You are on page 1of 21

MANUAL DE OPERAO DO SISTEMA

SAC k@ suporte@katecnoligia.com.br
Envie sua critica, sugesto e/ou reclamao, Atravs do e-mail acima

SUPORTE TCNICO
Tel: 11 2227-0799 Se possuir qualquer dvida entre em contato Com nosso Suporte Tcnico

O SISTEMA
O sistema Gourmet Visual foi criado em 1994. Desde sua origem um sistema que busca ser a soluo em automao para seus usurios (bares, restaurantes, casas noturnas e etc). Para isso tm um compromisso de qualidade junto a seus parceiros / fornecedores de hardware, suprimentos, rede e internet. Isso quer dizer que oferecemos h nossos clientes a soluo completa, garantindo assim a compatibilidade entre cada uma das partes da soluo final, oferecendo tambm, suporte tcnico especializado e treinamento de pessoal. Sempre trabalhando com ferramentas de programao e banco de dados de ltima gerao, temos como caracterstica de nossas aplicaes o fato de estarem desenvolvidas para o ambiente Windows.

APRESENTAO:

Vamos conhecer o sistema GOURMET VISUAL e seus Mdulos de trabalho, que sero divididos em trs partes para facilitar o treinamento.

1. MODULO SALO 2. MODULO BALCO 3. MODULO DELIVERY

MODULO SALO

Iniciaremos o treinamento no MODULO SALO, onde vamos aprender :

Abrir o Sistema Gourmet Visual; Abrir o Movimento de Caixa; Tela de Trabalho; Autorizao Mster; Botes de Comando para abrir mesas; Descrio dos Botes; Efetuar Lanamentos; Estorno / Excluso de Produtos; Estorno / Excluso de mesas; Conferncia de Mesas; Transferncias de Mesas ou Produtos; Calculadora; Receber Conta; Abrir ou Excluir/estornar Mesas; Filtro de Mesas/ consulta; Fechamento de caixa; Relatrios; Confirmao do Encerramento do Caixa;

pg. 5. pg. 6. pg.7. pg.7. pg.8. pg.09. pg.10. pg.11. pg.12. pg.13. pg.14. pg.15. pg.15. pg.16. pg.17. pg.18. pg.19. pg.19.

Para abrir o sistema GOURMET VISUAL devemos clicar no cone localizado na rea de trabalho do ambiente Windows de seu computador.

Aps clicar no cone abrira a tela de apresentao do sistema GOURMET VISUAL.

Podemos notar que na parte superior aparecem atalhos para certos comandos como ARQUIVOS, MANUTENO que sero usados, o ndice SOBRE significa to somente as informaes sobre verso do sistema, na parte inferior aparecem trs botes, os quais so chamados de mdulos, so eles SALO, BALCO E DELIVERY.

Ao clicar em algum comando do ARQUIVO, MANUTENO ou mesmo um dos mdulos, seja ele SALO, BALCO OU DELIVERY, abrir uma tela onde o operador de caixa ou funcionrio autorizado colocar seu nome e senha para que seja possvel sua operao. Salvo de que algumas funes de comandos somente pessoas autorizadas pela diretoria ou administrao da empresa tero acesso.

Sempre que estiver entrando em um dos mdulos (Salo/Balco/Delivery) pela primeira vez no dia ou aps a confirmao de um perodo (turno) de trabalho, o sistema GOURMET VISUAL abrir a janela (como vemos abaixo) para informar os dados referentes ao novo perodo (Turno) de trabalho.

Em se tratando de qualquer um dos mdulos de trabalho (salo, balco, delivery) os passos iniciais do sistema GOURMET VISUAL so idnticos. Aps a abertura do caixa aparecer a nossa tela de trabalho, onde ser efetuada a maior parte das operaes de trabalho, como vemos na figura a seguir.

AUTORIZAO MSTER. Em alguns casos a autorizao mster ser solicitada, salvo os funcionrios que possuem permisso para efetuar certas operaes. A AUTORIZAO MSTER somente utilizada por um funcionrio designado a autorizar certos comandos no sistema GOURMET VISUAL. Veja abaixo a tela de autorizao mster.

Veja a seguir as descries dos botes de comando e suas funes. Detalhamos cada boto, sua funo dentro do Programa GOURMET VISUAL, dessa forma ser simples e fcil o aprendizado do sistema. Veja abaixo para a funo dos botes: Obs: Abaixo dos botes existe o nome da tecla de atalho no teclado, o qual elimina a utilizao do mouse em certos casos.

Para abrir uma mesa temos duas maneiras, uma delas apertar a tecla F9 onde ir abrir a tela como vemos acima, onde dever ser preenchida corretamente, ou digitando o nmero da mesa no campo da tela principal de trabalho que tambm abrir a tela para seu preenchimento, onde se informa o nome do garom atendente.

Os botes acima so apresentados no canto inferior esquerdo da tela.

Veja abaixo a descrio dos botes da caixa acima:

TRABALHANDO COM O SISTEMA GOURMET VISUAL:


Para efetuarmos os lanamentos indicamos o numero da mesa, em seguida ao pressionar a tecla ENTER podemos reparar que o cursor mudara para o local onde colocamos o cdigo do produto, caso no saibamos o cdigo do produto devemos apertar novamente a tecla ENTER do teclado onde abrira uma barra, onde temos os produtos j cadastrados no sistema. Na tela abaixo, abrimos algumas mesas para conhecermos a tela com mesas em aberto, mesas em consumo, mesas com a conferencia solicitada. Mesa piscando na cor VERMELHA indica que a mesa est em consumo. Mesa piscando na cor AMARELA indica que h mais de 15 minutos no esta consumindo. Mesa piscando na cor VERDE indica que a conta foi enviada a mesma.

Podemos reparar tambm, que esta tela traz as indicaes nos locais j apresentados anteriormente, no canto inferior esquerdo, s que agora com alguns nmeros como podemos notar.

10

Alem de mostrar tambm a caixa onde so apresentados os produtos cadastrados e ao lado o cdigo do produto, ateno no confunda o condigo com o valor do produto.

ESTORNO\EXCLUSO DE PRODUTOS.

Quando decidimos estornar um produto ou vrios devemos digitar o numero da mesa no campo indicado em seguida devemos apertar a tecla F3 onde ira abrir a tela de excluso como vemos abaixo, em seguida selecionamos os produto, a quantidade a ser estornada e por fim a tecla de confirmao F7 para que seja realizado o estorno.

11

ESTORNO\EXCLUSO DE MESAS.

Para efetuar a excluso de uma mesa devemos primeiramente apertar a tecla F9 do teclado, abrir a tela de abertura de mesa, indicamos o numero da mesa em seguida apertamos a tecla F3 como vemos na figura abaixo.

Aps selecionar a mesa e pressionar a tecla F3 aparecer o aviso como podemos ver abaixo.

12

CONFERNCIA DE MESAS

Trata-se de enviar a conta de consumo a mesa ou cliente, onde o mesmo toma conhecimento do valor a ser pago, note que na tela do sistema GOURMET VISUAL mudar a cor da mesa para verde, isto indica que a conta foi enviada ao cliente, veja abaixo a tela de conferncia de mesas e como funciona. Para enviar a conferncia clique em F4 no teclado, em seguida abrir a tela de conferncia onde se indica a mesa de destino e informamos a quantidade de pessoas nela (caso no informado na abertura da mesma), isto facilita na diviso de valores caso a conta for dividida ou mesmo paga em mais de uma forma.

13

Nota: Se aps o envio da conta a mesa algum cliente decidir acrescentar algum produto ou mesmo cancelar o pagamento da mesma, digite o nmero da mesa no campo destinado como vemos ao lado e continuamos a adicionar produtos . Aps a digitao da mesa o sistema GOURMET VISUAL ir alertar que a conta foi enviada a mesa e se desejamos continuar a operao, veja abaixo a tela.

TRANSFERNCIA DE MESAS E OU PRODUTOS.

14

Para realizar a transferncia de produtos no sistema GOURMET VISUAL, devemos primeiramente abria a mesa de destino caso ela no esteja aberta ainda em seguida devemos selecionar a mesa a qual ter produtos transferidos em seguida apertar a tecla F5 correspondente funo em seguida abrira a tela como vemos abaixo.

Para transferir alguns produtos devemos deix-los em negrito em seguida apertar a tecla ESPAO do teclado, note que o produto selecionado mudara de no para sim, em seguida aperte a tecla F7, para confirmar a transferncia. Para transferir uma mesa inteira devemos fazer os mesmos passos do inicio, s que agora no marcamos nenhum produto apenas apertamos a tecla F7, a mesa ser transferida e fechada para que possa ser reaberta novamente.

CALCULADORA

Ao pressionar a tecla F6 abre calculadora do Windows.

15

RECEBIMENTO EM CONTA / MESA

Aps a conferncia de mesa voltar ao caixa, o mesmo devera dar baixa na conta, para que a mesa possa ser reaberta. Para que possamos receber a conta devemos inicialmente apertar a tecla de atalho F8. Aps ir abrir a tela onde deveremos colocar o numero da mesa, em seguida o sistema GOURMET VISUAL, indicar o valor da conta a ser cobrado. Devemos indicar a forma de pagamento da conta, caso haja troco devemos indicar a forma de troco, temos trs formas de troco como vemos: TROCO, CAIXINHA tambm conhecida como repique ou CONTRA VALE. Veja a tela abaixo:

16

ABRIR OU EXCLUIR UMA MESA.

Como vimos anteriormente tecla F9 refere-se abertura ou excluso de mesas, vamos repassar os passos. Para abrir uma mesa no GOURMET VISUAL pressionamos a tecla F9, onde abrira a tela para q seja digitado o numero da mesa e o Garom responsvel, isto , aquele que recebeu os clientes e abriu a mesa. Para excluir uma mesa devemos inicialmente apertar a tecla F9, onde abrira a tela para digitarmos o numero da mesa a qual desejamos excluir, em seguida apertamos a tecla F3, o sistema apresentara uma mensagem como j vimos anteriormente.

FILTRO DE MESA OU CONSULTA.

Assim chamado o filtro de mesa nos informa o que a mesa consumiu de produtos, para que seja realizada a operao no sistema GOURMET VISUAL devemos selecionar a mesa e apertar a tecla F10, onde aparecero os produtos que foram pedidos pela mesa. Nota: Caso aps pressionar a tecla F10, no for possvel a visualizao dos produtos, aperte a seta para cima do teclado aparecero os produtos que foram lanados.

17

FECHAMENTO DE CAIXA

Primeiramente para efetuar o fechamento do caixa devemos apertar a tecla F12, logo aps o sistema GOURMET VISUAL ira abrir a tela onde so efetuadas as operaes eventuais do fechamento.

18

Para iniciarmos o fechamento de caixa, primeiramente devemos imprimir a fita do relatrio de vendas onde devemos indicar qual o tipo de relatrio desejamos, veja abaixo a tela de relatrios a qual temos opo de escolher.

Aps indicarmos qual tipo de relatrio dever ser impresso deve-se apertar a tecla F5, para que o mesmo seja impresso.
19

O sistema GOURMET VISUAL, em alguns casos solicitara a AUTORIZAO MSTER para que a mesma seja impressa como vimos no inicio da apostila do sistema GOURMET VISUAL. Depois de impresso a fita o sistema ainda no foi concludo, devemos ento apertar a tecla F7, para que seja confirmado o fechamento de caixa.

Depois de pressionada a tecla o sistema GOURMET VISUAL perguntara se desejamos confirmar o fechamento do caixa, veja abaixo a figura.

Aps o fechamento o sistema GOURMET VISUAL voltar a sua tela inicial para que o sistema seja fechado ou para iniciar um novo turno de trabalho.

20

You might also like