You are on page 1of 17

IX ENCONTRO NACIONAL DA ECOECO Outubro de 2011 Braslia - DF - Brasil

COMPRAS PBLICAS SUSTENTVEIS: MECANISMO PARA A PROMOO DO CONSUMO SUSTENTVEL NO BRASIL

Hugo Leonnardo Gomides do Couto (UFG) - hlcouto@posgrad.ufg.br


Doutorando em Cincias Ambientais pela Universidade Federal de Gois e Analista de Planejamento, Gesto e Infraestrutura da Unidade Estadual do IBGE em Gois.

Francis Lee Ribeiro (UFG) - francisleerib@gmail.com


Doutora em Economia Aplicada, pela Universidade Federal de Viosa e Docente da Universidade Federal de Gois junto ao Programa de Doutorado em Cincias Ambientais.

TTULO: COMPRAS PBLICAS SUSTENTVEIS: MECANISMO PARA A PROMOO DO CONSUMO SUSTENTVEL NO BRASIL

EIXO TEMTICO: Polticas pblicas e meio ambiente (Seo) - Processos de formulao, avaliao, financiamento e execuo de polticas pblicas estatais e no estatais (Subseo).

RESUMO A formulao de polticas pblicas que objetivam o consumo sustentvel requer a combinao de diferentes estratgias e aes em todos os nveis de governos, a fim de influenciar o comportamento do consumidor individual e alterar as condies do mercado em prol dos bens e servios verdes. Nesse sentido, o governo brasileiro tem desenvolvido um vasto arcabouo de normas e programas para a promoo do consumo sustentvel, que culminaram no PPCS Plano de Ao para Produo e Consumo Sustentveis. Uma dessas estratgias, a realizao de compras pblicas sustentveis, ou seja, a insero de critrios socioambientais na aquisio de bens e servios pela Administrao Pblica. Assim sendo, o objetivo desse artigo avaliar as possveis interaes entre a poltca pblica de compras sustentveis e o consumo sustentvel no Brasil, por meio da anlise dos fundamentos jurdicos dessa poltica pblica e de alguns aspectos da sua implementao.

ABSTRACT The formulation of sustainable consumption policy requires the combining of different policies and tools, a variety of actions on all levels of government, in order to influence the individual consumer behaviour and to modify the framework conditions to enhance the purchase of green goods and services. In this way, the Brazilian government has been developed a variety of norms and programs to promote sustainable consumption that resulted in PPCS Action Plan on Sustainable Production and Consumption. One such strategy is the realization

os sustainable public procurement, namely the inclusion of social and environmental criteria in procurement of goods and services by the government. Therefore, the aim of this article is to investigate possible interactions between the policy of sustainable procurement and sustainable consumption in Brazil, through the analysis of the legal grounds of public policy and some aspects of its implementation.

PALAVRAS-CHAVE: consumo sustentvel, compras pblicas sustentveis, poltica pblica. KEYWORDS: sustainable consumption, sustainable public procurement, public policies.

INTRODUO Mudar os padres de consumo tem sido um tema recorrente nos esforos em direo ao desenvolvimento sustentvel, desde a Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (UNCED), a Rio-92. No documento, o consumo sustentvel mereceu captulo especfico com detalhamento e recomendaes para torn-lo menos impactante em termos sociais e ambientais. Enquanto medidas foram tomadas para tornar a produo mais limpa e eficiente, pouco se fez em relao ao consumo, alm de se estruturar servios de defesa do consumidor o que ampliou direitos, mas pouco estimulou os deveres (MMA, 2010). Dez anos depois, em 2002, na Cpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentvel, ficou patente que a questo do consumo no tinha evoludo na maioria dos pases, particularmente por falta de implementao de polticas pblicas robustas que pudessem enfrentar a questo. Nesse contexto, se insere o conceito de Compras Pblicas Sustentveis (CPS) que surgiu como proposta efetiva de promover polticas de contratao pblica que favoream o

desenvolvimento e a difuso de mercadorias e servios favorveis ao meio ambiente1. O Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) juntamente com o Departamento de Assuntos Econmicos e Sociais das Naes Unidas (UNDESA) foram indicados como agncias lderes para promover o Processo de Marrakech (Takase, 2009). Tal processo solicita e estimula que cada pas membro das Naes Unidas e participante do programa, desenvolva seu plano de ao, o qual ser compartilhado com os demais pases (MMA, 2010). A questo verdadeiramente complexa, uma vez que o prprio termo consumo sustentvel possui definio ambgua. Portanto, para efeito da anlise que ser desenvolvida nesse artigo, considera-se que o consumo sustentvel pode ser definido como uma forma mais ecologicamente equilibrada e socialmente responsvel de comprar, utilizar e desfazer de bens e servios (Eberle et al., 2004). E, concretizar esse ideal, traduz-se numa tarefa bastante difcil. Cada vez que algum toma uma deciso para adquirir um produto ou servio, existe um potencial de que aquela deciso contribua para um padro de consumo mais ou menos sustentvel. Quando um indivduo considera a adoo de um estilo de vida sustentvel, ele se envolve em um processo multplice de tomada de deciso, sendo que o tempo e espao necessrios para tal deciso no est disponvel em suas vidas cada vez mais ocupadas (Moisander, 2007). Por sua vez, o termo poltica pblica pode ser definido como o conjunto de tcnicas de governana pelas quais os atores institucionais baseiam e efetivam mudanas sociais em direo a um objetivo definido. Tais instrumentos usualmente envolvem a utilizao da autoridade estatal e de suas prprias limitaes (Howlett e Ramesh, 2003). A ao estatal de suma importncia para a concreo do consumo sustentvel (Burja, 2009; Fuchs and Lorek, 2005; Sanne, 2002; Spaargaren e Mol, 2008; Thgersen, 2005; Wolff e Schnherr, 2011). Tal ao se faz necessria, uma vez que os consumidores, observados individualmente, tm dificuldade em traduzir isso em compras sustentveis, mesmo tendo conhecimento acerca das questes ambientais (Young et al., 2010).
1
http://www.un.org/esa/sustdev/documents/WSSD_POI_PD/English/POIToc.htm. Acesso em abril/2011.

Nesse intuito, vrios pases tm dedicado esforos na consecuo de polticas pblicas voltadas obteno de padres do consumo mais sustentveis (OECD, 2008), como resultado da adeso ao Processo de Marrakech (Takase, 2009), junto s Naes Unidas. No Brasil, tal situao foi semelhante, resultando na elaborao do Plano de Produo e Consumo Sustentveis PPCS, cuja divulgao se deu em setembro de 2010. O plano rene seis aes prioritrias, deixando muito claro seu carter prtico e de buscar o envolvimento de todos os setores da sociedade: O plano pode parecer modesto a muitos, mas realista e absolutamente exeqvel, oferecendo a todos ns, segmento governamental e no governamental, incluindo o setor produtivo, a oportunidade de aprendermos juntos e a cumprirmos metas que sero benficas a toda a sociedade (MMA, 2010). As seis aes so as seguintes: aumento da reciclagem, educao para o consumo sustentvel, agenda ambiental na administrao pblica, compras pblicas sustentveis, construes sustentveis e varejo e consumo sustentveis. Neste artigo, daremos nfase s compras pblicas sustentveis, dada sua elevada capacidade de influenciar os mercados em prol do consumo sustentvel. Para justificar tal escolha, cabe ressaltar que, no Brasil, as compras governamentais movimentam recursos estimados em 10% do PIB, influenciando setores importantes da economia que buscam se adequar s demandas previstas nos editais de licitao. Adquirindo bens ou contratando servios que sejam ambientalmente preferveis, a Administrao Pblica buscar capturar um objetivo dual: o de aprimorar a qualidade ambiental no meio onde vivem seus cidados, enquanto prov o mercado com uma clara indicao dos rumos que devem ser seguidos por fornecedores e consumidores, tendo impactos indiretos na economia como um todo. A seguir ser discutido o marco regulatrio das compras pblicas sustentveis e os principais enfrentamentos que tm se materializado para a implementao de tal poltica pblica, sendo apresentadas algumas iniciativas adotadas pela esfera governamental.

METODOLOGIA Ao longo desta seo, ser desenvolvida uma anlise expositiva das compras pblicas sustentveis no mbito da Administrao Pblica Federal. Sero identificados os principais dispositivos legais que regulam a matria em nosso ordenamento jurdico. Concomitantemente, cada um desses dispositivos ser analisado a fim de que se identifiquem as possveis influncias dos mesmos sobre a promoo do consumo sustentvel. Alm disso, sero apresentadas as aes que vm sendo implementadas pelo governo federal, para a promoo das compras pblicas sustentveis.

RESULTADOS E DISCUSSES ASPECTOS LEGAIS DAS COMPRAS PBLICAS SUSTENTVEIS A Constituio Federal de 1988 No Estado ps-moderno, a Constituio a sede necessria do plano estratgico, isto , aquela em que se formulam as linhas e diretrizes gerais das polticas pblicas. Os planos gerenciais e operacionais tero sede em conjuntos normativos infraconstitucionais (Pereira Jr. & Dotti, 2009). Nesse intuito, nossa Carta Maior abriu margem para que fossem possveis as compras pblicas sustentveis, em seu art. 170, inciso V, ao estabelecer que:
A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios: VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e servios e de seus processos de elaborao e prestao.

Dessa forma, ainda sem o devido dispositivo regulamentador, permitia-se que fosse utilizado tratamento diferenciado inclusive aos contratados pela Administrao Pblica, assinalando novas condies ao setor produtivo. A Constituio ao conferir Unio a competncia privativa, ressaltada em seu art. 22, inciso XXVII, de legislar sobre normas gerais de licitao, consoante com o art. 37, inciso XXI, trouxe grande avano com a publicao da Lei n 8.666/93 que explicitou, em seu art. 12 que:
Nos projetos bsicos e projetos executivos de obras e servios sero considerados principalmente os seguintes requisitos: (...) VII impacto ambiental.

Tal inciso, em conjunta anlise com o inciso IX, do art. 6 do mesmo instrumento, sucumbe o conceito de licitao pblica como mero instrumento pelo qual se objetivava suprir a Administrao com bens e servios pelo menor preo, trazendo resqucios do modelo patrimonialista de gesto do Estado, especificamente da norma anterior que dispunha sobre licitaes, o Decreto-Lei n 2.300/86. Assim, as licitaes passaram a ser instrumentos de direito econmico, apresentando funo regulatria dos mercados. Primeiros dispositivos legais Ainda no bojo do novo paradigma apresentado aos administradores pblicos pela EC n 19/98, foram editados dois dispositivos infraconstitucionais que versaram sobre o consumo responsvel do Estado, considerados marcos iniciais das Compras Pblicas Sustentveis na Administrao Pblica Federal. A Lei n 9.660/98, editada com o intuito de incentivar o uso de veculos movidos a combustveis renovveis, posicionou a Administrao Pblica em vanguarda ao dispor, em seu artigo 1, que
Qualquer aquisio ou substituio de veculos leves para compor a frota oficial, ou locao de veculos de propriedade de terceiros para uso oficial somente poder ser realizada por unidades movidas a combustveis renovveis.

Da mesma forma, o Decreto n 2.783/98, usando a disposio legal conferida pelo inciso V, 1, do art. 225 da Carta Magna, vedou a aquisio de produtos ou equipamentos que contenham ou faam uso das Substncias que Destroem a Camada de Oznio SDO pelos rgos e pelas entidades da Administrao Pblica Federal direta, autrquica e fundacional. Tais dispositivos apresentam uma clara mudana de rumos em prol da sustentabilidade, uma vez que j vincula a administrao pblica a adquirir veculos que provocam menores impactos ambientais ou de vedar a aquisio de produtos que contenham substncias nocivas camada de oznio, ou seja, promovendo aes de consumo sustentvel no mbito governamental. Curiosamente, em 2002, quando ocorreu a Cpula de Johanesburgo supramencionada, a falta de mobilizao e planejamento frente provvel escassez de energia eltrica, os temidos apages, levou edio do Decreto 4.131/02 que dispunha sobre medidas emergenciais de reduo do consumo de energia eltrica no mbito da Administrao Pblica Federal. Tal dispositivo trouxe em seu art. 3 a seguinte determinao, in verbis,
Na aquisio de materiais e equipamentos ou contratao de obras e servios, devero ser adotadas especificaes que atendam aos requisitos inerentes eficincia energtica.

Apesar do momento dramtico em que se deu a incluso deste instrumento, tal decreto trouxe significativos avanos no que diz respeito aquisio de bens e contratao de servios energeticamente mais eficientes, inclusive impulsionando mecanismos de certificao ambiental, tais como a adoo do selo PROCEL-Programa Nacional de Conservao de Energia Eltrica. Iniciativas como essa influem diretamente sobre o comportamento do consumidor individual, uma vez que fornecem a ele meios para a tomada de deciso acerca da compra de bens e servios que ocasionam menores impactos ao meio ambiente, assim como analisado por Wolff e Schnherr (2011). As polticas nacionais sobre mudana do clima e de resduos slidos

Em dezembro de 2009, foi sancionada a Lei 12.187/09, que trata da Poltica Nacional sobre Mudana do Clima, que inovou o ordenamento jurdico ptrio ao reconhecer, em seu art. 3, inciso IV, que o desenvolvimento sustentvel a condio para enfrentar as alteraes climticas e conciliar o atendimento s necessidades comuns e particulares das populaes e comunidades que vivem no territrio nacional. Inclusive, tal poltica apresentou compromisso do Estado brasileiro de aes de mitigao das emisses de gases de efeito estufa, conferindo ao Brasil posio de destaque nos debates da Conferncia Mundial sobre o Clima (COP-15), realizada em 2010. Outrossim, a Lei 12.187/09 estabeleceu como diretriz para a consecuo dos objetivos da poltica, expostas em seu art. 5, XIII, alnea b, o estmulo e o apoio manuteno e promoo de padres sustentveis de produo e consumo, que est univocamente ligada ao conceito de compras pblicas sustentveis. Confirmando tal afirmao, o mesmo artigo, em seu inciso XII, expe que:
as medidas existentes, ou a serem criadas, (...) dentre as quais o estabelecimento de critrios de preferncia nas licitaes e concorrncias pblicas (...) para as propostas que propiciem maior economia de energia, gua e outros recursos naturais e reduo da emisso de gases de efeito estufa e de resduos.

A leitura atenta do dispositivo supramencionado nos apresenta a autorizao legal para que os gestores pblicos pudessem estabelecer critrios de sustentabilidade ambiental em suas aquisies de bens e contrataes de servios. Mais adiante, foi aprovada a Lei 12.305/10 que trata da Poltica Nacional de Resduos Slidos. Novamente, foram reforados os preceitos que embasam a adoo das compras sustentveis como poltica pblica a ser adotada, conforme evidenciado pelo art. 7, XI, da referida lei, que estabelece:
XI - prioridade, nas aquisies e contrataes governamentais, para: a) produtos reciclados e reciclveis; b) bens, servios e obras que considerem critrios compatveis com padres de consumo social e ambientalmente sustentveis

Nesse instrumento, foram combinadas diversas aes prioritrias do PPCS, tais como as compras pblicas sustentveis, o incentivo reciclagem e a agenda ambiental na administrao pblica. A IN SLTI/MPOG n 01/2010 Visando nortear o trabalho dos gestores responsveis pela conduo dos processos licitatrios, entrou em vigor em 19 de janeiro de 2010 a Instruo Normativa SLTI/MPOG n 01/2010, que dispe sobre os critrios de sustentabilidade ambiental na aquisio de bens e contratao de servios ou obras, no mbito da Administrao Pblica Federal. Aqui, trataremos dos pontos mais relevantes de tal dispositivo, conforme se segue. Manuteno da competitividade Conforme disposto no art. 3, 1, I, vedado aos agentes pblicos admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocao, clusulas ou condies que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu carter competitivo. A fim de evitar questionamentos de que a adoo de critrios de sustentabilidade ambiental pudessem frustrar a competitividade dos certames licitatrios, a IN SLTI/MPOG n 01 reafirmou o preceito estabelecido na lei geral, em seu art. 2, dispondo que
Para o cumprimento do disposto nesta Instruo Normativa, o instrumento convocatrio dever formular as exigncias de natureza ambiental de forma a no frustrar a competitividade.

Das obras pblicas sustentveis O art. 4 do referido dispositivo tratou especificamente das especificaes a serem seguidas para a contratao de obras e servios de engenharia, in verbis,
(...) visando a economia da manuteno e operacionalizao da edificao, a reduo do consumo de energia e gua, bem como a utilizao de tecnologias e materiais que reduzam o impacto ambiental.

Adicionalmente, o 3 do art. 4 estabelece que: o uso obrigatrio de agregados reciclados nas obras contratadas, sempre que existir a oferta de agregados reciclados, capacidade de suprimento e custo inferior em relao aos

agregados naturais. Observe que tal disposio requer adequada ateno das comisses permanentes de licitao, a fim de se realizar uma adequada avaliao da disponibilidade de agregados, pois, nessa situao ao fiscal do contrato foi imbuda a competncia de punir com multa a inobservncia desse quesito. Dos bens e servios Ao tratar das exigncias a ser adotadas pela Administrao Pblica Federal, o art. 5 da Instruo Normativa aqui analisada expe um rol exemplificativo de critrios que podero ser assumidos, tais como: que os bens sejam constitudos por material reciclado, atxico e/ou biodegradvel, que sejam observados os requisitos ambientais para a obteno de certificao do INMETRO, como produtos sustentveis ou de menor impacto ambiental em relao aos seus similares, que os bens no contenham substncias perigosas em concentrao acima da recomendada na diretiva RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances). Cabe mencionar que, segundo o art. 5, 1,
A comprovao do disposto neste artigo poder ser feita mediante apresentao de certificao emitida por instituio pblica oficial ou instituio credenciada, ou por qualquer outro meio de prova que ateste que o bem fornecido cumpre com as exigncias do edital.

De tal dispositivo, observa-se que foi autorizada a exigncia de certificao emitida por instituio pblica oficial ou instituio credenciada.

DIFICULDADES DE IMPLEMENTAO Apesar de todo esse arcabouo jurdico j assentado, a responsabilidade pela escolha de determinado produto/servio est a cargo do gestor pblico que no dispe de ferramentas suficientes para poder valorar os danos ambientais e sociais de suas escolhas, ou seja, a legislao ainda carece de regulamentao para que fossem definidos critrios objetivos para a adoo da poltica. A seguir sero

discutidas as principais dificuldades de implementao de polticas pblicas de compras sustentveis. Imposies da legislao De modo geral, a legislao brasileira que se refere s compras pblicas sustentveis, objetiva estimular a competio entre fornecedores, sem discriminlos. Seu objetivo encontrar a melhor relao custo-benefcio para um dado produto ou servio de uma forma transparente. Entretanto, uma grande variedade de termos tcnicos e ferramentas em uso (certificados, rotulagem, novas tecnologias) dificultam seriamente a aquisio de bens e servios preferveis. Por vezes, os gestores responsveis pelas compras governamentais exigem produtos novos, ao invs de produtos remanufaturados, por no possuir de instrumentos confiveis para avaliar a qualidade dos bens adquiridos (OECD, 2000, 2003). Evitar a adio de novas responsabilidades Uma vez que h uma grande discricionariedade na atuao do gestor pblico nas aquisies sustentveis, surge um grave problema: a adio de novas responsabilidades quelas j existentes para os pregoeiros e membros de comisso de licitao. O gestor pblico deve estar atento manuteno da competitividade do certame, de tal modo que no a restrinja ao solicitar especificaes tcnicas muito particulares para bens e servios a serem adquiridos e sejam punidos por crime de responsabilidade. salutar que o Tribunal de Contas da Unio (TCU) v com extremo zelo a possibilidade de punir o pregoeiro ou os membros das comisses de licitao. Isso confirmado pela entrevista dada pelo Ministro Benjamin Zymler, ministro do TCU, na edio de outubro de 2009 da Revista O Pregoeiro, ao dizer que:
(...) o pregoeiro precisa tomar decises complexas em curtssimo espao de tempo. Mas ele conta com a tolerncia do Tribunal. Na hora de penalizar o agente, o TCU analisa as circunstncias e leva em conta a viso do homem mdio, da culpabilidade mdia, do comportamento esperado e possvel do

gestor. Tanto que o TCU pune pouqussimo o pregoeiro. A grande verdade que a nossa jurisprudncia, em termos punitivos em prego, muito pequena. O que significa que o Tribunal percebe as circunstncias difceis em que atua o pregoeiro e leva isso em considerao.

Falta de capacitao dos servidores envolvidos nas compras pblicas De acordo com Heiskanen e Pantzar (1997), os estudos relacionados ao consumo sustentvel requerem uma abordagem transdisciplinar, uma vez que as questes ambientais constituem-se em problemas hbridos, ou seja, causados por caractersticas sociais e econmicas, que so mediados por sistemas tcnicos e afetam o ambiente natural, o que, por sua vez, causam impactos sociais e econmicos. Entretanto, o que se nota so processos licitatrios conduzidos muitas vezes por um nico servidor, que acumula diversas funes, desde a elaborao do edital, a realizao da sesso pblica, a avaliao tcnica dos bens e servios contratados, impossibilitando as discusses transdiciplinares que so necessrias. Alm disso, a capacitao dos servidores deve ser conduzida como instrumento de educao ambiental, por meio da efetivao dessa caracterstica transdisciplinar que envolve os problemas ambientais. O Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto vem realizando iniciativas nesse sentido, promovendo turmas de capacitao distncia, tendo sido treinados cerca de 500 servidores em 2010. Ademais, foram realizados o Congresso Internacional de Contrataes Pblicas Sustentveis, o Seminrio As Contrataes Pblicas Sustentveis e o Controle e o Dia Nacional em Contrataes Pblicas Sustentveis, perfazendo um total de 1000 pessoas envolvidas, aproximadamente.2 Implementao de novas prticas Sugere-se ainda que sejam dedicados esforos no intuito de se desenvolver ferramentas e indicadores (Silva, 2010) capazes de aferir o cabimento e as vantagens de se realizar uma compra sustentvel, ao invs da aquisio dos produtos com as especificaes usuais de mercado, tal como sugerido por Willis
2 Dados fornecidos pelo Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto.

(2010) ao investigar processos de compras pblicas sustentveis no Reino Unido, por meio de anlises de custo-benefcio. O Guia de Compras Pblicas Sustentveis da Administrao Pblica Federal3 recomenda primordialmente a adoo de novos critrios a fim de justificar a aquisio de bens e servios ambientalmente preferveis: certificao e rotulagem ambiental, princpios de governana corporativa e utilizao de indicadores de sustentabilidade das empresas, anlises de ciclo de vida e valorao ambiental. Aspectos mercadolgicos O governo brasileiro vem modificando uma tendncia recente. O modelo adotado era o de descentralizao das decises de compras, com a incluso de novas unidades administrativas autnomas financeiramente e o elevado uso de cartes corporativos. Por meio do advento do sistema de registro de preos, regulamentado pelo Decreto n 3931/2001, foi possvel que preos competitivos fossem compartilhados por diversos rgos, inclusive em regies distintas do pas. Como exemplo da efetividade da utilizao do sistema de registro de preos, o Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto realizou licitao centralizada para os servios de telefonia fixa e mvel via registro de preos no prego n 79/2010, permitindo economias futuras estimadas em 33 milhes de reais4. Esta deve ser uma tendncia para outros bens e servios dominados por grandes grupos econmicos. Obviamente, essa alternativa no se adqua a certos bens comuns (tais como materiais de escritrio), pois inviabiliza a participao de micro e pequenas empresas localizadas regionalmente, o que feriria outra poltica pblica: a que estabelece condies mais favorveis participao de micro e pequenas empresas nos certames licitatrios, disposto na Lei Complementar 123/2006.

CONCLUSES Ao longo do artigo, observou-se nitidamente a relevncia das compras pblicas sustentveis para a promoo de padres de consumo ambientalmente e socialmente preferveis. Os consumidores, individualmente, tm pouca capacidade
3 cpsustentaveis.planejamento.gov.br. Acesso em maio/2011. 4 www.comprasnet.gov.br. Acesso em maio/2011.

de empreender grandes modificaes em suas prticas de consumo devido falta de alguns dos seguintes fatores: informao, tempo para a complexa tomada de deciso envolvida nas aquisies de bens e servios dirias, disponibilidade de produtos verdes, dentre outros. Desse modo, a ao estatal, por meio das compras governamentais, surge como forte ao indutora do comportamento individual do consumidor e do mercado produtivo. Para isso, esforos vm sendo feitos pela esfera governamental a fim de que seja positivada a inteno da administrao pblica em promover a aquisio de bens e servios sustentveis, como consequncia do que dispe a Constituio Federal. Diversas matrias que se relacionam ao consumo sustentvel foram regulamentadas, em particular no que diz respeito s polticas de meio ambiente, do clima, de resduos slidos, de educao ambiental e de compras pblicas sustentveis, sendo que esta ltima foi ratificada pela IN SLTI/MPOG n 01/2010. Contudo, apesar de todo esse arcabouo jurdico montado para atender s necessidades de se realizar compras pblicas sustentveis, alguns questionamentos no foram sanados pela legislao: quais produtos ou servios causam menos impacto sobre o meio ambiente? Quais causam menor consumo de matria-prima e energia? Quais so aqueles que podero ser reutilizados ou reciclados aps o descarte? Como possvel analisar se uma dada poltica de compras sustentveis foi capaz de atingir seus objetivos? So questes importantes quando se consideram a escala das compras governamentais e o efeito cascata que uma licitao produz sobre os fornecedores, multiplicando investimentos na direo da sustentabilidade. Portanto, o novo gestor da rea de licitaes deve estar atento ao mercado, s novidades e relao custo-benefcio que os bens e servios oferecem. Ao exigir qualidade e eficincia de seu fornecedor, a Administrao Pblica estar garantindo que seja formada uma rede de consumo mais crtica e responsvel. Nesse sentido, existe uma necessidade premente de capacitao dos servidores pblicos que se encontram na rea de compras governamentais acerca dos aspectos transdiciplinares que envolvem o consumo sustentvel, tal que esses

servidores sejam capazes de superar as dificuldades impostas pela natureza intrnseca dos organismos governamentais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Burja, A. (2009). Using green public procurement (GPP) for sustainable consumption and production. Journal for European Environmental & Planning Law, 6(3), 319-338. Eberle, U., Brohmann, B., & Graulich, K. (2004). Sustainable consumption needs visions. Position paper. Freiburg: Institute for Applied Ecology (ko-Institut). Fuchs, D., & Lorek, S. (2005). Sustainable consumption governance A history of promises and failures. Journal of Consumer Policy, 28, 261288. Heiskanen, E., & Pantzar, M. (1997). Toward sustainable consumption: two new perspectives. Journal of Consumer Policy, 20, 409-442. Howlett, M., & Ramesh, M. (2003). Studying public policy, policy cycles and policy subsystems. Oxford: Oxford University Press. Moisander J. (2007). Motivational complexity of green consumerism. International Journal of Consumer Studies, 31(4), 404409. MMA (2010). Plano de ao para produo e consumo sustentveis. Braslia, Brasil. 95 p. OECD (2000). Greener Public Purchasing: Issues and Pratical Solutions. Paris, OECD. OECD (2003). The Environmental Performance of Public Procurement: Issues of Policy Coherence. Paris, OECD. OECD (2008). Promoting sustainable consumption: good practices in OECD countries. Paris, France. 62 p. Pereira Jr., J. T.; Dotti, M. R. (2009). Polticas Pblicas nas Licitaes e Contrataes Administrativas. 1 ed. Belo Horizonte: Frum. Sanne, C. (2002). Willing consumers Or locked-in? Policies for a sustainable consumption. Ecological Economics, 42, 273287. Silva, C. L. & Souza Lima, J. E. (2010). Polticas Pblicas e Indicadores para o Desenvolvimento Sustentvel. 1 ed. So Paulo: Saraiva.

Spaargaren, G., & Mol, A. P. J. (2008). Greening global consumption Redefining politics and authority. Global Environmental Change, 18, 350359. Takase, Chikako (2009). Changing consumption and production patterns the Marrakech process. Natural Resources Forum, 29, 404407. Thgersen, J. (2005). How may consumer policy empower consumers for sustainable lifestyles? Journal of Consumer Policy, 28, 143178. Willis, K. (2010). Is all sustainable development sustainable? A cost-benefit analysis of some procurement projects. Journal of Environmental Assessment Policy and Management, 12(3), 311331. Wolff, F., & Schnherr, N. (2011). The impact evaluation of sustainable consumption policy instruments. Journal of Consumer Policy, 34, 4366. Young, W., Hwang, K., McDonald, S. & Oates, C.J. (2010). Sustainable consumption: green consumer behaviour when purchasing products. Sustainable Development, 18, 20-31.

You might also like