You are on page 1of 3

ANHANGUERA EDUCACIONAL BELO HORIZONTE

Unidade Centro I Disciplina: Programao Concorrente Professora: Fabiane C. Lorini Turma: 7 A

ATIVIDADE AVALIATIVA
Data: 24/04/2012
Contedo da atividade: Deadlocks Questo 1: Considere 3 semforos X, Y e Z todos inicializados com 1, e 3 processos executando assincronamente a seguinte sequncia de cdigo:

A seta em cada coluna indica a instruo que est sendo executada no momento. a) Interpretando cada semforo como um recurso e as operaes P e V como operaes de requisio e de liberao, desenhe o grafo de estado correspondente situao acima (Modelo de Holt). b) Faa operaes de reduo no grafo, mostrando que ele representa um estado de deadlock. c) Se voc pudesse aumentar o nmero de unidades de qualquer dos 3 recursos, qual o aumento (se que existe) resolveria o deadlock? Questo 2: Considere um sistema formado por 4 processos e 3 recursos, conforme mostrado na figura abaixo, cujas requisies mximas sejam as indicadas na tabela ao lado da figura:

Suponha que ocorram as seguintes requisies, nesta ordem: (1) P1 requisita 1 unidade de R1. (2) P2 requisita 1unidade de R2 e 1 unidade de R3. (3) P3 requisita 1 unidade de R3. (4) P4 requisita 1 unidade de R3. (5) P2 requisita 1 unidade de R2. (6) P4 requisita 1 unidade de R2. (7) P1 requisita 1 unidade de R2. 1

a) Construa o grafo mostrando o estado atual do sistema aps a requisio (7). b) As requisies acima sero possveis? Ou poderiam gerar uma situao de deadlock se no tratadas pelo sistema? Questo 3: possvel ter um deadlock envolvendo apenas um nico processo? Explique sua resposta.

Questo 4: O problema dos alunos esfomeados Considere a seguinte situao: devido ao aumento de custos chegou-se ao fim de semestre com N alunos esfomeados. O departamento de Informtica, sempre preocupado com seus alunos, fornece um quantidade ilimitada de comida e cerveja para os mesmos. Infelizmente para comer, cada aluno precisa usar um garfo e devido aos cortes no oramento do departamento foi possvel arranjar apenas K (K<N) garfos. Para que todos os alunos possam ir comendo em vez de comer sequencialmente decidese que cada aluno vai agarrar num garfo comer um pouco e depois largar o garfo para que haja a possibilidade de outro aluno comer. Escreva um programa utilizando a linguagem de programao escolha para simular esta situao e usando um semforo para controlar acessos aos garfos. O algoritmo de cada aluno dado a seguir:

Ouput Tpico do Programa: Aluno 1 a esperar de um Garfo Aluno 1 a Comer Aluno 2 a esperar de um garfo Aluno 1 acabou de comer

Fontes de pesquisa: Sites Livros Revistas Outros trabalhos

Orientaes para execuo da atividade: A atividade deve ser iniciada durante a aula do dia 24/04/2012. A atividade pode ser realizada individualmente ou em grupo. Nmero de membros do grupo: at 5 alunos, no mximo. O que entregar: o Capa contendo, obrigatoriamente, nome da instituio, nome da disciplina, nome e RA dos alunos, turma. o Relatrio com a resposta das questes acima, separados em tpicos bem claros, incluindo o enunciado das questes. Para as questes que envolvem codificao, inserir cdigo fonte na parte de resposta ou enviar arquivo contendo cdigo fonte para fabiane.lorini@aedu.com. Em caso de envio de e-mail, colocar no assunto: Atividade 2 + Disciplina + turma. No corpo do e-mail, inserir nome completo dos membros do grupo. o Relao de bibliografias utilizadas na execuo da atividade.

Orientaes para entrega: Data limite para entrega: 08/05/2012. Valor da atividade: 2 pontos. Forma de entrega: o relatrio deve ser entregue impresso ou enviado via e-mail (fabiane.lorini@aedu.com). o No caso de envio por e-mail, respeitar as observaes colocadas na parte de Orientaes.

You might also like