You are on page 1of 3

Anexo 3 aula: Validade e Verdade Antes de nos debruarmos sobre a questo da validade, importante termos em mente que a verdade

e uma propriedade das proposies, ao passo que a validade uma propriedade dos argumentos. incorreto falar em proposies vlidas. As proposies no so vlidas nem invlidas. As proposies s podem ser verdadeiras ou falsas. Tambm no correto dizer que os argumentos so verdadeiros ou que so falsos. Os argumentos no so verdadeiros nem falsos. Os argumentos dizem-se vlidos ou invlidos. Feitas estas consideraes, podemos dizer que um argumento dedutivo vlido quando as premissas e a concluso esto de tal maneira relacionadas que impossvel o caso de as premissas serem verdadeiras e a concluso falsa. Repare que, para um argumento ser vlido, no basta que as premissas e a concluso sejam verdadeiras. preciso que seja impossvel que as premissas sejam verdadeiras e a concluso falsa. Considere o seguinte argumento: Todo homem mortal. Scrates mortal. Logo, Scrates homem. Este argumento tem premissas verdadeiras e concluso verdadeira e, contudo, no vlido. No vlido, porque no impossvel que as premissas sejam verdadeiras e a concluso falsa. Podemos perfeitamente imaginar uma circunstncia em que Scrates fosse mortal (por exemplo, Scrates o nome do cachorrinho de minha irm), e, neste caso, a concluso j seria falsa, apesar de as premissas serem verdadeiras. Portanto, o argumento invlido. Considere, agora, o seguinte argumento: Joo e Jos so alunos do 3 ano. Logo, o Joo aluno do 3 ano. Este argumento vlido, pois impossvel que a premissa seja verdadeira e a concluso falsa. Ao contrrio do argumento anterior, neste no podemos imaginar nenhuma circunstncia em que a premissa seja verdadeira e a concluso falsa. Imagine que Joo no seja aluno do 3 ano. Isto significa que a concluso falsa, mas a premissa tambm falsa. Repare, agora, no seguinte argumento: Todos os nmeros primos so pares. Nove um nmero primo. Logo, nove um nmero par. Este argumento vlido, apesar de suas premissas e concluso serem falsas. Todavia, este caso no impede a aplicao da noo de validade dedutiva anteriormente apresentada. Se as premissas deste argumento fossem verdadeiras seria impossvel que a sua concluso fosse falsa. Como se pde perceber, a validade de um argumento dedutivo depende da conexo lgica entre as premissas e a concluso do argumento e no do valor de verdade das proposies que constituem o argumento. Num argumento dedutivo vlido, a concluso deriva necessariamente de suas premissas, situao que no acontece num argumento dedutivo invlido. por este motivo que a concluso deve ser verdadeira quando as premissas so verdadeiras. Todavia, importante salientar que no basta que as premissas e a concluso sejam verdadeiras.

A partir disso, repare que podemos ter: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Argumentos vlidos, com premissas verdadeiras e concluso verdadeira; Argumentos vlidos, com premissas falsas e concluso falsa; Argumentos vlidos, com premissas falsas e concluso verdadeira; Argumentos invlidos, com premissas verdadeiras e concluso verdadeira; Argumentos invlidos, com premissas verdadeiras e concluso falsa; Argumentos invlidos, com premissas falsas e concluso falsa; e Argumentos invlidos, com premissas falsas e concluso verdadeira.

Mas no podemos ter: 8. Argumentos vlidos, com premissas verdadeiras e concluso falsa. Neste sentido, podemos determinar a validade de um argumento dedutivo a partir da seguinte regra: mesmo que as premissas do argumento no sejam verdadeiras, imagina que so verdadeiras. possvel alguma circunstncia em que as premissas sejam verdadeiras e a concluso falsa? Se sim, ento o argumento no vlido. Se no, ento o argumento vlido. Diante de tais constataes, vemos que h lugar para uma cincia que estuda apenas a validade ou invalidade dos argumentos, sem se preocupar com a verdade ou falsidade das sentenas envolvidas. Tal cincia a Lgica, que pode ser definida como o estudo dos princpios que regem a inferncia (ou argumento) vlida (o) (Margutti, 2001, p. 27). Referncias Bibliogrficas: MARGUTTI PINTO, Paulo Roberto. Noo de Lgica. In: Introduo Lgica Simblica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001, p.15-43. PADRO, Antnio Anbal. Algumas noes de lgica. [online] Disponvel na internet via WWW. URL: http://criticanarede.com/log_nocoes.html. Arquivo capturado em 01 de dezembro de 2007. PRIEST, Graham. What Follows from What? In: Logic: A Very Short Introduction. Oxford: OXFORD University Press, 2006, p.1-7. SALMOM, Wesley C. O Objeto da Lgica. In: Lgica. Trad. Leonidas Hedenberg e Octanni Silveira da Mota. Rio de Janeiro: ZAHAR EDITORES, 1981, p. 13-34.

1) Verificar se as afirmaes que se seguem podem ser inferidas dos textos abaixo (independente se so verdadeiras ou falsas): Marque: A se a afirmativa pode ser inferida do texto; B se a afirmativa no pode ser inferida do texto. Texto 1: Vlter tinha o seguinte para nos contar: "Cara, eu adoro sorvete! E o jeito de que mais gosto no milkshake. Aposto que eu poderia tomar trs de uma s vez! Mas no qualquer milkshake. Eu no gosto de sabor de frutas. S de chocolate e de creme - ou coisas como essas. Um milkshake de chocolate, com calda de chocolate e um pouco de chantilly por cima - uma delcia! 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Valter s gosta de milkshake de chocolate e creme. Valter gosta de milkshake de morango. Nenhum milkshake contm mel. Alguns tipos de sorvete no so milkshake. Creme no sabor de fruta. Valter costuma tomar trs milkshakes em seguida. Valter no gosta de muitas coisas alm do sabor de frutas. Todos os milkshakes so feitos de leite, sorvete, calda e chantilly.

Texto 2: Um tero da populao mundial no tem acesso regular a medicamentos essenciais de qualidade. Em grupos carentes, muitas mortes so causadas por deficincia na compra de produtos farmacuticos, diz a OMS (Organizao Mundial da Sade) Fonte: "Folha de So Paulo" 30 de abril de 2000 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Muitas mortes so causadas por medicamentos de baixa qualidade, na populao carente. A populao carente no tem acesso a medicamentos de boa qualidade. A populao carente no pode comprar medicamentos de boa qualidade. Os bons medicamentos so acessveis a populao da classe rica. Um tero da populao mundial morrer por falta de medicamentos de boa qualidade. Os produtos farmacuticos so deficientes. Os medicamentos essenciais muitas vezes no so de qualidade. Segundo a OMS, muitas mortes so causadas por deficincia dos produtos farmacuticos.

* Folha de exerccio utilizada pelo professor Mrio Pazzini, com seus alunos na Escola da Serra em 2006.

You might also like