You are on page 1of 14

Vanguarda Futurista e Urbano Hoje: vetores de criao em design txtil

Futurist Avant-Garde and Urban Today: vectors of creating on textile design Maroso, Elias; Especialista; Universidade Federal de Santa Maria eliasem@gmail.com Minuzzi, Renilda de Ftima B.; Dr; Universidade Federal de Santa Maria reibmin@yahoo.com.br

Resumo
Este artigo discorre sobre o desenvolvimento de uma pesquisa em design txtil digital para vesturio com base referencial na produo artstica do Futurismo italiano, vanguarda modernista surgida nas primeiras dcadas do sculo XX, associado a caractersticas da urbanidade brasileira atual. O texto apresenta os vetores conceituais usados na criao mediante consideraes estticas, histricas e tericas, bem como o trajeto percorrido na obteno de seu resultado, evidenciando seus critrios de dilogo. O resultado da pesquisa exposto em uma coleo de oito propostas para estamparia de direta relao com suas aplicaes finais no vesturio masculino. Palavras Chave: design txtil, Futurismo, urbano.

Abstract
This paper discusses the development of a research in digital textile design for clothing based on artistic production of Italian Futurism, modernist avant-garde that emerged in the early decades of the XX century, associated with characteristics of the contemporary brazillian urbanity. The text presents the conceptual vectors used in the creation by aesthetic, historical and theoretical considerations for each referential, and the course taken to obtain their results, showing your criterions of dialog. The search result is exposed in a collection of eight proposals for stamping directly related to their final applications in menswear. Keywords: textile design, Futurism, urban.

Introduo
Na idia de estabelecer novas relaes entre perodos histricos distintos, o presente artigo refere-se pesquisa acadmica em nvel de especializao intitulada Vanguarda Futurista e Urbano Hoje: vetores para a criao em design txtil, cujo interesse consistiu na elaborao de estampas para o vesturio masculino atravs de uma possvel interseco referencial. O movimento artstico conhecido como Futurismo, surgido na Itlia em meio a efervescncias polticas e culturais das primeiras dcadas do sculo passado, foi situado no estudo como referencial posto em dilogo esttico com manifestaes culturais da contemporaneidade. Tal relao tem o meio urbano como cenrio de aproximao, uma vez que a potica futurista enfatizou o sujeito ante ao dinamismo das grandes metrpoles e suas decorrentes transformaes tecnolgicas. Sob termos tcnicos, a investigao voltou-se estamparia digital, mediante tecnologia de termotransferncia para tecidos sintticos. O procedimento oportunizou tanto solues visuais hbridas (analgico-digitais) como um maior planejamento de aplicao final. Acerca de seu desenvolvimento projetual, o texto organizado em vis metodolgico, reviso terica dos referenciais, elementos associados, descrio do desenvolvimento e apresentao dos prottipos confeccionados.

Metodologia
Com o objetivo de compor uma coleo de produtos txteis coesos em proposio e resultado, a investigao primou por um carter conceitual, visto que se constituiu mediante elementos-chave gerados em encontros semnticos entre Futurismo e atualidade urbana. Em consonncia a esse desenvolvimento projetual, entende-se design conceitual (FRANZATO, 2011, p. 3) como um segmento criativo onde designers voltam-se potncia reflexiva e dialtica de uma idia, abordando diversos assuntos e modos de pensar sem necessria vinculao ao consenso de massa e ampla escala de reprodutibilidade. Assim, tendo em vista agregar iniciativas projetuais que podem flexionar a funcionalidade tpica nas abordagens em design, esta proposta pontou seus dois referenciais o Futurismo e as manifestaes da cidade contempornea como vetores temticos, ou seja, pontos iniciais e condutores a um deslocamento resultante. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida segundo metodologia especfica para objetivar o propsito de dilogo. Primeiramente, a fim de balizar as possibilidades de criao, foram elencados requisitos para o desenvolvimento projetual: a) estamparia com nfase conceitual, b) construo de analogias e assimilaes, c) coerncia entre projeto txtil e produto de aplicao, d) desenhos criados por hibridizao analgica-digital, e) procedimentos sublimticos de impresso sobre tecidos. Por tomar referncias visuais conhecidas no campo artstico, a coleta e anlise de dados foram necessrias para uma investigao criteriosa. O repertrio se comps de bibliografias especializadas (livros, manuais tcnicos e revistas sobre arte, vesturio e sociologia), consultas na web, estudo de meios eficazes para a impresso digital bem como de pontos comerciais adequados pesquisa. Atributos conceituais foram delineados conforme a seleo de caractersticas dos referenciais e/ou possveis relaes com o design txtil. Em seguida, o projeto prosseguiu com experimentos de cunho prtico, gerando solues visuais com o uso tanto de tcnicas manuais de desenho e colagem como de softwares grficos para criao e edio de imagens. Nisso, a etapa de concluso corresponde s impresses por termotransferncia e confeco dos prottipos, visando integrao entre projeto txtil e sua finalidade enquanto produto para o vesturio masculino.
10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA).

Vetor de Partida: a vanguarda futurista


O Futurismo consiste em um movimento artstico de forte teor esttico-poltico, oficialmente manifesto em 1909 pelo poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti (1876 1944). Proclamou uma enftica ciso aos cnones da arte clssica a partir de novas temticas e meios expressivos. O texto entusistico Le Futurisme, publicado no peridico parisiense Le Figaro, enunciava uma experincia coletiva para a cidade noturna, que se sobrepem natureza pela velocidade supra-humana de bondes, automveis e pela radiao iluminada da eletricidade (FABRIS, 1987, p. 67). Elogiando o perigo, a energia e a temeridade, o Manifesto Futurista nitidamente se situa como um dos discursos vanguardistas mais acalorados da arte moderna. Rechaa a imobilidade pensativa, o xtase e o sono, contrapondo-os com o movimento agressivo, a insnia febril e a violncia. Suas premissas enfatizam o anseio de transformao total da cultura europia, propondo novos procedimentos expressivos para a literatura, pintura, escultura, arquitetura e vesturio redigidas sistematicamente em manifestos pblicos sociedade. No caso da literatura futurista, foram empregadas propriedades dinmicas na escrita com o uso de flexes tipogrficas, no-linearidade na escrita, onomatopias e smbolos matemticos; buscou um efeito emptico imbudo pela visualidade do texto. A pulso expressiva, nascida do corpo e atrelada potncia das invenes maqunicas do homem moderno sintetizava a motivao central da poesia futurista (BERNARDINI, 1980, p. 32). Richard Hollis (2001, p. 38) salienta que, antes da vanguarda futurista, pouco se havia feito em relao ruptura das regras tipogrficas com a finalidade de enfatizar o significado das palavras. Na pintura, a ruptura lingstica foi anunciada no Manifesto dos Pintores Futuristas, lanado em 1910. O texto, assinado por artistas como Giacomo Balla (1871 1958), Carlo Carr (1881 1961) e Luigi Russolo (1885 1947), apresentou ditames visuais anlogos s idias de Marinetti, sem uma literal contribuio do poeta em sua escritura (FABRIS, 1987, p. 94). Dentre as premissas marcantes desse novo olhar para fazer pictrico, destacando-se a noo de dinamismo plstico, denominado como a percepo enrgica eternalizada do movimento condensado e decomposto, a sugerir velocidade e deslocamento em arranjos de gradual fragmentao (Figura 1), considerando que, para os pintores futuristas, um gesto no ser mais um momento imobilizado dentro do dinamismo universal: ser definitivamente sensao dinmica (CHIPP, 1980, p. 295).

Figura 1: A Revolta, leo sobre tela de Luigi Russolo (1911). Fonte: BERNARDINI, 1980.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

Outra possibilidade plstica dinmica por decomposio surgiu na linguagem escultrica, a qual tem Umberto Boccioni (1886 1916) como principal expoente. Esse artista no s buscou adequar formalmente sua produo escultrica aos ditames conceituais do Futurismo, como tambm escreveu ensaios sobre a percepo tridimensional, ideando a unio entre volumes e o movimento percebido. Trata-se do ensaio Movimento absoluto + movimento relativo = dinamismo (1914), onde explana sobre a noo de movimento em volumes progressivos e complementares, que estabelecem, segundo Boccioni, uma fuso do espao e do tempo. Como desdobramento das idias propostas para a arte visual e das premissas concebidas para o Movimento como um todo, certamente um dos posicionamentos mais emblemticos que manifestou a vontade de renovao abrupta, no s para a arte como tambm vida prtica/cotidiana, est no Manifesto da Arquitetura Futurista de Antonio SantElia (1888 1916), publicado dois anos antes de sua morte precoce em campo de batalha. Alm de enumerar diretrizes estticas e sensoriais da paisagem futura, esse documento aclamatrio apresenta planos urbansticos como ambientes industriais, evidenciando uma nova mobilidade urbana calcada pelo movimento de trens, automveis e elevadores. SantElia, em suma, vislumbrou uma cidade nova, onde o tumulto possa desenvolver-se sem parecer um grotesco anacronismo (BERNARDINI, 1980, p. 156). A assertiva de vincular arte e vida tambm se encontra em propostas futuristas para o vesturio, como planos prticos de detalhamento a atitudes e gosto. Tanto a arquitetura quanto o vesturio vieram ressaltar o Futurismo como um projeto esttico-poltico porvir. Os fundamentos dinmicos do Movimento valiam para um todo existente, para os cidados da gerao futura. Nisso, vislumbrou-se a totalidade da reformulao esttica desde os valores retricos, passando pela cultura material, cidade e costumes. Com relao a isso, o artista Giacomo Balla, alm de produzir obras emblemticas do movimento futurista no campo da pintura, dedicou-se aplicao de seu ideal vanguardista em propostas de design para vesturio, ampliando o raio de abrangncia de sua esttica na vida cotidiana. Em Manifesto do Traje Masculino Futurista (1914), o artista italiano prope um traje para incrementar as atividades laborais e propiciar deleite do corpo (COSTA, 1980, p. 77), assimtrico, colorido, cintilante, a fim de estender as possibilidades expressivas de cada indivduo a partir de suas vestimentas (Figura 2).

Figura 2: Trajes futuristas de Balla projetados para manh, tarde e noite (1914). Fonte: SZARADOWSKI, 2011.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA).

Como se pode notar, o Futurismo deixou uma importante gama de procedimentos artsticos, desde os puramente contemplativos aos de funcionalidade prtica. As proposies feitas sobre o vesturio sero importantes referncias para a realizao do presente projeto. Sendo assim, embora tenha gradativamente se dissolvido junto s baixas causadas pelos grandes conflitos blicos da poca, o Futurismo deixa um rico legado de investigao artstica, abrangendo uma vasta gama de procedimentos artsticos, desde os puramente contemplativos aos de pretensa funcionalidade cotidiana. Foram tais idias que impulsionaram a criao de uma releitura contempornea para o design txtil, intersectando suas premissas utpicas com o que h no meio urbano atual.

Vetores para Dilogo: trs manifestaes do urbano atual


Na pesquisa realizada, trs manifestaes culturais encontradas no panorama urbano brasileiro foram selecionadas a fim de, posteriormente, no processo de concretizao das estampas, serem referncias de dilogo para as vertentes do Futurismo. Foram classificadas conforme domnios da linguagem, abordando formas de escrita transgressora (Pichao), de gesto pictrico (Grafite) e de arranjos objetuais por improviso (Bricolagem). Manifestaes culturais como a Pichao atestam uma vontade de grupos perifricos em fazer parte do fluxo citadino e dos mecanismos sgnicos que envolvem a noo de propriedade no meio pblico conforme Luciano Spinelli (2007, p. 117), o grafiteiro e o pichador fazem apenas reproduzir os mesmos modelos de comunicao nos quais foram educados. Nisso, a escrita sgnica em ambientes urbanos deixa de ser apenas um gesto decorrente e subversivo para se tornar uma potica de lgica especfica, distante de convenes legitimadoras da arte. Nisso, a Pichao (in)surge como uma prtica polmica e de autoria desconhecida, a tomar como suporte expressivo muros e edifcios em um gesto que confronta noes de propriedade pblica como infere Jean Baudrillard (1979, p. 14) sobre a insurgncia sgnica nas metrpoles ps-modernas. Outra manifestao urbana de interesse, mas atrelado idia de pintura urbana, ancora-se na produo do Grafite, esta imbuda em cores vivas e cones reconhecveis da mdia, sejam desenhos cartum, marcas ou personalidades (GITANY, 1999). Tal vertente artstica tem forte conotao esttica e formalista a ponto de, atualmente, conquista maior aceitao da opinio pblica alm de ser incorporado em estratgias visuais de finalidade mercadolgica. Tanto a Pichao quanto o Grafite usam a cena pblica como suporte, porm diferem-se na maneira como se apropriam do espao urbano. Para Clia Ramos (1994), o Grafite busca se manifestar como arte circunscrita em um sistema aberto (por vezes hegemnico) e v a contestao como engajamento artstico. Nisso, o grafiteiro sente-se inserido no contexto cultural contemporneo e sua preocupao plstica acaba por justificar sua maior adeso no contexto artstico dominante. J a Pichao est em outro mbito e gera outro modo de apreenso. Embora seja representando uma prtica expressiva altamente visual, ainda mantida como manifestao social (RAMOS, 1994, p. 170). O que importa para a Pichao no o apelo esttico comum, mas sua interferncia na sociedade, sendo que perderia seu carter anarquista, de tensionamento diante da cultura dominante, caso fosse reconhecida consensualmente pelo sistema artstico. Alm de manifestaes sgnicas e pictricas, tambm so encontrados procedimentos urbanos de criao objetual e arquitetnica. Um desses casos denomina-se Bricolagem que, em termos gerais, consiste em um modo de construo para aparelhos e residncias a partir de adequaes do que se dispe enquanto material. Tal artifcio passvel de semelhana com improvisaes popularmente conhecidas no Brasil como gambiarra, gato e puxadinho (BERENSTEIN, 2001, p. 12). Como afirma Brando (2009, p. 11), a bricolagem virou algo
10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

como a definio coringa dos modos de pensar e construir (idias, objetos, espaos) das classes populares. O indivduo que bricola, diante das limitaes contextuais, torna-se um agente inventor de solues a fim de satisfazer necessidades da vida prtica. Com relao urbanidade contempornea e seus modos de vida, muitos deles marcados pelo precrio, Paola J. Berenstein (2001, p. 32) salienta a Bricolagem como um sistema de construo prprio de assentamentos, pois seria uma arquitetura do acaso, uma arquitetura sem projeto, onde a forma final resultado do prprio processo construtivo, o objetivo principal do construtor criar um abrigo. A bricolagem, portanto, como procedimento de arranjo objeto-espacial, vinculada ao precrio, consiste em uma burla a limitaes encontradas no contexto das cidades. Deste modo, a partir dessas trs manifestaes urbanas, elencadas por expressividades e direo lingstica (escrita, pintura, objeto/arquitetura), foram criadas relaes com as vertentes do Futurismo no intento de gerar, mediante interseco esttica, solues visuais de interesse para a estamparia e vesturio masculino.

Cenrio de Convergncia e Eixo Compositivo: cidade + corpo


Na proposta em questo, o panorama urbano escolhido como ponto de convergncia entre momentos histricos distantes, justo pela idealizao da vanguarda futurista sobre as modificaes da cidade no incio do sculo XX. Tal relao buscou revisar determinados aspectos da utopia futurista frente a manifestaes da cidade contempornea em um jogo de contrastes e semelhanas. A esttica urbana conduziu tanto um possvel paralelo entre os dois vetores referenciais como tambm influenciou a escolha do modelo de aplicao para as estampas, aproximando-se do vesturio tpico de motociclistas pautou-se por uma analogia entre o corpo relacionado mquina e ao dinamismo do automvel no contexto urbano. Complementar ao cenrio de convergncia, considerando a vestimenta um invlucro do corpo, cujo corte se ajusta aos alcances gestuais de sua anatomia, e sendo o corpo veculo pelo qual nos expressamos na cidade, a criao das estampas seguiu o organismo humano como eixo compositivo, integrado com elementos visuais do Futurismo e da cultura urbana. Essa determinao tambm conduz a feitura dos projetos txteis sob uma premissa anatmica e ajustada modelagem da aplicao final estampas condicionadas e exclusivas finalidade ornamental. A evidncia do corpo tambm se fundamenta a partir das premissas de Giacomo Balla que, em seu manifesto para a vestimenta masculina, proclamava o uso de tonalidades anlogas ao corpo humano como cores MUSCULARES violentssimas e os tons OSSATURA (BERNARDINI, 1980 p. 162). Sobre o norte compositivo voltado vestimenta e ao corpo humano, as estampas tambm foram criadas em um jogo anatmico de diferentes camadas a partir de duas peas de vesturio: uma ajustada anatomia (Segunda Pele) e outra sobre a primeira (Jaqueta), criando uma proposio visual inspirada pelo dissecar do corpo-muro-tatuagem (BAUDRILLARD, 1979, p. 14). Nisso, o conjunto entre essas duas peas so denominadas como Linhas de Vesturio.

Interseces de Linguagem e Estampagem por Sublimao


Evidenciando interseces entre os vetores de criao, as linhas de vesturio so agrupamentos que tomam como considerao bsica o mbito lingstico dos referenciais. Desta maneira, foram criadas divises de onde pode-se observar os elementos postos em dilogo (Tabela 1). Tabela 1: Distribuio associativa das Linhas de Vesturio

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA).

Ttulo da Linha (segunda pele + jaqueta) Zang Tumb Muro-Tatuagem Dynamism Citt Nuova

Elementos a serem integrados nos desenhos Vertente Futurista Literatura Pintura Escultura Arquitetura Cultura Urbana Pichao Grafite Elementos do corpo Pele, ossos, msculos, corao, pulmes e vsceras. Msculos, pele, veias, pulmes, sistema digestivo e excretor. Msculos e ossos. Ossos.

Bricolagem Urbana

Assim, o estudo totalizou a criao de oito projetos txteis de estamparia, a considerar cada linha se constituda por duas peas de vesturio (Segunda Pele + Jaqueta). Seu processo adquiriu carter hbrido e derivante, em um transcurso calcado por desenhos manuais, digitalizao, edio, adio de elementos digitais, impresso, (re)desenhos manuais, (re)digitalizao, (re)edio, e assim por diante. Tendo em vista a explorao de diversas qualidades visuais e plsticas, a estampagem digital foi empregada como meio pelo qual as estampas foram concretizadas. De modo satisfatrio se realizou o procedimento de termotransferncia sublimtica, no qual os pigmentos so fixados em tecidos de polister sob altas temperaturas, transpondo ao suporte motivos impressos em material termossensvel por maquinrio de configurao digital. O processo de sublimao sobre tecidos sintticos viabiliza um amplo uso de recursos visuais e de variantes cromticos (BOWLES; ISAAC, 2010, p. 162). Os tecidos escolhidos para este processo so de composio em polister, especificamente, Helanca Light (para a segunda pele) e o Two Way (para a jaqueta).

Linha Zang Tumb


A linha Zang Tumb recebeu este ttulo em meno aos recursos onomatopicos da literatura futurista. A diviso visou estabelecer um ponto de hidridao entre o entusiasmo lrico marinettiano e os gestos invasivos/insurgentes da pichao urbana. Nesse contexto, salientam-se tambm elementos do corpo humano que costumam ser includos em produes literrias bem como sistemas do que envolvem o uso da escrita, da declamao e da energia necessria para a prtica das inscries urbanas. A voracidade expressiva pela qual ambas as formas artsticas se instauram em seus contextos influenciou o trao comparativo, gerando misturas entre tcnicas e materiais (Tabela 2) referentes ao Futurismo e cursividade das marcas annimas de rua. Dados anatmicos tambm so inseridos na idia de salientar regies do corpo que proporcionam tais expresses, bem como dialogar com o corpo do usurio. Etapas do processo de criao podem ser observadas na Figuras 3 assim como os prottipos das peas na figura seguinte. Tabela 2: Repertrio Tcnico e Material da Linha Zang Tumb.
Linha de Vesturio Zang Tumb Atributos plsticos Grafismo, saturao, gestualidade, justaposio e desordem. Tcnicas Desenho, pintura, colagem manual e digital. Materiais Papel, tinta, spray, giz pastel seco, fotografias, fotocpias e aplicativos de computador.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

Figura 3: Etapas intermedirias para o desenho da linha Zang Tumb.

Figura 4: Prottipos da Segunda Pele e Jaqueta para a Linha Zang Tumb.

Linha Muro-Tatuagem
Na diviso Muro-Tatuagem, ttulo de aluso ao termo corpo-muro-tatuagem de Jean Baudrillard (1979, p.14), o dilogo proposto se deu por arranjos compositivos baseados em recursos visuais da pintura futurista e na visualidade do Grafite (Tabela 3). Os rgos corporais salientados nessa linha referem-se aos sistemas internos que apresentam forte colorao como o tecido muscular, os sistemas circulatrio, digestivo e excretor. A idia de dissecar o corpo tambm se buscou evidenciar no dilogo entre as duas peas do conjunto, sendo a Segunda Pele destinada ao interno e a Jaqueta ao revestimento (Figura 5). O resultado sob forma de vesturio apresentado na Figura 6 em diferentes ngulos.
10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA).

Tabela 3: Repertrio Tcnico e Material da Linha Muro-Tatuagem.


Linha de Vesturio MuroTatuagem Atributos plsticos Superfcies pictricas, policromia, gradao de formas e materialidade. Tcnicas Pintura em tmpera guache, colagem digital. Materiais Parede, tinta e aplicativos de computador.

Figura 5: Elementos para Jaqueta Muro-Tatuagem.

Figura 6: Prottipos da Segunda Pele e Jaqueta para a Linha Muro-Tatuagem.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

LINHA DYNAMISM
Com relao ao domnio artstico alusivo ao tridimensional, Dynamism consiste na linha de vesturio que busca mesclar atributos da escultura futurista com o recurso de construo urbana denominado bricolagem. Nesse caso, o dilogo ancorou-se em solues visuais sem uma preocupao direta pela representao grfica dos referenciais. Os elementos foram delimitados na idia de movimento fragmentado com base na plasticidade de Giacomo Balla (Figura 7) bem como nas construes aleatrias e improvisadas do cotidiano urbano (Tabela 4). Encarando a escultura como um domnio de criao de formas e estudo estrutural, os elementos do corpo evidenciados convergem na estrutura ssea, e sua resoluo em modelagem digital (Figura 8), aludindo escultura prpria do corpo. Tabela 4: Repertrio Tcnico e Material da Linha Dynamism.
Linha de Vesturio Dynamism Atributos plsticos Volumes, continuidade e leitura visual. Tcnicas Desenho, colagem digital e modelagem 3D. Materiais Papel, giz de cera, fotocpias e aplicativos de computador.

Figura 7: Construo Plstica de Rudo e Velocidade, Giacomo Balla, 1915. Fonte: COLLEZIONI-F, 2011.

Figura 8: Processo de manipulao 3D para Segunda Pele Dynamism.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA).

Figura 10: Prottipos da Segunda Pele e Jaqueta para a Linha Dynamism.

LINHA CITT NUOVA


Tratando ainda de mbitos visuais referentes ao espao, a linha Citt Nuova apresentada neste trabalho como a ltima linha de vesturio, tomando como referenciais a arquitetura de Antonio SantElia e o urbanidade por acumulao. A manifestao contempornea escolhida tambm se incide na Bricolagem, porm relacionada organizao citadina e ao modo como esta pode ser exprimida visualmente. O elemento anatmico que estrutura a composio tambm baseado no esqueleto, pela possibilidade em atribuir qualidades construtivas anlogas arquitetura. Sua caracterstica tcnica mostra-se variada (Tabela 5), mesclando diferentes efeitos visuais. Tabela 5: Repertrio Tcnico e Material da Linha Citt Nuova.
Linha de Vesturio Citt Nuova Atributos plsticos Projeto, perspectiva e justaposio. Tcnicas Desenho, pintura, colagem e modelagem 3D. Materiais Papel, tinta, fotografias, fotocpias e aplicativos de computador.

Figura 11: Desenhos nos moldes da Segunda Pele Citt Nuova.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

Figura 12: Desenho manual e modelagem 3D para a Linha Citt Nuova.

Figura13:ProttiposdaSegundaPeleeJaquetaparaaLinhaCittNuova.

Consideraes Finais
A partir da produo ancorada nos vetores referenciais da pesquisa em discusso, foram criados oito projetos txteis que expressam de maneira singular seu propsito original, apontando questes condizentes a conhecimentos da estamparia propriamente dita, temtica proposta e a seus meios de desenvolvimento. Os resultados tambm assinalam modos alternativos de insero no campo mediante seu carter conceitual e propositivo. Na inteno de cruzar, a um s tempo, vestimenta, arte e design, a adoo dos procedimentos digitais para a impresso sobre tecidos sintticos conferiu s peas de vesturio inmeros efeitos plsticos bem como a viabilizao estampas anatmicas, pois garante preciso em relao a medidas e localizao sobre o suporte impresso. Tal emprego tambm deu margem criativa para se explorar entrecruzamentos analgicos e digitais no processo criativo.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA).

Como foi explanado, a inteno de dialogar vanguarda futurista com manifestaes urbanas contemporneas norteou de forma fundamental todo o trajeto conceitual da pesquisa. Dadas por associao criteriosa, as manifestaes do urbano atual, como um dos referenciais de dilogo semntico, proporcionaram junto ao Futurismo uma hibridizao de momentos histricos distantes. Props, ento, uma possvel sntese atemporal, de intenes semelhantes, anlogas ou, at mesmo, dissonantes. Assim, o projeto torna-se relevante tambm como documento acadmico, o qual visa abordagens possveis para o design txtil evidenciando solues formais e estticas de direta ligao aos objetos pesquisados bem como aos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de especializao. Nisso, o formato resultante no esgotado como um estudo de tcnicas para a estamparia, pois se mune de conhecimentos variados para alcanar uma concepo esttica especfica. Seu intento geral, desta maneira, pode ser lido tanto como um estudo em design como tambm para alm de seu domnio original, ao salientar um conceito e uma construo de significado. Estes atributos evidenciados no processo de produo vm a ampliar possibilidades profissionais e mercadolgicas, frisando uma atribuio criativa e estratgica no campo do design txtil em vigor. Pode-se afirmar, assim, que elaborao do presente estudo contribui com solues e perspectivas singulares para o campo de investigao da estamparia.

Referncias
BAUDRILLARD, Jean. Kool Killer ou a insurreio pelos signos. Cine Olho, So Paulo, n. 5, p. 37-37, 1979. BERNADINI, Auroro Fornoni (org). O futurismo italiano. So Paulo: Perspectiva, 1980. BERENSTEIN, Paola J. Esttica da ginga. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2001. BOWLES, Melanie; ISAAC, Ceri. Diseo y estampacin txtil digital. Barcelona: Blume, 2009. BRANDO, Ludmila. Inventos precrios, preciosidades poticas. In: 5 ENECULT Encontro de estudos multidisciplinares em cultura. Salvador: 2009. Disponvel em: <http://www.cult.ufba.br/enecult2009/19637-1.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2011. CHIPP, Herschel. Teorias da arte moderna. So Paulo: Martins Fontes, 1996. COLLEZIONI-F. Giacomo Balla. 2011. f.it/balla.html>. Acesso em: 18 nov. 2011. Disponvel em: <http://www.collezioni-

COSTA, Cacilda Teixeira da. Roupa de artista: o vesturio na obra de arte. So Paulo: Imprensa Oficial. 2010. FABRIS, Annateresa. Futurismo: uma potica da modernidade. So Paulo: Perspectiva, 1987. FRANZATO, Carlo. O Processo de criao no design conceitual: explorando o potencial reflexivo e dialtico do projeto. Tessituras & Comunicao: revista de processos de
10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

criao em arte, comunicao e cincia. So Paulo. a. 1, n. 1, p. 01-13, 2011. Disponvel em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/tessituras/article/view/5612/3967>. Acesso em: 20 fev. 2012. GITTANY, Celso. O que Grafitti. So Paulo: Brasiliense, 1999. HOLLIS, Richard. Design Grfico: uma histria concisa. So Paulo: Martins Fontes, 2001. SPINELLI, Luciano. Pichao e comunicao: um cdigo sem regra. LOGOS: comunicao e conflitos urbanos, Rio de Janeiro, a. 14, n. 26, p. 111-121, 2007. Disponvel em: < http://www.logos.uerj.br/PDFS/26/08lucianospen.pdf>. Acesso em: 20 set. 2011. RAMOS, Clia Maria Antonacci. Grafite, Pichao & Cia. So Paulo: Annablume, 1994.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA).

You might also like