You are on page 1of 14

Desenvolvimento Lexical

Aquisio e Desenvolvimento da Linguagem

Desenvolvimento Lexical

Desenvolvimento lexical

Compreende:

a aquisio de novos vocbulos;

o estabelecimento de redes de relao entre eles.

Desenvolvimento Lexical

Condies bsicas para a aprendizagem do lxico: 1. 2. 3. 4. O conhecimento do mundo; O reconhecimento de padres sonoros; Projetar, aceitar e verificar as relaes (arbitrrias e simblicas) entre referentes e padres sonoros; Situar a palavra dentro do sistema lexical: analisar os limites semnticos com elementos coordenados, subordinados e supraordenados e estabelecer relaes de forma e contedo pertinentes.
Serra, M. et al. (2000). La adquisicin del lenguage. Madrid: Ariel

Desenvolvimento Lexical

Nveis de categorizao
Nvel mais geral (superordenao) brinquedo animal bebida Nvel bsico Nvel mais especfico (subordinao) bola de futebol pastor alemo vinho verde

bola co vinho

Quanto mais se sobe na hierarquia categorizadora , maior o nmero de instncias contempladas e menor a especificidade dessas instncias.
(Sim-sim, 1997)

Desenvolvimento Lexical

A estrutura do sistema lexical est vinculada: 1) 1) Ao conhecimento geral verbal e no-verbal; Ao sistema conceptual para captar as relaes de hierarquia, oposio, excluso, etc., e poder fazer juzos sobre a veracidade dos encaixes entre caratersticas semnticas e referentes a partir do que no explicitamente dito; A um registo da frequncia e uso das palavras. (cf. Serra,2000)

1)

Desenvolvimento Lexical

A aquisio e desenvolvimento do lxico pressupe a construo, alargamento e organizao de uma rede mental que permite interligar todos os elementos que a compem. Assim, todos os lexemas que conhecemos esto ligados entre si e todos tm valor relativo (cada um aquilo que o outro no ).

Desenvolvimento Lexical

As redes mentais (virtualmente infinitas) organizam-se atravs de mecanismos dinmicos e associativos que interligam as palavras entre si e permitem a produo, reconhecimento e categorizao de palavras novas (por extenso, emprstimo, mudana de significado, abreviao, mistura, composio, etc.)

fonogrficas morfolgicas semnticas Paradigmticas associaes experienciais pragmticas

homofonia, homografia ... derivao, composio... sinonmia , antonmia, hiperonmia... abreviao, acronmia extenso, mudana de significado ordem, funo (agentepaciente), etc

Sintagmticas
sintticas

Desenvolvimento Lexical

Tambm a este nvel se verifica uma assimetria entre a produo e a compreenso. Compreenso Produo 12 meses 80 palavras (30-140) 10 palavras (0-25) 16 meses 190 palavras (70-310) 65 palavras (0-155) As primeiras 10 palavras aprendem-se ao longo de um perodo de dois a trs meses. At s 50 palavras, h uma aprendizagem de cerca de 5 por semana. Entre as 50 e as 100 (18 meses), h um aumento significativo de ritmo exploso lexical , o que resulta de uma mudana de estratgia que permite integrar a informao em redes entretanto construdas.
(cf. Serra,2000)

Desenvolvimento Lexical

10 primeiras palavras: nomes de pessoas, animais, brinquedos, veculos ou alimentos. 50 primeiras palavras:

Desenvolvimento Lexical

Alguns dos fatores que determinam os vocbulos adquiridos so: - a composio fnica; - a escolha feita pelos adultos do vocabulrio que dirigem criana. O crescimento lexical processa-se com grande rapidez durante o perodo que precede a escola. Produo lexical nos 6 primeiros anos (OWENS, 1988): Idade 2 anos 3 anos 6 anos Produo (valores mdios) 200-300 palavras 1000 palavras 2600 palavras

Desenvolvimento Lexical

10

Definio processo que se inicia aps o comeo do perodo escolar e que continua ao longo da vida. Exemplos de definies dadas em diferentes idades:

(Sim-sim, 1998) Desenvolvimento Lexical 11

Erros de nomeao: -Sobregeneralizaes (generalizaes abusivas): .regularizaes morfolgicas (fazeu, funiles, pos) .atribuio errada de rtulos lexicais (papa por colher, bola por lua, gato por vaca, dormir por descansar). A escolha imprpria de um determinado item pela criana no aleatria, uma vez que o item escolhido partilha com a entidade indevidamente nomeada alguma(s) propriedade(s) funcional ou percetiva. Parece haver da parte da criana: -incapacidade para evocar a palavra correta; ou -puro desconhecimento da mesma.

Desenvolvimento Lexical

12

Erros de nomeao: -Subgeneralizaes : restries de atribuies de significado (apenas a uma entidade e no a toda a classe). Ex: pop exclusivamente para o carro da famlia.

Desenvolvimento Lexical

13

Desenvolvimento lexical Inicia-se muito cedo mas prolonga-se por toda a vida; Lxico activo / expressivo (o que se produz) vs. Lxico passivo/receptivo (o que se compreende).

Desenvolvimento Lexical

14

You might also like