You are on page 1of 2

3

1. Transcrio do Artigo 606 da Lei 10.406/2002 (Cdigo Civil)

Art. 606. Se o servio for prestado por quem no possua ttulo de habilitao, ou no satisfaa requisitos outros estabelecidos em lei, no poder quem os prestou cobrar a retribuio normalmente correspondente ao trabalho executado. Mas se deste resultar benefcio para a outra parte, o juiz atribuir a quem o prestou uma compensao razovel, desde que tenha agido com boa-f. Pargrafo nico. No se aplica a segunda parte deste artigo, quando a proibio da prestao de servio resultar de lei de ordem pblica.

2. Comentrios luz da Constituio Federal.

Contempla-se, aqui, a necessria retribuio ou remunerao pelo servio prestado, quer tenha ou no o prestador do servio habilitao tcnica adequada para a sua execuo. A retribuio se toma exigvel, como contraprestao correspondente, certo que o contratante no poder locupletar-se do trabalho executado, deixando de remuner-lo no preo habitual natureza e especificidade do servio. O valor ser, todavia, atenuado, uma vez que quem o prestou no tenha ttulo de habilitao, no podendo, da, exigir o preo compatvel ao servio realizado. Desde que tenha atuado de boa-f, por ignorar a necessidade de alguma habilitao tcnica, mesmo que no saiba o contratante da insuficincia de aptido, o prestador receber pelo servio um valor razovel, no existindo, porm, tal obrigao de compensar quando a proibio da prestao de servio resultar de lei de ordem pblica. A norma tem um sentido profiltico, pretendendo inibir a execuo de

servios por pessoas no habilitadas, em concorrncia com os que revelam uma habilitao especial, e o diferencial de valor da retribuio colima. exatamente, distinguir os desiguais. A ressalva do pargrafo nico objetiva impedir o exerccio ilegal de atividade profissional para a qual a lei obriga o atendimento a determinados requisitos. Mais porque certas atividades necessitam de um conhecimento diferenciado, tcnico e especfico, sob pena de pr em risco a vida ou o patrimnio das pessoas. Sendo assim, a Constituio Federal consagra, no inciso XIII do art. 5 (clusula ptrea), a liberdade de exerccio profissional, que somente pode ser limitada por uma lei, que poder exigir determinadas qualificaes profissionais. De acordo com

o art. 205 da Constituio Federal, a educao tem como uma de suas finalidades a qualificao para o trabalho.

CONCLUSO

Portanto, para o exerccio de determinadas funes ou profisses necessrio o preenchimento de determinados requisitos, sejam de qualificao profissional, sejam de habilidades prticas adquiridas ao longo da vida, para assim fazer valer a contraprestao exigida quando da execuo de qualquer tipo de servio. Ainda se v, nos casos de falta de habilitao para execuo, o resguardo da boa f, arbitrada pelo juiz, importante ao bom convvio social e o cumprimento da funo social dos contratos, tendo em vista que a outra parte, que qualquer forma, foi beneficiada, impedindo o enriquecimento sem causa.

BIBLIOGRAFIA

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. So Paulo: Editora Saraiva GAGLIANO, Pablo Stolze e Rodolfo Pamplona Filho. Curso de Direito Civil Brasileiro. Volume III So Paulo. Editora Saraiva.

You might also like