You are on page 1of 20

DE MULHER SOLITRIA A MULHER SOLIDRIA: uma experincia de emancipao social atravs do trabalho organizativo em Santana do Acara Cear

Reunio promovida pela IEES-UVA com o Grupo de Mulheres que Colhem Doura para fins de diagnstico do grupo.

Dona Suzete Lira - Principal responsvel pela formao do Grupo de Mulheres que Colhem Doura (III Frum Brasileiro do Semirido)

Monografia apresentada Universidade Estadual Vale do Acara - UVA como requisito parcial para obteno do ttulo de Especialista em Gesto de Organizaes Scias sob a orientao do Professor Ms. Renato Almeida de Oliveira.
LEIDIANE JOSU DA SILVA SOBRAL, 29 DE NOVEMBRO DE 2011 01

ESPAO DA PESQUISA

Introduo

A pesquisa realizou-se em Santana do Acara, ao norte do Cear, a 268 km de Fortaleza, com uma populao de, aproximadamente, 29.977 habitantes, sendo 15.402 habitantes na rea urbana e 14.575 no meio rural, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE, censo de 2010. Tendo como lcus o Grupo de Mulheres que Colhem Doura. OBJETO DE ESTUDO O Grupo formado por 20 mulheres moradoras das comunidades guas Belas e Floresta, no Projeto de Assentamento Alva Goiabeiras e possuem algumas caractersticas comuns que as unem, tais como, certa relao de parentesco e militncia poltica no sentido de estarem envolvidas com as questes das comunidades.
02

FORMAO DO GRUPO
Junho de 2004;

Introduo

Curso ministrado pelo ESPLAR, as mulheres tomaram conhecimento que na comunidade P do Morro, em Massap-CE, havia equipamentos de apicultura que no estavam sendo utilizados; Juno da mulher solitria com a mulher solidria; Capacitaes na rea de criao de abelhas (Prefeitura Municipal e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santana do Acara)
3
ESPLAR uma organizao no governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1974, com sede em Fortaleza (CE). Atua diretamente em municpios do semirido cearense, desenvolvendo atividades voltadas para a agroecologia, a servio da agricultura familiar. http://www.esplar.org.br

03

Objetivos
Evidenciar como, atravs dos discursos e prticas sociais, o Grupo de Mulheres que Colhem Doura estaria estimulando a economia popular solidria no processo de gerao de alternativas crise atual e como tais iniciativas tm colaborado para o desenvolvimento local com uma lgica diferente da capitalista;

Procurou-se tambm: a) evidenciar o papel da mulher a partir da perspectiva da economia solidria; b) compreender a emancipao social das mulheres que compem o grupo; c) analisar o papel da economia solidria enquanto valorizadora das economias locais; e d) identificar o desenvolvimento local gerado na comunidade a partir da atuao do Grupo de mulheres que Colhem Doura. 4
04

O arcabouo terico
Embasado na perspectiva marxiana de anlise da dupla determinao da categoria trabalho: a positiva e a negativa. A determinao positiva diz respeito ao aspecto universal, criador do trabalho, e a determinao negativa, diz respeito ao aspecto estranhado do trabalho, sua particularidade capitalista.
O estudo buscou abranger uma anlise do modo como a sociedade est estruturada, tanto no que tange ao campo da produo, quanto esfera das relaes scio-polticas, para 5 posteriormente compreendermos como a economia solidria poder contribuir com a transformao do atual estado.
05

O arcabouo terico
No contexto do capitalismo, os trabalhadores so reconhecidos como indivduos que esto a servio do capital privado para maximizar os lucros de uma pequena parcela da populao, que detm os meios de produo. Isso significa dizer que as pessoas so vista como simples meios para a satisfao dos interesses do sistema produtor de mercadorias.

Como defesa contra a excluso social e a insero na misria, as vtimas da crise buscam sua incluso na produo social atravs de variadas formas de trabalho, individuais e coletivas. Quando coletivas, elas optam, quase sempre, pela 6 autogesto, ou seja, pela administrao participativa, democrtica, dos empreendimentos.
06

O arcabouo terico
Em junho de 2003, o Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei n 10683 de 28/05/2003, encaminhado pelo Presidente Luiz Incio Lula da Silva, criando no Ministrio do Trabalho e Emprego MTE, a Secretaria Nacional de Economia Solidria - SENAES. Dessa forma, reconheceu no Estado brasileiro um processo de transformao social em curso, estimulado pela crise do trabalho.
PROGRAMA ECONOMIA SOLIDRIA EM DESENVOLVIMENTO: a) o preparo de formadores (as) e gestores pblicos; b) construo de uma estratgia de desenvolvimento local tendo a economia solidria como eixo, a partir da de uma rede de agentes de desenvolvimento solidrio distribudos pelo Brasil; c) o mapeamento, cujo objetivo foi atualizar a base do Sistema de 7 Informaes em Economia Solidria. d) Fomento as Incubadoras
07

PERFIL DA ECONOMIA SOLIDRIA NO BRASIL


14.954 EMPREENDIMENTOS ECONMICOS SOLIDRIOS

13 % 44 % 14 % 1.255.822
PARTICIPANTES 63% HOMENS 37% MULHERES

12 %

17%

EM 16% DOS EES PARTICIPAM APENAS MULHERES

08

O arcabouo terico
Essa realidade comea a ter outros contornos a partir da forte organizao das mulheres que tiveram alguns direitos reconhecidos a partir dos anos 90. A luta das mulheres no campo teve como um ponto fundamental o acesso renda. Junto a essa conquista, outros temas foram colocados em pauta, quando a mulher se reconhece como sujeito independente, pois at ento se reconhecia o homem como chefe representante dos interesses do conjunto da famlia, realidade esta que vem se modificando.
Na dcada de 1990 inicia- se um perodo de adeso das instituies s desigualdades de gnero, com o enfoque na mulher. A Igreja Catlica, por exemplo, com a Campanha da Fraternidade de 1990, cujo tema foi Deus quer homem e mulher como companheiros, iguais nos direitos porque os dois so imagem e semelhana dEle, incentivou o debate sobre a condio da mulher, tanto na cidade como no campo. Os eventos se multiplicam, passam a constituir acontecimentos importantes na vida das trabalhadoras rurais. Alm do processo organizativo, as mulheres exercem o direito de falar, discordar, concordar, propor e reivindicar direitos (SALES 2007 p. 437) 9

09

Formao junto aos Empreendimentos Econmicos Solidrios Projeto de Formao denominado Escola da Vida

10
10

DESCRIO E ANLISE DOS DADOS


Caractersticas das mulheres envolvidas no grupo: relatos e sentimentos

De acordo com a amostra analisada, 06 (seis) mulheres que compem o Grupo de Mulheres que Colhem Doura possuem idades que variam de 20 a mais de 50 anos. Sendo que a maioria se encontra na faixa etria de 25 e 45 anos.

Quanto escolaridade, metade das entrevistadas possui o ensino mdio completo, 02 (duas) possuem o ensino fundamental incompleto e 01(uma) o ensino superior completo.
J em relao ao tempo de participao no grupo, a maioria das pesquisadas esto h 07 (sete anos), ou seja, desde a fundao.

11

DESCRIO E ANLISE DOS DADOS


Caractersticas das mulheres envolvidas no grupo: relatos e sentimentos

Sobre uma possvel independncia financeira aps a participao no Grupo de Mulheres que Colhem Doura, 05 (cinco) das entrevistadas informaram ter conseguido atingir independncia financeira, contra 01(uma) que informou no ter conseguido isso ainda. Enquanto uma das entrevistadas relata no ter conseguido atingir sua independncia financeira, todas as 06 (seis) entrevistadas foram unnimes quando perguntamos se as mesmas acreditavam no trabalho realizado pelo grupo e na sua expanso. Percebemos uma construo do discurso coletivo, no fazer cotidiano. medida que as mulheres vo realizando seu trabalho, vo tendo retorno financeiro, mas tambm o reconhecimento da comunidade. 12
12

DESCRIO E ANLISE DOS DADOS DA PESQUISA


A mulher e a Economia Solidria: encontros
Dentro dos aspectos que concernem a organizao do Grupo de Mulheres que Colhem Doura, investigamos como as protagonistas viam a organizao do seu grupo.

Aqui ns tomamos as decises, qualquer

deciso decidida por todas, sentamos, conversamos e decidimos, aqui ningum manda em ningum, pois trabalhamos no companheirismo (Liduna)

13
13

C Amulher e a Economia Solidria: encontros A RACTERSTICAS D A S MU L HERES E N VOLVIDAS N O GR U PO: R E L ATOS E SE NTIMENTOS
Pra mim trabalho uma forma de independncia, um meio de sobrevivncia (Ana Michele); O trabalho para mim veio trazer independncia e autoestima e depois veio o trabalho coletivo que gosto muito mais ainda, trabalhar com as mulheres do grupo, trabalhamos juntas dividimos o que ganhamos (Liduna).

C APTULO 3 D ANLISE NLISE D O S D A DOS D A P E SQUISA DESCRIO- E E SCRIO E ADOS DADOS DA PESQUISA

Quando perguntamos a importncia de trabalhar para as mulheres, obtivemos as seguintes respostas: Por qu ficamos mais conhecida e com isso valoriza mais, tambm ficamos com mais fora de trabalhar (Merenilda); Por que juntas podemos fazer um trabalho melhor, digno de14 todas (Liduna).
. 14

C Amulher e a Economia Solidria: encontros A RACTERSTICAS D A S MU L HERES E N VOLVIDAS N O GR U PO: R E L ATOS E SE NTIMENTOS
Percebemos, atravs dos discursos, que embora o grupo tenha se originado para tentar reverter um quadro econmico, o aspecto solidrio de trabalhar e dividir com todas as participantes as sobras e o aspecto do reconhecimento da sociedade tm sido muito presente em seus discursos.
Sobre qual o papel da mulher na perspectiva de economia solidria, as participantes entendem que O papel da mulher fazer com que ns mulheres possamos nos unir cada vez mais, para que haja, sempre novos avanos nesta economia (Ana Michele); O meu papel estar repassando o que sei. Espero que mais mulheres venham nos fortalecer e juntas possamos fazer uma economia justa de igualdade (Liduna).

C APTULO 3 D ANLISE NLISE D O S D A DOS D A P E SQUISA DESCRIO- E E SCRIO E ADOS DADOS DA PESQUISA

15
15

DESCRIO E ANLISE DOS DADOS DA PESQUISA


Economia Solidria e desenvolvimento local: subsdios para redefinio da comunidade A pesquisa buscou investigar qual a relao com a economia solidria, a partir da atuao do Grupo de Mulheres que Colhem Doura, quanto socializao do grupo e viabilidade econmica, visto que os prprios moradores passam a comprar deles mesmos os produtos fazendo com que a renda da venda desses fique na comunidade e para a comunidade.

Eu vejo assim, hoje eu trabalho no que o gosto, com o que eu gosto, trabalho tambm em uma escola, gosto de trabalhar no coletivo e tudo tem me ajudado, eu ajudo no oramento da minha casa, ajudo meu marido, isso pra mim desenvolvimento, tem mulheres aqui que sustentam a casa com o trabalho da colheita de mel, tudo desenvolvimento (Liduna)

16

Mulheres preparao para colheita do mel

16

DESCRIO E ANLISE DOS DADOS DA PESQUISA


Economia Solidria e desenvolvimento local: subsdios para redefinio da comunidade
Em resumo, percebemos que o Grupo de Mulheres que Colhem Doura e suas aes dinamizam scio e economicamente suas comunidades, pois inovam pelo fato de ser composto apenas por mulheres, buscando a melhor distribuio da renda no territrio, a promoo e a articulao entre as dimenses produtivas, culturais, sociais e ambientais. Com efeito, destacamos o grau de protagonismo, autonomia, criatividade e emancipao rompendo a tradio de mando, bem como, as novas formas de sociabilidade construdas, ou seja, constituio de espaos pblicos e fortalecimento dos laos de solidariedade.

Ana Naiara participante do Grupo de Mulheres e do Movimento sem Terra (III Frum Brasileiro do Semirido)

17

17

CONSIDERAES FINAIS
Revoluo Industrial at a condio de globalizao atual, quando a relao trabalho x homem sofre mudanas densas, culminando em um estado de estranhamento. Diante dessa complexidade, surgem alternativas de vida para os que esto merc do sistema vigente. A economia solidria desenvolve-se a partir de ento e conforme se buscou analisar na comunidade observada, este modelo possibilita a organizao de uma nova estrutura social. A importncia disso se faz notar na ressignificao das relaes sociais, a partir do perodo em que o trabalhador tem a possibilidade de adquirir novamente a conscincia da relevncia do seu papel dentro da sociedade. A participao em movimentos sociais incentiva as mulheres mais atuantes a romper com a rgida diviso de papis, com o lugar j predeterminado na famlia, no trabalho, e a ocupar espao no campo poltico.
18

CONSIDERAES FINAIS
Podemos ento concluir que o grupo se apresenta como espao dinmico gerador de identidade j que as participantes colocam de forma muito clara em seus discursos o aspecto da solidariedade , coletividade, viso e ao comuns, embora apresente uma srie de desafios e questes singulares.

19
Integrantes do Grupo de Mulheres que Colhem Doura, APISA , IEES-UVA.

19

Referncias
ARAUJO ,Vanessa M. LIMA, Ivis Bento de L. Capitalismo global e economia solidria: debates e desafios Disponvel em: http://www.sober.org.br/palestra/6/478.pdf Acessado em 09/06/2011 CAMBI, Franco. Histria da Pedagogia. Traduo de lvaro Lorencini. So Paulo:Fundao Editora da UNESP, 1999. (Encyclopaidia). ________, Anthony. As Conseqncias da Modernidade. So Paulo:Ed Unesp, 1991, 2a ed. MARX, Karl. O capital. Coleo Os economistas. So Paulo: Nova Cultural, 1988. __________. Manuscritos econmico-filosficos. So Paulo: Martin Claret, 2002. MSZROS, Istvn. A crise estrutural do capital. Disponvel em : http://www.revistaoutubro.com.br/edicoes/04/out4_02.pdfAcessado em 14/06/2011 OLIVEIRA, Renato Almeida de. O conceito de homem no jovem marx: uma exposio crticoemancipatria. Dissertao de Mestrado em Filosofia.2009. Universidade da Federal do Cear UFC. Fortaleza, Cear. POCHMANN, Marcio. Economia solidria no Brasil: possibilidades e limites. 2004. Disponvel em: http://agencia.ipea.gov.br/pub/bcmt/mt_24g.pdf Acessado em: 09/06/2011 SALES, Celecina de Maria Veras. Mulheres rurais: tecendo novas relaes e reconhecendo direitos. Revista Estudos Feministas, CFH/CCE/UFSC, v. 15, n. 2, p. 437-443, 2007. Dossi Mulheres em reas Rurais nas Regies Norte e Nordeste do Brasil. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/ref/v16n1/a09v16n1.pdf Acessado em: 09/10/11 20 SANTOS, Milton Por uma outra Globalizao. Rio de janeiro. Ed. Record, 2000 SINGER, P. Economia Solidria: um modo de produo e distribuio. In: SINGER, P. & SOUZA, A. (Org.) A Economia Solidria no Brasil. So Paulo: Contexto, 2003.
20

You might also like