You are on page 1of 18

BIOS

MANUTENO DE COMPUTADORES

BIOS
BIOS, em computao Basic Input/Output System (Sistema Bsico de Entrada/Sada).
O termo incorretamente conhecido como Basic Integrated Operating System (Sistema Operacional Bsico Integrado).

O BIOS um programa de computador pr-gravado em memria permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele responsvel pelo suporte bsico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.

O BIOS armazenado num chip ROM (Read-Only Memory). Na memria ROM da placa-me existe um programa chamado Setup (usado para configurar alguns parmetros do BIOS). Os principais fabricantes deste firmware so:
American Megatrends (AMI), Phoenix Technologies (Award Software), General Software, Insyde Software.

MANUTENO DE COMPUTADORES - PROF CHARLES KUNST

BIOS
BIOS (Basic Input/Output System):
um firmware (software) gravado em um chip da placa-me, onde se encontram as informaes bsicas para que o sistema entre em funcionamento (boot). ele roda uma srie de rotinas, que testam rapidamente cada item do sistema, como memria, placa de vdeo, teclado, drives, etc.

Setup:
o programa a qual o usurio tem acesso para modificar as configuraes da BIOS

CMOS (Complementary Metal Oxide Semicondutor),


uma memria embutida geralmente no chip da BIOS onde ficam gravados os dados do setup. essa memria voltil, ou seja, ela s se mantm ali se for constantemente alimentada com energia, por isso, existe uma bateria que a alimenta.

POST (Power on self test):


uma srie de testes que a BIOS faz quando ligado o computador para ver se est tudo bem. basicamente testa as memrias, processador, placa-me, vdeo, discos, etc.

MANUTENO DE COMPUTADORES - PROF CHARLES KUNST

CHIP BIOS

Chip de BIOS do tipo DIP (Dual In Parallel), encontrado em placas-me antigas

Chip de BIOS do tipo PLCC (Plastic Leaded Chip Carrier), encontrado em placas-me modernas

MANUTENO DE COMPUTADORES - PROF CHARLES KUNST

FUNCIONAMENTO
A BIOS um aplicativo responsvel pela execuo da vrias tarefas executadas do momento em que voc liga o computador at o carregamento do sistema operacional instalado na mquina. Ao iniciar o computador, a BIOS faz uma varredura para detectar e identificar todos os componentes de hardware conectados mquina. S depois de todo esse processo de identificao que a BIOS passa o controle para o sistema operacional e o boot acontece de verdade. no Setup da BIOS que voc pode visualizar e alterar algumas informaes do computador, como ajustar o relgio do sistema, verificar a temperatura da placa-me e do processador ou conferir a velocidade com a qual o cooler est girando. Alm disso, por meio dessa ferramenta que voc determina se o boot do computador ser feito pelo disco rgido, drive de CD/DVD ou dispositivos USB.

MANUTENO DE COMPUTADORES - PROF CHARLES KUNST

ACESSANDO

SETUP

DA

BIOS

O Setup da BIOS acessvel apenas nos instantes anteriores ao carregamento do sistema. A tecla de acesso varia de acordo com a verso e fabricante da BIOS, mas em geral so:
DEL (Delete) F2 F12

Pressione DEL para acessar a BIOS

MANUTENO DE COMPUTADORES - PROF CHARLES KUNST

BIOS SETUP GUIA PRINCIPAL


Dentro da guia MAIN / STANDARD / PRINCIPAL, ficam os ajustes bsicos de hora e data, dispositivos de hardware, como os discos rgidos leitores de mdia e drives de disquete. Por aqui conferido se o computador reconheceu o disco que voc acabou de instalar. Temos tambm nessa tela algumas informaes do sistema, como a quantidade de memria total da mquina.

MANUTENO DE COMPUTADORES - PROF CHARLES KUNST

BIOS SETUP GUIA AVANADO


Na guia Advanced / Avanado existem diversas funes que podem variar de acordo com o modelo da BIOS. Algumas contam com a opo de USB Configuration com ajustes das portas USB, opes de PCI/Pnp se refere aos componentes Plug and Play e seu devido reconhecimento. Temos ainda as configuraes de processador que revela dados de memria cache, virtualizao e controles de temperatura, alm de outras tecnologias individuais para cada processador e fabricante.
Essa opo serve tambm para ajustar configuraes de alimentao e de velocidade do processador (Overclock).

Nas opes de Onboard Devices Configuration, voc tem acesso a todos os componentes que esto integrados placa me, tais como as placas de rede, de vdeo e de som, SATA, PATA e portas seriais.

MANUTENO DE COMPUTADORES - PROF CHARLES KUNST

BIOS SETUP GUIA SEGURANA


Algumas BIOS ainda oferecem mais uma opo de segurana. Alm de atribuir uma senha para entrar na BIOS, ainda pode atribuir uma senha de acesso para o computador, independente de sistema operacional, o que significa que a mquina s poder ser iniciada com ela.

MANUTENO DE COMPUTADORES - PROF CHARLES KUNST

BIOS SETUP GUIA POWER


A guia Power traz opes de energia para seus componentes. Algumas das opes desta guia envolvem o mtodo de hibernao e por quais dispositivos o computador deve ser ligado. Algumas placas podem at mesmo ser configuradas de modo a ligarem novamente em caso de queda de energia, assim que a distribuio for restabelecida. Outra ferramenta frequentemente disponvel pela guia de energia a de monitoramento, que controla e mostra em tempo real dados como temperatura do processador, placa me e memria, tenso recebida nos componentes e velocidade das ventoinhas ligadas na placa.

MANUTENO DE COMPUTADORES - PROF CHARLES KUNST

10

BIOS SETUP GUIA BOOT


Uma das configuraes mais bsicas do Setup a ordem de boot que serve para definir a ordem da inicializao, definindo a prioridade entre seus discos rgidos, drives de CD/DVD e dispositivos removveis. Na maioria das placas, as opes esto concentradas na guia "Boot", mas em muitas voc pode encontrar na guia "Advanced Setup as opes "1st Boot Device", "2nd Boot Device", etc. Algumas bios contam ainda com a opo de Boot Settings Configuration, onde possvel desativa funes como a imagem que mostrada quando o computador ligado, bem como suporte para mouse e tambm os avisos para erros de leitura do teclado.

Resumidamente, a bios tentar encontrar um sistema inicializvel dentro do primeiro dispositivo da sequncia de boot. Se no encontrar, tentar no segundo, e assim por diante.
MANUTENO DE COMPUTADORES - PROF CHARLES KUNST 11

BIOS SETUP GUIA EXIT


A guia exit serve para finalizar e salvar as modificaes feitas Para salvar adequadamente as alteraes, selecione a opo Exit & Save Changes. As demais opes desta tela servem para descartar e sair da tela, apenas descartar as alteraes ou ainda carregar as configuraes de fbrica.

MANUTENO DE COMPUTADORES - PROF CHARLES KUNST

12

CDIGO

DE BIPS

O cdigo de bips varia de acordo com a marca do BIOS (Phoenix, Award, AMI, etc) podendo tambm haver pequenas mudanas de uma placa me para outra. 1 Bip curto Post executado com sucesso 2 Bips curto: Erro Geral, normalmente um cdigo de erro mostrado na tela. Em geral o problema na placa me ou nos mdulos de memria Bip Contnuo/Repetidos bips curtos fonte de alimentao, sistema, ou problema no teclado. 1 Bip longo: Falha no Refresh (refresh Failure): O circuito de refresh da placa me est com problemas, isto pode ser causado por danos na placa me ou falhas nos mdulos de memria RAM 1 Bip longo, 1 bip curto: sistema com problema. 1 Bip longo e 2 bips curtos/1 Bip longo e 3 bips curtos: Falha no Vdeo: Problemas com a placa de vdeo. 2 Bips longos: Erro de paridade: Durante o POST, foi detectado um erro de paridade na memria RAM. Este problema pode ser tanto nos mdulos de memria quanto nos prprios circuitos de paridade. Caso exista na Setup da BIOS a opo de "Parity Check" tenta desativ-la. 3 Bips longos: Falha nos primeiros 64 KB da memria RAM. Isto pode ser causado por um defeito nas memrias ou na prpria placa me.
MANUTENO DE COMPUTADORES - PROF CHARLES KUNST 13

CDIGO

DE BIPS

4 Bips Longos: O sistema no est est conseguindo encontrar a memria RAM. O problema pode estar na placa me (mais provvel) ou nos mdulos de memria. 5 Bips: Erro no processador. O processador est danificado, ou mal encaixado. 6 Bips: Falha no Gate 20. O gate 20 um sinal gerado por chip responsvel por colocar o processador em modo protegido. Neste caso, o problema poderia ser algum dano no processador ou mesmo problemas relacionados com o chip controlador do Gate 20. 7 Bips: Processor interrupt error: o processador gera uma interrupo. O processador est apresentando um comportamento errado. Isso acontece s vezes no caso de um overclock mal sucedido. Se o problema for persistente, experimente baixar a frequncia de operao do processador. 8 Bips: Erro na memria da placa de vdeo. Problemas com a placa de vdeo, que podem estar sendo causados tambm por mal contato 9 Bips: Erro na memria ROM onde est gravada a BIOS. Isto pode ser causado por um dano fsico no chip do BIOS, por um upgrade de BIOS mal sucedido. 10 Bips: Falha no CMOS. Este problema causado por algum defeito no CMOS. Normalmente um problema fsico do chip da placa me.
MANUTENO DE COMPUTADORES - PROF CHARLES KUNST 14

BATERIA

DO

CMOS

A memria e o relgio so alimentados geralmente por uma bateria-moeda CR2032 de ltio. Estas baterias duram aproximadamente de dois a dez anos, dependendo do tipo de placa-me, temperatura ambiente e do tempo que o sistema ficou desligado. Temperaturas mais altas e perodos maiores com o computador desligado diminuem a vida til da bateria. Ao substituir a bateria, a hora e data do sistema e as configuraes do BIOS CMOS podem voltar aos seus valores-padro.

MANUTENO DE COMPUTADORES - PROF CHARLES KUNST

15

RESET BIOS
1 Opo
Retirar a bateria

2 Opo
Alterar o jumper colocando ele na posio Clear CMOS normalmente posio 2-3 Deixar 30 segundos (normalmente necessrio ligar o computador) Voltar jumper para a posio original 1-2

3 Opo
Retire a bateria Encaixar uma moeda de 10 centavos (dourada) Aguarde 20 segundos Retirar a moeda e encaixar a bateria novamente

MANUTENO DE COMPUTADORES - PROF CHARLES KUNST

16

SENHA BIOS
Para apagar a senha salva na BIOS Setup.
Utilizar backdoor password (senha) Resetar a BIOS

MANUTENO DE COMPUTADORES - PROF CHARLES KUNST

17

ATUALIZAO (UPGRADE)
Na maioria das placas-me modernas o BIOS pode ser atualizado, e os fabricantes disponibilizam arquivos para essa finalidade. A atualizao pode resolver problemas de funcionamento de perifricos, ou mesmo erros da verso anterior do BIOS. A atualizao altera trs programas que esto dentro da memria ROM (BIOS, POST, Setup) e uma operao de risco e requer muito cuidado para no haver danos na placa-me. H vrios problemas que podem acontecer nas atualizaes, alguns deles so:
Arquivos corrompidos, falta de informaes para a solicitao do software correto, ou ainda a falta de energia eltrica. Se ocorrer algum problema o sistema poder no iniciar, deixando a placa-me muitas vezes inoperante.

A atualizao ou o upgrade do chip somente deve ser feito quando for realmente necessrio.

MANUTENO DE COMPUTADORES - PROF CHARLES KUNST

18

You might also like