You are on page 1of 3

ESTUDO DE CASO

Soluo de Eficincia Energtica em Torres de Resfriamento


DADOS DA EMPRESA Nome: WEG Ramo de atividade: Metal Mecnico Localizao: Blumenau-SC DESCRIO Os elevados custos de energia enfrentados pela indstria no pas, assim como a necessidade constante de atualizao e melhoria dos equipamentos para se obter ganhos em produtividade, exigem que as empresas faam anlises rotineiras de seu parque. Neste contexto, analisando a caracterstica de operao das torres de resfriamento das estufas instaladas na unidade de Transformadores em Blumenau-SC, a WEG visualizou um potencial de economia, pois a operao varivel e uma adequao da instalao respeitando estas variaes era necessria. Para tanto foi preciso estudar as interaes das torres de resfriamento com o processo e tambm o efeito das variaes operacionais que seriam impostas torre, ponto no qual se procurou o apoio do fabricante da torre analisada, a Annemos.

SOLUO Variar a velocidade dos ventiladores das torres de acordo com a exigncia de resfriamento das estufas no processo, variveis em termos de produo e turnos de trabalho, considerando ainda a temperatura ambiente. Aplicao de um motor de rendimento superior Motor W22 Premium acionado por um Inversor de freqncia interligado ao controlador de temperatura. Abaixo segue a ilustrao da soluo.

Fig. 01 Ilustrao da soluo.

WMO - Fev/2012

ESTUDO DE CASO
Com a variao da temperatura ambiente e/ou variao no processo, a necessidade de resfriamento da torre se altera. Esta informao reconhecida pelo controlador de temperatura e enviada ao inversor que comanda a velocidade do motor do ventilador da torre, proporcionando esta substancial economia de energia. APLICAO DA SOLUO Monitorado o consumo de energia eltrica do motor Standard do ventilador da torre, operando sem nenhum controle de velocidade. Aps foi realizado a aplicao da soluo de eficincia energtica (Substituio do motor Standard pelo motor W22 Premium + Inversor de Frequncia CFW 09), realizando assim um comparativo real de consumo entre os motores. A soluo de eficincia energtica foi aplicada, mantendo a igualdade do processo, tempo de operao, potncia dos motores, especificao dos ventiladores, enfim, todas as caractersticas em geral. Ventilador com a soluo Especificao Tcnica Ventilador sem a soluo Motor W22 Premium com Inversor CFW 09 + Controlador de Temperatura
3 1145 Inversor de Frequncia - CFW 09 380 Direto

Potncia do Motor (cv) Rotao (RPM) Acionamento Tenso (V) Acoplamento

3 1145 Estrela/Tringulo 380 Direto

Tab. 01 Especificao tcnica MEDIES Realizada as medies com o analisador de energia RE6000 - Embrasul, para comparao do consumo de energia eltrica entre os motores (Standard e W22 Premium com Inversor de Frequncia CFW 09), conforme demonstrado nos grficos abaixo.

WMO - Fev/2012

ESTUDO DE CASO

Graf. 01 Medio do consumo de energia eltrica

CONCLUSO No monitoramento realizado por um perodo aproximado de um ano, foi possvel analisar o consumo eltrico em diversas condies climticas. Desta forma, comprovamos nas medies que a aplicao da soluo proporcionou uma reduo de 88% no consumo de energia eltrica, obtendo assim, um retorno em 04 Meses do investimento aplicado. Alm de ganhos como: Reduo da demanda de energia; Controle preciso de temperatura e do processo; Automatizao do sistema. Os resultados obtidos foram base para o algoritmo de um software dedicado, desenvolvido pela engenharia da Annemos com apoio tcnico da WEG, que considera os valores de rendimento dos motores e inversores, suas potncias, perdas e curvas climatolgicas de variao de TBU (Temperatura de Bulbo mido) de mais de 100 cidades no Brasil.

WMO - Fev/2012

You might also like