You are on page 1of 2

Estudo de Fragilidade Ambiental em reas protegidas na RMSP o caso da sub-bacia do rio Itatuba em So Loureno da Serra/SP.

Objetivos
A questo norteadora deste trabalho parte da constatao de uma problemtica atual vivenciada por um municpio da Regio Metropolitana de So Paulo (RMSP) inserido integralmente na rea de Proteo e Recuperao aos Mananciais (APRM) que se evidencia, principalmente, pela intensificao da degradao socioambiental atestada por diversos ndices e tangvel na observao da paisagem local. Para uma melhor investigao de tal problemtica, realizamos um Estudo de Fragilidade Ambiental da sub-bacia do rio Itatuba, So Loureno da Serra, a partir do estudo integrado de diferentes componentes do meio fsico e social e suas dinmicas para a identificao dos graus de fragilidade no sistema. So produtos finais desta pesquisa a Anlise Ambiental Integrada e a Carta de Fragilidade (com seus produtos derivados) da rea estudada. Espera-se tambm que este estudo seja subsdio a aes do poder pblico e da sociedade civil que pretendam recuperar e preservar este manancial.

Resultados
As anlises realizadas apontam para um intenso processo de degradao socioambiental apresentando para algumas unidades ndices elevados de fragilidade ambiental que tm como principal vetor a ao antrpica que ocupa desordenadamente as reas protegidas.

Concluses
Este estudo revela um processo de degradao ambiental em curso e em expanso. Porm, ainda existem muitas pores da sub-bacia estudada que no sofreram os impactos mais severos, o que remete-nos a inferir que seja possvel, ainda, pensar em polticas de recuperao, conservao e manejo para o meio ambiente local.

Bibliografia
ABSABER, A. N. Bases conceptuais e papel do conhecimento na previso de impactos. In: MLLER-PLANTENBERG, C. e ABSABER, A.N. (Orgs.)Previso de Impactos: o estudo de impacto ambiental no leste, oeste e sul. Experincias no Brasil, na Rssia e na Alemanha. So Paulo : Edusp, 1994. AMARAL R., FIERZ, M. S. M. e ROSSS, J. L. S. Da ecodinmica fragilidade ambiental: subsdios ao planejamento e gesto ambiental. In: LEMOS, A.I. G., LUCHIARI, A. e ROSS, J. L. S. Amrica Latina: sociedade e meio ambiente. So Paulo : Expresso Popular. 2008. MOROZ, I. C.; CANIL, K.; ROSS, J. L. S. Problemas ambientais nas reas de proteo aos mananciais da regio metropolitana de So Paulo. Revista do departamento de Geografia, FFLCH-USP, So Paulo, 7: 35-48, 1994CANIL, ROSS, J. L. S. Anlise emprica da fragilidade dos ambientes naturais e antropizados. In: Revista do Departamento de Geografia, n.8, FFLCH/USP. 1994. ROSS, J. L. S. Anlises e snteses na abordagem geogrfica da pesquisa para o planejamento ambiental. In: Revista do Departamento de Geografia, n.9, FFLCH/USP. 1995. ROSS, J. L. S. Ecogeografia do Brasil: subsdios para planejamento ambiental. So Paulo : Oficina de Textos, 2006. TRICART, J. Ecodinmica. Rio de Janeiro: IBGE, 1977.

Metodologia
Para a realizao desta pesquisa, primeiramente foi realizada um levantamento bibliogrfico e conceitual sobre o tema proposto. As informaes primrias obtidas subsidiaram a anlise da fragilidade ambiental (estudos bsicos do relevo, do subsolo, do solo, do uso da terra e do clima). Estes estudos foram realizados em gabinete e apoiados em trabalhos de campo, que ofereceram subsdios para a criao de produtos cartogrficos temticos de geomorfologia, geologia, pedo-logia, climatologia e uso da terra/vegetao, tendo seus componentes classificados e hierarquizados de acordo com sua maior ou menor fragilidade seguindo critrios j estabelecidos por ROSS e por outros estudos j consagrados. Por fim, utilizando-se dos recursos dos Sistemas de Informaes Geogrficas e do Georeferenciamento, os produtos intermedirios foram articulados entre si, sobrepondo as informaes referentes s fragilidades nas diferentes situaes analisadas o que nos permitiu, assim, realizar uma anlise ambiental integrada multidimensional com base na Carta de Fragilidade Ambiental na escala 1:10 000, produto final desta pesquisa.

You might also like