You are on page 1of 12

Seminrio 2: Fisiologia fetal Autor: Joo Maximiano Crescimento e desenvolvimento funcional do feto Inicialmente o desenvolvimento da placenta e das membranas

fetais muito mais rpido do que o desenvolvimento do prprio feto. Nas 3 primeiras semanas o comprimento do feto permanece microscpico e, a partir da, passa a crescer em uma proporo linear idade gestacional (IG). O peso, por sua vez, permanece diminuto nas 12 primeiras semanas e tem um alavanco apenas a partir da 23 semana, onde a evoluo ser aproximadamente a IG elevada ao cubo.

Classificao intrauterina da IG

Desenvolvimento dos sistemas de rgos Um ms aps a fertilizao, os diferentes rgos do feto j comearam a desenvolver suas caractersticas mais gerais, e durante 2 a 3 meses seguintes, os rgos do feto so em geral iguais a do recm-nascido. No entanto, ainda so necessrios 5 meses para um desenvolvimento satisfatrio dos rgos em formao e, mesmo ao nascer determinas estruturas, particularmente sistema nervoso, rins e fgado, ainda carecem de desenvolvimento completo. Sistema cardiovascular

Circulao placentria Sangue desoxigenado chega placenta pelas artrias umbilicais. No local em que o cordo se une placenta, estas artrias se dividem em varias artrias corinicas, dispostas radialmente, que se ramificam amplamente na placa corinica, antes de penetrarem nas vilosidades corinicas. Nestas vilosidades, os vasos sanguneos formam um extenso sistema arteriocapilar venoso levando sangue fetal para bem prximo do sangue materno onde, este sistema cria uma superfcie muito grande para as trocas de produtos metablicos e gasosos entre as correntes sanguneas materna e fetal. Normalmente, no h mistura de sangue fetal com materno. O sangue fetal agora bem oxigenado nos capilares fetais passa para as veias de paredes delgadas, que acompanham as artrias corinicas at o local da unio do cordo umbilical, onde convergem formando a veia umbilical.

Adaptao fetal X efeito Bohr O que curva de dissociao de oxignio-hemoglobina: em linguagem simples esta curva a quantidade de presso de O 2 necessria para a saturao em % da hemoglobina. Sabe-se que esta curva reage diante de variaes no pH. Um pH cido desloca a curva para direita e para baixo, enquanto que, um pH bsico desloca a curva para esquerda e para cima. Curva desloca para direita e para baixo: quando isso ocorre se faz necessrio mais pO2 para saturar hemoglobinas. Curva desloca para esquerda e para cima: : quando isso ocorre se faz necessrio menos pO2 para saturar hemoglobinas.

Hemoglobina fetal: Nos fetos, a obteno de oxignio a partir do sangue da me conseguida devido ao desenvolvimento da hemoglobina fetal. Duas das quatro cadeias da hemoglobina fetal e do adulto (cadeias alfa - ) so idnticas mas a hemoglobina no adulto tem duas cadeias (beta), enquanto que o feto tem duas cadeias gama (). As cadeias normais ligam-se ao difosfoglicerato, o seu regulador natural, que participa na libertao do oxignio. As cadeias no se ligam da mesma forma ao difosfoglicerato e por consequncia tm uma maior afinidade para com o oxignio. Num ambiente pobre em oxignio, como o da placenta, o oxignio libertado da hemoglobina da me e o do feto capta-o e liga-se a ele. Esta pequena diferena na afinidade medeia a transferncia de oxignio da me para o feto. No feto, a mioglobina do msculo possui uma afinidade ainda maior para o oxignio, de forma que as molculas do oxignio passam da hemoglobina fetal para serem armazenadas e usadas no msculo. A hemoglobina fetal no prejudicial na infncia, e nos humanos, a reposio da hemoglobina fetal pela hemoglobina adulta no se completa antes dos 6 meses de vida.

Informaes tcnicas sobre a circulao fetal

140bpm PAS: 48mmHg PA do recm nascido primeiro dia de vida: 70/50 mmHg Baixa resistncia vascular.

Hematopoiese fetal As hemcias comeam a ser formadas no saco vitelino e nas camadas mesoteliais da placenta em torno da terceira semana do desenvolvimento fetal, seguida, 1 semana depois (em 4 a 5 semanas), pela formao de hemcias no nucleadas pelo mesnquima fetal e tambm pelo endotlio dos vasos sanguneos fetais. Em 6 semanas , o fgado comea a formar clulas sanguneas e, no terceiro ms, o bao e outro tecidos linfoides do corpo tambm comeam a formar clulas sanguneas. A partir do terceiro ms, a medula ssea gradativamente torna-se a principal fonte de hemcias, bem como da maioria dos leuccitos, exceto pela produo contnua de linfcitos e plasmcitos no tecido linfoide.

Sistema respiratrio No ocorre respirao na vida fetal, at mesmo pois no existe ar, e tambm porque mesmo que existe os pulmes ficariam repletos de liquido placentrio. Os pulmes passam basicamente por quatro fases de desenvolvimento, sendo elas: Perodo pseudoglandular (5 a 17 semanas): formam-se os elementos principais exceto alvolos pulmonares. Perodo canalicular (16 a 25 semanas): ocorre espeamento da luz dos bronquolos e vascularizao intensa, tambm se formam os ductos alveolares e alguns alvolos terminais. Perodo saco terminal (24 semanas at o nascimento): marcado pelo desenvolvimento de alvolos terminais e produo de surfactante pelos pneumcitos II. Perodo alveolar (perodo fetal at a infncia): amadurecimento dos alvolos e intensificao na produo de surfactante.

Sistema gastrointestinal Na metade da gravidez, o feto ingere grande quantidade de lquido amnitico, e durante os ltimos 2 a 3 meses, a funo gastrointestinal aproxima-se de um recm-nascido normal. Nessa poca, grandes quantidades de mecnio so formadas continuamente no trato gastrointestinal e excretadas pelo nus no lquido amnitico. Composio do mecnio: em parte pelos resduos de lquido amnitico deglutido e em parte por muco e outros resduos de produtos excretrios da mucosa e das glndulas gastrointestinais. Quando forma: o intestino primitivo forma-se na 4 semana a partir de parte do saco vitelino incorporada ao embrio. Divises do intestino primitivo: Intestino anterior: origina estmago, duodeno, fgado, pncreas e a maior parte do esfago. Intestino mdio: parte do duodeno, intestino delgado, ceco e apndice, clon ascendente e metade do transverso.

Intestino posterior: metade do colon transverso, clon descendente, sigmide, reto e poro superior do canal anal, epitlio da bexiga urinria e a maior parte da uretra. O sistema digestivo anatomicamente formado com 20 semanas e funcionalmente at a infncia. Com 33 semanas possvel nutrio enteral e a motilidade, peristaltismo e produo de mecnio com 16 semanas Fgado: 1) funciona como rgo hematopoitico na vida fetal, 2) realiza gliconeognese, 3) imaturo na produo de bilirrubina e 4) produz fatores de coagulao. Inferncia clnica: aps o nascimento alguns recm-nascidos, principalmente prematuros, tem que tomar fototerapia para quebrar a bilirrubina. Metabolismo fetal

Vitamina K: usada pelo fgado fetal na formao do fator VII, protrombina e vrios outros fatores de coagulao. A medida em que grande parte da vitamina K formada por ao bacteriana no clon materno. O recm-nascido no dispe de fontes adequadas de vitamina K sendo necessrio uma reserva proveniente da me para evitar hemorragias. A principal fonte de energia do feto a glicose Os aminocidos so fundamentais tanto para gliconeognese como para o crescimento fetal.

Sistema endcrino Os hormnios FSH e LH so detectveis no feto a partir da dcima semana de gestao. O FSH maior em mulheres que em homens A tireide a primeira glndula endcrina que se desenvolve na vida fetal. No final do primeiro trimestre a tireide capaz de concentrar iodo, sintetizar hormnios, assim como a hipfise j capaz de produzir TSH. No entanto, a

produo fetal pequena e a passagem de T4 materna atravs da placenta que supri a quantidade necessria para o desenvolvimento fetal. No terceiro trimestre a passagem placentria reduz bastante passando o suprimento de hormnio T4 ser fetal. A camada interna da supra-renal que permanece relativamente pequena at o parto responsvel pela produo de catecolaminas. A camada externa produz hormnios esterides, sendo que a DHEA tem participao ativa na fisiologia da gravidez por seu papel de esteroidognese da gestante. Sistema renal No inicio, a localizao renal plvica, mas gradualmente ascendem no abdome. Os nfrons surgem com cerca de 10 semanas gestacionais, aps surgirem ramificaes do broto ureteral, mas a produo de urina s comea no inicio do segundo trimestre. Antes de 16 semanas gestacionais, os rins contribuem pouco para o volume do lquido amnitico. A partir da, uma avaliao da quantidade de lquido amnitico pode inferir indiretamente nha funo renal. Antes da 16 semana, mesmo na ausncia da funo renal, pode ocorrer quantidade razovel de liquido amnitico. Sistema imunolgico O sistema imunolgico e linftico desenvolve-se associado ao venoso, a partir da oitava semana de gestao.

Linfonodos: provem dos sacos linfticos que so invadidos por clulas mesenquimais. Linfcitos: inicialmente so provenientes de clulas troncos do mesenquima do saco vitelino, posteriormente o fgado e o bao passam a ser sua principal fonte. Aps um tempo a medula ssea assumir o papel. Os linfcitos presentes nos linfonodos antes do nascimento so provenientes do timo e iniciam a migrao para estes linfonodos a partir da 14 semana. Ao final do primeiro trimestre j possvel detectar linfcitos B no sangue fetal. Obs1: como no h estimulo imunolgico no ambiente intrauterino as imunoglobulinas so as IgG transportadas por via placentria a partir de 16 semanas de gestao. Obs2: caso o feto seja estimulado ele poder produzir IgM, o que indica que est ocorrendo uma infeco. Clulas NK, granulcitos e neutrfilos so produzidos no primeiro trimestre.

You might also like