You are on page 1of 7

FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA DIREITO

DOUGLAS DA SILVA PRATES

HANNAH ARENDT

EUNPOLIS - BA 2012

DOUGLAS DA SILVA PRATES

HANNAH ARENDT

Trabalho apresentado s Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia como requisito parcial para avaliao da disciplina Filosofia do Direito no curso de Direito Matutino 1 perodo. Professor: Valdermir Trutut

EUNPOLIS BA 2012

Este trabalho busca analisar e aprofundar a compreenso dos conceitos de condio humana, ao, liberdade e igualdade e sua relao com a idia de dignidade - fonte dos direitos humanos - de acordo com a filosofia de Hannah Arendt, tomando como referncia as perspectivas histricas e filosficas nos livros A Condio Humana e A origem do totalitarismo. No comeo de sua obra, Hannah Arendt deixa claro que condio humana no a mesma coisa que natureza humana. A condio humana diz respeito s formas de vida que o homem impe a si mesmo para sobreviver. So condies que tendem a suprir a existncia do homem. As condies variam de acordo com o lugar e o momento histrico do qual o homem faz parte. A origem do totalitarismo reala a singularidade do totalitarismo, como uma nova forma de governo baseada na organizao burocrtica de massas e apoiada no emprego do terror e da ideologia.

(PALAVRAS CHAVE: condio humana; vita activa; labor; trabalho; ao; violncia, totalitarismo)

A CONDIO HUMANA E A ORIGEM DO TOTALITARISMO Escrita em 1951, A origem do Totalitarismo esta obra trouxe um contributo fundamental para a compreenso do totalitarismo, tanto no caso sovitico com a luta de classes, como no nazismo com a luta de raas. Hannah Arendt apresenta um quadro completo da organizao totalitria, a sua implantao, a propaganda, o modo como manipula as massas e se apropria do Estado com vista dominao total. A sua crtica da razo governamental totalitria ainda hoje pertinente, numa poca onde vigoram regimes com estas caractersticas e, mais do que isso, num terreno onde a democracia liberal no afastou por completo os vestgios de uma ideologia de terror que torna o homem suprfluo. Com a sua lcida anlise, percebemos por que motivo o campo (de concentrao) se encontra no mago do totalitarismo.

No final Arendt deixa uma profecia desconcertante: As solues totalitrias podem muito bem sobreviver queda dos regimes totalitrios sob a forma de forte tentao que surgir sempre que parea impossvel aliviar a misria poltica, social ou econmica de um modo digno do homem. A condio humana, publicado em 1958, uma das obras tericas fundamentais da filsofa Hannah Arendt porque constitui a primeira sistematizao filosfica do seu pensamento poltico em toda a sua originalidade. Nesta, Hannah Arendt faz um relato detalhado da evoluo dos conceitos da ao e do discurso como formas predominantes da revelao da essncia do homem. Partindo da Grcia Antiga at a modernidade, possvel, para a autora, perceber a degradao e a banalizao que esses conceitos sofreram no decorrer do tempo, e as conseqncias de tal banalizao para a vida do homem moderno, cada vez mais alienado e apoltico. Hannah Arendt defende que a ao a caracterstica do homem na condio de "Homem", caracterstica esta que tem o poder de fazer com que o ele se integre esfera pblica, revele quem ele , e inicie novos processos, ilimitados e potencialmente eternos. Enquanto age, o homem deixa de ser escravo das necessidades e deixa para trs o labor e o trabalho para ser, finalmente, livre. Agindo, o Homem desvincula-se do reino domstico e entra na polis, no espao poltico. A prpria ao significa liberdade e, por conseqncia, s se livre enquanto nos espaos pblicos. Com a crescente despolitizao dos homens, reduz-se o espao pblico, reduz-se a ao e corre-se o risco de um caminhar escravido maior, fazendo com que o animal laborans (animal trabalhador) finalmente predomine por completo sobre o zoon politikon (animal poltico).

A Vita Activa e a Condio Humana:


A Vita Activa composta por trs atividades fundamentais, que assim devem ser consideradas porque a cada uma delas corresponde uma das condies bsicas mediante as quais a vida foi dada ao homem". So estas:

Labor:
Atividade biolgica do corpo humano. Exemplos: crescimento espontneo, metabolismo e declnio; necessidades vitais produzidas e introduzidas no processo da vida. A condio humana do labor a prpria vida, nas palavras da autora. O labor assegura no s a sobrevivncia do indivduo, mas a vida da espcie. Ao discutir o Labor, Hannah Arendt vai criticar Karl Marx por no ter

este estabelecido qualquer distino entre labor e trabalho.

Trabalho:
Artificialismo da existncia humana. Produz um mundo artificial de coisas nitidamente diferentes de qualquer ambiente natural. A condio humana do trabalho a mundanidade, nas palavras da autora. o que empresta certa permanncia e durabilidade futilidade da vida mortal e ao carter do efmero do tempo humano.

Ao:
nica atividade que se exerce diretamente entre os homens sem a mediao das coisas ou da matria. a condio humana da pluralidade, e esta pluralidade a condio de toda a vida poltica. A pluralidade a condio da ao humana pelo fato de sermos todos os mesmos, isto , humanos, sem que ningum seja exatamente igual a qualquer pessoa que tenha existido, exista ou venha a existir, nas palavras da autora. A ao funda e preserva corpo poltico e, por isso, cria a condio para a lembrana, ou seja, para a histria.

A dignidade humana:
Tanto ao, labor e trabalho esto relacionados com o conceito de Vita Activa. Para os antigos, a Vita Activa ocupao, inquietude, desassossego. O homem, no sentido dado pelos gregos antigos, s capaz de tornar-se homem quando se distancia da Vida Activa e se aproxima da vida reflexiva, contemplativa. So justamente nessa viso de mundo grega que os escravos no so considerados homens. O escravo ao ocupar a maior parte de seu tempo em tarefas que visam somente sobrevivncia de si e de outros, destitudo do conceito grego de homem, mas por outro lado ele no deixa de ser humano. Portanto, dentro dessa lgica s homem aquele que tem tempo para pensar, refletir, contemplar. Nietzsche afirma em seu Humano, demasiado humano que, aquele que no reserva, pelo menos, 3/4 do dia para si um escravo. A base disso encontramos em Scrates: se apenas para comer, dormir, fazer sexo, que o homem existe, ento, ele no homem, um animal. Pois assim era visto o escravo: um animal. Um animal necessrio para a formao de homens. muito importante salientar que a escravido da Grcia antiga bem diferente da escravido dos tempos modernos. Pois, na era moderna a escravido um meio de baratear a mo-de-obra, e assim, conseguir maior lucro. Na antiguidade a escravido um meio de permitir que alguns, por exemplos, os filsofos, tivessem o controle do corpo, das necessidades biolgicas; a temperana. Para os gregos, a escravido, do ponto de vista de quem se beneficia dela, - os prprios filsofos da poca salva o homem de sua prpria animalidade, e no lhe prende s tarefas pragmticas. A dignidade humana s conquistada atravs da vida contemplativa, reflexiva: uma vida sem compromisso com fins pragmticos. A religio crist toma emprestado a concepo de mundo grega, e vulgariza a

dignidade humana. Agora qualquer indivduo pode, e deve viver uma vida contemplativa. Enquanto na Grcia antiga a vida contemplativa era destinada aos filsofos, no cristianismo ela destinada a todos. Essa nica forma que o cristianismo encontra para convencer os homens a rezar.

Condio Humana x Natureza Humana:


Condio Humana = O homem um ser condicionado, ou seja, o que quer que toque a vida humana assume carter de condio da existncia humana. Para Hannah Arendt, a existncia humana seria impossvel sem as coisas produzidas pelas atividades humanas. Natureza Humana = Se temos uma natureza ou essncia, certamente s um Deus pode conhec-la e defini-la.

A Expresso Vita Activa:


Hannah Arendt adota o significado Agostiniano de Vita Activa, propondo, entretanto, um uso diferente do at ento proposto para a expresso, oposto ao seu significado tradicional - contestando, assim, a hierarquia supracitada. O uso proposto pela autora pressupe que a preocupao subjacente a todas as atividades no a mesma preocupao central da vita contemplativa, como no lhe superior nem inferior.

A violncia simblica:
Segundo Hannah, a no-violncia o requisito essencial para a gerao do poder advindo das aes humanas. O poder pode ser dito algo inerente s estruturas sociais. Onde h sociedade humana, h poder. Infelizmente, idia de poder por vezes ocorre estar acoplada a idia de violncia. Aqueles que se opem violncia com o mero poder rapidamente descobriro que no so confrontados por homens, mas pelos artefatos humanos, cuja desumanidade e eficcia destrutiva aumentam na proporo da distncia que separa os oponentes. A violncia sempre pode destruir o poder; do cano de uma arma emerge o comando mais efetivo, resultando na mais perfeita e instantnea obedincia. O que nunca emergir da o poder. Hannah fala que o poder nunca propriedade de um indivduo; ele pertence a um grupo e permanece em existncia apenas na medida em que o grupo conserva-se unido, porm, se paramos para anlisar, temos a simples divergncia de que para uma guerra no preciso um exrcito, mas apenas a determinao de um nico homem. Queria eu discutir isso profundamento com Stalin, Mussolini, Hitler e Napoleo.

Referncias Bibliogrficas:

ARENDT, Hannah. A Condio Humana. 10 ed. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitria, 2000. _______________. As Origens do Totalitarismo. Rio de Janeiro: Ed. Documentrio, 1975. CNDIDA, Ana. "A Condio Humana", Hannah Arendt. So Paulo: PUCSP Em: http://direitopublicopontocom.blogspot.com.br Acesso: 25 de maio de 2012. CASELAS, Jos. Hannah Arendt - As Origens do Totalitarismo. Lisboa. Em: http://rolandoa.blogs.sapo.pt Acesso: 25 de maio de 2012.

You might also like