You are on page 1of 6

Ano 5 - n 107 - Curvelo, 1 a 30 de junho de 2.012.

BANCO DO LIVRO - CURVELO|MG


Aconteceu - 04/06 - As crianas do Projeto Sementinha assistiram ao filme Lorax: Em Busca da Trfula Perdida. O filme uma comdia animada que refora a importncia da preservao do Meio Ambiente. - 05/06 - Contao de histrias na Praa Voluntrios da Ptria para as crianas do Projeto "Sementinha" e alunos da Escola Municipal Dr. Viriato Diniz Mascarenhas.

Acontece - 15/06 - O Banco do Livro, em parceria com o Projeto Ser Criana prope um trabalho de conscientizao para preservao do Meio Ambiente. Assim, aps a apresentao do filme Lorax: Em Busca da Trfula Perdida, realizamos pintura de tinta de terra e exposio do trabalho das crianas. Acontecer - 20/06 - A histria A Descoberta da Joaninha ser apresentada aos alunos do 2 Perodo da Escola Municipal Dr. Viriato Diniz Mascarenhas. - 21/06 - O Encontro do Ch com Romance contar com um acervo maior de livros, pois recebemos a doao de 50 (cinquenta) exemplares, feita pelo Banco do Livro de Curvelo. - 27/06 - Exposio de Algibeiras Literrias na Praa Voluntrios da Ptria para as crianas do Projeto Ser Criana, alunos da Escola Municipal Dr. Viriato Diniz Mascarenhas e demais visitantes. O objetivo despertar a curiosidade e o prazer pela leitura itinerante. - 28/06 - O Cinema na Praa acontecer na Praa Voluntrios da Ptria e o filme exibido ser Meu Nome Rdio. O filme conta uma histria de superao baseada em fatos reais. Os alunos da Educao de Jovens e Adultos - EJA - sero nossos convidados especiais.

- 12/06 - Contao de histria na Comunidade Virgem Poderosa (Hospital Imaculada Conceio HIC). - 13/06 - A Oficina Literria apresentou aos alunos da Escola Municipal Dr. Viriato Diniz Mascarenhas a histria O Castelo Amarelo. A narrativa uma adaptao dos contos de Malba Tahan e, de forma ldica, traz alegria, arte e novas descobertas s crianas. - 14/06 - Visita ao Asilo Lar da Velhice Desamparada de Curvelo para a contao da histria A Descoberta da Joaninha, de Bellah Leite Cordeiro.

MERCANTIL DO BRASIL EDUCACIONAL


- As oficinas do Projeto Mercantil do Brasil Educacional - ano de 2012 - iniciaram em Ponte Nova. Durante duas semanas, entre os dias 14 e 25 de maio, um grupo de 60 (sessenta) professores da Rede Municipal de Educao construiu 75 (setenta e cinco) jogos, que foram levados para experimentao. Outras oficinas agendadas: Congonhas: 21 de maio a 25 de maio e 11 de junho a 15 de junho; e Betim - primeira quinzena de julho.

TELECENTRO CAMINHOS DO ROSA


Aconteceu - 05/06 - Reunio com o Telecentro Comunitrio Caminhos do Rosa, o CVT de Curvelo e o Telecentro do CAIC. Esse foi o segundo encontro do grupo, que se preocupa em melhorar dia a dia o atendimento populao. Acontece - As crianas do Ser Criana e Sementinha e os alunos das escolas municipais e estaduais de Curvelo, faculdades, CEFET e SENAC utilizam frequentemente os computadores do Telecentro. - Consultoras de vendas da Natura, Avon, Hermes, entre outras empresas, utilizam o Telecentro para enviar suas vendas por e-mail. - O acesso ao Bornal de Jogos Virtuais dirio. Alm dos integrantes do Ser Criana e Sementinha, outras crianas da cidade acessam os jogos. - 12/06 - Pela primeira vez, os alunos - Tempo Integral - da Escola Estadual Ministro Adauto Lcio Cardoso utilizam os computadores do Telecentro. - Curso para os alunos do SENAR - Servio Nacional de Aprendizagem Rural, com durao de 20 dias. Acontecer - 19/06 - Sesso de cinema na Sala de Vdeo, com os alunos da Escola Estadual Ministro Adauto Lcio Cardoso. A escola escolher o filme. - 20/06 - Reunio com o Secretrio de Assistncia Social, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo de Curvelo. Na oportunidade, o Secretrio poder se informar sobre as atividades desenvolvidas pelo Telecentro e ainda avaliar o trabalho realizado pelo novo tcnico responsvel pelos computadores, que agora de responsabilidade desta Secretaria. - 26/06 - Oficina de tinta de terra para 40 (quarenta) alunos da Escola Estadual Ministro Adauto Lcio Cardoso.

SER CRIANA|SEMENTINHA
Aconteceu - 24/05 - Contao de histrias no Grupo Estrela Guia. O livro usado foi O Reizinho Mando. A partir da leitura, o grupo destacou ainda mais a importncia da partilha e amizade. - 25/05 - Participao do Ser Criana nos trabalhos da Faculdade de Administrao de Curvelo - FAC. O Ser Criana ofereceu 50 (cinquenta) brinquedos que foram entregues como brindes depois de uma apresentao sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente. - 04/06 - Oficina de pomada de saio. O grupo Animao confeccionou 30 (trinta) potinhos de pomada. Esta pomada tem efeito cicatrizante e anti-inflamatrio.

- 06/06 - Oficina de tinta de terra com as famlias do Ser Criana, com a confeco de cartes, portaretratos e caixas cobertas de tecido. Nove pessoas participaram da atividade. Os participantes demonstraram grande interesse em novas oficinas. Acontece - A Prefeitura do Ser Criana discute a melhor maneira de construir uma casinha para as crianas. A idia surgiu a partir do interesse de cada uma delas em fazer casinhas de papelo e retalhos. Assim, j iniciamos a campanha para coleta de garrafas pet. - Coleta de caixinhas de leite e suco para confeccionar o forro da cozinha do projeto. Dessa forma, podemos amenizar a temperatura do ambiente.

- Formao do primeiro Grupo de Contadores de Histrias do projeto em parceria com o Banco do Livro. O grupo j iniciou seus trabalhos e a primeira histria - A Formiguinha e A Neve - foi contada no Asilo. Acontecer - 19/06 - A turma do 6 ano do Colgio Estadual Interventor Alcides Lins visitar o projeto. O objetivo da visita conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido com as crianas e debater com os alunos temas como reciclagem, horta orgnica e proteo ambiental. - 20/06 - Oficina de escalda-ps com as mes e familiares das crianas do projeto. Todas as oficinas acontecem s quartas-feiras e o tema escolhido seguindo as sugestes dos participantes.

- 23/05 - A Cooperativa Dedo de Gente recebeu a visita de 30 (trinta) coordenadores regionais de Bem Estar Social e Extensionistas Locais. O objetivo da equipe era conhecer o nosso artesanato, alm de promover a integrao e socializao de conhecimentos e experincias na rea de turismo rural. - Mais uma vez os meninos da Serralheria criaram e produziram os trofus para a Associao Mineira de Criadores de Guzer - AMCG, de Belo Horizonte. - 1/06 - Visita de Suzy Rocha Ribeiro, diretora da Escola Estadual Jardim Iguatemi, de So Paulo. Suzy veio pedir aos meninos da Serralheria que criassem a pea Oscar, que ser entregue em uma cerimnia de Formatura. Na oportunidade, a visitante presenteou a equipe com o livro Os Poetas - Palavras do Corao, feito pelos alunos da escola Jardim Iguatemi. - Participao da Cooperativa Dedo de Gente no 3 Prmio Objeto Brasileiro, organizado pela Casa Museu do Objeto Brasileiro, que destacar e premiar a melhor produo artesanal contempornea do Brasil. Os ganhadores participaro de uma exposio realizada em So Paulo, entre os dias 18 de outubro e 14 de dezembro. - 04/06 - Os artesos da Cooperativa Dedo de Gente e Cludia, Coordenadora Pedaggica do projeto, ministraram uma palestra para 240 (duzentos e quarenta) alunos da Escola Estadual Ministro Adauto Lcio Cardoso. Tema - Consumo e Sustentabilidade. Acontecer - 26/06 a 1/07 - A Dedo de Gente participar da Feira Unilar, no Minascentro, em Belo Horizonte Este lugar mexe comigo... A proposta inovadora, sensvel e promove a incluso social dos jovens. Fico encantada com o processo criao artstico e metodolgico da roda. Desejo que vocs continuem assim: criando sem perder a sensibilidade. Parabns!
Maria Helena Pinheiro Soares BH|MG

COOPERATIVA DEDO DE GENTE


- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - CURVELO/MG Aconteceu - 23 e 24/05 - A Dedo de Gente participou do 5 Frum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentvel, realizado no Minascentro, em Belo Horizonte.

O espao para a exposio dos produtos da Cooperativa foi gentilmente cedido pela Petrobrs, empresa apoiadora do Projeto Arte, Cultura, Tecnologia e Inovao, coordenado pela Dedo de Gente.

AO CURVELO|MG
Aconteceu - 01/06 - Oficina de escalda-ps no Posto de Sade da comunidade de Estiva. Nove pessoas da comunidade participaram da ao. - Clube do Vdeo em Angicos, com a participao de 20 (vinte) pessoas. - Roda de Leitura com as crianas na praa da comunidade Tomaz Gonzaga. Participao de 12 (doze) crianas. - Mutiro de limpeza na escolinha, em Meleiros, com a participao de 12 (doze) crianas e quatro adultos. - Mutiro de limpeza em Poes, com oito participantes. - Roda de leitura na Farmacinha Ao Sade, com a participao de 10 (dez) crianas. - Oficina de permacultura - espiral de ervas e horta mandala - na Comunidade So Jos das Pedras. Participao de sete pessoas.

- Oficina de requeijo caseiro na comunidade de So Jos das Pedras. Seis pessoas participaram da oficina. - 05/06 - Piqueniques no campo da comunidade de Meleiros. Na oportunidade, 13 (treze) crianas encontraram-se para aprender um pouco mais sobre a preservao ambiental. - Oficina de sabo caseiro e biscoito na casa de Anlia, Me Cuidadora da comunidade. Sete adultos e cinco crianas participaram da atividade.

- Oficina de brincadeira e desenhos em Angicos. 15 (quinze) crianas participaram da oficina. - 06/06 - Oficina de sabo caseiro no Moedor da Tia Zulene, na comunidade de Estiva. 13 (treze) pessoas participaram da atividade. - Em Tomaz Gonzaga, foi feita a restaurao da quadra com tinta de terra. 10 (dez) crianas ajudaram a realizar o trabalho. - 07/06 - Roda de leitura com as crianas da comunidade de Tomaz Gonzaga. 12 (doze) crianas divertiram-se com a atividade. - 08/ 06 - Roda de leitura e jogos no Posto de Sade da comunidade de Estiva. Oito pessoas participaram das atividades. - Oficina de carrinho de papelo e boneca de retalhos, realizada no Posto de Sade da comunidade de Tomaz Gonzaga. 15 (quinze) crianas aprenderam a fazer os brinquedos e divertiram-se bastante.

- 02/06 - Clube do Vdeo na comunidade de Poes. 13 (treze) pessoas da comunidade participaram da ao. - Roda de Viola na comunidade de Paiol de Baixo, com a participao de 32 (trinta e duas) pessoas. O encontro aconteceu no Bar da Cristina, um Ponto Luminoso da comunidade. - 04/06 - Oficina de sabo lquido na comunidade de Tomaz Gonzaga. Sete pessoas da comunidade participaram da ao.

- 09/06 - Roda de viola em Canabrava, com cerca de 260 (duzentos e sessenta) participantes. - Roda de viola em Poes. 19 (dezenove) participantes. - 10/06 - Grande roda para utilizao dos jogos. Participao de 22 (vinte e duas) pessoas da comunidade de Poes. - 11/06 - Encontro do Grupo de Estudos, realizado na comunidade de Tomaz Gonzaga. O grupo formado por 11 (onze) crianas e dois adultos. - 12/06 - Reunio mensal da equipe do Projeto Ao, realizada no Telecentro Caminhos do Rosa, em Curvelo. 20 (vinte) participaram da atividade. - 13/06 - Roda de Leitura e Interpretao, no Gomes Futebol Clube, na comunidade de Crrego dos Gomes. - Passeio ecolgico com as crianas de So Jos das Pedras. - 14/06 - Oficina de bonecas de palha, na casa de Diolinda, na comunidade de Canabrava. - Oficina de biscoito na casa da Me Cuidadora Maria Emlia, na comunidade de Paiol de Baixo. Acontece - 15/06 - Coleta de sementes na comunidade Tomaz Gonzaga. - Oficina de Permacultura - canteiro buraco de fechadura e horta mandala - na casa de Vanessa, na comunidade Crrego dos Gomes. - Reunio de equipe do projeto Ao Curvelo, realizada no Telecentro Caminhos do Rosa. - Reunio com os Grupos de Produo em todas as comunidades. - Oficina e atividades com as crianas. - Utilizao dos Bornais de Livros e Algibeiras de Leituras.

Acontecer - 16/06 - Cavalgada de cavalinho de pau na comunidade Estiva. - Dia da Beleza na comunidade de Poes. - 18/06 - Oficina de xarope natural na Farmcia Ao Sade, de Crrego dos Gomes. - Oficina de sabo na casa de Lade, na comunidade So Jos das Pedras. - 19/06 - Escalda-ps no Posto de Sade na comunidade de Estiva. - Produo de mudas na comunidade de Tomaz Gonzaga. - 20/06 - Oficina de fatia caseira na casa de Maria Emlia, na comunidade Paiol de Baixo. - Oficina de tinta de terra na escola da comunidade Meleiros. - 21/06 - Plantio de sementes com as crianas da comunidade de Angicos. - Levantamento das histrias das casas antigas de Tomaz Gonzaga. - Roda de leituras e jogos na escola de Poes. - 22/06 - Dia da Beleza na casa de Tereza, na comunidade Paiol de Baixo. - Coleta e preparao das palhas para oficina de vassouras, na comunidade de Meleiros. - 25/06 - Oficina de montagem de vassouras, na comunidade de Meleiros. - Oficina de remdios naturais na casa de Ktia Aline, em So Jos das Pedras. - 26/06 - Oficina de arranjos com plantas do cerrado, realizada na comunidade de Tomaz Gonzaga. - 27/06 - Oficina de remdios alternativos - pomada e xarope-, na casa de ris, na comunidade de Paiol de Baixo. - 28/06 - Piquenique com as crianas de So Jos das Pedras. - Ensaio da quadrilha do Projeto Ao, da comunidade Estiva.

EM FOCO
Aconteceu - 22/05 - A Cooperativa Dedo de Gente e o Projeto Ser Criana receberam a visita de cinco integrantes da Vale, acompanhados por Tio Rocha. Na oportunidade, os visitantes conheceram as fabriquetas, a dinmica do trabalho desenvolvido nos projetos e conversaram com os jovens aprendizes. - Visita de um grupo de americanos acompanhados da equipe do Rotary, aos projetos do CPCD. O objetivo do grupo conhecer um pouco mais sobre nossa cultura e os pontos tursticos da cidade. As crianas do Ser Criana e Sementinha receberam a equipe com grande euforia. - 05/06 - Neste ms, o Ser Criana foi palco da 3 Roda Literria promovida pelo Banco do Livro, que homenageou o escritor curvelano Evandro Guimares. Estiveram presentes cerca de 100 (cem) pessoas, entre elas membros da Academia Curvelana de Letras; o Secretrio Municipal de Educao, o Sr. Geraldo Rodrigues lvares, e esposa; professoras e alunas do Curso de Magistrio da Escola Estadual Interventor Alcdes Lins; alunas dos cursos de Letras e Pedagogia da UNOPAR e as equipes do Banco do Livro, Telecentro e Ser Criana.

Aps um almoo servido no Projeto Ser Criana, os visitantes receberam vrios mimos das crianas. Alm disso, foram presenteados com uma locomotiva, produzida pelos jovens da Fabriqueta Serralheria. A pea representa o Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento, parceria entre a Vale e o CPCD. - O Projeto Cuidando do Futuro foi finalista da 4 Edio do Prmio ODM Brasil. No dia 30 de maio, Flvia Mota e Cristina Loyola estiveram em Brasilia na Solenidade de Premiao no Palcio do Planalto.
Este informativo contou com a contribuio de Silmara Rodrigues, Cludia Santos, Onsima Mourth, Ednalda Aparecida, Vnia Coutinho, Flvia Mota, Dora, Diana Ribeiro e Simone Ceclia.

Parceiros:

You might also like