You are on page 1of 7

Observaes para a escolha de cantos para a Santa Missa

(Forma Ordinria do Rito Romano)


Lus Augusto Rodrigues Domingues lardpi@gmail.com

Abreviaes de citaes:
IS Motu Proprio INTER SOLLICITVDINES, So Pio X MD Encclica MEDIATOR DEI, Pio XII MSD Encclica MVSICAE SACRAE DISCIPLINA, Pio XII SCo Constituio Conciliar SACROSANCTVM CONCILIVM, Conclio Vaticano II IGMR Instruo Geral sobre o Missal Romano EE Encclica ECCLESIA DE EVCHARISTIA, Joo Paulo II QIS Quirgrafo no centenrio do motu proprio Inter Sollicitudines, Joo Paulo II SCa Exortao Apostlica SACRAMENTVM CARITATIS, Bento XVI I. Algo que precisamos saber: o que a Missa?
A Missa simultaneamente sacrifcio de louvor, de ao de graas, de propiciao e de satisfao. A natureza sacrifical da Missa, que o Conclio de Trento solenemente afirmou, em concordncia com a universal tradio da Igreja, foi de novo proclamada pelo Conclio Vaticano II que proferiu sobre a Missa estas significativas palavras: "O nosso Salvador na ltima Ceia instituiu o sacrifcio eucarstico do seu Corpo e Sangue para perpetuar o sacrifcio da cruz atravs dos sculos at a sua volta, e para confiar Igreja, sua esposa muito amada, o memorial de sua morte e ressurreio". (IGMR 2) s vezes transparece uma compreenso muito redutiva do mistrio eucarstico. Despojado do seu valor sacrifical, vivido como se em nada ultrapassasse o sentido e o valor de um encontro fraterno ao redor da mesa. (EE 10).

II. Que atitudes devemos ter na Santa Missa?


Amai Jesus presente na Eucaristia. Ele est presente de modo sacrifical na Santa Missa, que renova o Sacrifcio da Cruz. Ir Missa significa ir ao Calvrio para nos encontrarmos com Ele, nosso Redentor. (Joo Paulo II, Discurso aos jovens e crianas de associaes e parquias italianas, 08/11/78) Nada se pode encontrar de mais reto e de mais justo que nos imolarmos ao eterno Pai, ns todos, com nossa Cabea, que sofreu por ns. (MD 93)

III. Quanto msica, qual seu papel e importncia nas celebraes litrgicas?
A tradio musical da Igreja um tesouro de inestimvel valor, que excede todas as outras expresses de arte, sobretudo porque o canto sagrado, intimamente unido com o texto, constitui parte necessria ou integrante da Liturgia solene. A msica sacra ser, por isso, tanto mais santa quanto mais intimamente unida estiver ao litrgica, quer como expresso delicada da orao, quer como fator de comunho, quer como elemento de maior solenidade nas funes sagradas. A Igreja aprova e aceita no culto divino todas as formas autnticas de arte, desde que dotadas das qualidades requeridas. (SCo 112) D-se grande valor ao uso do canto na celebrao da Missa, tendo em vista a ndole dos povos e as possibilidades de cada assemblia litrgica. Ainda que no seja necessrio cantar sempre todos os textos de per si destinados ao canto, por exemplo nas Missas dos dias de semana, deve-se zelar para que no falte o canto dos ministros e do povo nas celebraes dos domingos e festas de preceito. (IGMR 40)

IV. Como deve ser essa msica?


Em conformidade com os ensinamentos de So Pio X e do Conclio Vaticano II, preciso sublinhar acima de tudo que a msica destinada aos sagrados ritos deve ter como ponto de referncia a santidade. (...) Por outro lado, a mesma categoria de "msica sacra" recebeu hoje um alargamento de significado, a ponto de incluir repertrios que no podem entrar na celebrao sem violar o esprito e as normas da mesma Liturgia. (QIS 4) Se no se possui ao mesmo tempo o sentido da orao, da dignidade e da beleza, a msica instrumental e vocal impede por si o ingresso na esfera do sagrado e do religioso. (Paulo VI, Discurso aos participantes da assemblia geral da Associao Italiana Santa Ceclia, 18/09/68) A Igreja reconhece como canto prprio da liturgia romana o canto gregoriano; ter este, por isso, na ao litrgica, em igualdade de circunstncias, o primeiro lugar.

No se excluem todos os outros gneros de msica sacra, mormente a polifonia, na celebrao dos Ofcios divinos, desde que estejam em harmonia com o esprito da ao litrgica. (SCo 116) No que diz respeito s composies musicais litrgicas, fao minha a "regra geral" que so Pio X formulava com estes termos: "Uma composio para a Igreja tanto sacra e litrgica quanto mais se aproximar, no andamento, na inspirao e no sabor, da melodia gregoriana, e tanto menos digna do templo, quanto mais se reconhece disforme daquele modelo supremo". (QIS 12) No se transcure a possibilidade de formar os prprios fiis para saberem, em latim, as oraes mais comuns e cantarem, em gregoriano, determinadas partes da liturgia. (SCa 62) Necessrio , antes de tudo, que o canto e a msica sacra, mais intimamente unidos com o culto litrgico da Igreja, atinjam o alto fim a eles consignado. Por isso - como j sabiamente advertia o nosso predecessor so Pio X - essa msica "deve possuir as qualidades prprias da liturgia, e em primeiro lugar a santidade e a beleza da forma; por onde de per si se chega a outra caracterstica sua, a universalidade". (MSD 19) Os textos destinados ao canto sacro devem estar de acordo com a doutrina catlica e inspirar-se sobretudo na Sagrada Escritura e nas fontes litrgicas. (SCo 121)

V. E quanto aos instrumentos musicais?


Tenha-se em grande apreo na Igreja latina o rgo de tubos, instrumento musical tradicional e cujo som capaz de dar s cerimnias do culto um esplendor extraordinrio e elevar poderosamente o esprito para Deus. Podem utilizar-se no culto divino outros instrumentos, segundo o parecer e com o consentimento da autoridade territorial competente, (...) contanto que esses instrumentos estejam adaptados ou sejam adaptveis ao uso sacro, no desdigam da dignidade do templo e favoream realmente a edificao dos fiis. (SCo 120) Alm do rgo, h outros instrumentos que podem eficazmente vir em auxlio para se atingir o alto fim da msica sacra, desde que nada tenham de profano, de barulhento, de rumoroso, coisas essas destoantes do rito sagrado e da gravidade do lugar. (MSD 29)

Canto/Momento
Entrada

Utilidade/Significado
A finalidade desse canto abrir a celebrao, promover a unio da assemblia, introduzir no mistrio do tempo litrgico ou da festa, e acompanhar a procisso do sacerdote e dos ministros. (IGMR 47)

Como deve ser


Nada se fala sobre ser um canto vibrante. Reconhece-se a necessidade de ter uma letra que ajude a assemblia a se voltar para o mistrio particular do dia ou do tempo. um canto para iniciar um grande e solene momento de orao. Pode-se usar a antfona com seu salmo, do Gradual romano ou do Gradual simples, ou ento outro canto condizente com a ao sagrada e com a ndole do dia ou do tempo, cujo texto tenha sido aprovado pela Conferncia dos Bispos. No havendo canto entrada, a antfona proposta no Missal recitada pelos fiis, ou por alguns deles, ou pelo leitor; ou ento, pelo prprio sacerdote. (IGMR 48) H pessoas que no gostam de chamlo de Canto de Entrada, mas este o nome correto nos livros litrgicos. Por incrvel que parea, no da tradio musical da Igreja latina o ato penitencial ser cantado. Entenda-se por ato penitencial, como est no Missal Romano, uma das trs frmulas: 1. A frmula do Confesso; 2. A frmula do Tende compaixo; 3. A frmula das Invocaes (tropos). O correto que o sacerdote use as frmulas do Missal. A equipe de

Ato Penitencial

Senhor, tende piedade ou Kyrie

Depois do ato penitencial inicia-se sempre o Senhor, tende piedade, a no ser que j tenha sido rezado no prprio ato penitencial. (...) Um canto em que os fiis aclamam o Senhor e imploram a sua misericrdia (IGMR 52).

Glria ou Gloria

O Glria, um hino antiqussimo e venervel, pelo qual a Igreja, congregada no Esprito Santo, glorifica e suplica a Deus Pai e ao Cordeiro. (IGMR 53)

Salmo responsorial

primeira leitura segue-se o salmo responsorial, que parte integrante da liturgia da palavra, oferecendo uma grande importncia litrgica e pastoral, por favorecer a meditao da palavra de Deus. (IGMR 61)

Aclamao ao Evangelho

Tal aclamao constitui um rito ou ao por si mesma, atravs do qual a assemblia dos fiis

canto deve combinar antes com ele. Senhor, tende piedade ou Kyrie pela tradio da Igreja cantado. H muitas melodias gregorianas. o primeiro canto do conjunto de partes fixas do ordinrio que normalmente se cantam (Kyriale) e cujas melodias se encontram em harmonia nos livros de canto gregoriano. Um canto em que se implora a misericrdia deve ser introspectivo, sereno. No deve ser lastimoso, lembrando que nas duas primeiras frmulas do Ato penitencial ele vem logo depois da absolvio. Por ser um canto predominantemente de louvor, ideal que seja solene, exultante. Isso no quer dizer que todo assim ou que seja danante, eufrico, visto que tambm um canto em que h splicas, incluindo o pedido de misericrdia, o que claramente denuncia a total inconvenincia de palmas. No um canto estruturado como um louvor a cada uma das trs Pessoas Divinas. O texto do hino e o comentrio da IGMR esclarecem. O texto deste hino no pode ser substitudo por outro. (...) cantado ou recitado aos domingos, exceto no tempo do Advento e da Quaresma, nas solenidades e festas e ainda em celebraes especiais mais solenes. (IGMR 53) Portanto, no se substitua o canto original, com sua beleza e antiguidade, por verses como, por exemplo, a brasileira com cinco estrofes (Glria a Deus nos altos cus..., Deus e Pai ns vos louvamos..., Senhor nosso, Jesus Cristo..., Vs, que estais junto do Pai... e Vs somente sois o Santo...). O hino original no possui refro. o segundo canto do Kyriale. O Salmo responsorial deve responder a cada leitura e normalmente ser tomado do lecionrio. De preferncia, o salmo responsorial ser cantado, ao menos no que se refere ao refro do povo. (...) Se o salmo no puder ser cantado, seja recitado do modo mais apto para favorecer a meditao da palavra de Deus. (IGMR 61) necessrio que a melodia esteja de acordo com a temtica, recordando antes de tudo que deve favorecer a meditao. Como ele est de acordo com as leituras, no deve ser trocado. Aps a leitura que antecede imediatamente o Evangelho, canta-se

acolhe o Senhor que lhe vai falar no Evangelho, sada-o e professa sua f pelo canto. (IGMR 62)

Profisso de f ou Credo

O smbolo ou profisso de f tem por objetivo levar todo o povo reunido a responder palavra de Deus anunciada da sagrada Escritura e explicada pela homilia, bem como, proclamando a regra da f atravs de frmula aprovada para o uso litrgico, recordar e professar os grandes mistrios da f, antes de iniciar sua celebrao na Eucaristia. (IGMR 67)

Ofertrio

O canto do ofertrio acompanha a procisso das oferendas e se prolonga pelo menos at que os dons tenham sido colocados sobre o altar. (IGMR 74)

o Aleluia ou outro canto estabelecido pelas rubricas, conforme exigir o tempo litrgico. (...) cantado por todos, de p, primeiramente pelo grupo de cantores ou cantor, sendo repetido, se for o caso; o versculo, porm, cantado pelo grupo de cantores ou cantor. (IGMR 61) Este no um canto que fale das Escrituras, nem a expresso de um desejo pessoal de ouvir a palavra de Deus e nem um convite a ouvi-la. Na tradio litrgica trata-se simplesmente de cantar a palavra Aleluia que significa louvores a Deus, louvai a Deus, Deus seja louvado. Como diz o Missal, canta-se o Aleluia ou outra expresso (na Quaresma), o versculo do Evangelho (que vem no Lecionrio e pode ser encontrado nos subsdios litrgicos j citados) e mais uma vez o Aleluia. Um santo costume que de certa forma perdemos logo que o vernculo praticamente suprimiu a lngua latina na liturgia o canto do Smbolo. Atualmente vrios autores nacionais fizeram melodias para o Smbolo dos Apstolos. Talvez, infelizmente, poucas para o Smbolo Nicenoconstantinopolitano, este sim tradicionalmente musicado pela Igreja, mas que tristemente pouco usado em nossas parquias. O smbolo deve ser cantado ou recitado pelo sacerdote com o povo aos domingos e solenidades; pode-se tambm dizer em celebraes especiais de carter mais solene. (IGMR 67) A procisso das oferendas de que se fala aqui no a costumeira procisso dos fiis at um cesta para depositar dinheiro, mas sim a procisso de entrada do po (partculas na mbula) e do vinho (galhetas com vinho e gua) que podem ser levados por alguns fiis. Contudo, se no houver canto de preparao das oferendas ou no houver msica de fundo do rgo, na apresentao do po e do vinho, o sacerdote pode proferir em voz alta as frmulas de bendio, respondendo o povo: Bendito seja Deus para sempre. (IGMR 142) Nada se fala sobre a letra do canto, mas as oraes do momento falam sobre bendizer a Deus pelas oferendas (matria do sacrifcio po e vinho) que so frutos da bondade divina e do trabalho humano. H tambm uma orao desejando que

Santo ou Sanctus

Aclamaes da Orao Eucarstica

A aclamao pela qual toda a assemblia, unindo-se aos espritos celestes canta o Santo. (IGMR 79) Este canto une a aclamao dos serafins da viso de Isaas com o louvor dado pelo povo quando Jesus Cristo entrou na cidade de Jerusalm, alguns dias antes de sua paixo, morte e ressurreio. Pode-se entender que a aclamao tripla (primeira parte - Sanctus) se dirija ao Pai, pois segue o prefcio, que dirigido ao Pai, e que vrias vezes termina com proclamamos a vossa glria, entoamos o vosso louvor, ns vos louvamos. A segunda parte, tradicionalmente chamada de Benedictus, fala do Filho Jesus Cristo, embora no se dirija nem a ele nem ao Pai. Hosana uma exclamao de adorao hebraica. Literalmente significa salvai ou salvai-nos. -

estejamos com o corao contrito e humilde e que o sacrifcio seja agradvel a Deus. Deve-se ter o cuidado de no se colocar numa Celebrao da Palavra um canto que fale da oferta de po e vinho, j que isto no existe em tais celebraes. Na IGMR chamado de Canto de Ofertrio ou de Preparao das Oferendas. Esta aclamao, parte da prpria Orao eucarstica, proferida por todo o povo com o sacerdote. (IGMR 79) O texto a ser musicado o da tradio latina, que est no Missal. No devem ser aceitos outros cantos s porque chamam a Deus de Santo. o terceiro canto do Kyriale.

Aclamao da anamnese

Amm, da doxologia (Por Cristo...)

Por um brevssimo momento os fiis se dirigem a Cristo, presente nas espcies eucarsticas, antes de se voltarem novamente para o Pai, a quem Cristo perpetua sua oblao. Esta aclamao, que segue s palavras Eis o mistrio da f, aps a consagrao, expressam a f no mistrio pascal, pois em geral falam da morte e da ressurreio. Tambm tm um tom escatolgico, ao falar da espera da vinda do Senhor, recordando-nos que a Eucaristia penhor da glria futura. A grandeza deste Amm entendida pela grandeza da orao que o antecede: a Orao Eucarstica, centro e pice de toda a celebrao, prece de ao de graas e santificao, cujo sentido que toda a assemblia se una com Cristo na proclamao das maravilhas de Deus e na oblao do sacrifcio (IGMR 78). Este Amm, mais propriamente, confirma a doxologia que o

As aclamaes ou respostas presentes nos textos brasileiros do Missal, existem tambm em outros pases, todavia no existem estas interrupes no Missal Romano oficial em latim. No Brasil conhecemos vrias melodias para elas. Enriquec-las com o canto pode ser interessante, mas talvez seria melhor que fossem cantadas somente quando o sacerdote cantasse as suas partes. interessante que seja cantada, como j a parte do sacerdote que lhe antecede (Eis o mistrio da f). H trs formas no Missal: Anunciamos, Senhor..., Todas as vezes que comemos... e Salvador do mundo... A frmula Toda vez que se come deste po... brasileira e pertence unicamente Orao Eucarstica V, tambm brasileira.

A grandeza deste Amm deve se manifestar no canto. O ideal que o sacerdote cante a doxologia que o antecede. Como ele confirma a maior e mais sria Orao da Missa, convm que seja solene. Uma tonalidade excessivamente festiva e at eufrica no lhe convm.

Pai nosso

louvor conclusivo da Orao Eucarstica. Na Orao do Senhor pede-se o po de cada dia, que lembra para os cristos antes de tudo o po eucarstico, e pede-se a purificao dos pecados, a fim de que as coisas santas sejam verdadeiramente dadas aos santos. (IGMR 81)

Cordeiro de Deus ou Agnus Dei

O sacerdote faz a frao do po e coloca uma parte da hstia no clice, para significar a unidade do Corpo e do Sangue do Senhor na obra da salvao, ou seja, do Corpo vivente e glorioso de Cristo Jesus. (IGMR 83) uma splica que se dirige a Cristo, nosso Redentor, como a vtima perfeita que com os frutos de seu sacrifcio nos livra do pecado.

Comunho

Enquanto o sacerdote recebe o Sacramento, entoa-se o canto da comunho que exprime, pela unidade das vozes, a unio espiritual dos comungantes, demonstra a alegria dos coraes e reala mais a ndole "comunitria" da procisso para receber a Eucaristia. (IGMR 86)

Louvor ps-comunho

Terminada a distribuio da Comunho, ser for oportuno, o sacerdote e os fiis oram por algum tempo em silncio. Se desejar, toda a

Tradicionalmente esta orao era cantada pelo sacerdote e concluda pela assemblia (como permanece na Forma Extraordinria do Rito Romano). Infelizmente este santo costume parece quase perdido onde se usa o vernculo. muito interessante resgatar o canto da Orao do Senhor, que obviamente no pode ter a letra alterada. No lcito substituir os cantos colocados no Ordinrio da Missa, por exemplo, o Cordeiro de Deus, por outros cantos. (IGMR 366) O grupo dos cantores ou o cantor ordinariamente canta ou, ao menos, diz em voz alta, a splica Cordeiro de Deus, qual o povo responde. A invocao acompanha a frao do po; por isso, pode-se repetir quantas vezes for necessrio at o final do rito. A ltima vez conclui-se com as palavras dai-nos a paz. (IGMR 83) o quarto e ltimo canto do Kyriale. O canto prolonga-se enquanto se ministra a Comunho aos fiis. Havendo, porm, um hino aps a Comunho, encerre-se em tempo o canto da Comunho. Haja o cuidado para que tambm os cantores possam comungar com facilidade. Para o canto da comunho pode-se tomar a antfona do Gradual romano, com ou sem o salmo, a antfona com o salmo do Gradual Simples ou outro canto adequado, aprovado pela Conferncia dos Bispos. O canto executado s pelo grupo dos cantores ou pelo grupo dos cantores ou cantor com o povo. No havendo canto, a antfona proposta no Missal pode ser recitada pelos fiis, por alguns dentre eles ou pelo leitor, ou ento pelo prprio sacerdote, depois de ter comungado, antes de distribuir a Comunho aos fiis. (IGMR 86.87) Nada se fala quanto letra ter que falar da Eucaristia. As antfonas do Missal podem servir de inspirao para novas composies. Elas nos mostram que, na tradio da Igreja, o Canto de Comunho muitas vezes simplesmente retoma a ideia do Evangelho do dia. Evitem-se os cantos que tratam muito de experincias subjetivas e que se centram no ego. Duas coisas devem ser observadas se h um canto aps a comunho: 1. A ndole de louvor, ou seja, exaltao,

assemblia pode entoar ainda um salmo ou outro canto de louvor ou hino. (IGMR 88)

Despedida/sada/fim

engrandecimento, glorificao de Deus. Portanto devem-se evitar cantos subjetivistas e suplicantes. No esta a finalidade do canto. 2. A ndole comunitria, ou seja, o ideal que seja conhecido de todos ou da grande maioria. Pessoalmente recomendo que nada seja cantado e que se permanea em silncio sagrado, algo que infelizmente se faz pouco nas celebraes. Nada se fala sobre um canto final. da tradio catlica, ao menos nas Missas solenes um instrumental de rgo. Parece ser comum tambm os cantos de louvores Virgem Maria, como o Salve Regina, cantado em muitos lugares ao fim da Missa. Pode-se usar tambm um canto de louvor, j que a IGMR, quando fala da despedida, cita o retorno dos fiis s suas boas obras, louvando e bendizendo a Deus. (IGMR 90) Nada h de anormal em no se cantar ou tocar nada, visto que assim provavelmente se favorecer o clima silencioso que deve haver no local antes, durante e depois da Missa. Finda a sagrada ao, regulada pelas normas litrgicas particulares, no dispensa a ao de graas de quem saboreou o alimento celeste; , alis muito conveniente que, recebido o alimento eucarstico e terminados os ritos pblicos, se recolha e, intimamente unido com o divino Mestre, se entretenha com ele tanto quanto as circunstncias lho permitam, em dulcssimo e salutar colquio. Afastamse, pois, do reto caminho da verdade aqueles que, baseando-se nas palavras mais que no sentido, afirmam e ensinam que, terminada a missa, no se deve prolongar a ao de graas, no s porque o sacrifcio do altar por natureza uma ao de graas mas ainda porque isso pertence piedade privada, pessoal e no ao bem da comunidade. Pelo contrrio, a prpria natureza do Sacramento requer do cristo que o recebe, que se locuplete com abundantes frutos de santidade. (MD 110)

Pela Liturgia reverente em ambas as Formas do Rito Romano Teresina Piau Brasil ars-the.blogspot.com

You might also like