You are on page 1of 10

Partida Direta e Reverso de Motores

Partida Direta e Reverso de Motores

Objetivos
. Partida Direta e Reverso em Motores; Intertravamento por botes e contatos Chaves Auxiliares; Circuitos Caractersticos

Material Necessrio
Unidade bsica para o sistema SME: Painel Eltrico Universal mod. PEU/ ID com suporte para mdulos mod RAU/ID e Unidade de Controle SIF Mdulos para a prtica mod. MCE-45/ID Multmetro. Material de apoio:Srie SAM

1.1 NOES TERICAS


Quando h necessidade de controlar o movimento de avano ou retrocesso de um dispositivo motorizado de uma mquina, empregam-se contatores comandados por botes e por chave fim de curso. Alem da partida direta, a reverso feita pela inverso das fases de alimentao. Esse trabalho realizado por dois contatores comandados por dois botes cujo acionamento fornece rotaes nos sentidos horrio e anti-horrio.

Conceito bsicos de Manobra de Motores


Para ler e compreender a representao grfica de um circuito eltrico, imprescindvel conhecer os componentes bsicos dos comandos e tambm sua finalidade. Alguns destes elementos so descritos a seguir. A) SELO O contato de selo sempre ligado em paralelo com o contato de fechamento da botoeira. Sua finalidade de manter a corrente circulando pelo contator, mesmo aps o operador ter retirado o dedo da botoeira.

Fig. 5.1 Contato de Selo

B) INTERTRAVAMENTO Em algumas manobras, onde existem 2 ou mais contatores, para evitar curtos ou outras consequncias indesejvel o funcionamento simultneo, utiliza-se assim o intertravamento. Neste caso os contatos devem ficar antes da alimentao da bobina dos contatores, figura 5.2a, Intertravamento com dois contatos em srie, elevam a segurana do sistema, so usados no caso de acionamento de altas cargas ou correntes, figura 5.2b. (a)
Fig. 5.2 Intertravamento

(b)

C) ACIONAMENTO CONDICIONADO Um contato NA do contator K2, antes do contator K1, significa que K1 pode ser operado apenas quando K2 estiver fechado. Assim condiciona-se o funcionamento do contator K1 ao contator K2.
Fig. 5.3 Condicionamento

Partida Direta e Reverso de Motores

D) PROTEO DO SISTEMA

Os rels de proteo contra sobrecarga e as botoeiras de desligamento devem estar sempre em srie, contato F2.

Fig. 5.4 Proteo do Sistema

E) INTERTRAVAMENTO COM BOTOEIRAS Os botes conjugados so inseridos no circuito de comando de modo que, ao ser acionado um boto para comandar um contator, haja a interrupo do funcionamento do outro contator. Quando se utilizam botes conjugados com dois contatos, 1 NA e 1 NF, pulsa-se simultaneamente S1 na condio dos contatos NF (abridor) NA (fechador) so acionados em cada uma das posies instalados. Todavia, como o contato abridor atua antes do NF (fechador), isso provoca o intertravamento eltrico. Assim temos:
Fig. 5.5 Proteo do Sistema

Boto S1: fechador - NA em K1 conjugado com S1 abridor - NF em K2. Boto S2: fechador - NA em K2 conjugado com S2 abridor - NF em K1.

Chaves Fim de Curso


Para estudar a reverso de rotao de motores trifsicos, falaremos das chaves tipo fim de curso utilizadas para atuarem no ponto onde se deseja estabelecer um limite ou onde reverta a rotao, se este estiver associado a um percurso fsico, como pontes rolantes etc. Essas chaves so dispositivos auxiliares de comando usadas para comandar contatores, vlvulas solenides e circuitos de sinalizao.

Fig. 5.5 Proteo do Sistema

So constitudos por uma alavanca ou haste, com ou sem roldanas na extremidade, cuja funo transmitir movimento aos contatos a fim de abri-los ou fech-los.

Essas chaves podem ser: mecnicas, de preciso e eletromagnticas. A chave fim de curso mecnica depende de uma ao mecnica para acionar seus contatos. Seu movimento pode ser retilneo ou angular. Elas so usadas para: Controle Acelerao de movimentos; Determinao de pontos de parada de elevadores; Produo de seqncia e controle de operao; Sinalizao; Comando Inverso de curso ou sentido de rotao; Parada. Segurana Parada de emergncia; Alarme; Sinalizao. A chave fim de curso de preciso atua com um mnimo de movimento: mais ou menos 0,5mm de curso de haste ou de 6 de deslocamento angular de alavanca.

Rotao de Motor Trifsico


O acionamento do motor deve-se dar em ambos os sentidos de rotao, as chaves fim de curso so mais uma aplicao no circuito para limitar o movimento, figura 5.6.

Fig. 5.6 Rotao de Motores

Partida Direta e Reverso de Motores

Componentes do Circuito :
O circuito de comando e de potncia esto constituidos de: 2 Mdulos de Fusveis (MC12), 1 rel trmico (F2), 2 contatores (K1 e K2), 1 botoeira NF (S0), 2 botoeiras NA/NF (S1 e S2), 1 Motor trifsico (M1).

Funcionamento do Circuito
Na condio inicial, os contatores K1 e K2 esto desligados e as fases RST esto sob tenso. Ao pulsar o boto conjugado S1, a bobina do contator K1 alimentada. Isso provoca o fechamento do contato de selo, que mantm a bobina energizada e os seus contatos principais, alimentando assim o motor M que se movimenta em um sentido de rotao. O acionamento do motor em um sentido movimenta a mquina at que esta atinja o limite da chave de fim de curso, acionando o contato (NF) S3 e desligando a bobina do contator K1. Quando a bobina desenergizada, os contatos principais se abrem, cortando a alimentao do motor M. Para reverter o sentido do movimento do motor, estando na condio inicial, com K1 ligado e K2 desligado. Ao pulsar o boto conjugado S2, o seu contato fechado se abre e interrompe a alimentao de K1, Isso permite a energizao de K2 , (intertravamento de botes). O contato fechado de S2, por sua vez, alimenta a bobina de K2 fechando o contato de selo de S2 que mentem a bobina energizada. Com a bobina de K2 energizada, acarretar o fechamento dos contatos principais, como conseqncia, o motor M ou o rotor da mquina acionado, at que seja atingido o limite do fim de curso S4. Quando a chave fim de curso atingida, S4 se abre e desliga a bobina K2. Com isso, os contatos principais se abrem e cortam alimentao do motor. Quando o motor est em movimento, ao pulsar o boto S0, interrompe-se seu movimento em qualquer ponto do percurso, assim tambm com F73. A retomada do movimento possvel em qualquer sentido de rotao, pois, isso depende apenas do boto que for acionado (S1 ou S2).

Simbologia
A tabela 5.1 mostra os principais smbolos eltricos utilizados nos circuitos, consultem apndice com simbologia eltrica.

Tabela. 5.1 Simbologia

Partida Direta e Reverso de Motores

1.2 EXERCCIOS
MME 45 SIF1 Desconectar todas ligaes No energizar os elementos sem superviso

Para o circuito da figura 5.76, desenhar o circuito da sinalizao da seguinte maneira: lmpada verde indica motor girando no sentido horrio, lmpada amarela no sentido anti horrio e lmpada vermelha atuao do rel de sobrecarga. Montar o circuito da figura 5.7 com a sinalizao pedida

Fig. 5.7 Partida direta e reverso de Motores

Descreva o funcionamento do circuito da figura 5.7

Q1. O que Intertravamento de botoeiras? a) b) c) d) A velocidade com que o rotor se movimenta. Mantem o contator em conduo no acionamento do motor. No habilita movimentar o motor em sentidos opostos simultaneamente . A velocidade do rotor constante

Trace o circuito e descreva quais e quantos componentes so necessrios ao acionamento de dois motores. Um deve ter partida direta e o outro com partida reversa, com circuitos independentes. Descreva qual a funo de cada elemento dentro do circuito.

Fig. 5.8 Circuito de Acionamento de dois motores

Q2. O que se caracteriza na energizao simultnea dos dois contatores de partida direta e reversa do motor se os circuitos no so independentes, figura 5.7? a) b) c) d) Os contatores colocam duas fases em curto circuito. Mantem o contator na conduo na abertura do contato do boto liga. A velocidade com que o rotor se sincroniza com o estator. A velocidade de escorregamento

Desenhe um circuito de comando para acionar um motor de induo trifsico, ligado em 220 V, de forma que o operador tenha que utilizar as duas mos para manter o acionamento ou o motor em movimento.

Fig. 5.9 Circuito de uma Prensa

Partida Direta e Reverso de Motores

Q3. O que contato de Selo? a) b) c) d) A velocidade com que o estator se movimenta. Mantem o contator em conduo na abertura do contato do boto liga. A velocidade com que o rotor se sincroniza com o estator. A velocidade de escorregamento.

Explique o funcionamento dos circuitos da figura 5.10.

Fig. 5.10 Circuitos de Comando

10

1.3 QUESTIONRIO
Q4. A proteo trmica serve para que propsitos? a) b) c) d) Para ligar e desligar o motor Diretamente proporcional a velocidade do rotor Desarma o disjuntor de comando do motor na sobrecarga. mantem o escorregamento.

Q5. Os contatos NF e NA so designados pelo digito final respectivamento com os nmeros? a) b) c) d) 3 e 4; 1 e 2 5 e 6; 7 e 8 0 e 1; 2 e 3 1 e 2; 3 e 4

Q6. As chaves fim de curso no Comando so para: a) b) c) d) As participaes do rotor e do estator Acionar o motor. Uma relao de enegias Inverso do curso de rotao ou interrupo e parada do motor

Q1 Q2 Q3 Q4 Q5 Q6

C A B C D D

You might also like