You are on page 1of 11

BHAGAWAN SRI SATHYA SAI BABA Perguntas e Respostas Estas citaes foram tiradas do Dicionrio Sai de citaes (Sai

i Dictionary of Quotations) e agrupadas em forma de uma entrevista muito agradvel, um trabalho colaborativo de 36 devotos Sainet. Q: Swami, porque eu nasci?

Sai: Qual o objetivo de voc ter nascido? (1) O homem tem sido mandado para o mundo... para compreender a verdade que ele no homem, mas Deus. A onda dana com o vendo, se aquece ao sol, salta na chuva, imaginando que est brincando no peito do mar; ela no sabe que o prprio mar. At compreender essa verdade, ela ser lanada para cima e para baixo; quando compreender, poder se deitar calma e serena, em paz consigo mesma (2). Q: Como eu sou Deus, Swami? Eu sou um ser humano com um corpo humano.

Sai: Voc est nesse corpo, nesse receptculo para perceber o Deus que voc realmente . Este corpo o casulo no qual voc se gerou, por meio de seus impulsos e desejos. Use ele para criar asas de modo que voc possa escapar dele! (3) Q: Eu tenho que alcanar Deus?

Sai: Todas as criaturas tm que alcanar Deus. (4) Este o destino dos homens na jornada do homem para a divindade, como ele j vem na jornada a partir do animal. (5) Alguns podem ascender em um avio, outros podem viajar de carro ou abordo de um nibus, alguns preferem uma viagem de trem, outros podem gostar de uma caminhada solitria, mas todos vo alcanar o objetivo, mais cedo ou mais tarde. (6) Q: Mas, Swami, onde eu O encontrarei?

Sai: [O] Princpio Divino a essncia do homem. a fonte de fora o qual infalvel e irresistvel... O Divino est aqui diante de voc, atrs de voc, dentro de voc, fora de voc; a inteligncia atravs da qual voc pode reconhecer. (7) Q: Eu tenho certeza que encontraria Deus se eu morasse aqui em Prashanthi Nilayam, com voc. Sai: A comunidade na qual voc se encontra a arena onde voc pode obter a vitria, o ginsio onde voc desenvolve a habilidade de vencer. (8) Q: Mas por que eu devo permanecer em um mundo to infeliz, onde eu tambm sou infeliz?

Sai: Voc aprende com a experincia da luta do mundo. O mundo uma parte essencial do currculo do homem. (9) O mundo como um hotel onde temos ido para experimentar as conseqncias dos nossos atos passados. O corpo um quarto no hotel onde ns temos que se submeter as conseqncias crmicas.(10) Q: Quando estou em casa, muitas coisas me distraem. Eu freqentemente no penso em encontrar Deus. Sai: Sem tentar descobrir a Divindade que est na forma humana, as pessoas esto desperdiando as suas vidas. Se voc examinar as grandes escrituras do mundo, voc vai encontrar que todos eles enfatizam a suprema preciosidade de ser capaz de descobrir a natureza Divina, sem a qual no se pode alcanar a real felicidade. O homem busca os

prazeres mundanos e prosperidade, mas no procura a Divindade interior, que lhe dar a felicidade permanente. (11) Q: Mas, Swami, no um longo caminho?

Sai: Voc tem que percorrer um longo caminho. Mas no se desanime. (12) Eu vim para guiar [vocs]. (13) Eu estou ... pronto para ajud-lo desde a primeira lio at a ltima. (14)

Q:

Swami, a Idade de Ouro que Voc vem falando, quando ira comear?

Sai: J est se aproximando o dia em que a irmandade do homem e a paternidade de Deus iro brilhar com luminosidade e beleza. (1) Q: Como ser esse tempo?

Sai: Esse tempo ser a Idade de Ouro para os que buscam a Deus, para ganhar e aprender Viveka*. (2) [Nesse tempo] a falsidade ira cair, a verdade triunfar e a virtude reinar. Ento as pessoas iro experimentar o poder, no o conhecimento ou habilidade de inventar ou riqueza. A sabedoria ser inserida nos Conselhos das Naes. (3) *Viveka um termo snscrito que significa discernimento metafisico, isto , saber distinguir o real do ilusrio ou falso (NT). Q: Qual o sinal que Voc dar de que a Idade de Ouro est comeando?

Sai: A gloria de Sai se espalhar por toda a parte no mundo. Ela vai aumentar mil vezes. (5) Voc vai ver milhares se pressionando ao longo desta estrada, centenas em cada rocha sobre estas colinas. (6) Q: Como ficar lotado! Sai: [Esse] dia em que milhes iro se reunir para ajudar o Avatar est vindo rpido; Eu estou aconselhando voc a se unir e valorizar toda a Graa e toda a Felicidade que puder, enquanto voc pode, de modo que voc se sustente meditando na doura das memrias e na experincia. (7) Q: Se milhes vierem, onde iremos nos reunir? Sai: O tempo vir logo quando este enorme edifcio ou at mesmo aqueles mais amplos sero pequenos demais para a aglomerao formada por aqueles que so chamados a este lugar. O prprio cu ter que ser o teto do auditrio do futuro; Eu vou ter que abrir mo do carro e at do avio, quando eu me movimentar de lugar para outro, porque existiro multides; Eu vou ter que me mover pelo cu; sim, isso tambm acontecer, acredite em Mim. (8) Q: Atravessar o cu, Swami. O quanto emocionante que vai ser! De que outra forma o mundo saber que Voc o Senhor? Sai: Antigamente, quando o monte Govardhanagiri foi levantado e sustentado bem alto por um pequenino garoto, os Gopis e Gopalas perceberam que Krishna era o Senhor. Agora, no o Govardhanagiri, mas toda uma gama ser levantada. Voc vers! Tenha pacincia, tenha f. (9) Q: difcil para mim imaginar tal milagre!

Sai: No se deixe enganar. No meu propsito atacar os homens ignorantes pela exibio de fora milagrosa! Eu vim para conferir a bno da bem-aventurana e da felicidade como recompensa pelo esforo espiritual genuno e para conduzir a humanidade para a Liberdade, Luz e Amor. (10) Q: O quanto sortudo eu serei de estar vivo nesse dia. Sai: Sua boa sorte ... maior do que o disponvel para os eremitas, monges, sbios, santos e at mesmo personalidades [incorporando facetas da glria divina]! (11) O fato de voc estar vivo neste dia uma bno. (12) Q: Swami, por que voc esperou tanto tempo para declarar-se publicamente? Por que no declarar a Idade de Ouro agora? Sai: Antes disso, Eu tenho que trazer essas pessoas para perto de mim, aquelas, que em suas vidas anteriores, estiveram incessantemente e incansavelmente tentando obter acesso a mim atravs das suas rigorosas prticas espirituais (Sadhana). Um tempo vir em que o mundo vai saber sobre o Avatar atravs de declarao pblica. (13) Q: Quem ir anunciar Voc para o mundo, Swami? Sai: Devotos de prestgio mundial, capaz de falar de Sai, vai estar presente quando for a hora certa para eles. (14) Os Mahapurushas, os Mahatmas, os jnanis, [e] os Yogis ... estaro todos cooperando na tarefa de restabelecer a justia e limpar o caminho para o alcance mundial da paz (Shanthi). (15) Q: Como vai ser o mundo quando Voc terminar o Seu trabalho? Sai: O mundo ser pacfico. ... Tudo ser amor, amor, amor, amor em todos os lugares. (16) Q: Oh, Swami, o que eu posso fazer para estar pronto para a Idade de Ouro? Sai: Voc deve aderir firmemente verdade de suas convices. Esteja preparado para lidar com todos os desafios. ... Esteja pronto para enfrentar qualquer situao. ... Fortalea sua f em Deus. (17) Prepare-se para arcar com a tarefa que lhe foi atribudo para ser instrumento dedicado [a] a misso em que o Divino est chegando. (18)

Q: Swami, Voc deve estar com fome, e eu nunca vejo Voc comendo. Sai: Para Mim, a sua bem-aventurana (Ananda) o Meu Alimento. (1) Eu no preciso de outra comida alm [dessa]. Eu sou a personificao da bem-aventurana (Anandaswarupa). A Minha natureza bem-aventurana (Ananda). Q: Voc dorme ento, Senhor? Sai: Se eu precisasse descansar, Eu no teria encarnado. (3) Eu no durmo a noite; Eu relembro ... os eventos as minhas aparies passadas, e Eu riu para Mim mesmo com estas memrias passadas. (4) No meio da noite, [Eu] desligo a luz e [descanso] na cama, porque se a luz estiver acessa, os devotos ficam juntos. ... As pessoas pensam que Baba descansa a tarde at 4 p.m. Mas Ele nunca descansa. Ele nunca fica cansado. Ele est sempre trabalhando. (5) Q: Voc no deseja algumas vezes viajar para qualquer lugar, apenas distante de tudo isso?

Sai: Eu no tenho necessidade de ver lugares. Eu estou em todo lugar, sempre! (6) Eu no sou movido pelo desejo de uma mudana, ou de lazer, ou de viagem. (7) Q: Voc se preocupa que, com todas essas pessoas aqui, Voc no ser capaz de completar o Seu trabalho? Sai: A preocupao totalmente alheia a Mim. Eu no estou atento a quaisquer dificuldades, menosprezo ou presses causadas por outros. ... (8) Nada pode Me assaltar ou Me agitar ou lanar uma sombra sobre mim nesta Forma Humana .... Minha Vontade (Sankalpa) deve prevalecer; Minha tarefa deve ser cumprida. Minha misso ser bem sucedida. (9) Algumas vezes, Eu posso esperar at que Eu possa alcanar dez coisas de uma s vez .... Mas Minha Palavra nunca falhar. (10) Q: Voc est sempre no trabalho e ainda assim Voc parece to calmo. Sai: Eu no tenho um horrio a cumprir, nem qualquer lei pode Me prender. Eu sou o princpio de quem tudo se originou, em quem preservado e no qual ser destrudo. (11) Q: Como eu posso saber qual o Seu lado? Sai: Fique em Prasanthi Nilayam; ande Comigo e experimente a Minha companhia e conversao. Oua-Me e assista-Me e ento forme as suas concluses; entre e conhea a profundidade; coma e conhea o sabor. (12) A maneira pela qual o Avatar tem de ser utilizado para uma libertao ... : assistir a cada passo Seu, observar as Suas aes e atividades, seguir o princpio do guia na qual a sua vida uma elaborao. Perceba Seu Amor, Sua Compaixo, Sua Sabedoria, e tente traz-los para sua prpria vida. (13) Q: Eu devo no somente observar voc. Eu devo tambm ouvir cuidadosamente os Seus conselhos, no devo? Sai: Voc pode obter Bem-aventurana (Anandam) apenas seguindo o conselho que Eu te dou e, por isso que, Eu sou quem particularmente voc deve ouvir com ateno e levar a srio tudo o que Eu digo. (14) Confie na Minha Sabedoria: Eu no cometo erros. Ame Minha Incerteza! Pois no um erro. Minha Inteno e Vontade. Lembre-se, nada acontece sem a Minha Vontade. Seja ainda. No queira entender; no pea para entender. Renuncie a compreenso. Renuncie ao imperativo que exige compreenso. (15)

Q: Qual o objetivo da vida? Sai: Qual o objetivo da vida humana? Qual o objetivo que o homem deve realizar? s comer, beber, dormir, provando um pouco de alegria e tristeza e, finalmente, morrer, como qualquer pssaro ou animal? No, certamente no. Um pouco de pensamento ir revelar que ele ... Brahma-Sakshathkara (autorrealizao), a realizao do Absoluto, de Brahman (Deus)! (1) Voc veio do Divino e voc tem que voltar para o Divino. (2) Este Princpio Divino a essncia do homem. Torne-se consciente de que essa verdade o objetivo da vida; a fonte de fora o qual infalvel e irresistvel. ... O Divino est aqui diante de voc, atrs de voc, dentro de voc, fora de voc; a Inteligncia atravs da qual voc pode reconhecer. Tambm est com voc, mas voc ou est cego ou com deficincia de viso ou, pior ainda, intencionalmente inclinado a fechar os olhos! (3) Q: Qual o objetivo de todas as prticas espirituais?

Sai: Todas as prticas espirituais tem o objetivo da [completa] purificao [do corao]. (4) O amor tem um efeito eltrico em seres humanos. Ele purifica o corao humano. (5) Atravs do amor sozinho, o amor adquirido atravs das prticas espirituais (Sadhana), e compartilhado com todos como nas prticas espirituais (Sadhana), a paz pode ser alcanada pelo indivduo, bem como pela nao. (6) Deus a prpria Encarnao do Amor. ... Deus que Amor s pode ser realizado atravs do Amor. (7) A menos que voc purifique a mente com o Amor, a Lua Cheia de Sabedoria Espiritual no pode brilhar nela. A repetio do nome, a observncia dos votos e viglias, jejuns e festivais, podem cintilar no Cu Interno da mente, como estrelas cravadas no cu, mas, at que a Lmpada do Amor esteja acesa, a escurido no desaparecer. (8) Q: Por que eu devo trabalhar? Por que eu no posso simplesmente sentar embaixo dessa rvore e ler sobre Deus? Sai: Enquanto estiver neste mundo, voc deve estar envolvido com trabalho. O trabalho muito importante para os seres humanos. atravs de seu trabalho e atividades que voc aprende a harmonizar pensamentos, palavras e aes. (9) A liberdade perfeita no dada a qualquer homem na Terra, porque o prprio significado da vida mortal a relao e a dependncia com o outro. (10) O verdadeiro Guru no um preceptor humano [professor]. o prprio Cosmos, Natureza (Prakriti), Criao, o Mundo ao nosso redor. (11) Voc [aprendeu] pela experincia das bofetadas do Mundo. O mundo uma parte essencial do currculo do homem. (12) A comunidade em que voc se encontra a arena onde voc pode obter a vitria, o ginsio onde voc desenvolve a habilidade de vencer. A jornada espiritual encontra-se atravs da compaixo, simpatia, ajuda mtua e servio, e estes so promovidos pela sociedade e devem ser usados para a sociedade. (13) Q: Ns estamos sozinhos no universo? Como so os outros seres? Sai: O universo sem incio e nele habita uma infinidade de 'jivas (seres vivos). Entre esses seres, o homem o ser mais exaltado. (14) Em todo o universo no h outro planeta que tenha a vida humana, ou uma forma de vida semelhante. ... H vida em todo o universo. [Mas] a expresso da vida na Terra uma subida do humano com o Divino. Em virtude do nascimento humano, o prximo passo a realizao plena do Divino. A vida humana sagrada e deve ser apreciada como tendo o mais alto valor. (15) A questo sobre a vida no universo surge porque voc projeta as suas prprias circunstncias. Voc sente que outras formas de vida seria intolervel porque tais formas seriam intolerveis para voc. Por exemplo, existem seres que vivem no calor escaldante do Sol. Esta vida existe em circunstncias consideradas intolerveis por voc. Em outras partes do universo, a vida sente que a Divindade, um com a Divindade, e muito feliz, e senti que tudo est certo. (16) Q: Existem outros deuses alm de Deus? O que eles fazem? Sai: Assim como o governante de um pequeno terreno tem certas normas que ele segue para realizar o seu dever, o Governante Supremo do mundo, o Todo-Poderoso, tambm, [tem] tais regulamentos para governar o universo. imaturo dizer que Deus faria tudo por si mesmo, simplesmente porque Ele onipotente. ... Mesmo que haja uma delegao de autoridade na administrao de um reino terrestre por um governante, pela qual vrias funes so executadas por vrios ministros, na administrao dos assuntos do Cosmos, o Deus TodoPoderoso tambm atribui determinadas funes para certos deuses, como Indra, Varuna, e Rudra. Apenas [como] todas as coisas terrenas no so levadas diretamente para um rei, mas so apresentadas aos ministros, todas as oraes do homem no atingem o prprio Deus, elas so atendidas por seus ministros Indra, Varuna e outros. (17) O Senhor no ir interferir nas funes das diferentes divindades. Ele permite que Brahma, Vishnu e Easwara realizem suas respectivas funes de acordo com as leis csmicas. (18) Oraes para fins mundanos no alcanam a Deus. Elas atingiro apenas as divindades que lidam com tais esferas restritas.

Mas todas as oraes decorrentes de amor puro, altrusta, com vontade de prestar servio e, inclusive, de todos os coraes vo chegar a Deus. (19) Q: Por que eu me sinto feliz quando vejo algum feliz? Por que no me sinto triste ao invs disso? Sai: Ns no ficamos descontentes quando algo bom, s quando ruim. Isto porque a bondade natural e mal uma aberrao. Ficamos preocupados e alarmados quando algum faz algo errado ou est com dor ou triste. Isto porque o que a natureza planeja para ns que estejamos bem, felizes e sempre com alegria. uma pena que o homem perdeu o seu entendimento desta Verdade. (20) Q: Eu sempre sinto uma nsia, no importa o que eu fao. O que isso? Sai: O homem tem uma sede inata de Deus, um anseio embutido para a Bem-aventurana (Ananda) da mais alta ordem que nunca falhar ou vacilar. (21) O Senhor tem o homem to formado que ele est inclinado em direo a Deus e encantado com a expanso de sua viso e felicidade quando ele moral e virtuoso. Ento, o homem deve servir a seus interesses, aderindo sua natureza bsica, atravs da concentrao em Brahma, pelo cultivo de Sathya e a prtica da retido (Dharma). (22) A mais profunda nsia do homem experimentar o Uno, a Base, o Ser que se Tornou. (23) apenas bebendo Deus que [essa] sede pode ser extinta, no por substitutos ou paliativos. (24) O homem somente pode obter paz (Santhi) retornando a [sua] terra natal, isto , Deus. At ento, a saudade ir assombr-lo. (25) Q: O que diferencia os seres humanos dos animais? Sai: Discriminao ... diferencia [os seres humanos] do restante dos animais. (26) [O] poder divino est presente em toda a criao. Apenas o homem tem a capacidade de reconhecer esse poder. (27) Nenhum outro ser vivo [alm do homem] foi dotado de inteligncia e [de] faculdade discriminativa, elevadas a este grau, a fim de habilit-lo para visualizar o Atma. Esta a razo pela qual o homem aclamado como a coroa da criao, e por que os Sastras proclamam que a chance de nascer como homem uma pea muito rara de boa sorte. O homem tem as qualificaes necessrias para buscar a causa da Criao; ele tem em si prprio o desejo e a capacidade. (28) Somente o homem pode elevar-se, atravs de um esforo, para estgios mais altos da evoluo espiritual. Nenhum outro animal pode faz-lo. Domadores de animais de circo podem treinar um tigre para executar vrios truques, mas no podem mudar sua natureza. Eles no podem faz-lo viver na grama e priv-lo completamente de carne. Mas o homem diferente. Sua natureza pode ser alterada por meio de seu prprio esforo disciplinado. Ele pode controlar, por sua vontade, os maus pensamentos e ideias que surgem em sua mente. por isso que o nascimento como um ser humano considerado um presente raro. (29) O instrumento especial do qual o homem dotado por Deus, ou seja, Buddhi ou intelecto, tem que ser usado pelo homem para que ele se torne mestre desses sentidos que o arrastam para baixo. O intelecto tem que ser usado para julgar e decidir os meios para a elevao do ser humano ao Divino. Tem que ajudar o homem a perceber Deus. (30) Em um mundo repleto de ... opostos, o homem tem que fazer constantemente a escolha entre o que certo e bom e o que errado ou indesejvel. Um homem que no tem tal faculdade discriminante um animal. O homem no deve se deixar guiar pela mente. Ele deve seguir as instrues de sua inteligncia (Buddhi). Se voc seguir a mente, voc no poder obter a Divindade (Madhava). (31)

Q: Quando eu fao algo, quem faz: eu ou Deus? Sai: Voc tem que perceber que pouco depende de seus esforos sozinho. Voc pode ter uma prova disso em seu prprio corpo. Por exemplo, quais os esforos que voc est fazendo para ver que seu corao bate com regularidade? At que ponto voc responsvel pelo processo de respirao que acontece continuamente? Qual a sua contribuio para o processo digestivo que acontece dentro de voc? Estes so os resultados dos esforos humanos? Voc pode continuar vivendo apenas pelo desejo de que voc deve continuar a viver? Voc capaz de acabar com sua vida quando voc deseja isso? Voc responsvel por seu nascimento? De nenhuma forma. Quando voc investigar esse problema, voc vai perceber que o seu senso de fazedor e de desfrutador que est causando todas as dificuldades. (32) Quando [uma pessoa] executa aes, considerando ela prpria como o agente fazedor, as aes se tornam algemas que a prendem. Todas as aes que so executadas com o sentimento de que so oferendas para agradar o Divino no levam escravido. Eles se tornam aes "sem desejos" (Anapeksha). preciso reconhecer que o princpio Divino em todos os seres o qual est recebendo as aes realizadas atravs dos seres humanos como instrumentos. Enquanto o homem se considerar o fazedor (kartrutva) e o desfrutador (bhoktrutva), ele no poder escapar das conseqncias de suas aes. (33) Q: O que devo fazer se eu ver um crime? Sai: Hoje, muitos esto exercendo aes opostas ao Dharma (retido) e a Verdade e, com base na sua casta ou comunidade, esto promovendo discrdia e conflito no pas. Ancios da nao esto permanecendo meros espectadores de todas as aes injustas e violentas que esto sendo feitas pelos maus elementos. Mesmo os estudiosos e intelectuais esto permanecendo em silncio. Os titulares de altos cargos esto apenas observando o que se passa. Ningum, no entanto, est fazendo esforo algum para deter esta ameaa. Eles no esto resistindo aos maus elementos. Parece que todos os seus conhecimentos, posies e influncias foram reduzidos a nada. Tais pessoas, embora possam no estar envolvidas em atos injustos, esto dando incentivos a eles. Quando o mal, a injustia e a violncia esto sendo cometidos, e se os indivduos olham para eles despreocupados, ento eles devem ser considerados como cmplices nos crimes. No final, eles tambm sofrem tanto quanto os criminosos. Por sua associao passiva, eles fornecem incentivo para os malfeitores. Quando os bons esto associados com a maldade e no opostos a ela, eles compartilham a responsabilidade pelas aes dos malfeitores. O Divino destri mesmo aqueles que no se opem ou que permanecem passivos, enquanto a injustia e as atividades ilcitas so cometidas. O Divino no ir considerar se eles tm conhecimento ou no, se so sbios ou ignorantes. Se eles so instrudos ou sbio, por que no defender a verdade e a justia? Por que eles permanecem em silncio? Isso significa que eles esto contaminados pela mesma culpa. A incapacidade de resistir ao mal a sua ofensa. Somente quando ns resistimos aos atos desonestos e injustos e tentamos acabar com as ms prticas na sociedade, ento podemos afirmar que estamos auxiliando na tarefa de restaurar o Dharma (retido). ... Quem que seja a pessoa que comete um delito, se um filho, um parente ou um colaborador prximo, a pessoa estar livre de ser coadjuvante do crime, somente se ela se opor a ao errada e tenta corrigir o infrator. Se, pelo contrrio, ele permite ou encoraja para que o ato seja feito, ele ser culpado de se abster. (34)

Q: Swami, existe algo no universo que Deus no criou? Sai: Tudo no mundo derivado de Deus. (1) Nada sem causa. ... Cada ser, objeto, incidente foi causado pela Causa Primordial e sua direo ou orientao. (2) Q: O que motivou Deus a criar o mundo? Sai: [Deus] quis o mundo como seu esporte. (3) Prakriti (o mundo) apenas leela (jogo/diverso) do Senhor, pondo diante de vs, para que voc possa tomar conhecimento de Sua Glria, Seu Esplendor. (4)

Q: Eu ouvi dizer que Deus habita tudo. isso mesmo? Sai: O Divino habita em todo o Universo, desde o mnimo tomo at a mais vasta estrela. (5) No existe lugar onde Ele no est. (6) Q: Mas, Swami, ns sempre dizemos que a natureza diferente de Deus. Dizemos: "No isso. No isso." Ser que Deus habita na natureza tambm? Sai: Voc tem que entrar nas chamas que se levantam para destruir (porque so as chamas da revelao, purificao, discriminao) a viso limitada que v a natureza como diferente do Divino. O Divino criou tudo isso atravs do Divino e com a substncia divina. (7) Q: Ento qual a chave para compreender o mistrio da natureza e Deus? Sai: A verdade bsica da natureza Um em muitos; isto a chave para sua compreenso. (8) A maneira mais fcil de apreender a realidade bsica ver o Senhor em cada criatura; o Senhor esportivo em toda essa multiplicidade, como a realidade subjacente de todos. (9) Q: Swami, eu acho esses mistrios difceis de entender. Sai: O mistrio Divino incrivelmente maravilhoso. No fcil para os mortais comuns compreenderem esses mistrios. (10) Q: O que me impede de entend-los, de compreender a Deus sem forma? Sai: O no Manifestado, Nirguna Brahman (Deus sem forma) percebido no clmax do Jnanamarga (caminho da sabedoria) no pode ser apreendido pelo sentido-centrado do indivduo, sem grande trabalho e problemas. Esta a razo por que os Puranas (Escrituras) habitam muito mais no aspecto Saguna (Deus com forma) do que sobre o aspecto Nirguna (sem atributos) de Deus. Em primeiro lugar, o aspirante tem que praticar o Sadhana (disciplina espiritual) relacionada ao aspecto Saguna de Deus, o que ir dot-lo com a concentrao e, mais tarde, de acordo com a lei do procedimento do grosseiro para o sutil, ele pode fundir sua mente no Brahman Nirguna. (11) Q: Como eu poderia deixar de ser centrado nos sentidos e passar a ser centrado em Deus, a fim de ser capaz de conhecer este mistrio de Deus? Sai: Reflita sobre o conselho benfico e curativo que vos tenho dado a partir da plenitude do Meu Amor; tente purificar suas mentes atravs do arrependimento dos erros cometidos ou contemplados; decida com firmeza inabalvel moldar suas vidas de novo, se livrando de profundos hbitos nocivos de pensamento, palavra e ao, e conduza a sua vida em conformidade com o Plano Divino, pelo qual cada um de vocs florescer completamente no Divino. (12)

Q: Swami, Voc disse que todos esto aqui por um propsito. Por que Voc est aqui? Sai: Eu vim para inscrever um captulo de ouro na histria da humanidade. (1) Q: O que quer dizer, Senhor? Sai: Sai chegou ... para realizar a suprema tarefa de elevar a humanidade inteira, como uma famlia atravs do vnculo da fraternidade, de afirmar e iluminar a Realidade tmica de cada ser, a fim de revelar o Divino que a Base sobre a qual repousa todo o Cosmos, e de instruir

todos a reconhecer a comum Herana Divina que liga o homem ao homem tal que o homem possa livrar-se do animal, e subir para o Divino, que o seu objetivo. (2) Eu quero construir uma humanidade sem barreira religiosa, casta ou qualquer outra em um imprio universal do amor, o qual permitiria aos meus devotos sentir o mundo inteiro como a sua famlia. (3) Q: Como pode apenas um nico ser mudar o mundo inteiro? Sai: O poder de Sai ilimitado; Manifesta-se para sempre. Todas as formas de "poder" so residentes nesta palma da mo de Sai. (4) Meu corpo, como todos os outros corpos, uma habitao temporria, mas Meu Poder eterno, onipresente, cada vez mais dominante. (5) Q: Isso significa que Voc pode simplesmente estalar os dedos e curar tudo no mundo? Sai: Se Eu curar tudo instantaneamente, deixando as pessoas no seu nvel atual de conscincia, em breve elas bagunaro tudo e sero o gargalo de outra pessoa novamente, tendo como resultado, a mesma situao catica que se desenvolveria no mundo. (6) [Ao invs disso] Eu tenho que trabalhar com [as pessoas], despertar o Deus que habita neles e para que eles evoluam a uma realidade superior, a fim de capacit-los a dominar as leis e as foras naturais. (7) [Eu vou conduzir] as pessoas ... para um nvel superior de conscincia que lhes permitam compreender a verdade das leis espirituais para que elas possam se virar para a justia e firmemente trabalhar por melhores condies. (8) Q: Porque o Senhor prprio veio? Sai: Quando h uma pequena perturbao, um policial suficiente para controlar a situao, quando o problema est ameaando a se desenvolver em propores considerveis, um inspetor da polcia enviado, quando ela cresce em um motim, o superintendente da polcia tem que ele mesmo control-la, mas quando, como agora, toda a humanidade est ameaada de runa moral, o inspetor-geral vem, isto , o Senhor chega com seu exrcito de homens santos e buscadores. (9) Q: Se Voc o Inspetor-geral, Voc nos proteger de uma guerra nuclear? Sai: O mal est to difundido que a prpria humanidade seria destruda em um holocausto nuclear ... . para evitar tal catstrofe que este presente Avatar veio para aumentar a conscincia da humana acima da sndrome existente de raiva, dio, violncia e guerra e salvar o mundo do desastre. (10) Minha misso antecipar-se aos incndios [de conflagrao termonuclear] por restabelecer o Dharma (retido) e a lei espiritual de um Deus, uma religio, uma linguagem [do corao] abrangendo uma nica humanidade. (11) Q: Swami, por que as Naes Unidas no conseguiu manter o mundo afastado da guerra? Sai: Somente o poder do Divino pode salvar o mundo [hoje]. (12) [eu tive que] lidar com [uma] crise o qual abrange todo o mundo e que abala o mundo inteiro. ... Imoralidade vestiu a roupa da moralidade e est seduzindo o homem para o pntano do pecado. Verdade condenada como uma armadilha, a justia escarnecida; santos so torturados como inimigos sociais. Assim, esta Encarnao veio para defender a Verdade e suprimir a Falsidade. (13) Q: Voc vai destruir os mpios como fez no seu Rama e nas encarnaes de Krishna? Sai: Neste Avathar, os mpios no sero destrudos; eles sero corrigidos e reformados e educados e trazidos de volta ao caminho do qual eles se desviaram. (14) por isso que este

Avathar chegou desarmado; Ele veio com a mensagem do amor. A nica arma que pode transformar o vil e o cruel em ... Amor. (15) Q: Parece no haver dvida na sua mente que voc ter sucesso. Sai: Mesmo se o cu cair, a determinao de Sai no ir alterar. (16) Nada pode impedir ou suspender o [meu] trabalho. (17) A Vontade de Deus no pode ser interrompida. Os eventos ordenados por Deus devem acontecer. (18) O esplendor deste Avathara vai continuar a aumentar, dia aps dia. (19) Q: Eu creio em Ti, Senhor. Mas temo que muitos no iro. Sai: Muitos hesitam em acreditar que as coisas vo melhorar, que a vida ser feliz para todos e repleto de alegria, e que a idade de ouro ir ocorrer. [Mas] deixe-me garantir-vos que este dharmaswarupa, este corpo divino, no veio em vo. Ele vai conseguir evitar a crise que se abateu sobre a humanidade. (20)

Q: Swami, s vezes, quando estou em casa, eu sinto medo e solitrio sem voc perto de mim. Sai: Quando sentir medo e dvida, orai a Mim. Sintonize-se com o Meu forte Poder, que, comparado com a energia do sol que eu coloquei nos cus, o que a respirao de um beb para um furaco. (1) Q: Mas quando eu for embora de Prashanthi, com certeza voc vai estar ocupado e vai me esquecer. Sai: No importa onde voc v, saiba sempre que Eu vou estar l, dentro de voc, orientando cada passo do caminho. ... Voc e Eu somos um e o mesmo muito mais que amado por mim. Vou proteg-lo como as plpebras protegem os olhos. (2) Q: Como Voc vai saber que eu preciso de voc, Swami? Sai: Me chame em seu sofrimento, o seu direito invocar a Minha Graa. (3) Se voc me invocar, eu vou estar ao seu lado. *** (4) Q: Mas, Swami, certamente Voc salva somente os puros. Tenho sido muito ruim nos ltimos tempos. Sai: Dizer que voc tem que ser puro a fim de ganhar Minha graa to tolo como dizer que voc tem que ser saudvel para receber os cuidados de um mdico! O puro no precisa de um Mestre! O resistente no precisa de um mdico! (5) Por que temer quando Eu estou aqui? Coloque toda sua f em Mim. Vou guiar e proteger voc. (6) Q: Mas eu no posso ver Voc quando eu estou em casa. Sai: Eu vejo [voc] e eu estou com [voc], onde quer que [voc] esteja. (7) Q: Como Voc pode me ajudar a milhares de quilmetros de distncia? Sai: Onde quer que voc esteja, voc est perto de Mim. Voc no pode ir alm do Meu alcance. (8)

10

Q: Swami, o que acontece se Voc no vem? Sai: Eu no te abandonarei. Eu vim para te ajudar, te acompanhar, e para carreg-lo. Eu nunca posso abandon-lo. Eu nunca vou deixar o Meu dever para com os Meus filhos. (9) Nada vai prejudicar a quem tem a sua ateno voltada para Mim. (10) Sai Krishna vai instalar a se prprio no ltus do seu corao. Ele estar sempre com voc, como guarda e guia, e derramar Graa em voc. Ele vai ser a Me, Pai e Preceptor, o parente mais prximo; Ele ser o seu Tudo. (11) Q: Mesmo quando sou ruim? Sai: Quem quer seja voc, voc Meu. Eu no vou desistir de voc. (12) Q: Mesmo se eu esquecer Voc por um instante? Sai: Aqueles que se desviar, vir novamente para mim, no duvido disso. Vou cham-los de volta para mim. (13) Q: Oh, Swami, Voc o melhor amigo que algum pode ter!

11

You might also like