You are on page 1of 14

1

Revista Eletrnica
Vol. , no. , maro de 2006, 1-3

A excelncia em gesto de SMS: uma abordagem orientada para os fatores humanos


Roberto Theobald1, theobald@petrobras.com.br Gilson Brito Alves Lima1, gilson@latec.uff.br

1 Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado em Sistemas de Gesto Niteri, RJ, Brasil

RESUMO A busca pela excelncia na Gesto em Segurana, Meio Ambiente e Sade (SMS), passou a ser uma meta estratgica para as empresas que pretendem garantir participao em um mercado cada vez mais competitivo e regido por uma sociedade a cada dia mais exigente. A implementao de aes que visam a melhoria do rendimento humano tem sido considerada fundamental para o desempenho das organizaes que buscam a excelncia, como forma de obteno da sustentabilidade dos negcios. Para aquelas que atuam em reas que envolvem altos riscos tecnolgicos, como o segmento petrleo e gs, isso se deve a constatao de que a falha humana representa uma parcela significativa das causas bsicas dos acidentes industriais maiores, protagonizados por este segmento industrial ao longo das ltimas trs dcadas. Entender e melhorar a interao do conjunto homem equipamentosistema organizacional, denominado fatores humanos, e a busca de sua incorporao aos processos, passou ento a ser o desafio da industria neste novo milnio. Entende-se que esta incorporao no deve ser realizada de forma isolada, mas sim de forma estruturada e sistmica via Sistema de Gesto de SMS. Atravs da reviso de literatura e a anlise crtica dos autores, este trabalho apresenta uma proposta de estrutura conceitual para a integrao dos fatores humanos ao modelo do sistema de gesto de SMS da International Association of Oil & Gas Producers (OGP), buscando contribuir para o alcance da excelncia.

Palavras-Chave: Estrutura Conceitual, Excelncia em SMS, Fatores Humanos.

1. INTRODUO Para fazer frente s atuais exigncias dos mercados que se apresentam cada vez mais competitivos, as empresas devem buscar permanentemente a otimizao dos resultados de forma a agregar valor para todos os seus stakeholders ou partes interessadas, primando pela excelncia em todas as reas que compem o seu negocio. Neste contexto, as empresas que atuam em reas que envolvem altos riscos tecnolgicos,

Sistemas & Gesto, Vol. , no.

, maro de 2006, 2

como no segmento petrleo e gs, esto mais susceptveis a se defrontarem com dificuldades na obteno de sucesso nesta busca, devido a permanente possibilidade de ocorrncia de um acidente industrial maior. As informaes apresentadas em publicaes cientficas evidenciam o progresso ao longo das ltimas dcadas na melhoria dos indicadores de SMS deste segmento, mas identificam, tambm, que os indicadores de segurana atingiram um patamar que vem se mantendo constante, indicando que esforos adicionais devem ser implementados para que um novo salto de qualidade seja conseguido neste processo. Estes esforos, na maioria dos casos, esto direcionados para a incorporao do fatores humanos aos processos. O problema identificado pelos autores para o desenvolvimento desta pesquisa analisar a forma que esta incorporao deve ser realizada, de modo a permitir o acompanhamento do progresso conseguido, minimizando os esforos e maximizando os resultados. 2. METODOLOGIA Os autores buscam estruturar o trabalho atravs de pesquisa contnua e seqencial de bibliografias nacionais e internacionais, nos temas excelncia em gesto de SMS, acidentes industriais maiores, desempenho em SMS, falha humana e fatores humanos, em diferentes nveis de aprofundamento para cada um deles. Aps a fundamentao terica, conclui-se este trabalho apresentando uma proposta de estrutura conceitual para a integrao dos fatores humanos ao modelo de Sistema de Gesto de SMS da International Association of Oil & Gas Producers (OGP). 3. REVISO DA LITERATURA 3.1 EXCELNCIA EM SEGURANA, MEIO AMBIENTE E SADE O processo de globalizao da economia mundial, experimentado pelas organizaes a partir da dcada de 90, fez surgir um novo cenrio de foras competitivas, onde um tambm novo conjunto de oportunidades e ameaas obrigou as corporaes a repensarem as suas estratgias empresariais. A globalizao tem sido um fenmeno que, se por um lado gera a perspectiva de internacionalizao das aes das empresas por outro traz consigo uma srie de exigncias as quais as empresas que querem se inserir nos novos mercados so obrigadas a atender. Como uma moeda, tambm a globalizao tem duas faces, descritas com propriedade por KLICKSBERG (1993, p. 183):
a globalizao amplia as oportunidades, destruindo barreiras polticas e abrindo os mercados; porm, ao mesmo tempo, maximiza as interdependncias, o que constitui um contexto de extrema complexidade para o desempenho organizacional.

A gesto adequada deste conjunto de oportunidades e ameaas passou a ser vital para a garantia de sobrevivncia das organizaes, obrigando seus lderes a dispensar ateno especial ao planejamento estratgico. Para DONAIRE (1999, p.15), as empresas, que antes eram vistas como instituies apenas econmicas, tendo sua responsabilidade consubstanciada na busca da maximizao dos lucros e na minimizao dos custos, passaram a experimentar o surgimento de novos papis a serem desempenhados, como resultado das alteraes nos ambientes em que se propem a operar. Face s exigncias deste novo ambiente, as organizaes passaram a ter como objetivo a sustentabilbidade do negcio atravs da excelncia organizacional, que tem sido a ferramenta utilizada para garantir a eficaz gesto deste processo na busca da aquisio de vantagem competitiva sobre os concorrentes. Especificamente para as organizaes que atuam em reas que envolvem altos riscos tecnolgicos, como as empresas do segmento petrleo e gs, a reputao um ativo corporativo crtico a ser preservado a todo custo. Segundo NELSON, SINGH et ZALLINGER (2001, p.7), essa reputao construda a partir de bens intangveis como confiana, credibilidade, qualidade, coerncia, relacionamento e transparncia, e tangveis como investimento nas pessoas, diversidade e meio ambiente. Qualquer um destes ativos pode

Sistemas & Gesto, Vol. , no.

, maro de 2006, 3

afetar tanto positivamente quanto negativamente o desempenho da organizao. A reputao tambm importante para que a organizao consiga manter a sua licena para operar que de acordo com NELSON, SINGH et ZALLINGER (2001, p.7), representa mais do que o simples cumprimento das obrigaes legais, ela depende tambm da construo de um bom relacionamento com todas as partes interessadas. Neste contexto, o desempenho em SMS passou a representar um papel to fundamental quanto o desempenho financeiro. Primeiro porque as organizaes que hoje ocupam um lugar de destaque em seu segmento de negcios e as que buscam ocupar, j identificaram que o desempenho em SMS decisivo para a rentabilidade da empresa, pois: reduz o risco de acidentes e impactos ao homem e ao meio ambiente; promove a sade e a satisfao da fora de trabalho; melhora os resultados operacionais e cria novas oportunidades de crescimento. Segundo porque, o crescente nvel de conscientizao e organizao da sociedade, tem imputado a estas organizaes requisitos legais cada vez mais rigorosos. Como exemplo da importncia dos requisitos de SMS para o desempenho empresarial, aceita-se o que foi apresentado pela PETROBRAS, no IV Congresso Latino Americano e do Caribe de Gs e Eletricidade - 2004, como sendo, na viso da empresa, os principais desafios da indstria do petrleo e gs para o sculo XXI: Impactos sobre os recursos naturais; Impactos de acidentes associados aos riscos do negcio; Atuao em reas ecologicamente sensveis; Qualidade do ar nos grandes centros urbanos; Mudana climtica global; Qualidade de vida das comunidades do entorno e; Acesso a investimentos e financiamentos.

Dos desafios listados acima, identifica-se que os seis primeiros esto diretamente ligados ao SMS. No entanto, o ltimo possui tambm uma estreita ligao com essa rea visto que os organismos financiadores e os grandes investidores internacionais esto diversificando os seus portflios, buscando investir em empresas que apresentam boas prticas de sustentabilidade corporativa, que de acordo com o Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World) representa o compromisso visvel da organizao na conduo dos negcios com responsabilidade nos aspectos econmico, ambiental e social (triple botton line). Verifica-se, portanto, que o desempenho em SMS est diretamente relacionado com a sustentabilidade do negcio, representando para as organizaes uma rea com significativo impacto tambm nos resultados econmicos, pois possui a capacidade de atrair ou afastar investidores. 3.2 OS ACIDENTES INDUSTRIAIS MAIORES A literatura registra que nas ltimas dcadas, o segmento petrleo e gs tem sido responsvel por uma srie de acidentes industriais maiores, a exemplo de San Juan Ixhuapetec (Mxico-1984), Bophal (ndia-1984), Plataforma Piper-Alpha (Mar do Norte1988), Phillips 66 (Texas-1989), Exon-Valdez (Alasca-1989), Baa da Guanabara (Brasil2000), Plataforma P-36 (Brasil-2001). Segundo a Conveno 174 da Organizao Internacional do Trabalho (OIT), sobre a preveno de acidentes industriais maiores a expresso acidente maior designa:
todo evento subitneo, como emisso, incndio ou exploso de grande magnitude, no curso de uma atividade em instalao sujeita a riscos de acidentes maiores, envolvendo uma ou mais substncias perigosas e que implica grave perigo, imediato ou retardado, para os trabalhadores, a populao ou o meio ambiente. (OIT, 1993, ART.3)

Sistemas & Gesto, Vol. , no.

, maro de 2006, 4

A Conveno OIT 174 evidencia uma preocupao mundial no s com a ocorrncia dos acidentes industriais maiores, mas tambm com as suas conseqncias. MITCHELL (1996) chama ateno que os acidentes industriais maiores, considerados tambm como "man-made catastrophes ou catstrofes induzidas pelo homem, ocorrem com uma considervel freqncia no mundo, todos os anos. Em 1990, a Swiss Reinsurance Company registrou 191 ocorrncias. Estas incluam 126 acidentes com transporte, 35 grandes exploses e incndios, 8 desastres em minas, 6 colapsos de estruturas e 16 em miscelnea. Cerca de 25 destes desastres tiveram lugar exclusivamente em plantas industriais, sendo a maioria em plantas qumicas. Ainda segundo MITCHELL (1996), o que mais impressiona nos dados coletados pela empresa Sua a no excepcional e repetitiva natureza destes eventos. Dezenas de registros se referem a acidentes com avies e navios que foram atingidos por ms condies de tempo. H um grande nmero de registro sobre acidentes com nibus, carros ou trens que colidiram ou perderam o controle. Existem, ainda, mltiplos casos de exploses de gs em minas e incndio em fbricas. Apesar de poder representar um evento isolado em determinado pas em dado ano, este tipo de evento ocorre com relativa freqncia no mundo e, de forma geral, as suas causas e conseqncias so bem conhecidas por engenheiros e gerentes de segurana, podendo ser reduzidos, estes nmeros, pela simples adoo de medidas de proteo mais confiveis. Devido ao fato destes acidentes possurem, em sua maioria, causas razes conhecidas pelos especialistas em segurana, MITCHELL (1996) considera estes eventos como "routine disasters" (desastres rotineiros). Estes eventos tm dominado o ranking de prejuzos mundiais (vidas humanas, impacto ambiental, impacto financeiro e de imagem) e muito dos esforos globais tem sido na direo da reduo destes acidentes atravs da reduo dos riscos industriais, tendo a industria, de certa forma, conseguido alcanar esse objetivo. No entanto, necessrio ressaltar que para o conceito do fenmeno dos riscos industriais existem duas variveis bsicas que DUARTE (1996, apud ESTEVES, 2004, p. 176) explicita como sendo: a freqncia dos eventos e suas potenciais conseqncias. VINNEM (1999, apud ESTEVES, 2004, p. 177), reporta que risco um termo que combina a chance de que um evento perigoso possa ocorrer e a severidade das conseqncias advindas deste evento, ou seja: R = f(p, C) Onde: R = Risco dos acidentes; p = Probabilidade dos acidentes; C = Conseqncia dos acidentes VINNEM (1999, apud ESTEVES, 2004, p. 177) cita tambm uma outra definio para risco que inclui uma terceira varivel, a averso (grifo nosso), a, ao risco, expressando o nvel estimado do risco como uma funo da probabilidade de ocorrer um acidente, a severidade de suas conseqncias e a averso associada quelas conseqncias, tal que: R = f(p, C, a) (2) (1)

A expresso (2) refora o conceito de averso da sociedade ao risco, apresentado por MITCHELL (1996). Em outras palavras, a sociedade tolerante a eventos de alta probabilidade (comuns) e que normalmente esto associados a baixas conseqncias como os acidentes de trnsito, mas explicitamente menos tolerante aos eventos de baixa probabilidade (raros) que trazem com si conseqncias catastrficas, como uma exploso em uma instalao industrial. Em resumo, a averso da sociedade maior para os eventos raros/catastrficos e menor para os comuns/com baixo nvel de conseqncia. Neste contexto as industrias de alto risco tecnolgico, e em especial as de petrleo e gs, possuem processos produtivos que apresentam inmeros riscos categorizados como raros, mas que podem gerar conseqncias catastrficas apresentando, portanto, alta taxa de

Sistemas & Gesto, Vol. , no.

, maro de 2006, 5

averso pela sociedade. Isto torna ainda mais imperativo a necessidade destas indstrias de empregar esforos contnuos no gerenciamento dos seus processos de forma a reduzir, ao mximo, a ocorrncia destes eventos indesejveis, denominados como acidentes industriais maiores. 3.3 DESEMPENHO EM SMS Historicamente o segmento petrleo e gs um dos que mais tem investido na busca da melhoria no desempenho em SMS. De acordo com a MILL (1992), nas dcadas de 70 e 80, a industria conseguiu um considervel sucesso na reduo do nmero de acidentes, devido macia aplicao de medidas de melhorias tcnicas nos processos produtivos e adoo de medidas de segurana mais efetivas. No entanto, no incio dos anos 90 j era possvel identificar que o declnio no nmero de acidentes ocorridos nas duas dcadas anteriores no se manteria com a mesma intensidade, pois os resultados apresentavam uma tendncia a estagnao em valores que, melhores que os do incio da dcada de 70, eram inferiores aos esperados pela indstria e pela sociedade. A Figura 1 representa a avaliao de MILL (1992) para a performance dos acidentes nas dcadas de 70 e 80.

Nmero de acidentes

Medidas Tcnicas

Programas de Segurana

Dcada 70

Dcada 80

Dcada 90

Tempo

Figura 1 - Evoluo do nmero de acidentes nas dcadas de 70 e 80. Fonte: Mill (1992). Adaptao: Theobald (2005)

Um novo salto foi conseguido na dcada de 90, pela implementao de Sistemas de Gesto de SMS, com base nas normas ISO-14000 (1996), BS-8800 (1996) e OHSAS-18001 (1999). No entanto, uma anlise dos indicadores de segurana das principais empresas deste segmento na ltima dcada, mostrados na Figura 2, aponta para o fato de que novamente atingiram a um patamar que vem se mantendo relativamente constante, apesar de todos os esforos empreendidos pelas empresas.

Sistemas & Gesto, Vol. , no.

, maro de 2006, 6

1,40

1,20

1,00 BP Amoco API 0,80 TEXACO Exxon 0,60 Shell Aramco Conoco 0,40

0,20

0,00 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999

Figura 3 - Evoluo da TFCA. Fonte: Valrio (2004). Adaptao: Theobald (2005)

Partindo dessa realidade e aliado ao fato de que os registros disponveis na literatura, (PERROW, 1999; MILL, 1992; REASON, 1994; AICHE, 1994; KLETZ 1993, 2001; LLORY, 2001, LORENZO, 2002; API, 2001) e decorrentes das investigaes dos acidentes, realizadas por organismos independentes (AICHE, 1994; API, 2001; OGP, 2002; HSE, 2002A, 2003; ABS, 2004), apontam invariavelmente para a falha humana como sendo uma das principais causas dos acidentes nas industrias que operam em atividades que envolvem alto risco tecnolgicos, a OGP (2002) lanou a seguinte questo: Como podemos alcanar melhorias no desempenho em SMS ?. Em resposta a esta questo a prpria OGP (2002, p.2) sugere que:
progressos se seguiro atravs de uma melhor e mais explicita considerao da forma como as pessoas interagem com todos os aspectos do ambiente de trabalho; em outras palavras, atravs da incorporao dos fatores humanos

e alerta sobre a necessidade de preveno e reduo das falhas humanas, ponderando que: devemos considerar como os indivduos interagem com os outros indivduos, com as instalaes e equipamentos e com o sistema de gesto (OGP, 2002, p.2). Sugere, ainda, que um novo saldo de qualidade no desempenho em SMS se dar atravs da incorporao dos fatores humanos aos processos (Figura 3). O que se prope que esta incorporao se d atravs dos Sistemas de Gesto de SMS, como forma obter resultados consistentes no desempenho, contribuindo para o alcance da excelncia.

Sistemas & Gesto, Vol. , no.

, maro de 2006, 7

Melhoria em Engenharia e Normatizao

Taxa de acidentes

Melhorias em Sistemas de Gesto de SMS

Incorporao dos Fatores Humanos

Dcadas 70/80

Dcada 90

Sculo XXI

Tempo

Figura 3 Proposta para o Sculo XXI Fonte: OGP (2002). Adaptao: Theobald (2005)

4. OS FATORES HUMANOS

O termo fator humano tem sido objeto de um vasto nmero de diferentes interpretaes e definies, possuindo, inclusive, correlaes com os termos engenharia de fatores humanos e ergonomia. Na tentativa de estabelecer uma definio padronizada para o termo, LICHT, POLZELLA et BOFF (1990) realizaram uma pesquisa que analisou 73 diferentes referncias bibliogrficas e identificou a existncia de uma histria de debate sobre a compatibilidade destes trs termos. Alguns autores consideram a possibilidade de utilizao dos mesmos de forma intercambivel, enquanto outros apresentam certas diferenas entre os termos, muitas delas consideradas como sutis. O estudo identificou que a terminologia utilizada para descrever o termo fator humano muito variada (p.5) e no pde ser conclusivo, na busca de uma definio que pudesse ser padronizada, mantendo acesa a discusso, entre os especialistas das vrias disciplinas, em relao utilizao dos termos fator humano, engenharia de fator humano e ergonomia como forma de refletir a interao do homem com o ambiente de trabalho. Este trabalho adota a proposta do Health and Safety Executive (HSE), onde,
o termo fator humano utilizado para cobrir um largo conjunto de questes. Estas incluem as capacidades fsicas e mentais, e perceptivas das pessoas e as interaes dos indivduos com o seu trabalho e meio ambiente onde este trabalho desenvolvido, a influncia do projeto dos sistemas e equipamentos sobre o desempenho humano, e sobretudo, as caractersticas organizacionais os quais influenciam a segurana relacionada ao comportamento no trabalho. (HSE, 1991, p. 2)

Com base neste conceito, o HSE utiliza a seguinte definio:


fatores humanos se referem aos fatores ambientais, organizacionais e do trabalho, e as caractersticas individuais e humanas as quais influenciam no comportamento no trabalho de forma a poder afetar a segurana e a sade. (HSE, 2002, p. 2)

Sistemas & Gesto, Vol. , no.

, maro de 2006, 8

A Figura 4 apresenta uma representao esquemtica dos fatores humanos no contexto da segurana e sade ocupacional.

Trabalho
Presses no Trabalho Instrues de Trabalho Controles e Mostradores O que as Meio Ambiente do pessoas Trabalho esto sendo Tarefas

Indivduos
Capacidades (fsica e mental) Personalidade Sade (fsica e mental) Competncia Percepo ao Risco Conhecimento

solicitadas a fazer e onde ?

Organizao
Estruturas Organizacionais Recursos Humanos e Materiais Papel e Responsabilidade Sistema de Gesto Conflitos e Comunicao Liderana Cultura de SMS

Quem so essas pessoas ?

Onde as pessoas esto trabalhando ?

Ambiente Regulatrio

Figura 4 - Representao esquemtica dos fatores humanos no contexto do HSE Fonte: HSE (2002). Adaptao: Theobald (2005)

De acordo com o HSE (2002), considerar os fatores humanos significa avaliar trs aspectos principais: o trabalho, os indivduos e a organizao, e como estes aspectos impactam a sade e a segurana das pessoas. Tudo isso dentro de um ambiente regulatrio que a segurana e sade ocupacional deve atender. Estas trs reas de influncia no so mutuamente excludentes, elas normalmente operam atravs de uma forma interativa complexa. Contudo, para o HSE (2002), possvel realizar uma anlise separada de cada uma destas reas com o objetivo de desenvolver uma sistemtica que permita a adoo de adequadas medidas de controle, considerando que: ambiente regulatrio: representado por todos os organismos, nas esferas internacional, nacional, estadual e municipal que possuem poder de influncia sobre a atividade; O trabalho: este aspecto se relaciona ao que os indivduos so solicitados a executar, onde executam e de que forma; as tarefas e suas caractersticas e possui 5 elementos: tarefas, instrues de trabalho, presses no trabalho, controles e mostradores e meio ambiente do trabalho; Os indivduos: este aspecto se relaciona a quem est executando as tarefas; os indivduos e suas competncias e possui 8 elementos: competncia, capacidades, personalidade, atitudes, percepo ao risco, sade, habilidades e conhecimento, indivduos de forma global; A organizao: este aspecto se relaciona a onde as pessoas trabalham; a organizao e seus atributos e inclui 11 elementos: fora de trabalho, padres de trabalho, conflitos, liderana, estruturas organizacionais, papeis e responsabilidades, cultura de segurana, recursos, sistema de gesto de SMS, comunicao, aprendizado.

Sistemas & Gesto, Vol. , no.

, maro de 2006, 9

De uma forma geral, os aspectos que compreendem os fatores humanos podem ser agrupados no que o HSE (2002a) definiu como domnios. Existem seis domnios para a integrao dos fatores humanos aos processos. Estes domnios esto apresentados no Quadro 1, juntamente com alguns exemplos de tpicos que devem ser considerados quando da avaliao. A natureza das questes relacionadas a cada um dos domnios pode variar de acordo com a dimenso da organizao, o tipo de processo e cultura organizacional predominante, dentre outros fatores.
Quadro 1 - Os domnios da integrao dos fatores humanos Fonte: HSE (2002a). Adaptao: THEOBALD (2005)
DOMNIO QUESTES SOBRE OS FATORES HUMANOS Quantas pessoas so necessrias para operar e manter adequadamente o sistema ? Quais so as atitudes, experincias, e outras caractersticas humanas necessrias para operar e manter adequadamente o sistema ? Como desenvolver e manter os requisitos de conhecimento, habilidades e capacidades para operar e manter adequadamente o sistema ? EXEMPLOS DE TPICOS A CONSIDERAR Nveis hierrquicos; Carga de trabalho; Organizao das equipes; Especificaes do trabalho Seleo, recrutamento e carreira; Desenvolvimento pessoal; Qualificaes e experincias necessrias; Caractersticas gerais (altura, fora, idade, etc). Necessidade de novas habilidades; Documentao; Cursos de formao e aperfeioamento; Necessidades especiais de treinamento; Treinamento individual e de equipe; Manuteno de habilidades (cursos de atualizao) Projeto de equipamentos; Projeto do local de trabalho; Layout do ambiente de trabalho; Acessibilidade para operao e manuteno do sistema; Projeto de interface para usurio Meio ambiente de trabalho (temperatura, umidade, rudo, iluminao, etc.) Exposio a: Substancias txicas; Temperaturas extremas; Rudo excessivo; Radiaes ionizantes; Radiaes eletro-magnticas; Riscos ticos

FORA DE TRABALHO

PESSOAS

TREINAMENTO

ENGENHARIA DE FATORES HUMANOS

Como integrar as caractersticas humanas no projeto dos sistemas, para otimizar o desempenho na interao homem/mquina/sistema?

RISCOS SADE

Quais so os riscos sade, de curto e longo prazo, resultantes da operao normal do sistema?

SISTEMAS DE SEGURANA

Como evitar riscos a segurana das pessoas, que possam ser causados pela operao ou manuteno do sistema em condies anormais?

Fontes de erro/falha humana; Riscos ambientais ou externos

5. OS FATORES HUMANOS E O SISTEMA DE GESTO DE SMS DA OGP

Especificamente para o segmento petrleo e gs, a OGP (1994) publicou o documento Guidelines for the development and application of health, safety and environmental management systems, que tem como objetivo fomentar o

Sistemas & Gesto, Vol. , no.

, maro de 2006, 10

desenvolvimento de um Sistema de Gesto Integrada de SMS no mbito deste segmento. O modelo proposto pela OGP e mostrado na Figura 5, baseia no processo de melhoria contnua, e possui 7 elementos: 1. Liderana e Comprometimento; 2. Poltica e Objetivos Estratgicos; 3. Organizao, Recursos e Documentao; 4. Avaliao e Gesto de Riscos; 5. Planejamento; 6. Implementao e Monitoramento; 7. Auditoria e Anlise Crtica.

Figura 5 - O modelo OGP para sistema de gesto integrado de SMS Fonte: OGP (1994)

Para que se realize a integrao dos fatores humanos aos sistemas de gesto de SMS, necessrio que se estabelea a forma de incorporao desses fatores a cada um dos elementos que compem o modelo do sistema de gesto da OGP. O Quadro 2 apresenta a forma como entendido, neste trabalho, essa incorporao.
Quadro 2 Incorporao dos fatores humanos aos elementos da OGP Fonte: THEOBALD (2005)
ELEMENTOS DO SISTEMA DE GESTO OGP FORMA DE INCORPORAO DOS FATORES HUMANOS O fator de sucesso mais importante para a integrao dos FH ao SGSMS o comprometimento e a liderana da alta administrao da organizao. Isto se d atravs da declarao, pela alta administrao de que esta integrao um objetivo da organizao e que fornecer todos os recursos necessrios ao sucesso da integrao. Alm disso, a alta direo da organizao deve determinar os papis, responsabilidades e indicadores de forma que a integrao FH x SGSMS possa ser implementada

Liderana e Comprometimento

Sistemas & Gesto, Vol. , no.

, maro de 2006, 11

ELEMENTOS DO SISTEMA DE GESTO OGP Poltica e Objetivos Estratgicos Organizao, Recursos e Documentao Avaliao e Gesto de Riscos

FORMA DE INCORPORAO DOS FATORES HUMANOS

Atravs da insero dos objetivos, princpios dos FH na poltica e outros documentos de nvel corporativo relativos ao SGSMS Atravs da integrao dos princpios dos FH a estrutura organizacional existente para o SGSMS, garantindo a adequada alocao dos recursos para a implementao das aes relacionadas aos FH Atravs da utilizao de tcnicas e ferramentas para a avaliao e medio dos FH nos processos. Isto necessrio para identificar, controlar e reduzir o potencial de falhas humanas nos processos e para a eliminao ou mitigao de suas conseqncias Atravs do planejamento sistemtico da identificao e avaliao das falhas humanas e seus riscos associados Atravs da implementao de atividades relacionadas aos FH e ao monitoramento das funes relacionadas aos FH durante a aplicao e gerenciamento dos processos de forma a garantir que o esforos empreendidos estejam obtendo sucesso na reduo dos riscos associados Atravs da utilizao do processo de auditoria e plano de melhorias existente para o SGSMS ampliando o escopo para a garantia da melhoria contnua do tratamento das questes ligadas aos FH atravs do SGSMS

Planejamento

Implementao e Monitoramento

Auditoria e Anlise Crtica

As empresas do segmento tm buscado a incorporao dos programas de gerenciamento de processo pelos Sistemas de Gesto de SMS, como forma de otimizar recursos e aumentar a eficcia dos dois sistemas e por considerar que ambos devem se encontrar sob o mesmo patrocnio gerencial. Diante disso, possvel sugerir que a forma mais adequada de abordagem dos fatores humanos seja atravs da sua incorporao aos Sistemas de Gesto de SMS, o que converge para a proposta da OGP (2002).

6. PROPOSTA DA ESTRUTURA CONCEITUAL Neste trabalho, utiliza-se a idia de estrutura conceitual apresentada por VATTER (1964, p. 6), onde:
Toda Cincia, metodologia ou outro campo de conhecimento orientado por alguma estrutura conceitual disposio de idias reunidas para formar um todo consistente ou um arcabouo de referncia para qual est relacionado o contedo operacional daquele campo de conhecimento.

A partir da definio de Vatter, a proposta de estrutura conceitual, tema central deste trabalho, rene as idias coletadas na literatura, para formar um arcabouo de referncia que possa permitir a integrao dos fatores humanos ao Sistema de Gesto de SMS da OGP. Esta estrutura conceitual est estabelecida a partir do roteiro bsico apresentado na representao esquemtica da Figura 6.

Sistemas & Gesto, Vol. , no.

, maro de 2006, 12

2
Anlise dos Aspectos dos Fatores Humanos, relacionados ao Elemento do Sistema de Gesto de SMS

3
Anlise do Elemento do Sistema de Gesto, quanto aos Domnios dos Fatores Humanos

6
Referncias Bibliogrficas sobre Fatores Humanos, relacionadas ao elemento do Sistema de Gesto de SMS

4
Identificao da forma de incorporao dos Fatores Humanos ao Elemento do Sistema de Gesto

Identificao das Atividades e Ferramentas dos Fatores Humanos, relacionadas ao Elemento do Sistema de Gesto de SMS

Figura 6 - Estrutura conceitual para integrao dos Fatores Humanos ao Sistema de Gesto de SMS Fonte: THEOBALD (2005)

Na figura possvel identificar que a integrao dos Fatores Humanos ao Sistema de Gesto de SMS da OGP realizada a partir de seis passos bsicos:

PASSO 1: Seleo do elemento do sistema de gesto de SMS; PASSO 2: Anlise do elemento selecionado, quanto aos aspectos dos fatores humanos (ambiente regulatrio, trabalho, indivduos e organizao), visando identificar os elementos aplicveis ao elemento do selecionado e que devero ser trabalhados para garantir a integrao; PASSO 3: Anlise do elemento visando o agrupamentos destes elementos e um ou mais domnios que representam as seis dimenses dos fatores humanos, que permitir posteriormente definir as disciplinas a serem chamadas a contribuir no desenvolvimento do plano de implementao da integrao; PASSO 4: Identificao da forma como a incorporao dos fatores humanos ao sistema de gesto ser evidenciada: PASSO 5: Identificao das atividades a serem desenvolvidas para a realizao da integrao, bem como as ferramentas dos fatores humanos, disponveis para tal; PASSO 6: Identificao de referncias bibliogrficas complementares sobre fatores humanos, relacionadas ao elemento selecionado, que podem auxiliar na implementao da integrao.

7. CONCLUSO A busca da excelncia em SMS tornou-se parte irrevogvel da estratgia empresarial que busca a sustentabilidade do negcio. Neste aspecto, os fatores humanos compem

Sistemas & Gesto, Vol. , no.

, maro de 2006, 13

uma parte indissocivel deste processo pois, em maior ou menor grau estar sempre presente e ter contribuio decisiva para o sucesso ou o fracasso desta estratgia. Verifica-se que as organizaes tm buscado o aprimoramento na gesto de processos e na gesto de pessoas, mas considerando a impossibilidade de dissociao entre ambos, as organizaes deveriam estar buscando o aprimoramento da gesto de processos com pessoas e no de processos e pessoas. Os sistemas de gesto e os fatores humanos no so concorrentes, mas sim complementares pois, qualquer sistema produtivo, por mais simples ou complexo, manual ou automatizado, ser sempre em maior ou menor grau, projetado, operado e mantido por seres humanos e, independente do seu grau de complexidade e automao, estar sempre inserido em um sistema organizacional maior gerenciado por seres humanos. Por isso, um sistema de gesto ser tanto mais eficaz, quanto mais objetivamente considerar a importncia das pessoas. O entendimento de que a incorporao dos fatores humanos aos processos a forma pela qual ser possvel atingir um novo salto de qualidade no desempenho em SMS neste incio de sculo, representa uma clara demonstrao de que novamente a industria coloca-se em uma posio de vanguarda. Por isso, a estrutura conceitual apresentada neste trabalho, preenche uma lacuna nas discusses ora desenvolvidas sobre o tema. A sua incorporao aos Sistemas de Gesto de SMS, fortalece a implementao por faz-la sobre uma base slida e estruturada, capaz de permitir ao mesmo tempo, minimizao dos esforos e a maximizao dos resultados.

REFERNCIAS AMERICAN INSTITUTE OF CHEMICAL ENGINEERS. Center for Chemical Process Safety. Guidelines for preventing human error in process safety. New York: AIChE. 1994. AMERICAN BUREAU OF SHIPPING. Safety Assessment and Human Factors Department. ABS review and analysis of accident databases: 1991 2002 Data, ABS, 2004. Disponvel em: http://www.eagle.org/news/TECH/Marine/SAHF2003.pdf Acesso em 20 mar. 2005. AMERICAN PETROLEUM INSTITUTE. API Publication 770: A managers guide to reducing human errors: improving human performance in the process industries. Washington D.C. 2001. DONAIRE, D. Gesto ambiental nas empresas. 2.ed. So Paulo: Atlas. 1999 ESTEVES, A.S. Gerenciamento de riscos de processo em plantas de petroqumicos bsicos uma proposta de metodologia estruturada. 2004. 403f. Dissertao (Mestrado em Sistema de Gesto) Departamento de Engenharia de Produo, Universidade Federal Fluminense, Niteri. 2004. HEALTH & SAFETY EXECUTIVE. Human factors in industrial safety: an examination of the roles of organizations, jobs and individuals in industrial safety and practical guide to control. 3.ed. Sheffield, HMSO Publications Center, 1991. ______. Catalogue of OSD and HID Offshore Research by Key Human Factor Elements 2002 Revision. 2002. Disponvel em: http://www.hse.gov.uk/research/misc/catalnov02.pdf.Acesso em 30 set. 2004. ______. Human factors integration: implementation in the onshore and offshore industries. Research Report 001. 2002a. Disponvel em:http://www.hse.gov.uk/research/rrpdf/rr001.pdf Acesso em 28 set. 2004. ______. Research Report 081: development of human factors and associated standards for major hazard industries. 2003. Disponvel em: http://www.hse.gov.uk/research/rrpdf/rr081.pdf Acesso em 28 set. 2004.

Sistemas & Gesto, Vol. , no.

, maro de 2006, 14

INTERNATIONAL ASSOCIATION OF OIL & GAS PRODUCERS (2002). Human factors: a means of improving HSE performance. Disponvel em: < http://info.ogp.org.uk/hf/> Acesso em 21 mar. 2004. ______. Guidelines for the development and application of health, safety and environmental management systems.(1994). Disponvel em: <http://www.ogp.org.uk/pubs/210.pdf> Acesso em 08 fev. 2004. KLETZ, T. A. O que houve de errado?: casos de desastres em indstrias qumicas, petroqumicas e refinarias. 3.ed. So Paulo: Pearson Makron Books, 1993. ______. An engineers view of human error. 3.ed. Glasgow: AChE, 2001. KLICKSBERG, B. A gerncia no final do sculo XX. Revista de Administrao Pblica, vol. 27, n. 2, p. 183-201. 1993. LICHT, D.M.; POLZELLA, D.J.; BOFF, K.R. Human factors, ergonomics, and human factors engennering: an analysis of definition. 1990. Disponvel em: http://iac.dtic.mil/hsiac/docs/Human_Factors_Definitions.pdf Acesso em 13 out. 2004. LLORY, M. Acidentes industriais: o custo do silncio. 2.ed. Rio de Janeiro: Multi Ao Editorial, 2001. LORENZO, D.K. A managers guide to reducing human errors: improving human performance in the chemical industries. 2.ed. Washington D.C.: Chemical Manufactures Association, Inc. 2002. MILL, R.C. Human factors in process operations. Rugby: Institution of Chemical Engineers. 1992. MITCHELL, J.K. The long road to recovery: community responses to industrial disaster. New York: United Nations University Press, 1996. NELSON, J.; SINGH, A. ZALLINGER, P. The Power to change: mobilising board leadership to deliver sustainable values to market and society. London: International Business Leaders Forum. 2001. ORGANIZAO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Conveno No 174: conveno sobre a preveno de acidentes industriais maiores. 1993. Disponvel em:http://www.ilo.org/public/portugue/region/ampro/brasilia/download/conv_174.pdf Acesso em 12 nov. 2004. PERROW, C. Normal accidents: living with high-risk technologies. 2.ed. Princeton: Princeton University Press, 1999. REASON, J. Human error. 3. ed. New York: Cambridge University Press. 1994 THEOBALD, R. Excelncia em segurana, meio ambiente e sade (SMS): uma proposta com foco nos fatores humanos. Dissertao. Mestrado em Sistemas de Gesto Departamento de Engenharia de Produo, Universidade Federal Fluminense, Niteri. 2005. VALRIO C.G.P. Material didtico da disciplina de Gesto Comportamental. Mestrado em Sistemas de Gesto. Universidade Federal Fluminense, Niteri. 2004. VATTER, W.J. Fund terminology: assets and equities. In: Horngren C.T. et al. An income approach to accounting theory: readings and questions. New Jersey. Prentice-Hall, Inc. 1964.

You might also like