You are on page 1of 26

OS CIGANOS ENTRE PERSEGUIO E EMANCIPAO

Serge Moscovici*
Resumo: Toda sociedade que classifica os homens e separa os grupos autctones dos grupos estrangeiros inclui um sistema de crenas, religiosas ou outras. Suas representaes obedecem a uma norma que d a seus atos um sentido tico. Esses atos no so cometidos por criminosos ou loucos, mas por pessoas que sabem o que permitido ou proibido, qual a diferena entre o bem e o mal. O ponto de partida das reflexes apresentadas que esteretipos categorias discriminando grupos em brancos e negros, cristos e judeus, franceses e alemes, indgenas e espanhis, ciganos e romenos, etc. constituem, em suma, um modo de conhecimento com a funo de opor os semelhantes preferidos aos diferentes desprezveis, de distinguir aqueles que no so como ns. Palavras-chave: preconceito; ciganos; representaes sociais; Psicologia Social.

Este artigo retoma e amplia algumas reflexes propostas por ocasio da Jornada Internacional sobre Representaes Sociais, ocorrida em julho de 2007, em Braslia.1 A qualidade do acolhimento oferecido e das trocas ento realizadas me encorajou a apresentar idias ainda incompletas. Ouso mesmo ao luxo de improvisar algumas, cujo alcance no apreendi inteiramente, mesmo tendo j desenvolvido certo nmero de pesquisas de campo e em laboratrio.
*

Maison des Sciences de lHomme (Paris, Frana). Criou e dirigiu o Laboratoire de Psycologie Sociale e da cole des Hautes tudes en Sciences Sociales (Paris, Frana). Criou o Laboratoire Europen de Psycologie Sociale na Maison des Sciences de lHomme.

Traduo de Ana Lisi Thurler, do original Les Gitans entre perscution et mancipation. Artigo recebido em 4 out. 2009 e aprovado em 23 out. 2009.
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

654

Serge Moscovici

Incios de uma pesquisa


H uns vinte e cinco anos, poucos entre ns teriam previsto a queda dos regimes comunistas e o declnio da doutrina dos movimentos de massa, que eram nosso sentido e o sentido da histria. Desde ento, novas foras polticas e ideolgicas tomaram seu lugar e novos Estados, novos povos tm se afirmado e, em muitos continentes, vem se colocando a questo das minorias. O sentido do passado histrico no um dom solitrio, um fenmeno social. Ccero adverte: como tudo teria sido diferente (...) se eles tivessem sido vitoriosos diante da vida, esses que alcanaram a vitria na morte.2 Compartilhei essa derrota durante os anos de perseguio e guerra. E, talvez, at poderia continuar a manter um relativo silncio se, aps a queda do comunismo, no tivesse observado se multiplicarem as perseguies aos ciganos. No tenho dvida de que meu conhecimento e minha familiaridade, desde a infncia, com a vida dos ciganos me obrigaram a redescobrir as perseguies e as humilhaes, tudo que tanto gostaramos de esquecer. E, vocs sabem, o que retorna do passado marca-nos e leva-nos a agir prontamente, na esperana de evitar eternas repeties de um mundo familiar. Comecei por apresentar, na reunio de socilogos europeus em Amalfi em 1995, uma comunicao sobre a face nmade das minorias. Depois, entusiasmado pelas reaes de meus colegas, iniciei uma pesquisa no Laboratrio Europeu de Psicologia Social. Juan Perez, professor em Valena, apaixonado por esse povo, desde o incio encorajou essa pesquisa. Meu objetivo aqui no retornar aos resultados desse estudo, mas de apresentar-lhes algumas reflexes sobre as possibilidades de nossa teoria das Representaes Sociais e, assim, contribuir para o estudo das interaes entre uma minoria discriminada e uma maioria discriminadora em sntese, sobre os preconceitos e as relaes entre grupos. Enfim, lanar uma luz nova sobre um fenmeno to antigo, ao qual um grande nmero de pesquisas em Psicologia Social se dedica.
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

Os ciganos entre perseguio e emancipao

655

Primo Levi (1987, p. 189) tem razo ao escrever que, pelo fato de explicarmos os fenmenos ligados aos preconceitos e intolerncia de mltiplas formas e no de um s modo, isso no significa serem essas explicaes efetivamente numerosas, mas que a explicao, a motivao completa ainda no foi encontrada.3 No , pois, a crtica a essas excessivas teorias que me parece questionvel, mas o fato de suas motivaes haverem sido colocadas acima de qualquer crtica.

Destaques crticos e sugestes criticveis


De uma parte, se considera que o preconceito uma forma distinta do pensamento, ou, como afirma Allport (1966, p, 170), os processos cognitivos de pessoas preconceituosas so, em geral, diferentes dos processos cognitivos de pessoas tolerantes.4 Para sermos mais precisos, podemos aceitar a idia da psicologia das massas de que as distores, as simplificaes atribudas aos preconceitos so aspectos do pensamento normal dos homens, com a condio de lembrar que, com uma origem histrica, h uma normalidade do pr-julgamento (Gadamer, 1995). A noo de preconceito, lanada pela Revoluo Francesa, remete de crena e de senso comum, a toda forma de pensamento que no produto da razo ou que no o mais, sem implicar, por isso, uma incapacidade de reflexo ou a escolha normal de um preconceito irrefletido. Preconceito, escreve o filsofo ingls Williams, uma palavra poderosa e ambgua, como so suas relaes com a teoria. Desempenhou um grande papel na tradio cartesiana, para a qual toda crena um preconceito sem fundamento. Nesse sentido, tudo preconceito, tanto na cincia quanto na tica. Em sentido mais restrito, preconceito designa toda crena mantida por ausncia de reflexo (Williams, 1985, p. 29). Podemos colocar em dvida o fato de os homens terem propenso ao preconceito, para explicar as relaes entre os indivduos e, sobretudo, entre os grupos.
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

656

Serge Moscovici

Por outro lado, um segundo tema concernente motivao cognitiva natural do preconceito reencontrou uma grande audincia e suscitou numerosos estudos. Trata-se do processo de categorizao social como um processo adaptativo e funcional, suscetvel de organizar e simplificar a massa dos estmulos sociais, de modo que a simples categorizao em grupos de estmulos fsicos e sociais exagera a similitude no interior de uma categoria e a diferena entre categorias (Tajfel, 1978). E sempre reencontramos no corao desse processo uma distoro cognitiva ou perceptiva, tornando coerente e demasiadamente simples nosso conhecimento das pessoas e do mundo social (Billig, 1986). Eu precisaria de muito tempo para discutir essa teoria e a tendncia da Psicologia Social em exagerar a importncia do pensamento abstrato e a coerncia racional de nosso mundo social. Sabemos que Aristteles e outros grandes pensadores no chegaram a estabelecer um verdadeiro corte entre as categorias lgicas e as categorias metafricas do imaginrio e da linguagem (Lloyd, 1990, p. 25). No quero multiplicar os exemplos para nos convencer que a existncia milenar de grupos discriminados, perseguidos no pode derivar de modo to claro e coerente de um pequeno nmero de processos cognitivos. Tambm no quero multiplicar os exemplos para nos convencer que, quando falamos de um grupo semelhante, representamos um grupo humano e quando falamos de um grupo diferente, perseguido, representamos um grupo animal, no humano. Ao concluir, em 1938, sua crtica aos Protocolos dos Sbios de Sio, Pierre Charles (2009, p. 6), jesuta de Louvain, lembrava que
jamais os homens faltam com a lgica. Eles so excessivamente, irresistivelmente lgicos a lgica trabalha por meio de tudo e s raramente se preocupa em se adaptar ao real Mas o dio como a lendria tnica de Djanira, da qual Hrcules jamais se desembaraaria. dios so o tesouro que o homem guarda ferozmente e maltrata com furor aqueles que tentam roub-lo.5
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

Os ciganos entre perseguio e emancipao

657

Sem querer abordar um domnio extremamente vasto para o espao concedido a este artigo, me contentarei em lembrar-lhes a experincia de Milgram (1974). Sem dvida vocs sabem que seu plano de fundo o genocdio e, sobretudo, a personalidade de seus mentores, notadamente Eichmann, cujo processo ocorria na mesma poca. No sei se essa experincia ainda faz parte da literatura especializada. Ela ilustra o fato de que uma pessoa, como voc e eu, obedece a uma autoridade que lhe manda dar choques eltricos em desconhecidos. E atendemos sem levar em conta nem nossa prpria liberdade de resistir, nem o sofrimento do outro. o melhor exemplo em laboratrio, da moral da obrigao, resumida na expresso familiar voc deve. O primeiro livro que enfrentou sociologicamente o racismo como questo tico-histrica foi publicado em 1989 pelo socilogo Bauman, com o ttulo Modernity and the Holocaust. Esse autor recusa firmemente a interpretao de psiclogos e socilogos que invocam tipos de personalidade por exemplo, autoritria , ou esteretipos, para explicar esse fenmeno da obedincia extrema. Bauman nos mostra at que ponto o Holocausto resulta, ao contrrio, da tendncia profunda das sociedades modernas a racionalizar, por meio da cincia e da burocracia, as relaes entre os homens e a proteger decises de peritos da interferncia dos valores morais ou religiosos. Quanto mais se aperfeioam esses mtodos ditos racionais, mais se tornam plausveis os fins que justificam os sofrimentos infligidos aos outros, sem remorsos nem dores. Com a ausncia de uma conscincia moral ou religiosa viva, no se resiste a deveres injustos impostos pela autoridade e se age indiferente ao destino dos outros. Isso explica tambm, segundo Bauman, que nas situaes ilustradas pelas experincias de Milgram, uma pessoa infligira, sem vergonha nem grandes arrependimentos, a outra pessoa, desconhecida, choques eltricos. Podemos, como ele escreve, causar sofrimento e permanecer os mesmos.6 Na poca em que ele prosseguia com suas experincias, em 1963, Milgram teve oportunidade de ler o livro de Hannah Arendt
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

658

Serge Moscovici

(1963), intitulado Eichmann Jrusalem: rapport pour la banalit du mal. Justa ou injustamente, essa noo de banalidade do mal lhe parecia corresponder ao que ele observava no laboratrio. Tudo se passava como se a autoridade tivesse oportunidade de revelar uma vilania presente na maioria dos homens. Mas no era isso que queria dizer Hannah Arendt. Nem o que havia compreendido Bauman, que a cita frequentemente. Ela tambm se referia burocracia e pensava que, em todo sistema burocrtico, deslocar as responsabilidades emerge da rotina cotidiana. Se quisermos definir a burocracia em termos de cincia poltica, isto , como uma forma de governo, o governo das reparties em oposio ao governo dos homens, de um homem, de alguns ou de uma multido , a burocracia governo de ningum. Por essa razo, talvez ela seja, a mais cruel forma de poder (Arendt, 2009, p. 73). Evocando, entretanto, os anos sombrios vividos na Alemanha, ela invoca a ausncia de uma preparao moral e, mesmo, o pouco interesse pelos problemas morais e escreve:
Minha formao intelectual comeou em uma atmosfera em que ningum dava muita ateno s questes morais. Crescemos com o pressuposto de que a conduta moral se compreende por si s. Ainda me lembro muito bem o que eu pensava, quando muito jovem, sobre a retido moral, o que, em geral, chamamos carter: toda insistncia sobre tal virtude me parecia filistia, porque tambm isso, pensvamos, seria tudo natural e sem grande importncia. Isso no seria uma qualidade decisiva para avaliar uma dada pessoa por exemplo. Seguramente, cada vez que ramos confrontados com uma fraqueza moral, uma falta de firmeza ou de lealdade, quase automtica capitulao sob a presso da opinio pblica, particularmente No tnhamos nenhuma idia da gravidade dessas coisas e de onde nos conduziriam (Arendt, 2009, p. 63).7

Toda sociedade que classifica os homens e separa os grupos autctones dos grupos estrangeiros inclui um sistema de crenas, religiosas ou outras. Suas representaes obedecem a uma norma que d a seus atos um sentido tico. Esses atos no so cometidos por
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

Os ciganos entre perseguio e emancipao

659

criminosos ou loucos, mas por pessoas que sabem o que permitido ou proibido, qual a diferena entre o bem e o mal. Seja na Amrica do Sul ou na Amrica do Norte, a destruio dos indgenas foi feita por homens que guardavam fortemente o mandamento no matars e que discriminavam claramente entre homens que se pode matar e aqueles que se deve matar. Nesse sentido, foi a morte que separou o grupo dos semelhantes do grupo dos diferentes. Por isso creio que a Psicologia Social no fiel realidade quando separa julgamentos de fato e julgamentos de valor ou, o mais lastimvel, quando os confunde. certo que poderamos colocar questes sobre a pertinncia dessas observaes concernentes aos judeus, uma vez que nossa pesquisa era consagrada aos ciganos. Mas, de uma parte, h o fato de que estes foram igualmente deportados para campos de concentrao. E tambm h certo parentesco de destino, assim descrito por Bauman (1989, p. 34):8
Um dos aspectos mais impressionantes da dispora judaica foi a durao do tempo histrico, contnuo, em que esses estrangeiros particulares entre ns mantiveram duplamente sua separao: da continuidade diacrnica e da autoidentidade sincrnica. Ao contrrio da maioria de outros casos de assentamentos, reaeslimite presena judaica tiveram tempo suficiente para se institucionalizarem como rituais codificados, com capacidade de auto-reproduo, os quais, por sua vez, reforaram a resilincia separao. Outra caracterstica peculiar da dispora judaica foi a universalidade do desarraigamento, uma condio que os judeus dividiram somente com os ciganos.9

O que quer que isso seja, e sem querer fazer uma teoria da questo histrico-tica do racismo, me necessrio extrair uma de suas consequncias. Em resumo, ela justifica as crticas de Lewin contra a tendncia a classificar grupos e a defini-los pela diferena ou pela similitude entre seus membros. Como se brancos e negros, mulheres e homens, estrangeiros e autctones formassem grupos
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

660

Serge Moscovici

que, face a face ou lado a lado, permanecessem fechados uns em relao aos outros, como se nada compartilhassem do mundo em que vivem. Ora, evidente que eles compartilham alguma coisa. Toda vida coletiva pressupe interdependncia e interao. E escreve:
No a similitude ou a no-similitude que decide se indivduos pertencem ao mesmo grupo, mas as interaes sociais ou outros tipos de interdependncia. Um grupo melhor definido como uma dinmica baseada em interdependncia do que em similitude.10

Se aprofundarmos essas questes, constataremos que se trata da interdependncia real ou simblica entre maioria e minoria (Guillaumin, 2002). uma relao assimtrica que nos permite melhor compreender a relao entre uma populao hospedeira e uma populao estrangeira que, queiramos ou no, compartilham o mesmo destino. Duas coisas esto aqui implicadas. Em primeiro lugar, essa relao assimtrica entre a maioria e a minoria raramente se define por meio de conflito. Em segundo lugar, sua verdadeira finalidade no a discriminao ou a excluso, mas a perseguio. sabido que, na Europa h dez sculos, foram criadas instituies com o objetivo de permitir maioria perseguir a minoria por meio de julgamentos arbitrrios, exlio, humilhao, e assim por diante (Moore, 1991). E a experincia psquica fundamental ser corpo e alma merc do outro. nesse nvel humano certamente mais profundo, negligenciado pela Psicologia Social, que se compreende e se situa o destino de uma minoria. Todos os romances de Faulkner so consagrados misria de negros perseguidos por brancos no sul dos Estados Unidos e o fracasso a que esto condenados uns e outros , apesar dos esforos que fazem para escapar da condio de vtima ou mesmo, algumas vezes, de perseguidor. Daqui extraio uma concluso pessoal. Se essa relao entre maioria e minoria , no fundo, uma relao de perseguidor e perseguido, compreendemos melhor, ento, a dimenso paranica do racismo. Precisamente porque todo julgamento de acusao, sem qualquer crime ou pecado cometido, suscita a mesma reao de pnico ou de hostilidade,
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

Os ciganos entre perseguio e emancipao

661

como se houvessem realmente sido cometidos tais crimes. Como explicar que qualquer argumento ou observao racional no tem quase nenhum efeito sobre o racismo? Meu julgamento , talvez, subjetivo. Eu ficaria feliz se assim for.

Os preconceitos dos cientistas e as representaes das sociedades


O ponto de partida das reflexes que se seguiro que esteretipos categorias discriminando grupos em brancos e negros, cristos e judeus, franceses e alemes, indgenas e espanhis, ciganos e romenos, e a lista muito longa no constituem uma classe autnoma de julgamentos ou de imagens que choquem a razo. Em suma, um modo de conhecimento com a funo de opor os semelhantes preferidos aos diferentes desprezveis, distinguir aqueles que no so como ns. As consequncias nos so demasiadamente familiares, para evoc-las ainda uma vez. Os sofrimentos no so argumento, mas sintomas da verdade. Se formos alm dos esteretipos ou dos preconceitos, descobriremos sob eles correntes do conhecimento e frmulas do senso comum, conjuntos de crenas profundamente enraizadas na vida coletiva, mesmo em uma nao moderna. um efeito, constata Taguieff, na introduo do livro de Voegelin, Race et Etat:
Voegelin estabelece claramente que os tericos racialistas no podem se restringir a classificaes biolgicas. Seu projeto de elaborar uma concepo do mundo os conduz sempre a ultrapassar os limites da antropologia fsica para se dedicarem produo de psicologias sociais fantasiosas ou simplesmente refletindo a sabedoria das naes. Assim, arbitrariamente atribuem-se raa nrdica as caractersticas morais ou espirituais, supostas prprias dela, como a busca de objetivos de longo prazo, o amor ao mar, a reserva aristocrtica, a sinceridade e a pureza, o sentido da natureza e, com certeza, a audcia nrdica. (Taguieff, 1933, p. 85).
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

662

Serge Moscovici

Seria mais sbio, mais prudente basear nossas anlises em classificaes, atos cognitivos feitos habitualmente pelos homens, do que insistir em uma questo histrico-crtica, razo desses atos. Entretanto, essa questo tem o grande interesse de colocar em evidncia o sentido da comunidade de destino de uma minoria que vive merc da maioria e pode tornar-se o bode expiatrio e se ver desqualificada para levar uma vida coletiva, inapta a existir plenamente. Essa questo mostra porque os preconceitos no podem resultar de uma tendncia dos indivduos para formar generalizaes, conceitos, categorias, cujos contedos representam uma hipersimplificao de seu mundo de experincia (Allport, 1966, p. 21).11 Porque no somente essa coexistncia das minorias e das maiorias , muitas vezes, secular, mas se apia tambm em teorias do senso comum sobre a natureza humana, sobre mitos e tradies, portanto, sobre uma memria coletiva, transmitida de gerao em gerao. Lewin (1948, p. 164) escreveu:
bom compreender, que toda minoria no-privilegiada mantida unida no s por foras de coeso entre seus membros, mas tambm pela fronteira que a maioria constri contra a passagem de indivduos da minoria para a maioria... H minorias mantidas unidas, quase inteiramente, por um muro.12

Conhecemos os muros de guetos, as fronteiras de bairros reservados aos negros e aos chineses, como Harlem e Chinatown em New York e assim por diante. Tais muros no se sustentariam por tanto tempo, se no fossem mantidos por muros psquicos ou sociais de crenas, estigmas lingusticos, etc. Em resumo, pelas representaes sociais que variam segundo as circunstncias, mas guardam um ar familiar ao longo da histria. Moralmente falando, isso suficiente para reconhecer o que justo e o que injusto, mas tambm, como os indivduos da experincia de Milgram, para praticar o injusto e no se inquietar com o justo. Esse lapso de reflexividade explica porque toda minoria sempre considerada culpada antes de ser julgada. Em resumo, o
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

Os ciganos entre perseguio e emancipao

663

veredito conhecido antes do processo. Assim, os pecados ou os crimes no so definidos como transgresso da lei, atos associais, mas como tendncias inerentes, portanto naturais, da minoria. Geralmente, o que considerado verdade do grupo aplica-se aos indivduos julgados como encarnando as qualidades do grupo, de modo mais visvel e concreto. Finalmente podemos evocar os processos fundamentais das representaes sociais: a objetivao e a ancoragem. Mais concretamente, tudo se ordena na representao social a partir de um n figurativo que, de algum modo, condensa todas as imagens, todas as noes ou os julgamentos que um grupo ou uma sociedade gera ao longo do tempo. Nada distingue melhor a minoria do que o n figurativo de sua representao articulada em torno da temtica nmade/sedentrio, to fundamental quanto a temtica direita/ esquerda na representao social dos partidos polticos. Pesquisando, constatamos que o n figurativo, h muitos sculos, no variou. James Joyce dizia poca da ascenso de Hitler ao poder: O antisemitismo o preconceito mais fcil de provar.13 Sem dvida, pois o n figurativo da representao social que inclui o tema da errncia no variou h mais de dois mil anos. E, sendo impossvel negar que essa relao entre maioria e minoria exige provas a pesquisar e preservar em uma memria coletiva, surpreendente que no figure na maior parte das teorias sobre o racismo ou os preconceitos. Infelizmente o tempo demasiadamente curto para nos determos mais longamente sobre o processo de objetivao da representao social dos ciganos, que apreendemos na pesquisa sobre essa minoria hoje chamada Roms en Europe.14 Sempre que o n figurativo associado a um conceito e a uma imagem dessa minoria e se reproduz em tudo que dito e pensado a seu respeito, esse n figurativo expresso em uma srie de temas emblemticos. Primeiramente, o tema do puro e do impuro (limpos/sujos), definindo a presena da minoria como uma anomalia no interior da populao
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

664

Serge Moscovici

autctone. De certa forma, ela se materializa na poca em que a inquisio espanhola introduziu o conceito racial de pureza do sangue. semelhana dos judeus, os ciganos so considerados nao daninha de mendigos e ociosos, quase um elemento satnico da sociedade. Dado que eram cristos, no foram expulsos da Espanha, mas apartados em espaos dos quais, por impuros, lhes era proibido sair. Mesmo se j no se evoque o sangue, a pureza e a impureza se concretizam no estabelecimento dos territrios de residncia em relao maioria. O segundo tema emblemtico o dos estigmas que marcam quase todas as minorias e seus contrastes com a maioria. Em um nvel mais profundo da relao entre maioria e minoria, cada estigma ganha o sentido de uma resposta questo que os espanhis se colocaram relativamente aos indgenas da Amrica: so ou no humanos? Tudo se passa como se o estigma no fosse justamente uma marca da minoria, mas um modo de pens-la que se substitui ou torna impossvel pens-la simbolicamente (Moscovici, 2002). No h distino essencial entre os estigmas naturais e os estigmas ditos artificiais. Uns e outros distinguem seu portador como pertencente a uma minoria perseguida e marcada pela infmia. Representados como msicos ou criminosos, os ciganos fundem-nos na mesma representao social marcada pela infmia. Nietzsche escreveu: Grava-se algo a ferro em brasa para fix-lo na memria. Somente o que faz mal conservado pela memria.15 Na memria dos estigmatizados, evidentemente. Todo mundo sabe que, apesar da lei, os ciganos no tm o direito de se fixar em lugar algum, nem em um trem, nem em uma estao, e que os espaos onde lhes admitido morar, frequentemente, lhes so reservados em uma cidade, por tempo limitado. Evidentemente, a segregao bem pior quando essas restries se exprimem por meio de violncias contra seus vilarejos e bairros. O tema emblemtico do senso comum, que justifica tais aes, a proibio do contato. Quaisquer que sejam as razes,
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

Os ciganos entre perseguio e emancipao

665

trata-se de um interdito arcaico e, sem dvida, universal (Moscovici, 1988) . Por toda parte se colocam obstculos a aproximaes na vida cotidiana, objetivando comportamentos de rejeio, de desagrado ou de medo em relao minoria. Denise Jodelet (1989) analisou, finamente, esse comportamento em uma situao em que a maioria coabita com a minoria, permanentemente. E em uma experincia realizada na Espanha, mostramos uma ontologizao dos ciganos com uma espcie animal, como um mtodo da maioria para acentuar o tabu do contato com a minoria (Prez, Moscovici, e Chulvi, 2002). No surpreendente que essas temticas estruturem a representao social e precedam, para falar metaforicamente, o nascimento das relaes entre minorias e maiorias, no contexto de perseguio tnica, religiosa, etc. Para alm do que vivi e aprendi nos estudos antropolgicos e histricos, tenho a convico de que essas pesquisas com Juan Prez deram uma idia mais precisa desse muro de que fala Lewin, do modo como as maiorias levantamno em torno das minorias, e tambm da grande dificuldade que experimentamos para nos livrar de dominaes raciais, tnicas, religiosas, seus corsi et ricordi16 durante a histria. Se considerarmos as raras pocas luminosas em que os homens puderam dizer nisso no devo pensar, isso no devo fazer, antes de ceder, julgamos melhor a compulso de perseguio do semelhante pelo semelhante. Talvez seja esse o sentido do Conhece-te a ti mesmo que os gregos inscreveram no templo de Apolo, em Atenas. Nessas observaes no h qualquer inteno crtica nem relao s teorias, nem em relao aos pesquisadores que tm estudado esses fenmenos h muito tempo. Respeito a competncia e a capacidade de inveno deles. Tudo o que posso dizer agora que o desejo de justificar a extenso da teoria das representaes sociais no campo da veneranda pesquisa me incitou a falar desse grupo que conheo desde sempre.

A metamorfose das minorias


Tratarei a seguir do segundo processo, a ancoragem, expressando a difuso de uma representao social e sua transposio
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

666

Serge Moscovici

na lngua, nas imagens ou nas situaes tpicas de um novo meio social. H, sem dvida, um elemento mimtico nesse processo, pois no se pode interagir com um outro grupo, sendo esse uma minoria, sem a encontrar alguma coisa de ou por si mesmo. Billig (1986) insistiu na singularidade desse processo:
H uma diferena crucial entre o approach cognitivo e aquele [que] tende a examinar categorizaes em termos de um funcionamento individual. Por contraste, representaes sociais analisam o funcionamento social que representado como funcionamento social, ancorando o que representado em um objeto social, uma ancoragem de tenses individuais na tradio cultural do grupo, no desenvolvimento dessas tradies. Nesse sentido, as representaes esto enraizadas na vida do grupo.17

Ocorre, ento, que a maioria trabalha para exprimir seus fins, suas aes simblicas nas relaes com a minoria, se apoiando sobre seu prprio passado, suas tradies e comunicando-as aos outros. Em resumo, a ancoragem nos familiariza com uma representao social nova e nos remete ao que j era familiar em uma antiga representao. o que acontece tambm na traduo e reproduo das obras de arte. Se h preconceito porque a toda ao, a todo julgamento novo corresponde, simultaneamente, um sentido antigo. Com certeza vocs se lembram da noo de n figurativo presente em toda representao social, associando conceitos e imagens ou vice-versa, definindo uma temtica. Por exemplo, direita/esquerda no campo poltico ou sagrado/profano no campo religioso. Nada exprime melhor a singularidade da minoria cigana do que a temtica nmade/sedentrio. Mais concretamente, isso condensa duas faces de seu nomadismo: uma face positiva a dos ciganos praticando uma profisso, sendo as mais populares as de msico ou saltimbanco e uma face negativa a dos ciganos mendicantes ou delinquentes, levando uma vida precria e fora da lei. E a constatao que se pode alcanar por meio de leis histricas ainda mais impressionante: o n figurativo da representao social
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

Os ciganos entre perseguio e emancipao

667

deles no mudou significativamente h quatro sculos (Garo, 2009). Por essa razo escolhi um exemplo histrico para ilustrar, ao mesmo tempo, uma persistncia de sua representao social e uma variante que a prolongou na sociedade moderna. A histria se desenrola na Frana, em meado do sculo XIX, na aurora da sociedade burguesa moderna, que fixou a populao em suas fbricas, administraes e comrcios, com uma maioria social e poltica sedentria e desejando assim se ver. Para distinguir o tipo normal e a representao da vida sedentria como forma de vida da maioria, preciso inventar um contra-tipo de uma minoria errante e flutuante, nos interstcios da sociedade. A inveno consciente ou inconsciente da representao de tal minoria no nova, mas no necessrio insistir nisso. Em todo caso, essa minoria era ou deveria ser constituda por deslocados, malogrados, estrangeiros, exilados, potenciais criminosos, todos indiferentes ou hostis ordem social. Sem dvida, vocs ouviram falar de boemia, de vida de bomio. Ora, esse substantivo foi suficiente para ancorar a representao dos ciganos e difundi-la no conjunto da sociedade, pois seu nome era originrio da Bomia. Foi em Paris, segundo Walter Benjamin, ento a capital do mundo, que esses bomios plantaram sua sociedade, com contornos mal definidos, mesclados, como a sociedade dos ciganos, no entanto, bem identificveis, com seus cafs, tavernas, atelis, sede de associaes, revolucionrios, jornais e suas grias. O grande socilogo poltico da poca, Robert Michels, se refere no somente aos escritores, mas igualmente aos bomios, como uma classe de prias ou de ciganos de esprito. Observa-se que o n figurativo da representao social dos ciganos penetra e torna-se n de uma representao social dos no-ciganos, referidos como gadg,18 que, at certo ponto, opera sobre sua histria, modo de vida e forma de se conduzir. Ora, no duvidoso que a representao da boemia, com os ciganos de plano de fundo, criou a boemia de carne e osso.
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

668

Serge Moscovici

Estou persuadido disso, mas seria necessrio um trabalho mais srio para provar. Mas o mais significativo reencontrar as duas faces da representao social, a face positiva de um lado, com os artistas inovadores e os msicos, e, de outro lado, essa face negativa, com os revolucionrios, os anarquistas que refluem para Paris, se reencontram em seus cafs ou sedes de seu partido, a liga comunista, para conspirar contra seu governo russo, italiano, alemo, que os exilou e os obrigou a fugir. Eles vm engrossar as fileiras, observam Marx e Engels, desse meio social que em Paris chamam a boemia, nas tavernas dos mercadores de vinho, esses locais de encontro de conspiradores os bomios revolucionrios de origem proletria, vigiados pela polcia francesa. Destaca-se o modo como so reconhecidos: de uma parte, os conspiradores de ocasio que levam uma vida profissional normal, na maioria sedentria; de outra parte parte, os conspiradores de profisso que consagram toda a existncia conspirao, entre os quais Louis-Auguste Blanqui era o modelo. Esses so os nmades modernos que agiam fora da lei e contra a lei que Walter Benjamin cita abundantemente em seu livro inacabado sobre Paris, capital do sculo XIX. Certo, meditaremos sobre esses textos um sculo mais tarde, mas tambm sobre sua experincia do exlio, em suas digresses sobre a boemia e esses artistas da conspirao, que formam o exrcito de reserva da intelligentsia burguesa, nas palavras de W. Benjamin. Aps terem participado das conspiraes do exrcito desde seus incios, eles participam das insurreies do mundo operrio. Tornam-se conspiradores profissionais. Em um sentido, isso faz deles precursores dos revolucionrios e anarquistas (Traverso, 2004). Peo-lhes perdo por haver escolhido esse exemplo, mas a psicologia social no estranha histria de uma minoria emergente artistas, proletrios, revolucionrios , reencontrada por meio dos temas e figuras de uma minoria rejeitada mas familiar, que serve de ponto de ancoragem. Podemos acrescentar, a ttulo ilustrativo,
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

Os ciganos entre perseguio e emancipao

669

o exemplo admirvel e clebre de Marx, pertencente a essa boemia de exilados e revolucionrios. Por exemplo, sua imagem. Em 1922, Antonio Gramsci descreveu-o nas pginas de um conhecido jornal como um homem, ao mesmo tempo, da cincia e da ao, um crtico e um demagogo sectrio e adepto, ao mesmo tempo, de Deus e do diabo, Apolo e o rei dos ciganos (Traverso, 2004, p. 51). Ele deixa de dizer mas melhor faz-lo que foi a partir da representao social da minoria cigana ancorada na Frana, como exemplo de errncia e de uma vida fora da lei, que a representao da minoria bomia se forma e no por contatos com os ciganos mesmos, que se continuou a tratar como seres miserveis e perigosos. Temos testemunho disso em Flaubert e em outros escritores escandalizados da poca. Falando-lhes desses grandes acontecimentos de outrora, em que a emergncia da boemia foi um deles, os preconceitos me aparecem como os Ready made do pintor Duchamp, esse artista que, assinando seu nome sobre objetos usuais, um urinol ou uma cadeira, os desloca para o mundo esttico como objetos de arte. No h necessidade de trabalh-los a partir de um material escolhido ferro ou cermica , mas justamente de escolh-los, de acrescentar-lhes seu nome, para deslocar o objeto de uma loja ordinria para uma galeria de arte e, com isso, mudar o olhar do pblico. Talvez nossos preconceitos so Ready made, gestos mentais que transfiguram alguns de nossos julgamentos, colocados em contato por nosso senso comum ou pela cincia de relaes com uma minoria. Eis a uma questo qual, seguramente, ser necessrio retornar algum dia para melhor compreender a gnese de representaes estranhas, e mesmo violentas, da perseguio aos outros, a partir de nossas representaes familiares.

As possibilidades de emancipao
Herdeiros de uma tradio popular, os ciganos sofreram e sofrem ainda coaes, vexaes que fundam as representaes
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

670

Serge Moscovici

sociais, at lendas forjadas pelas coletividades ou por naes autctones para se justificar. O sucesso, na Alemanha do darwinismo social e da volkspsicologia no perodo nazista, metamorfoseou a representao social dos ciganos em representaes cientficas, com as consequncias que sabemos. No fim de 1942, em balanos dos estudos alemes, podamos ler:
Os resultados de nossa pesquisa cientfica suscitam primeiramente o maior respeito nos crculos nacionais e internacionais, aprovandoos ou contestando-os. Mas o imprevisvel mrito histrico de Adolfo Hitler e de seus homens ter sido de se engajar alm da pura pesquisa cientfica, de forma inovadora e decisiva sobre a via de uma ao eugnica genial no e para o povo alemo. Nele e em seus colaboradores recaem o mrito de ter colocado em prtica as teorias e as exigncias do pensamento racial nrdico, a luta contra as raas parasitas de sangue estrangeiro como judeus e ciganos, e de ter impedido a reproduo de portadores de doenas hereditrias e de indivduos hereditariamente inferiores. (Voegelin, 1933, p. 25)19

No comentei esse texto que testemunha a ontologizao das representaes sociais de ciganos e de sua destruio fsica. Apesar das perseguies que os ciganos sofreram durante ou depois da segunda guerra mundial, o momento em que comeamos esse estudo representou um ponto de no retorno. A mundializao dos Direitos Humanos e a obrigao de a Unio Europia criar uma ordem jurdica minoritria tiveram as mesmas consequncias para os ciganos e outras minorias. De uma parte, a proteo legal das comunidades ciganas contra as perseguies e as violncias pelas quais elas eram atingidas o que no significa que essas perseguies e essas violncias desapareceram. De outra parte, uma presena mais ativa das comunidades ciganas com a criao de associaes ou de movimentos que as representam e se engajam na inveno de um futuro comum. Incluindo a idia de nao em suas representaes, por assim dizer, eles mudaram de nome: eles se tornaram os Roms (Garo, 2009).
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

Os ciganos entre perseguio e emancipao

671

Em sua bela tese, Gina Philogne analisou o processo e a significao da escolha de um novo nome afro-americano para as comunidades negras nos Estados Unidos. Sintoma de emancipao, a nominao expresso de uma nova referncia compartilhada e de uma representao social que lhe corresponde. Putnam e Kripke insistem nos dois aspectos a seguir. De uma parte, um nome associado a uma teoria, a uma representao social simplificada. No indispensvel crer nessa teoria, mas somente estar consciente do fato de que ela est associada a esse nome. Em seguida, a nominao um processo cognitivo e social. Kripke descreve nestes termos esse processo:
um nome dado a uma pessoa em um batismo ou em uso inicial com o referente presente. Isso, ento, passado de pessoa a pessoa. Tanto temos sorte ou a cadeia casual, isto , o ultimo interlocutor da corrente usa o nome com a mesma referncia que o primeiro, referncia pessoa batizada, que completada com o uso do nome. Nesse caso, a referncia ao referente inicial do nome no conhece descries unicamente especificadoras do referente. (Schwartz, 1977, p. 32).20

Sem esforo imaginamos que se o batismo comeou, se a denominao Rom aborda sua carreira histrica e poltica, o destino desse povo no se alterar de um dia para o outro. Quaisquer que sejam os infortnios das coletividades ciganas, em momento algum elas consideram uma sedentarizao permanente e, pode-se supor, uma unificao. A histria dos povos europeus testemunha que a emancipao exige inmeros sacrifcios simblicos, mais difceis de suportar que os sacrifcios fsicos. E a condio previsvel a criao de uma representao social, sobretudo tratando-se de um povo nmade no meio de povos sedentrios. A conscincia de pertencimento a uma minoria nacional, de compartilhar uma lngua, o desejo de estudar afirmado pelos Roms e no pelos ciganos um primeiro passo na direo da emancipao. Entretanto, importante no perder de vista que a emancipao um longo processo, pois
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

672

Serge Moscovici

no se forja um destino comum e um destino prprio de hoje para amanh. Os obstculos interiores que exigem o sacrifcio de uma tradio, at de uma memria coletiva so mais formidveis do que os obstculos exteriores, como testemunha a histria das naes europias.
A simples coexistncia espacial de um grupo de indivduos no os constitua como povo. Eles no se tornaro um povo pelo simples fato de que teriam uma atividade comum, a agricultura, o comrcio ou uma ordem jurdica comum. O que construir um povo a comunidade de conscincia, uma viso comum do mundo, uma mitologia compartilhada. (Voegelin, 1933, p. 255)21

A psicologia social se consagrou separao, discriminao, de fato, como eu acreditava, na perseguio de uma minoria pela maioria. Mas em nossa poca, quando as minorias at ento passivas reclamam sua autonomia, tornam-se minorias ativas, o processo de emancipao deveria nos abrir perspectivas mais dinmicas do que a advertncia sobre as mazelas familiares de nosso mundo. Nos momentos mais difceis de minha vida, lembrei dos ltimos versos do poema Cemitrio marinho, de Valry (1922):22 Levanta-se o vento!... Temos que viver!23

Notas
1 Ver anais dessa Jornada em Almeida e Jodelet ( 2009). 2 No original: comme tout aurait t diffrent [] sils avaient t victorieux devant leur vie, ceux qui ont remport la victoire dans la mort.

3 No original: "Le fait quon nexplique pas dune seule faon mais de multiples, les phnomnes lis aux prjugs et lintolrance, ne signifie pas que les explications sont effectivement nombreuses, mais que lexplication, la motivation complte na pas t trouve."

Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

Os ciganos entre perseguio e emancipao

673

4 No original: the cognitive processes of prejudiced people are in general different from the cognitive processes of tolerant people. 5 No original: les hommes ne manquent jamais de logique; ils sont effroyablement, irrsistiblement logiques la logique travaille travers tout, ne se souciait que rarement de sadapter au rel Mais la haine est comme la tunique lgendaire de Djanire, dont Hercule narrivait plus se dbarrasser. Les haines sont, hlas, le trsor que lhomme garde frocement, et il lapide avec rage ceux qui tentent de lui ravir. 6 No original: cause suffering and remain yourself. 7 No original: "Ma formation intellectuelle a commenc dans une atmosphre o personne ne prtait beaucoup dattention aux questions morales, nous tions levs dans le prsuppos : la conduite morale se comprend delle-mme. Je me rappelle encore assez bien ce que je pensais quand jtais assez jeune de la rectitude morale que nous appelons en gnral le caractre : toute une insistance sur une telle vertu me serait apparue comme philistine, parce que cela aussi, pensionsnous, tait tout naturel et donc sans grande importance. Ce ntait pas une qualit dcisive, par exemple, pour valuer une personne donne. Assurment, chaque fois que nous tions confronts une faiblesse morale, un manque de fermet ou de loyaut, la curieuse presque automatique capitulation sous la pression, en particulier de lopinion publique nous navions aucune ide du srieux de ces choses et de ce quoi elles conduiraient" . 8 Em traduo livre. 9 No original: A most spectacular distinctive feature of the Jewish Diaspora was the sheer length of historical time through which these particular foreigners in our midst retained their separation, both of diachronic continuity and synchronic self-identity. Unlike in the most other cases of resettlement therefore, boundary-clearing responses to the Jewish presence had enough time to institutionalize as codified rituals with an in built self reproducing capacity, which in its turn further reinforced the resilience of the separation. Another peculiar feature of the Jewish Diaspora was the universality of Jewish homelessness, a quality that Jewish shared only with the Gypsies.
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

674

Serge Moscovici

10 No original: It is not similarity or dissimilarity, that decides whether two individuals belong to the same group, but social interaction or other type of interdependencies. A group is best defined as a dynamic while based on interdependence rather on a similarity. 11 No original: to form generalizations, concepts, categories, whose contents represents an oversimplification of his world of experience." 12 No original: It is well to realize that every underprivileged minority group is kept together not only by cohesive forces among its members but also by the boundary which the majority erects against the crossing of an individual from the minority to the majority There are minorities which are kept together almost entirely by such a wall. 13 No original: Lantismitisme est le prjug le plus facile prouver. 14 Ciganos na Europa, remetendo romani, complexo de dialetos falados por ciganos de diferentes pases e que, genealogicamente, pertencem famlia indo-europia. 15 No original : On grave quelque chose au fer rouge pour le fixer dans la mmoire; seul ce qui fait mal est conserv par la mmoire. 16 NT: Cursos e memrias. 17 No original: There is a crucial difference between the cognitive approach and that cognitive tend to view categorizations in terms of individual functioning. By contrast, social representations examine the social functioning that is represented as a social functioning anchoring what is represented in a social object and an anchoring draws individual into the cultural tradition of the group, the developing of these traditions. On this way representations are rooted in the life of the group. 18 NT: Derivao de gadget, objeto divertido, mais ou menos ftil; gadgets idiots (Robert Micro.... 1998). 19 No original: "Les rsultats de notre recherche scientifique suscitaient auparavant le plus grand respect dans les cercles nationaux et internationaux, quon les approuvait ou quon les contestait. Mais

Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

Os ciganos entre perseguio e emancipao

675

limprvisible mrite historique dAdolphe Hitler et de ses hommes aura t de sengager au-del de la pure recherche scientifique, de faon novatrice et dcisive sur la voie dune action eugnique gniale dans et par le peuple allemand. Cest lui et ses collaborateurs que revient le mrite davoir mis en pratique les thories et les exigences de la pense raciale nordique, la lutte contre les races parasites de sang tranger comme celles des Juifs et des Tziganes, et davoir empch la reproduction des porteurs des maladies hrditaires et dindividus hrditairement infrieurs". 20 No original: A name is given to a person in a baptism or an initial use with the referent prsent. It is then handed on from speaker to speaker. As long we have the right sort of causal chain, that is, as long as the later speaker in the chain intend to use the name with the same reference as the earlier, reference to the person 'baptized' is accomplished by use of the name. In this way reference to the initial referentof the name knows no descriptions uniquely specifying the referent. 21 No original: "La simple coexistence spatiale dun groupe dindividus ne les constituerait pas pour autant en peuple; et ils ne deviendraient pas un peuple du simple fait quils auraient une activit commune, lagriculture, le commerce ou un ordre juridique commun. Ce qui construirait un peuple, cest la communaut de conscience, une vision commune du monde, une mythologie partage. 22 NT: Ttulo original Le cimetire marin, do poeta francs Paul Valry (1871-1945). O Mar Morto e o Mar Vermelho tm sido designados cemitrios marinhos. 23 No original: "le vent se lve !.. .Il faut tenter de vivre!"

The gypsies between persecution and emancipation Abstract: Every society that classifies mankind and separates the autochthonous groups from the foreign groups includes a system
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

676

Serge Moscovici

of beliefs, being it religious or of another kind. Their representations obey a norm that gives their actions an ethical sense. Those actions are not committed by criminals or crazy people, but by the ones who know what it is allowed or forbidden, or what the difference between good and evil is. The starting point of the presented reflections is that stereotypes categories which discriminate groups in whites and blacks, Christians and Jews, Frenchmen and Germans, indigenous and Spaniards, gypsies and Rumanians etc. constitute, in short, a way of knowledge with the function of opposing the favorite fellow creatures to the despicable different ones, to distinguish those who are not like us. Keywords: prejudice; gypsies; social representations; social psychology.

Referncias bibliogrficas
ALLPORT, G.W. The nature of prejudice. Cambridge, Mass: AddisonWesley, 1966. ALMEIDA, A. M. O.; JODELET, D. (Eds.). Representaes sociais: interdisciplinaridade e diversidade de paradigmas. Braslia: Thesaurus, 2009. ARENDT, H. Eichmann Jrusalem: rapport sur la banalit du mal, Paris. Gallimard, 1966. [Traduo francesa de Eichmann in Jerusalem: a report on the banality of evil. New York: The Vinking Press, 1963]. _______. Responsabilit et jugement. Paris: Payot, 2009. BAUMAN, Z. Modernity and the holocaust. Cambridge: Polity Press, 1989. BILLIG, M. Prejudices, categorization and particularization. European Journal of Social Psychology, n. 15, p. 79-103, 1986. CHARLES, P. Face aux Protocoles de Sion. In: OLENDER, M. (Ed.). La chasse aux vidences. Paris: Galade, 2009.

Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

Os ciganos entre perseguio e emancipao

677

GADAMER, H. G. Langage et vrit. Paris: Gallimard, 1995 GARO, M. Les Roms, une nation en devenir. Paris: Sylepse, 2009. GUILLAUMIN, C. Lidologie raciste: genese et langage actuel. Paris: Gallimard, 2002. JODELET, D. Folies et reprsentations sociales. Paris: Presses Universitaires de France, 1989. [Traduo em portugus: Loucuras e representaes sociais. Petrpolis: Vozes, 2005]. LEVI, Primo. Si cest un homme. Paris: Julliard, 1987. LEWIN, Kurt. Resolving social conflicts: selected papers on group dynamics. New York: Harper and Row, 1948. LLOYD, G. E. R. Demystifying mentalities. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. MILGRAM, S. Obedience to authority. New York: Harper and Row, 1974. MOORE, R. I. La persecution. Paris: Les Belles Lettres, 1991 MOSCOVICI, S. La machine faire des Dieux. Paris: Fayard, 1988. _______. Pense stigmatique et pense symbolique, deux formes lmentaires de la pense sociale. In: GARNIER, Catherine (Ed.). Les formes de la pense sociale. Paris: PUF, 2002. PREZ, J. A.; MOSCOVICI, S.; CHULVI, B. Nature and culture as principles for social classification: anchorage of social representations on ethnical minorities. Revista de Psicologa Social, Madrid, v. 17, n. 1, p. 51-67, enero, 2002. ROBERT micro: dictionnaire de la langue franaise (le). Paris, 1998. SCHWARTZ, S. P. (Ed.). Naming, necessity and natural kinds. Ithaca: Cornell University Press, 1977. TAGUIEFF, P. A. Introduction. In : VOEGELIN, E. Race et Etat. Paris: Vrin, 1933.
Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

678

Serge Moscovici

TAJFEL, H. Differentiation between social groups. New York: Academic Press, 1978. TRAVERSO, E. La pense disperse. Paris: Lignes & Manifestes, 2004. VALRY, P. Charmes. Paris: Gallimard, 1922. (Editions de la NRF). WILLIAMS, B. LEthique et les limites de la philosophie. Paris: Gallimard, 1985.

Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009

You might also like