You are on page 1of 3

Sumrio do Pronunciamento Tcnico CPC 19 Investimento em Empreendimento Controlado em Conjunto (Joint Venture)

Este Sumrio, que no faz parte do Pronunciamento, est sendo apresentado apenas para identificao dos principais pontos tratados, possibilitando uma viso geral do assunto.

SUMRIO Objetivo do Pronunciamento 1. O objetivo do Pronunciamento especificar como contabilizar as participaes em empreendimentos controlados em conjunto (joint ventures) e na divulgao dos ativos, passivos, receitas e despesas desses empreendimentos nas demonstraes contbeis dos investidores. Ele no se aplica aos investimentos em coligadas e controladas que forem mantidos por organizaes de capital de risco, fundos mtuos, trustes e entidades similares, e tambm no se aplica aos investimentos classificados como instrumentos financeiros mantidos para negociao, de acordo com os requisitos do Pronunciamento Tcnico CPC 38 - Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensurao. Estes ltimos so mensurados ao valor justo com as alteraes de valor justo reconhecidas no resultado do perodo em que ocorrerem. Empreendimento controlado em conjunto aquele em que diversas partes se comprometem realizao de atividade econmica, sujeita a controle compartilhado entre duas ou mais dessas partes. Ou seja, nenhuma parte, sozinha, governa as polticas financeiras e operacionais do empreendimento.

2.

Principais Caractersticas do Pronunciamento 3. O Pronunciamento descreve diversas modalidades para empreendimentos controlados em conjunto, que no apenas participao no capital social de uma investida. Assim, pode haver empreendimentos controlados em conjunto quando se compartilham apenas determinados ativos ou determinadas operaes. No controle conjunto apenas de operaes, os ativos pertencem diretamente aos empreendedores, que reconhecem seus prprios ativos e suas prprias obrigaes;

4.

cada um reconhece a receita e a despesa que lhe cabem no empreendimento. No caso de ativos controlados em conjunto, cada empreendedor reconhece a parte que lhe cabe nos ativos, nos passivos e nas receitas e despesas do empreendimento controlado em conjunto. 5. No caso de controle compartilhado de uma entidade (joint venture), o Pronunciamento prev, no balano individual de cada controlador em conjunto, o mtodo da equivalncia patrimonial e, alm disso, obriga demonstrao consolidada proporcional em todos os controladores em conjunto. A exceo quando o investidor est dispensado de apresentar suas demonstraes consolidadas, de acordo com o Pronunciamento Tcnico CPC 36 - Demonstraes Consolidadas (item 2(b) e (c)) . O Pronunciamento no permite que um empreendedor deixe de aplicar a consolidao proporcional e o mtodo de equivalncia patrimonial (no balano individual) quando a entidade controlada em conjunto estiver operando sob severas restries, as quais afetam sua capacidade de transferir fundos ao empreendedor, caso este continue a controlar de forma compartilhada a entidade controlada em conjunto. A aplicao da consolidao proporcional e do mtodo de equivalncia patrimonial cessa somente aps o empreendedor perder o controle compartilhado. Na aquisio de um investimento em joint venture, so aplicados os conceitos relativos a um investimento em controlada, a no ser quando especificado diferentemente. A defasagem mxima entre as datas de encerramento das demonstraes da investida e do investidor no deve ser superior a dois meses, devendo ser considerados os efeitos de transaes relevantes nesse perodo. Diferenas de prticas contbeis entre o empreendedor e a entidade controlada em conjunto precisam ser ajustadas pelo empreendedor antes da aplicao da equivalncia patrimonial e da consolidao proporcional. Na consolidao proporcional, o empreendedor reconhece como seu ativo, seu passivo, sua receita e sua despesa a parte que lhe cabe nesses elementos na entidade controlada em conjunto, inexistindo a participao dos no controladores. As mutaes na forma de outros resultados abrangentes, reconhecidas diretamente no patrimnio lquido da entidade controlada em conjunto, so reconhecidas tambm, na parte que lhe cabe em cada empreendedor, como seu outro resultado abrangente e, no, no resultado. Os resultados decorrentes de transaes descendentes entre um investidor (incluindo suas controladas) e uma controlada em conjunto devem ser eliminados na extenso da participao do investidor sobre essa investida. Ou seja, se um
2

6.

7.

8.

9.

10.

investidor detm 50% sobre uma joint venture e aliena mercadorias para ela, considera como realizados apenas 50% do lucro obtido nessa transao (a parcela alienada para o outro scio); os restantes 50% s so reconhecidos quando esses bens forem alienados pela joint venture para genunos terceiros ou por algum motivo baixados para o resultado. 11. Os resultados decorrentes de transaes ascendentes entre a joint venture e a investidora devem ser eliminados na aplicao da equivalncia patrimonial e da consolidao proporcional sobre essa investida. Ou seja, se a investidora detm 50% sobre uma joint venture e adquire mercadorias dessa controlada em conjunto, no considera como realizados seus 50% sobre o lucro obtido nessa transao at que esses ativos sejam alienados a genunos terceiros ou baixados por outra razo. A investidora pode tambm preparar demonstraes separadas para esses investimentos, onde so avaliados ao valor justo ou, se for o caso, ao custo, nunca pela equivalncia patrimonial. As exigncias para a preparao das demonstraes separadas de um investidor so aquelas estabelecidas no Pronunciamento Tcnico CPC 35 - Demonstraes Separadas. Divulgaes especficas esto contidas no Pronunciamento. A Interpretao Tcnica CPC 09 - Demonstraes Contbeis Individuais, Demonstraes Separadas, Demonstraes Consolidadas e Aplicao do Mtodo de Equivalncia Patrimonial traz mais detalhes sobre investimentos em entidades controladas em conjunto (joint ventures), em coligadas, em controladas e tambm sobre demonstraes separadas e demonstraes consolidadas. Anexo ao Pronunciamento, encontra-se a Interpretao Empreendimento Controlado em Conjunto Contribuies No Monetrias do Investidor, que cuida da contabilizao de aportes de capital, pelo empreendedor, entidade controlada em conjunto.

12.

13. 14.

15.

You might also like