You are on page 1of 7

LISTA DE EXERCICIOS I 1 Nos sistemas abaixo identifique os elementos do sistema de controle com realimentao. Use a Fig.

. 1 como modelo onde for necessrio.

Fig. 1

2 Explique a diferena entre sistema de controle em malha aberta e em malha fechada. Exemplifique cada caso com exemplos existentes em residncias. 3 Explique o que significa dizer que existe uma relao linear entre as entradas e sadas de um sistema. possvel modelar sistemas lineares invariantes no tempo com sinais de entrada representados por funes no lineares? 4 O controle automtico de nvel de gua usando uma bia foi usado no oriente mdio como relgio de gua. O relgio de gua foi usado desde algum tempo antes de cristo at o sculo dezessete. Discuta a operao do relgio de gua e estabelea como a bia fornece o controle com realimentao que mantm a exatido do relgio.

5 - Encontre as equaes diferenciais para os sistemas mecnicos a seguir

(a)

(b)

(c) 6 Obtenha o modelo em equaes diferenciais em termos de i1 e i2 para o circuito da figura abaixo.

7 Obtenha o modelo em funo de transferncia do sistema eltrico mostrado abaixo.

8 - Obter a funo de transferncia do circuito diferenciador mostrado a seguir

9 O sistema de suspenso de uma camionete clssica est ilustrado abaixo. A massa do veculo m1 e a massa da roda, m2. A mola da suspenso possui uma constante de mola k1 e o pneu, uma constante de mola k2. A constante de amortecimento do amortecedor b. Obter a funo de transferncia Y1(s)/X(s), a qual representa a resposta do veculo aos solavancos devidos a irregularidades da estrada.

10 Uma impressora utiliza um feixe de laser para imprimir rapidamente cpias para um computador. O laser posicionado por um sinal de controle de entrada, r(t), tal que

Y ( s) =

5( s + 100) R( s) s 2 + 60s + 500

a) Determine a sada y(t) quando r(t) for um degrau unitrio de entrada. b) Qual o valor final de y(t)? 11 Para o sistema abaixo determinar a sada do sistema excitao em rampa r(t) = t.

12 Um termmetro requer 1min para indicar 98% da resposta a uma entrada em degrau. Admitindo que o termmetro seja um sistema de primeira ordem, achar a constante de tempo. 13 Obter a resposta a um degrau unitrio de um sistema com realimentao unitria cuja funo de transferncia de malha aberta

G ( s) =

4 s( s + 5)

14 Achar uma equao linearizada para y (t ) = 0,2 x(t ) 3 em torno do ponto de operao x = 2. 15- Um termistor apresenta uma resposta temperatura representada por R = Ro e 0.1T , onde R0 = 10000 , R = resistncia e T = temperatura em graus Celsius. Obter um modelo linear para o termistor operando em T = 20oC e para uma pequena faixa de variao de temperatura.

16 Dada a caracterstica estacionria de uma lmpada incandescente de 100W representada pela tabela abaixo: Tenso (V) 5 10 20 40 50 60 70 80 100 120 Corrente (mA) 200 260 350 460 530 580 630 670 700 840

Tomando esses dados, construa um modelo linear para representar a lmpada em tenses prximas a 60V. 17 Encontrar a funo de transferncia para os diagramas de blocos usando lgebra de diagramas de blocos ou Regra de Mason

18 Para o circuito eltrico abaixo determine: a) A equao no domnio do tempo relacionando i(t) e v1(t); b) A equao no domnio do tempo relacionando i(t) e v2(t); c) Assumindo que todas as condies iniciais so nulas,a funo de transferncia V2(s)/V1(s)

19 Qual a resposta ao degrau unitrio do sistema mostrado abaixo

20 Considerar um sistema de controle de realimentao unitria com a funo de transferncia de malha fechada Ks + b G MF ( s ) = 2 s + as + b Determinar a funo de transferncia de malha aberta G(s).

21 Para o circuito da figura abaixo, encontre a) A funo de transferncia de x(t) para y(t). b) A resposta y(t) para uma entrada do tipo x(t ) = e 4t . Use o teorema do valor final para determinar a resposta em regime. c) Comparando a funo de transferncia deste sistema com a funo de transferncia padro de segunda ordem H ( s) =
2 n 2 s 2 + 2 n s + n

especifique e n . d) Justifique o tipo (sobreamortecido, criticamente amortecido ou subamortecido) de resposta do sistema baseado na localizao dos plos.

22 Considerar o sistema dado pela equao matemtica 2 2 y (t ) + 2 n y (t ) + n = n r (t ) Determinar os valores de e n de modo que o sistema responda a uma entrada do tipo degrau unitrio com um sobresinal menor que 5% e um tempo de acomodao menor que 2 seg. (usar o critrio de 2%).

23 A figura (a) abaixo mostra um sistema vibratrio mecnico. Quando uma fora de 2N (entrada em degrau) aplicada ao sistema, a massa oscila, conforme mostrada na figura (b). Determine m, b, k do sistema a partir desta curva de resposta.

24 Para o sistema com realimentao mostrado abaixo, especificar o ganho e a localizao do plo do compensador de modo que a resposta em malha fechada para a entrada degrau unitrio tenha um sobressinal menor que 25% e um tempo de acomodao menor que 1seg. tal que o erro de regime seja de 2%.

You might also like