You are on page 1of 9

Introduo:

Comeando pela idade mdia ntida a presena de dois dos maiores pensadores filosficos do perodo, So tomas de Aquino e Santo Agostinho. Esse ultimo embasado na filosofia platnica foi incapaz de decidir entre o mundo real ou a no aceitao deste. O primeiro e real defensor de uma idia ambgua, Santo Toms de Aquino baseou-se na doutrina de Aristteles para escrever seus pensamentos. Santo Toms de Aquino defendia o homem poltico social que deveria obedecer e respeitar a DEUS agindo de forma a melhor a vida social e o bem estar comum. Estes dois, apesar das divergncias de pensamento apresentam um estudo teolgico e em cima desse estudo desenvolvem suas concluses de forma a mostrar que independente do estudo indispensvel presena de DEUS.

Santo Agostinho

1. Vida e Obra

Nascido em Tagaste, na frica do Norte, Agostinho teve educao crista e tempos depois foi enviado a Cartago para aprimorar seus estudos. Sua inquietao fez com que ele se tornasse ctico por um tempo e passando a ter uma viso crtica de tudo. Algum tempo depois Agostinho foi apresentado ao neoplatonismo e graas a um contato com Santo Ambrsio ele venceu a relutncia e dedicou-se a vida crista.

Agostinho faleceu aos 75 anos na cidade de Hipona, onde exercia a funo de Bispo. O Santo acreditava que Deus era a realidade e o mundo uma mera expresso de Deus. Ele acreditava ser Deus a luz que iluminava tudo e tudo tinha sentido graas a DEUS. Agostinho defende que a compreenso humana transcende o entendimento comum, que comea com a contemplao do prprio intelecto at que esse atinja a contemplao divida, trazendo assim para a realidade a unio com DEUS.

2. A lei eterna e Natural Sto. Agostinho juntou a doutrina platnica com o cristianismo criando o modelo de idias derivadas da mente divina. A lei eterna, expresso de Deus e vontade do mesmo era a ordem natural e essa acontecia de forma obrigatria. A lei natural mostra em realidade a forma da conscincia humana e faz referencia a interferncia humana na ordem do universo.

3. O que significa esse pensamento A crena desse pensamento nos leva ao entendimento de que a lei eterna manifestada no homem de forma inata como uma lei tica. Os homens de qualquer forma tem a capacidade e o entendimento comum, porque possuem a lei eterna inata em suas mentes e tem a capacidade de discernimento. A lei natural em si tem o papel de influenciar e preparar a lei crista para o convvio social, de forma real, pelo acontecimento dos fatos existentes.

4. As leis Humanas

Para Santo Agostinho essa lei eterna enviada de forma divina por DEUS e est presente na mente humana de forma inata considerada ento a base das leis naturais. Acreditava ser justo tudo aquilo que era derivado da lei eterna e suscintamente disserta sobre o direito positivo, sendo este fonte das leis humanas, derivao pura da lei eterna de DEUS. Ele faz uma comparao e sugere que as leis humanas devem ser regidas de forma a disciplinar a sociedade, com isso ele mostra a diferena entre a lei eterna pura e a lei positiva. Acredita que no existe a aplicao pura da lei eterna, j que est probe e impe normas, na verdade Agostinho defende que a lei positiva deve ser o entendimento derivado da lei eterna, ou seja, o direito positivo deve ser aplicado num contexto aceitvel a toda a comunidade e que a lei positiva pode corromper a sociedade j que esta no a origem natural e por isso deve ser repreendida.

5. Pensamento Poltico agostiniano A poltica para Sto. Agostinho no est limitada apenas a resolver os problemas sociais. Ele entendia que a poltica devia estar enfocada no culto a DEUS, pois s assim chega a uma concordncia comum. O pensamento est baseado na ligao homem- DEUS, onde o exerccio poltico tem um valor divino e onde a entidade poltica representa a DEUS e para garantir o bem estar social deve agir conforme a normatizao da prpria entidade divida. O filsofo aclara que s existe politica justa quando DEUS o centro do regimento politico social.

6. A cidade de Deus e a Cidade dos Homens Nossa sociedade est inserida num entendimento duplo entre Cidade de Deus E Cidade dos homens, a primeira formada por homens e anjos bons e a segunda por homens e anjos maus mas todos estes homens de igual valor diferenciados por um sinal supra-temporal. A cidade dos homens a convivncia dos justos e dos perversos, mas no se confunde com a sociedade poltica, a cidade a representao terrena onde existem vrias sociedades polticas. A cidade divina ou cidade de DEUS no a representao da igreja, a cidade divina a explanao dos homens bons quanto ao culto ao DEUS que nos rege. 7. A justia

Sto. Agostinho entendia que a justia s existente quando DEUS a base de todo o regimento. fato que a justia natural embasada em DEUS e responsvel por manter a dignidade e o respeito perante a sociedade. Portante se no h justia natural no existe distino entre bem feitores e malfeitores, necessrio que exista a justia para que sejam visveis os benefcios morais aos homens.

8. A Guerra Justa A idia de guerra justa surge com a existncia de relao internacional e a convivncia pacificada dos povos ao redor do mundo. A Guerra s deve ser tomada quando esta for a nica opo de pacificar os povos, no deve ser tomada a opo de promoo da guerra quando a guerra em si no promover a justia dos povos.

Concluimos ento que Agostinho defendia o princpio da paz, porm, no excluindo a idia de guerra, se esta for necessria para preservao dos direitos humanos, para garantia da justia e da paz. Se necessria, a guerra deve ser aplicada baixo estas condies, por isso surge o termo GUERRA JUSTA, j que est esta motivada de princpios de bem estar social e senso comum.

Santo Toms de Aquino.

1. Vida e Obra Nascido na Itlia ficou conhecido como um dos mais importantes filsofos do cristianismo. Estudou no mosteiro e depois partiu para a universidade de Napoles onde foi apresentado ao pensamento Aristotlico. Anos aps decidiu virar dominicano abdicando.se de todos os bens da famlia e mudando-se para Paris. Viaja por vrios Pases dentre eles Colombia, por fim ele volta para Napoles onde vem a falecer anos depois. Durante sua vida Toms foi adepto das idias de Aristteles e criou uma proposta filosfica de um entendimento ambivalente entre f e razo. Uma marca das idias defendidas por Toms de Aquino o progresso da sociedade e o entendimento espiritual e intelectual.

2. Pensamento de Santo Toms.

ntido que o pensamento de Toms de Aquino diverge entre o racional e o divino porm no se prende a nenhum destes, j que ele entendia que a sociedade era uniformemente crista e assim os esforos deveriam ser concentrados na libertao da racionalidade. O pensamento Aquiniano defendia a manifestao da teologia em todos os seres, sendo eles pagos ou cristos, o pensamento do filosofo entendia de forma simples que no h verdade pessoal e que a origem divina presente em todos os seres so a pura expresso do verdadeiro ser.

3. A influencia de Aristteles

Aquino puramente influenciado por Aristteles ,tanta a influencia que seus pensamentos so embasados nas doutrinas Aristoticas. Partindo dessa analise contextual Santo Toms de Aquino tende a dissertar sobre o aprofundamento da essncia e entende-se como idia principal que o ser humano sendo dotado de razo busca um equilbrio com o seu interior e com a prpria identidade. Segundo Aquino e embasado na doutrina de Aristteles de dever do ser humano analisar a prpria essncia at que essa leve ao culto divido.

4. As paixes O que so as paixes? Para Sto. Toms as paixes so aquelas vividas pelo homem e exteriorizadas pela alma. Ele entende ser a paixo a interiorizao da experincia exterior, sentindo e compreendendo todas as acoes vividas. Entenderemos ento que as paixes nos levam a compreender a sensibilidade do mundo e que adentrar na experincia vivida interiormente

mais que uma pura experimentao lgica derivada da experimentao sensvel.

5. Como reconhecer a verdade moral?

Em sntese a verdade moral vinda de uma entidade divida, ou seja, um presente de Deus e nos permite reconhecer os princpios da acao. A razo humana nos permite entender a teoria e assim partir para os atos, levando ao ponto extremo onde a verdade moral no pode conviver com as obrigaes da sociedade. A verdade moral base das acoes, porm esta no deve ser a verdade real aplicada, pois a verdade moral, presente divino deve ser o fundamento para a partir da derivarem-se as atitudes sociais de todos.

6. O direito de resistncia.

Santo Toms de Aquino dissertou que todos tinham o direito de resistir quando eram sujeitados a obedecer ordens que interferiam na ordem divina das coisas. Portanto deveria ser compreendido que os governantes para serem justos e corretos deveriam ter suas normas embasadas e regidas nas leis eternas de DEUS, qualquer ato que foge desse pensamento deve ser considerado favorecimento pessoal e portanto pode e dever ser repreendido por aqueles que esto sujeitos a todas essas imposies. Toms de Aquino, defende que o bem estar comum o verdadeiro objeto e nada pode interferir neste, portanto nenhum governante tem o direito

de se auto favorecer, logo resistir a atos autoritrios que no favorecem o bem comum direito de todo cidado.

7. A existncia de Deus

Toms defendia que era necessrio primeiramente acreditar em Deus, e que isso seria a atitude racional a ser empregada, j que tudo o que vivemos, sentimentos e observamos movido por DEUS, portanto deve ser entendido que Deus existe e ponto. De fato o sub consciente humano tem a necessidade de crer em algo, o que fazia Toms era apenas entender que DEUS existia obrigatoriamente, portanto lgico e inteligvel que o pensamento de Aquino estava embasado no fundamento racional de todo homem.

Conclusao:

Duas teorias diferentes que devem ser entendidas como frutos da mesma parte, DEUS. Ambos filsofos estavam embasados em DEUS, um deles com o pensamento voltado nica e exclusivamente para a realidade divina e o outro desenvolvendo um pensamento ambivalente e contraposto onde f e razo caminham lado a lado. dever citar que os filsofos tem muitos pontos positivos em suas doutrinas e que estas devem ser avaliadas como forma pessoal de interpretao no cabendo a ns julgar o entendimento deles, porm, compreensvel a ns que ambas as teorias tem seus fundamentos ligados a experincia vivida por cada um deles.

Cada filsofo defende uma interpretao para suas doutrinas e cada doutrina abrange uma forma social de enxergar o mundo, portanto conclui-se que duas idias contrapostas no podem ser recriminadas, separadas ou ignoradas, j que nenhuma delas foge do nosso entendimento atual.

OS PENSADORES, Santo Agostinho So Paulo: Abril Cultural 1980. PESANHA, Jos de Amrico Motta. Santo Agostinho (354-430) Vida e Obra p. VI XXIV in Os Pensadores, Santo Agostinho So Paulo: Abril Cultural 1980. ROSA, Maria da Glria de. A Histria da Educao atravs dos textos. So Paulo: CULTRIX, 2002 AGOSTINHO, Santo. Sobre diversas questes a Simpliciano. In: Obras de Santo Agostinho. Madrid, B.A.C., 1973. AGOSTINHO, Santo Confisses. So Paulo, Nova Cultural, 1996. Traduo de J. Oliveira Santos, S.J.; e A.Ambrsio de Pina, S.J.

Introduo ao Estudo de Santo Agostinho. Trad. Cristiane Negreiros Abbud Ayoub. So Paulo: Discurso Editorial; Paulus, 2006. pp. 17 a 29; 357 a 370.

You might also like