You are on page 1of 2

Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prvios deveriam levar em considerao?

Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha. A despeito de todas as diferenas, os Estados procuram sempre a organizao da sociedade e a busca da justia social. Ao analisarmos cada Estado devemos identificar qual a sua ideologia e qual seus objetivos polticos atravs das definies. Sabemos que o conceito de Estado muito complexo e admite vrias definies. consenso que trs so os elementos formadores do Estado: Populao, Territrio e Governo. Cada Estado organiza o seu governo, que so as decises polticas que mantm a ordem social dos indivduos do Estado. Nesse trabalho vamos apresentar algumas definies de Formas de Estado, Formas de Governo e Sistemas de Governo. A partir da poderemos elucidar algumas dvidas mais pertinentes organizao do Estado. Cada Estado adota certas ideias como princpios norteadores da vida comunitria. Na base da organizao estatal teremos sempre uma ideologia poltica, isto , um conjunto sistematizado de idias. Definimos Regime Poltico como o modo pelo qual cada Estado se organiza e se orienta de acordo com determinada ideologia. Como Formas de Estado temos basicamente dois tipos: Estado Democrtico e Estado Totalitrio. Estado Democrtico - Estado totalitrio: Estados unitrios e federados. FORMAS DE GOVERNO: O Estado pode exercer o poder de vrias maneiras. Da, a grande diversidade de formas governamentais. Alguns autores adotam a classificao de Aristteles ( monarquia, aristocracia e democracia) outros preferem a definio de Maquiavel ( monarquia e repblica). O sentido exato e o alcance de cada desses termos outro problema sobre o qual ainda no se teve acordo. Cremos que a questo prende-se a definio dos seguintes pontos: 1) Quem governa 2) Com que direito governa 3) De que modo governa MONARQUIA: a forma de governo, em que o cargo de chefe de Estado hereditrio e vitalcio. o caso de pases como Inglaterra e Espanha. A Monarquia uma forma muito antiga de governo tendo suas origens j no Egito Antigo e teve seu apogeu na Idade Mdia com o poder central dos reis Europeus. Aps a Revoluo Gloriosa na Inglaterra e a Revoluo Francesa teve modificaes significativas em sua estrutura, principalmente retirando poderes dos reis e reduzindo sua atuao como mandatrio. REPBLICA: a forma de governo em que o cargo de chefe de Estado eletivo e peridico. Repblica quer dizer res pblica ou coisa pblica. Com o declnio da monarquia e a ascenso dos interesses burgueses na Europa, os Estado comearam a eleger governantes, tornando a participao popular nas deciso governamentais mais ativas. Pases como Brasil, EUA, Frana e outros adotam a Repblica como forma de governo.

plebiscito nacional, como exigncia da Constituio de 1988, e o povo votou pela manuteno do presidencialismo como sistema de governo.

You might also like