You are on page 1of 2

Conselhos de Compra, Aplicao e Manuteno

Deck de Madeira Macia


O deck de madeira macia permite criar ambientes em perfeita sintonia com a natureza. um pavimento de fcil aplicao e manuteno, especialmente indicado para uso exterior ou em zonas sujeitas a humidade, e proporciona um conforto ao toque e uma esttica inigualveis.

Pvoa de Varzim Braga Alenquer

www.tecniwood.pt

Compra
Antes da compra, vrios aspectos contribuem para uma escolha adequada do deck: Espcie de madeira As madeiras naturalmente mais duras, como o Cumaru, Ip, Itauba e Massaranduba*, so as mais aconselhadas pela garantia de durabilidade. No entanto, outras podero ser usadas desde que sujeitas a um pr-tratamento como o autoclave ou thermowood (ex. famlia dos pinhos e madeiras de classe inferior a 4). As opes variam entre o liso, antiderrapante (numa face) ou o reversvel (2 tipos de padro de ranhuramento em cada uma das faces). Mais do que o efeito esttico, a escolha deve ter em conta o local e/ou tipo de utilizao predominante. O antiderrapante proporciona mais segurana quando sujeito a gua na sua superfcie. Os dois sistemas disponveis so a fixao vista e a fixao oculta. A primeira consiste em fixar o deck directamente ao suporte por meio de parafusos que ficam visveis, a segunda efectuada por meio de fixadores prprios que permitem um acabamento superior e uma superfcie imaculada das rguas.

Ranhuramento

Fixao

Madeira, matria 100% natural As dimenses das rguas de deck mais comuns no mercado Variaes na tonalidade, ns e veios so: espessura entre os 19 e 21mm e largura entre 90 e 145mm. constituem a verdadeira identidade da madeira Devido preocupao com o mximo aproveitamento das e realam a sua beleza. rvores, os comprimentos das rguas so variveis, o que permite tambm conciliar com as configuraes dos espaos e criar efeitos decorativos com as junes. Para calcular a quantidade de deck a adquirir, deve ser acrescentado no mnimo 5% rea medida (em m2).

Aplicao
As rguas de deck devem ser aplicadas sobre uma estrutura de sarrafos com seguintes caractersticas: Altura dos sarrafos nunca inferior a 25mm, de modo a Sarrafos permitir a respirao da madeira e o escoamento da gua. em madeira tropical de classe 3 ou 4 ou de Afastamento entre sarrafos entre 35 e 45cm, de forma a madeira com tratamento de classe 4 garantir uma boa sustentabilidade para as rguas de deck. O piso onde assenta a estrutura de sarrafos deve estar devidamente nivelado e ter uma ligeira inclinao (3%) para escoamento da gua.

A aplicao das rguas de deck deve garantir o seguinte: Ser perpendicular ao sentido do sarrafo. Cada final de rgua deve abranger um sarrafo e ser a fixada (com parafuso ou fixador).

As rguas devem ter um espaamento entre si entre 5 e 10mm, de forma a permitir a expanso da madeira em funo das condies climatricas. No caso de existir na periferia da aplicao uma parede ou barreira, o espao entre as rguas no deve ser inferior a 9mm. Se necessrio, usar uma bitola para obter um espaamento certo. A cada cruzamento entre uma rgua e o sarrafo deve ser aplicado um parafuso (fixao vista) ou fixador (fixao oculta).

Se fixao vista: Usar parafusos de inox, com no mnimo 5,5 x 50mm. Fixadores e parafusos As rguas devem ser previamente perfuradas, com um dimetro do em inox buraco inferior ao do parafuso a usar. Esticar um cordo para obter um alinhamento da perfurao perfeito. Para evitar o risco de fendas na perfurao de espcies tropicais, aconselha-se o uso de broca para madeira dura e ajustar a velocidade de rotao do berbequim. Parafusos voltar a apertar os parafusos a cada 6 meses

Colocar dois parafusos na largura da rgua, localizados a e da mesma. Aparafusar at ao fundo, sendo que a cabea do parafuso no deve ficar saliente superfcie da rgua. Contudo, e no caso do final da rgua, um aparafusamento demasiado forte pode provocar fissuras. Se fixao oculta: Utilizar fixadores e parafusos de inox. Alinhar as rguas de deck sobre os sarrafos e aparafusar os fixadores.

As rguas de deck devem ser foradas a encostar com recurso a grampos e/ou martelo de borracha para maior perfeio garantindo um espaamento regular e automtico. Na juno de topo das rguas, no usar somente um fixador, ou seja, deve ser usado um fixador para terminar uma rgua e um novo fixador para o arranque de uma nova rgua.

Manuteno
O deck de madeira macia um produto 100% natural e vivo, como tal sofre as naturais alteraes ambientais, mais ainda se aplicado no exterior, nomeadamente os efeitos do sol, vento e chuva. Se o natural acinzentar da madeira no colher a preferncia de decorao, para manter o seu aspecto original necessria alguma manuteno. Mensalmente Aps um ms de aplicado, e caso seja necessrio, recomenda-se que o deck seja tratado com um produto desengordurador, para eliminar vestgios de gordura a que tenha sido sujeito durante o seu manuseamento. Semestralmente No caso de fixao oculta, aconselhvel voltar a apertar os parafusos a cada 6 meses. Anualmente Em seguida, aplicar leo saturador apropriado para proteco da madeira. Este tratamento dever ser efectuado uma vez por ano, mas poder ser necessrio a sua aplicao em intervalos temporais mais curtos, dependendo da sua exposio intemprie e da rudeza do clima onde est inserido. Ter sempre em ateno as instrues de aplicao do fabricante do leo, de modo a no manchar a madeira e a que esta fique realmente protegida e mantenha a sua beleza natural. De notar que leos para madeiras tropicais podem no ser adequados para madeiras no tropicais.

Deck, variedade de aplicaes

Pavimentos Revestimentos Construo de equipamentos de exterior Saunas Floreiras Vedaes Passadios


T. 707 20 20 28 F. 707 20 20 29 www.tecniwood.pt info@tecniwood.pt

You might also like