You are on page 1of 3

Universidade Castelo Branco

Polo: Itagua Professora: Glaucia Disciplina: Arte e Educao Aluna: Eliana do Nascimento Ribeiro Silva Matrcula: 2009013093 Tema: A Importncia do Estudo da Arte na Educao e sua Influncia no Desenvolvimento do aluno. Titulo: Arte e Educao Objetivo:Valorizar as Artes em diversas escolhas de interpretao e de criao, em sala de aula e na sociedade. Desenvolver relao de autoconfiana com a prpria produo arttica Justificativa: As artes expressam,comunicam e atribuem sentido a sensaes,sentimentos,pensamentos e realidade por meio de organizao de linhas,cor e luz,na pintura, no desenho, na escultura,na gravura, na arquitetura e no brinquedo. O movimento,o equilbrio, o ritmo, a harmonia,o contraste,a continuidade,a proximidade e a semelhana so atributos da criao arttica.

A integrao entre os aspectos sensiveis, afetivos, intuitivos e cognitivos, assim como a promoo de interao e comunicao social, conferem cartes significativo s Ates. Introduo: Artes na Educao foram vivenciadas na prtica e so facilmente perceptveis. Na infncia de muitos de ns na escola em que estudvamos, era comum nas provas bimestrais ter uma,que continha um lindo desenho,no final de todas as questes das provas. E como era bom pintar e fazer diversos tipos de colagens em cima do dsenho proposto. Essa foi uma importante mudana metodlogicos de como trabalhar Artes na escola,por tanto no era possvel perceber o quanto essas mudanas refletiam propostas educacionais que buscam a maior autonomia dos alunos e o desenvolvimento de outros tipos de conhecimento. Arte na escola vem ganhando nova conotao como re com conhecimentos prprios, que tem suas especificidades, e que colabora para o desenvolvimento de aprendizagem associada ao prazer das descobertas,ao estmulo ao nossos sentidos e percepo do mundo de forma criativa,crtica e reflexivas. Desenvolvimento: Desenvolver a imaginao criadora da expresso, da sensibilidade e das capacidades da criana ao aprender, que articula a ao, a percepo e a cognio.

Desenvolver progressivamente um percurso de criao pessoal cultivado,ou seja, alimentado pelas interaes significativas que o aluno realiza com aqueles que trazem informae pertinentes para o processo de aprendizagem,com fontes de infomao( obras, trabalhos dos colegas,reprodues,mostras,apresentaes ) e com o seu prprio percurso criados.

Concluso: A Arte pode escolher o que ensina, com o objetivo de que os alunos compreendam que os trabalhos de arte no existem isoladamente,mas relacionam-se com as ideias e tendncias de uma determinada poca e localidade.A apreenso da arte se d como fenmeno imerso na cultura,que se desvela nas conexes e interaes existentes entre o local. Biblografia:Jameson, k. pre-school and infant art.Londres:Studio V.London, s/d.

You might also like