You are on page 1of 4

Combata pragas sem o uso de inseticidas.

comum, principalmente na primavera e no vero, aparecer no jardim lagartas, formigas e outras pragas, isso acontece porque as estaes quentes favorecem a proliferao de insetos, fungos e ervas daninhas que estragam o paisagismo. Para evitar o uso de pesticidas industriais, que so difceis de comprar e ainda podem ser nocivos sade, saiba como preparar receitas caseiras para combater as pragas.

Mantenha a sade de suas plantas

Para evitar o aparecimento e a proliferao de pragas preciso cuidar da sade das plantas diariamente para tanto d ateno s adubaes para que no lhe faltem nutrientes, regue-as de acordo com as caractersticas da planta e verifique as necessidades de luz natural e ventilao. Plantas saudveis so mais resistentes aos ataques de pragas e insetos, por isso para prevenir doenas:

retire as plantas que estejam murchas ou com as folhas amarelas; mantenha o solo frtil com adubo NPK 4-14-8, esterco curtido, hmus ou compostagem; evite encharcar demais a planta colocando gua sobre o solo ainda mido, pois pode causar apodrecimento de razes e favorecer fungos.

Evite o uso de pesticidas e agrotxicos seguindo as receitas caseiras:

caros, cochonilhas e pulges


Macere 100 gramas de folhas secas de samambaia em 1 litro de gua e deixe de molho por um dia. Ferva a mistura por alguns minutos antes de dilu-la para a pulverizao. A proporo de uma parte do preparado para 10 partes de gua.

Besouro "Vaquinha" (Diabrotica speciosa)


Faa um preparado de pimenta e sabo. Bata no liquidificador meio quilo de pimenta em dois litros de gua, coe e acrescente 50 gramas de sabo de coco derretidos em 2 litros de gua. Cada litro dessa mistura deve ser diludo em 2 litros de gua para a pulverizao.

Caramujos e lesmas
Caramujos e lesmas podem ser atrados por sacos de estopa molhados com leite ou pedacinhos de batata envoltos em sal deixados noite pelo terreno. Voc tambm pode criar espcies de "piscinas" de cerveja com latas rasas, ou cavando buracos no cho e cobrindo-os com plstico. Encha-as com cerveja e um pouco de sal. As lesmas e caramujos so atrados pela mistura e acabam sendo exterminadas.

Formigas
Coloque cascas de pepinos na entrada dos formigueiros. Outra opo preparar um macerado de agave: em 1 litro de gua, macere 6 folhas de agave e despeje o preparado sobre o formigueiro. Para evitar formigas, voc pode colocar ao redor dos canteiros, por cima da terra, farinha de ossos, casca de ovo modo ou carvo.

Fungos
Deixe de molho por trs dias, 50 gramas de flores em 1 litro de gua. Misture algumas vezes para oxigen-la. Depois s coar e pulverizar. No preciso diluir esse preparado.

Fungos no tomateiro
Macere 3 cebolas e 5 dentes de alho em 5 litros de gua. Deixe descansar por dois dias depois coe e misture com outros 5 litros de gua e estar pronto para pulverizar.

Insetos e nematoides
Um inseticida caseiro pode ser feito fervendo 20g de fumo de rolo em 1 litro de gua. Depois s coar e pulverizar. Outra opo preparar um inseticida de cravo de defunto usando 50 gramas de flores, folhas, ramos de cravo de defunto, 1 litro de lcool e 50 ml de acetona. Deixe de molho por um dia com acetona, depois acrescente o lcool. Dilua cada parte dessa mistura em cinco partes de gua e pulverize sobre as plantas atacadas.

Lagartas

Prepare um ch de angico na seguinte proporo: 100 gramas de folha de angico para 1 litro de gua. Deixe o ch descansar por dez dias, revirando-o diariamente. Passados os dez dias, dilua uma parte do ch em 10 partes de gua para pulveriz-lo sobre as plantas afetadas pelas lagartas.

Lagartas, pulges e "vaquinhas"


Pique 1 quilo de cebola ou cebolinha verde e deixe descansar em 10 litros de gua durante uma semana. Depois basta diluir o preparado em 3 litros de gua e pulverizar sobre as plantas.

Pulges
Faa uma calda de urtiga macerando 100 gramas de urtiga em 1 litro de gua e deixe de molho por trs dias. Depois coe a mistura e dilua em outros 9 litros de gua e pulverize sobre as reas afetadas, repetindo o processo 15 dias depois. A proporo de

100 gramas de urtiga para 10 litros de gua depois de preparada, perde a eficcia em trs dias.

Cuidado no manejo dos inseticidas caseiros


Mesmo os inseticidas caseiros devem ser aplicados com alguns cuidados: no pulverize contra o vento, proteja os olhos, aps o trmino da aplicao troque de roupa e lave muito bem as mos. Aprenda tambm como cultivar plantas medicinais.

You might also like