You are on page 1of 10

Experimento 1: Introduo ao Laboratrio de Eletrnica.

Disciplina: EN2701 Fundamentos de Eletrnica.

Discentes: Fernando Henrique Gomes Zucatelli Pedro Caetano de Oliveira Turma: A/Noturno Prof . Dr. Roberto Jacobe Rodrigues.

Santo Andr, 25 de Maio 2011.

1. INTRODUO
Diodos, resistores e capacitores so os principais e mais bsicos elementos de um circuito, sendo que em praticamente todo equipamento eletrnico encontramos esses trs elementos desempenhando funes essenciais. Uma montagem de diodos (ponte), por exemplo, pode gerar um sinal CC a partir de um CA, atuando como um retificador, j que para uma tenso negativa a polarizao ser reversa e a corrente transmitida ser praticamente nula. Alm disso, aparelhos que medem as caractersticas do circuito (multmetro, osciloscpio) e que permitem simular condies de entrada (gerador de sinais, fonte de tenso) so imprescindveis para analisar como o circuito se comportar em determinada situao, permitindo ajusta-lo corretamente para a sua aplicao real. A leitura do valor nominal de resistores feita atravs do cdigo de cores da Figura 1. Sendo que da esquerda para a direita em resistores de 4 faixas, as 2 primeiras so os algarismos significativos (YZ), a 3 faixa o expoente x do fator de multiplicao na base 10, e a 4 faixa a porcentagem de tolerncia (T) assim a resistncia dada por R= YZ.10x T%.

Figura 1 Cdigo de cores do resistor. [fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Resistor]

2. OBJETIVOS
Compreender os procedimentos de uso dos instrumentos de medida disponveis (multmetro e osciloscpio), o gerador de sinais e fonte de tenso eltrica. Conferir os valores de resistncia dentro do intervalo de tolerncia especificado pelo fabricante. E testar diodos semicondutores e capacitores, alm de montagem e anlise de circuitos.

3. PARTE EXPERIMENTAL
Foram usados resistores de acordo com a Tabela 1. Um diodo 1N4007 e um diodo 1N4148. Um capacitor. Um multmetro digital Marca Minipa ET-2510. Um Protoboard (Matriz de contato). Uma fonte de Tenso Marca Minipa MPL-3303. Uma fonte geradora de sinal Tektronix modelo AFG 3021B, um osciloscpio digital Tektronix modelo TDS 2022B e cabos e fios para conexo.

3.1. Medies preliminares


A medio de resistncia se deu com a opo ohmmetro. O diodo foi testado na opo diodo, polarizado direta e reversamente e depois tambm com o ohmmetro. O capacitor foi testado no modo capacitncia de depois com o ohmmetro, tendo o cuidado de descarreg-lo antes de cada medio.

3.2. Medio DC
Em seguida, a partir do circuito montado da Figura 2, obtiveram-se os valores de corrente e tenso no resistor de 470 .

Figura 2 Circuito simples para medida de tenso e corrente CC.

3.3. Medio AC
Uma funo de onda senoidal de 10KHz, 6Vpp, do gerador de sinais que tambm foi configurado para a opo de sada High Z para realizar o correto casamento de impedncia com o osciloscpio. Em seguida foi colocado um resistor de 470 na sada do gerador e a forma de onda medida no osciloscpio, depois o e as ondas comparadas. resistor foi trocado por outro de 47

3.4. Divisor de Tenso e Teorema de Thvenin


A Figura 3 apresenta um divisor de tenso com 2 resistncias nominalmente iguais sob ao de uma fonte de 3V.

Figura 3 Circuito base para verificao experimental do Teorema de Thvenin.

Para verificar o teorema de Thvenin, foram calculados o resistor equivalente de Thvenin (Rth=500 ) e a fonte equivalente (Vth=1,5V).

Figura 4 Equivalente de Thvenin da Figura 3 para carga de 10K .

Para a montagem da Figura 4, os resistores R1 e R2 foram colocados em paralelo para formar o equivalente de Thvenin e a fonte foi ajustada para 1,5V. A tenso entre os pontos A e B (VAB) foi medida e o valor comparado com o valor calculado.

3.5. Circuito RC
A Figura 5 apresenta o circuito RC montado.

Figura 5 Circuito RC.

Usando a Lei de Kirchhoff para as malhas, equaciona-se o circuito da Figura 5 da seguinte forma:
v(t ) vr (t ) vc (t ) = 0 v(t ) = vr (t ) + vc (t ) v(t ) = R.i (t ) + C. i (t )dt ; i (t ) =
t0 t

dq (t ) dt

dq v(t ) = R + Cq dt

(1)

Dado v(t) uma onda quadrada, pode-se dizer que ela se comporta com uma fonte de corrente contnua ora ligada, ora desligada de acordo com a frequncia utilizada, dessa forma, o capacitor ora carrega, ora descarrega.

v(t ) = R

q CV0 q dq dq 1 t t t + Cq = V0 = 0 dt ln CV0 = RC = 0 (CV q ) dt RC 0 t

(2)

q(t ) = CV0 (1 e

) v(t ) = V0 (1 e

Com a equao (2) para a carga do capacitor, possvel definir o valor de mensurando o tempo necessrio para se atingir algum valor conhecido para v(t), no caso, escolhido a metade do mximo fornecido pela fonte
t t 1 1/2 1/2 = 1 e 21 = e 2 2 t1/ 2 t t ln(21 ) = ln(2) = RC = 1/ 2 C = 1/2 ln(2) R.ln(2)

v(t1/2 ) =

V0

= V 0 (1 e

t 1/2

(3)

A Figura 6 mostra a onda quadrada gerada pelo gerador de sinais em azul (Canal 2 do osciloscpio) e a forma de onda medida sobre o capacitor em amarelo (Canal 1). As medidas realizadas pelo aparelho para freqncia e tenso de pico a pico (Vpp) esto de acordo com as preparadas no gerador de sinais.

Figura 6 Verificao da entrada da onda para o circuito RC e da forma de onda no capacitor.

Em seguida com uso da opo cursores do osciloscpio foi verificada a posio central da onda, correspondente a diferena de tenso de 1,50V a partir do nvel mnimo. Assim os cursores verticais so posicionados de forma a estarem mais prximos destes valores para a medio do tempo t1/2 usado para o clculo da constante de tempo =RC

4. RESULTADOS E DISCUSSO 4.1. Medies preliminares


Na primeira parte do experimento, mediu-se a resistncia real dos resistores utilizados, obtendo-se os seguintes valores apresentados na Tabela 1.
Tabela 1 Valores de resistncia nominais e medidos. Valor nominal do resistor ( ) 47 120 470 5K2* 1K 1K Valor medido ( ) 46,5 118,8 462 5,48K 980 982 Faixa de tolerncia ouro 5% ( ) 44,65 114 446,5 5320 950 950 a a a a a a 49,35 126 493,5 5880 1050 1050

a 10K 9,84K 9500 10500 *O resistor 5K2 na verdade foi um de 5K6, pois a segunda faixa era azul (valor 6 no cdigo de cores) e no vermelho (valor 2).

Dessa forma, como esperado, a resistncia real diferente da nominal especificada pelo fabricante, no entanto, est dentro da faixa de tolerncia estipulada. Para os testes dos diodos, utilizou-se a funo correspondente no multmetro e tambm o modo ohmmetro. Para o diodo polarizado reversamente (ponta positiva do multmetro (vermelha) no plo negativo do diodo (ctodo) e ponta positiva no plo negativo) o potencial encontrado nulo, enquanto as resistncias foram de 5,5 M e 0,79 M , respectivamente, o que esperado, j que as cargas positivas se concentraram de um lado e as negativas de outro, no havendo movimentao de carga e, portanto, passagem de corrente, a no ser pela corrente de saturao reversa, que relativamente baixa, fazendo com que a queda de tenso seja praticamente inexistente (muito baixa) e apresentado uma resistncia alta, quase como se fosse uma abertura no circuito. Para a polarizao direta (contrrio da reversa) obteve-se uma tenso de 0,53V para o diodo do tipo 1N4007 de 0,58V para o do 1N4148. Nesse caso, ocorre a difuso entre as cargas no diodo na regio da juno e, assim, h a passagem de corrente e uma tenso criada. (MALVINO, 1987) Por fim, o teste do capacitor feito utilizando-se a funo de medida correspondente (Faraday) no multmetro. Percebe-se que o valor cresce rapidamente at que comea a aumentar lentamente, atingindo um pico ao se estabilizar. Esse o valor da capacitncia e esse comportamento deve-se ao tempo de carregamento do capacitor, que no linear e, por isso, tem-se uma diminuio na velocidade de carregamento com o aumento da carga. O valor obtido foi de 11,22 nF. Adicionalmente, mediu-se a sua resistncia que, como esperada, foi infinita, j que o capacitor corresponde a duas placas separadas entre sim e age como um circuito aberto, a no ser que o meio dieltrico (entre as placas), seja rompido, exigindo para isso uma tenso relativamente alta e criando um curto circuito.

4.2. Medio DC
No estudo do circuito DC, primeiramente, mediu-se a tenso direta da fonte, que era de 2,953 V. Embora tenha sido ajustada para fornecer 3V, a fonte de tenso

no ideal e apresenta uma resistncia interna, ocasionando essa pequena queda de tenso. O valor da tenso foi de 2,945 V e a corrente de 737A. Acrescentado-se um resistor de 120 em paralelo. A corrente no resistor de 470 715A e a tenso no resistor de 470 se mantm igual, porm, a corrente total do de 2,340 V. circuito de 812 A. Em srie, tem-se que a corrente que passa pelo circuito de Essas duas medies ilustram os casos de divisor de tenso e corrente: resistores em paralelo compartilham a mesma tenso, mas apresentam correntes diferentes e resistores em srie apresentam mesma corrente, mas dividem a tenso total.
VR1 = E .R1 ( R1 + R2 )

em paralelo, tem-se que a tenso se mantm igual a obtida

anteriormente para ambos os resistores (2,945V), o que era esperado, j que esto

(4)

Usando um resistor de 47

a tenso foi de 2,921e a corrente de 521 A

Em todos esses casos, aplicando a equao U = RI, tem-se que a resistncia obtida muito maior que a dos resistores envolvidos, isso ocorre, pois, na medida da corrente, o multmetro utiliza uma resistncia interna mais elevada (~3000 para o microampermetro DC de acordo com o manual do fabricante) e que, comparada com as resistncias envolvidas, muito maior, de forma que esse instrumento passa a atuar efetivamente no circuito como um outro resistor.

4.3. Medio AC
A Figura 7 mostra a forma de onda lida pelo osciloscpio da onda ajusta no gerador de sinais. De acordo com as medidas feitas pelo prprio osciloscpio a Vpp=6,32V, a frequncia = 10,01KHz e o perodo de 99,90 s. Contando o nmero de divises no eixo do tempo, tem-se 2Div para um ciclo da onda, sendo que cada Div equivale a 50,00 s, logo o perodo da onda de 100,00 s. No eixo vertical da amplitude, conta-se 6,3 Div, sendo que cada Div representa 1,00V, logo a amplitude da onda de 6,30V.

Figura 7 Medio do gerador de sinais ajustado para sinal de 10KHz e 6Vpp.

A Figura 8 (esq.) mostra o comportamento da tenso sobre um resistor colocado na sada do gerador de sinais. Em ambos os casos o perodo se mantm, todavia a amplitude alterada, sendo Vpp= 5,68V para o resistor de 470 Vpp=3,04V para o resistor de 47 e , o que indica que o resistor interno do gerador de

sinais aproximadamente igual a este resistor, pois a tenso foi dividida ao meio, fato caracterstico do divisor de tenso para resistncias iguais.

Figura 8 Sinal anterior aplicado a resistor de 470

(Esq.) e 47

(Dir.).

4.4. Divisor de Tenso e Teorema de Thvenin


As tenses medidas sobre os resistores foram de VR1=1,504V e VR2=1,508V. Ao trocar o resistor R1 por um de 470 A tenso medida uma carga de 10K com uso do teorema de Thvenin (Figura 4) A tenso VAB=1,408V um valor prximo do valor calculado esperado, dessa forma foi possvel demonstrar experimentalmente o Teorema de Thvenin. esperava-se obter a tenso V0 sobre em paralelo com R2 foi VLOAD= 1,430V, R2 de 2,041V (Equao (4) divisor de tenso), o valor medido foi de 2,044V. este valor prximo do valor calculado de VLOAD_calc = 1,428V (divisor de tenso)

4.5. Circuito RC
A Figura 9 mostra o posicionamento dos cursores para medir t1/2.

Figura 9 Medio de t1/2.

Usando o valor t1/2 = 80s da Figura 9 e o valor medido do Resistor de 10k equao (3):

na

t1/2 80.106 C= = = 11, 73.109 F = 11, 73nF R.ln(2) 9840.ln(2)


Este valor 0,51 nF maior que o valor medido com multmetro.

(5)

A Figura 10 exibe o comportamento da forma de onda do capacitor quando a frequncia da onda quadrada aumenta. Os ciclos de carga e descarga no se completam, i.e., o valor mximo lido no capacitor menor que o fornecido pela fonte Vpp = 2,50V.

Figura 10 Efeito do aumento de freqncia sobre a forma de onda no capacitor.

5. CONCLUSO
Com esse experimento, pde-se perceber que com trs elementos bsicos (diodos, capacitores e resistores) possvel utilizar-se dos comportamentos especficos de cada um deles e combin-los em circuitos com diversas aplicaes. necessrio, no entanto, estar ciente de que seus valores, na prtica, apresentam um desvio do valor estipulado nominalmente e de que os aparelhos utilizados no estudo de um circuito tambm no so ideais, influindo nas medies obtidas.

Resumidamente, um ampermetro influenciar consideravelmente se os resistores utilizados tiveram uma resistncia baixa e o mesmo acontecer para um voltmetro diante de resistncias altas. Da mesma forma, as fontes de tenso e sinal tm suas prprias resistncias, provocando uma queda de tenso que pode ser considervel se a resistncia total do circuito no for muito mais alta que a da fonte.

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
MALVINO, Albert P. Eletrnica. 1.ed. So Paulo, McGraw-hill, 1987. p.22-47

You might also like