You are on page 1of 9

Indice

Introduo Desenvolvimento Manifestaes clnicas Tipos de leses Conseqncias da acne Tratamentos Esfoliao da pele Antibiticos tpicos e orais Tratamento hormonal Retinides tpicos Retinides orais Agentes bsicos Auto-hemoterapia Plantas Medicinais Clareamento Cicatrizes Cura Concluso Bibliografia

INTRODUO

Acne uma doena da pele. A sua frequncia maior na adolescncia, quando o nvel elevado de hormonas sexuais causa o aumento da secreo de sebo pelas glndulas sebceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e ombros. s vezes, os poros bloqueados se infeccionam aparecendo bolhas cheias de pus. Muito comumente se coa ou espreme essas bolhas, causando o agravamento da infeco e deixando cicatrizes ou manchas

Manifestaes clnicas A acne caracterizada pelo aumento de secreo de sebo pelas glndulas sebceas, em conjunto com o acmulo de clulas mortas no orifcio do folculo pilossebceo, obstruindo o poro da pele. Isto impede a sada de sebo pelo orifcio. O acmulo de sebo libera algumas substncias que irritam a pele, causando inflamao, e um meio propcio para as bactrias se desenvolverem - notadamente, a Propionibacterium acnes. As leses da acne surgem, na maioria dos casos, no rosto. Surgem tambm, com menor freqncia, nas costas, peito, ombros e braos. Em seu processo de desenvolvimento a acne adquire diversas formas, representadas a seguir em grau de desenvolvimento e gravidade:

Um adolescente de 16 anos com acne na bochecha. Tipos de leses Seborria: o excesso de secreo sebcea que ocorre no rosto e tronco. A pele se torna oleosa e brilhante e com aparente dilatao do orifcio de sada do folculo pilossebceo. Ainda que as pessoas que desenvolvem a doena produzam maior quantidade de sebo que os no afetados, a intensidade da acne nem sempre est relacionada com a intensidade de seborria. Uma medida para impedir o excesso de produo sebcea o uso de retinides tpicos e isotretinona; tais medicamentos interferem no tamanho e produo de sebo das glndulas sebceas.

Comedo: a leso mais caracterstica da acne. O comedo fechado de difcil visualizao, sendo uma elevao cutnea de cor embranquecida ou amarelada. O comedo aberto costuma no ser elevado. No entanto, pode se apresentar como uma pequena elevao dura de cor preta, devido oxidao da superfcie do sebo.

Ppula: a inflamao do comedo, que se torna avermelhado e aumenta de tamanho de 1 a 4 milmetros. dolorosa e se desenvolve principalmente do comedo fechado. O comedo aberto se inflama quando manipulado sem assepsia.

Pstula: a evoluo da ppula, com elevao da pele em uma bolsa de pus de profundidade varivel, acompanhada de coceira e dor.

Ndulo: uma leso profunda, coberta por pele normal que evolui at a inflamao e termina com a formao de cicatrizes.

Cicatriz: as cicatrizes podem ser atrficas, hipertrficas ou queloides. Os quelides se apresentam como inchaos bem delimitados, porm de formato irregular de cor rosa a vermelho escuro.

Folculo piloso Conseqncias da acne A acne, conforme o tipo das leses, pode causar cicatrizes em alguns casos, e esta a sua nica conseqncia visvel a longo prazo.
3

Suas conseqncias mais preocupantes so, na verdade as psicolgicas. Ocorre, conforme o grau, grande reduo da autoestima, vergonha de sair de casa e depresso. O pior que a acne geralmente aparece na adolescncia, quando as pessoas tendem a ser mais inseguras socialmente. Alvos, em alguns casos, de discriminao, as pessoas acometidas pela doena em elevado grau buscam, em vrios casos, o isolamento social. A acne atinge a vida social do indivduo profundamente, pois justamente na fase da adolescncia em que se desenvolvem as relaes sociais e o amadurecimento emocional e psicolgico. Por esses motivos, aconselhvel, alm do tratamento fsico, o acompanhamento psicolgico do paciente, para que saiba lidar com a doena e no se afaste do meio social. Tratamentos Existem muitos produtos no mercado para tratar a acne, muitos deles sem que os efeitos tenham sido comprovados cientificamente. Contudo, uma combinao de tratamentos pode reduzir muito a gravidade da acne na maioria dos casos. Os tratamentos que so mais efetivos devem ser acompanhados de perto por um dermatologista porque possuem uma maior possibilidade de efeitos colaterais. Deve-se consultar um mdico especializado para escolher qual tratamento utilizar, principalmente quando utilizados em combinao. Alguns tratamentos que se mostraram efetivos: Esfoliao da pele A esfoliao da pele pode ser feita tanto de maneira mecnica quanto atravs de substncias qumicas como o perxido de benzola e cido saliclico. Elas atuam prevenindo o acmulo de clulas mortas e tambm ajudam na desobstruo de poros afetados. Dentre os tratamentos tpicos, o perxido de benzola e o cido saliclico so as medicaes mais eficientes. No entanto, o uso deles no pode ser exagerado, correndo o risco de trazer mais oleosidade ainda pele. A esfoliao tambm pode prejudicar o tratamento, aumentando as espinhas em at 20%[carece de fontes?]. Antibiticos tpicos e orais

A aplicao de antibiticos na regio afetada, utilizando-se cremes e loes a base de eritromicina e cido fusdico pode ser bastante eficaz. Eles atuam matando as bactrias - notadamente, P. acnes - que se alojam no orifcio do folculo piloso. H tambm antibiticos orais, que so utilizados em casos mais graves e tm efeito melhor. O uso de antibiticos tem se tornado menos eficiente na medida em que bactrias P. acnes resistentes tm se tornado mais comuns. A acne geralmente ir reaparecer em alguns dias aps o fim do tratamento tpico e algumas semanas aps o oral. Tratamento hormonal Nas mulheres, possvel a aplicao de tratamento hormonal, que consiste na ingesto de contraceptivos orais (hormnios femininos) que neutralizam os efeitos de excessos de hormnios masculinos. Homem tambm tem controlador hormonal. Existe preconceito relativamente a este fato. Tudo o que sendo dito acima procure um mdico especializado. Para cada tipo de pele existe um determinado tratamento. Retinides tpicos Os retinides tpicos so mais eficientes que as esfoliaes e os antibiticos sozinhos, os retinides agem na normalizao do ciclo de vida das clulas do folculo, dissolvendo e prevenindo a formao de comedes. O cido retinico, principamente quando combinado com a eritromicina costuma ser bastante eficaz para o tratamento da acne. O adapaleno que tem menores efeitos colaterias costuma trazer melhores resultados. Esto relacionados vitamina A (retinides significa semelhantes ao retinol - que justamente o nome qumico da vitamina A). Retinides orais Consiste na ingesto diria de retinides como a isotretinona durante um perodo de 6 a 8 meses. A isotretinona tem se mostrado muito eficiente; no entanto, pode causar efeitos colaterais perigosos. Por isto, s deve ser utilizada no tratamento da acne severa ou muito resistente.

O tratamento requer um acompanhamento mdico bem prximo de um dermatologista devido justamente aos efeitos colaterais (os quais podem ser graves). Os efeitos colaterais mais comuns so a desidratao da pele e sangramentos nasais (conseqentes da desidratao da mucosa nasal). H relatos de que a substncia possa prejudicar o fgado dos pacientes. Por esse motivo, fundamental que os pacientes faam exames de sangue antes e durante o tratamento. Existem alguns relatos que comprovam que a droga pode gerar depresso. A droga tambm pode causar graves defeitos em fetos se as mulheres se submeterem ao tratamento antes ou durante a gravidez como defeitos na face, nas orelhas, no corao e no sistema nervoso do feto. Por essa razo o tratamento das mulheres acompanhado por mtodos contraceptivos ou abstinncia sexual. Agentes bsicos Algumas solues inorgnicas de carter bsico, como o bicarbonato de sdio (NaHCO3) tm se mostrado eficazes no controle da oleosidade da pele em aplicaes tpicas seguidas. Como o sebo nada mais que um conjunto de cidos gordos, estas substncias aplicadas agem na neutralizao destes cidos, formando sais orgnicos que no servem de alimento para as bactrias e no tm aspecto oleoso. Auto-hemoterapia Muitas pessoa relatam ter conseguido a eliminao das espinhas atraves de um tratamento no reconhecido pela anvisa chamado, Auto-hemoterapia, que consiste na recolha de sangue a partir de um vaso sanguneo, e administrao desse sangue por via intramuscular prpria pessoa, O sangue, tecido orgnico, em contato com o msculo, tecido extra-vascular, desencadeia uma reao de rejeio do mesmo, estimulando assim, a medula ssea a produzir celulas chamadas Macrfagos que comem bacterias, celulas mortas, virus, e outros eliminando assim todo tipo de infeces uma delas seria a espinhas. Plantas Medicinais Algumas plantas medicinais tm mostrado eficcia contra acne. Dentre ela, a bardana, o leo de prmula, o leo de argnia e o
6

agrio podem ser usados no combate cravos e espinhas e normalmente so administrados como cpsulas ou cremes. A tanchagem pode ser usada para fazer compressas e aplicada sobre as leses[1]. A vulnerria, ou trevo-da-areia, aplicada para amenizar as cicactizes deixadas pela acne. Outros usos da vulnerria so para lavar feridas e lceras de difcil cicatrizao.[2]. Outra planta em estudo que tem se mostrado eficaz o ch verde, aplicado topicamente. [3]. Clareamento A acne costuma deixar a pele com manchas vermelhas, uma boa opo para acelerar o clareamento dessas manchas seria usando tcnicas como luz intensa pulstil ou produtos como cido retinico e hidroquinona combinados ou cido gliclico e cido kjico combinados, essa combinao tem menores efeitos colaterais. Cicatrizes A acne pode levar o rosto a ter cicatrizes, principalmente quando as espinhas so espremidas, pode-se tratar essas cicatrizes com vrias tcnicas como dermoabraso (lixamento cirrgico), preenchimento cutneo, luz intensa pulstil e peeling mdio ou profundo com laser ou com cidos como o retinico, tricloroactico e fenol, dependendo do grau da cicatriz. Cura Embora existam mtodos que levem sua diminuio ou extino, no existe uma cura especfica, pois a acne no uma doena especfica. Sendo uma doena com base em outros eventos, a sua cura tem ramificaes, da a existncia de metodologias. Reconhece-se o perxido de benzola eficaz contra a bactria da acne, que normalmente diminui com a idade, acabando depois dos 20 anos. Em casos especificos, ela pode surgir mesmo depois da adolescncia, desencadeada por um desequilbrio hormonal, mais comumente apresentado em mulheres.

CONCLUSO

A acne um problema cutneo que afecta sobretudo os adolescentes, causando grande ansiedade e at diminuio da autoestima, depresso e isolamento. Pode ser tratada com medicamentos adaptados a cada caso. Os cosmticos so indicados apenas para manter a higiene e limpeza da pele com acne ligeira

You might also like