especial de segurana que permite a obtenao de resultados importantes: Disciplinar o trnsito de materiais; Veculos e funcionrios na indstria; Alertar os trabalhadores e pessoas estranhas ao servio sobre a existncia e perigo iminente. 34) Definio de Entorses: R = Ocorre em regio articular, e cursa com estiramento ligamentar, sendo dividido em: 1. Grau I Entorse leve, com ruptura microscpica, da estrutura ligamentar porm sem perda da integridade. 2. Grau II entorse moderado ,com ruptura parcial das fibras ligamentares, com estruturas ainda intactas (fig. 1) 3. Grau III Entorse severo, com ruptura completa da estrutura ligamentar. Tratamento: G I,G II crioterapia, AINE, imobilizao G III - tratamento cirrgico, dependendo da rea atingida , com reparao ligamentar 35) Definio de luxao:

R = Desencaixe de uma articulao, causando ruptura completa dos ligamentos e da cpsula articular ( fig.3 ) 1. Exame fsico: -Edema Deformidade Dor intensa Incapacidade funcional Tratamento : uma urgncia, realiza-se reduo sob anestesia e aps imobilizao, dependendo da regio feito tratamento cirrgico Obs: Reduo (mecanismo na qual recoloca estrutura deslocada no seu local de origem) 36) Fratura fechada: R= aquela quando pele ainda esta intacta. 37) Transporte de Acidentados: R = Aps o trmino do tratamento inicial, no local do acidente, a vtima dever ser removida de sua posio original para uma maca, para ento, ser transportada para um hospital e receber seu tratamento definitivo. Exceto na presena de uma situao que represente perigo imediato tanto vida da vtima quanto a do prprio socorrista, a manipulao do acidentado dever ser ordenada e efetuada com calma, de modo a no lhe causar maiores leses ou ainda, agravar as condies originais. Voluntrios ou espectadores solicitados devem ser instrudos detalhadamente sobre o que devero fazer antes da vtima ser manipulada e removida. Se no local do acidente existirem vrias vtimas, o socorrista dever solicitar auxlio imediatamente. Como em geral, no local do acidente, no temos condies de diagnstico preciso, devemos sempre transportar as vtimas sobre macas rgidas, tomando o cuidado de imobilizar a coluna e as demais fraturas existentes e ainda, fazer reavaliaes peridicas das condies vitais, durante todo o transporte. compreensvel que nos acidentados que tenham somente leses leves (queda com fratura do brao, por exemplo), o transporte no precisar ser desta forma. As vtimas que estiverem em locais de risco iminente (incndio com risco de exploso, veculo a beira de um penhasco, ambiente tomado por fumaa, etc) devero ser removidas imediatamente pelo mtodo da chave de Rauteck, onde o socorro realizado, puxando-se a vtima para fora do local de risco e deslizando-a at um local seguro. Esta manobra, apesar de perigosa, constitui-se de um mal menor, destinado a pr o ferido fora de perigo e evitar que se agrave o seu estado. fundamental que os princpios de segurana observados na proteo da vtima, sejam tambm considerados na segurana individual dos socorristas e demais pessoas que estejam na rea do acidente. O posicionamento da vtima sobre a maca rgida feito atravs da tcnica de rolamento (90 graus), com o auxlio de no mnimo trs pessoas. A vtima rolada em monobloco para uma posio lateral, a maca rgida posicionada ao seu lado e a vtima rolada novamente para cima dela. O socorrista lder dever posicionar-se ao nvel da cabea da vtima e os demais socorristas ao lado do ferido, que permanecer todo o tempo com a cabea e coluna alinhadas. As macas rgidas, tambm chamadas tbuas de suporte, so muito teis no transporte de vtimas e servios de salvamento e resgate. A maca rgida curta mede

45 centmetros de largura e 70 centmetros de comprimento. A maca longa mede 45 centmetros de largura e 180 centmetros de comprimento, com dois trilhos finos na superfcie inferior que so essenciais para suspend-la com facilidade. A maca rgida curta usada sobretudo para a imobilizao de vtimas que encontram-se sentadas, j o modelo longo excelente para qualquer tipo de vtima, em especial aquelas que apresentam leso ou suspeita de leso na coluna, ou ainda que necessitem de ressuscitao cardiopulmonar. Cada maca rgida deve possuir tirantes prprios de 5 por 185 centmetros, que amarram a vtima atravs de fivelas auto-aderentes ou do tipo engate-rpido. 38) Manuteno e uso de escadas: R=

You might also like