You are on page 1of 6

PROJETO, SIMULAO E IMPLEMENTAO DE UM CONVERSOR CC-CC ELEVADOR-ABAIXADOR EM MODO DE CONDUO CONTINUA.

(BUCK-BOOST CCM)
Renato Cardoso, Luciano Scherer, Marco Antnio Dalla Costa Universidade Federal de Santa Maria UFSM
Electronic Ballast Research Group - GEDRE Santa Maria, RS, 97105-900, Brazil E-mail: renatinhobr@gmail.com, lucianoscherer@gmail.com,

Resumo Este artigo apresenta o projeto completo de um conversor Buck-Boost, em modo de conduo contnuo com realimentao a fim de manter a tenso de sada regulada. Este tipo de conversor capaz de regular a tenso de sada para uma grande faixa de variao da tenso de entrada. Tambm possui alto rendimento aliado a tamanho e peso reduzidos. Essas caractersticas o tornam atrativo para aplicaes de regulao de tenso como, por exemplo, para utilizao em painis fotovoltaicos, nas quais a tenso gerada depende do ngulo de incidncia da luz e at mesmo da intensidade luminosa variando muito ao longo do dia. Palavras chave Conversor, Modo de conduo contnuo, Realimentao.

TOPOLOGIA

ETAPAS BSICAS DE OPERAO Um conversor Buck-Boost em modo de conduo contnua apresenta duas etapas distintas. A primeira ocorre quando a chave S fechada, desse modo a corrente de entrada flui pelo indutor que armazena energia com a expresso (1) e o diodo Dbb, sofre um esforo de tenso expresso por, Vbb=Vin+Vout. A figura (1) representa os elementos envolvidos nesta etapa. = ( )

INTRODUO Em muitas aplicaes comum encontrar situaes onde se deseja controlar o fluxo de energia entre a carga e a fonte. Nessas condies a transferncia de potncia feita indiretamente atravs da utilizao de componentes acumuladores de energia. Caso se deseje controlar o fluxo de energia entre uma fonte de tenso contnua e uma carga, deve-se empregar um conversor acumulao indutiva, tambm conhecido como conversor Buck-Boost. A transferncia de energia de forma direta entre duas fontes de mesma natureza uma impossibilidade na engenharia eltrica. Quando se pretende transferir energia entre duas fontes de tenso, imprescindvel o uso de um componente armazenador que se comporte como fonte de corrente. Desse modo, em uma etapa a energia da fonte armazenada no indutor, na etapa seguinte a energia transferida para a carga.

Figura (1) Na segunda etapa, quando a chave S aberta a energia armazenada no indutor transferida para a carga polarizando Dbb que conduz a corrente de sada (Io), como mostra a figura (2). Nessa etapa ocorre a transferncia de energia do indutor para o capacitor que responsvel por manter a tenso de sada (Vout) constante com uma variao mxima de Vout definida pelo projetista. A corrente no indutor decresce obedecendo a equao (2). Com a chave S aberta o esforo de tenso aplicado nela corresponde a VS= Vin+Vout.

CONVERSOR BUCK BOOST A estrutura do conversor cc-cc acumulao indutiva apresentada na figura (1), onde o capacitor C em paralelo com a carga R, representam a tenso de sada.

( )

( )

Dados de projeto: Vimin=50V mnima tenso de entrada Vimax= 100V mxima tenso de entrada Vo=70V tenso de sada Io=1A corrente de carga Po=70W potncia de sada Definies de projeto: = 90% Rendimento estimado do conversor fs = 75kHz Frequncia de chaveamento fr = 60 Hz frequncia de rede i.L = 20% oscilao mxima de corrente no indutor V.o = 4% ondulao mxima de tenso na sada do conversor B = 0,3 T J=4,2 A/mm densidade mxima de corrente para condutores de cobre. = raio mximo de cada condutor respeitando o efeito pelicular = 6% Oscilao de 6% na tenso de barramento kW = constante de utilizao da rea da janela do ncleo CLCULO DO CAPACITOR DE BARRAMENTO O clculo do capacitor de barramento leva em conta a potncia de entrada (Pi), a frequncia da rede (fr) e a variao da tenso contnua aceitvel definida pelo projetista. A equao (3) define o valor do capacitor de barramento.

Figura (2).

FORMAS DE ONDA BSICAS

cb :=

fr viacmax viacmin
Equao (3)

pi
2

Figura (3) Onde: Vgate representa comando pwm da chave S IL = corrente no indutor Is = corrente na chave S Idbb = corrente no diodo Dbb VL = tenso no indutor Vs = tenso na chave Vdbb = tenso no diodo Dbb D = razo cclica ton = tempo em que a chave conduz toff = tempo em que a chave no conduz T = perodo

Onde Viacmax e Viacmin so o valor mximo e mnimo da tenso retificada. O valor calculado foi de Cb=1660 uF. A figura (4) mostra a ondulao da tenso de entrada simulada utilizando o capacitor acima calculado.

Figura (4)

CLCULOS DO PROJETO DO CONVERSOR BUCKBOOST EM MCC

rpido e, portanto, apresentando uma pequena perda na comutao.

Razo cclica: -Razo cclica mnima: = = 0.42

Chave: Anlogo ao dimensionamento do diodo, a chave deve suportar uma tenso no bloqueio igual a Vi+Vo = 170V. J para corrente, deve-se levar em considerao a corrente eficaz que circular pela mesma, que definida pela equao (4)

-Razo cclica mxima: = = 0.58 INDUTOR BUCK-BOOST O indutor foi calculado de modo que a variao da corrente fosse inferior a 20%.

Is rms :=

dmax iLmed = 1.83303 A


Equao (4)

De posse disto, escolhemos a chave do tipo MOSFET, modelo IRF 640, que suporta um esforo de tenso de 200V e 11A.

L1 :=

vimax dmin fs i L

= 2.745 mH
CAPACITOR DE SADA O capacitor de sada responsvel por manter a tenso na carga dentro da variao estabelecida no projeto, na etapa de acumulao de energia no indutor. A equao (5) apresenta como foi calculado esse capacitor que leva em conta a frequncia de chaveamento com o intuito de que este capacitor se descarregue quase por completo na etapa de acumulao de energia. A figura (5) apresenta a tenso de sada sendo mantida pelo capacitor de sada.

O ncleo para esse indutor foi calculado levando em conta a corrente de pico conforme a equao a seguir:
AeAw := L iLp
2

B Kw J

= 2.2694263cm

Resultando um ncleo NEE 42-21-15. O nmero de espiras foi calculado com a equao a seguir:
N := L iLp Ae B = 126.386 espiras

Co2 :=

dmaxio V o fs

= 2.778 10
Equao (5)

DIMENSIONAMENTO DOS SEMICONDUTORES Diodo: Para o dimensionamento do diodo deve-se considerar que a frequncia de chaveamento bastante elevada, logo o perodo de um ciclo completo dura 13,33s devendo ser empregado um diodo ultra rpido. Pela anlise das formas de onda e etapas de operao se observa que a tenso mxima aplicada no diodo alcana Vi+Vo=170V. Em se tratando de corrente para o dimensionamento do diodo deve-se levar em conta a corrente mdia da carga, nesse projeto resulta de 1A. A partir dessas anlises um semicondutor possvel o MUR 220, o qual suporta 200V de tenso reversa e 2A de corrente quando em conduo. O tempo de recuperao reversa do MUR220 de 25ns, justificando o termo ultra

Figura (5)

COMANDO DA CHAVE Existem duas tcnicas de se efetuar o comando de uma chave semicondutora, por PWM (modulao por largura de pulso) ou, por PFM (modulao por frequncia de pulso). A tcnica PWM a mais utilizada para se controlar o fluxo de energia em fontes chaveadas. Esta consiste em gerar

pulsos de largura variada em uma frequncia fixa e, aplicar este sinal gerado ao terminal de controle da chave. J a PFM, em contrapartida, gera pulsos fixos com a frequncia variando, o que a torna pouco utilizada, pois algumas faixas de frequncias podem causar interferncias eletromagnticas (EMI), necessitando que para a utilizao desta tcnica, alm do circuito gerador do sinal, se faz necessrio o projeto de um filtro que elimine estes possveis rudos. Analisando ento tais descries de ambas as tcnicas e levando em considerao que queramos projetar um conversor de forma simples e de fcil implementao, escolheu-se um comando PWM. Para implementao da placa de comando, utilizamos o CI CA1524 para gerar o sinal e em cascata adicionamos um circuito Totem-Pole com TJB, para amplificar o sinal e proteger o CI. A figura (6) abaixo ilustra a placa construda.

regulao da carga. E em de conduo contnua, utiliza-se este controle do mesmo modo com a diferena que neste caso h uma boa regulao de carga tambm. Para o modo corrente, segundo os autores, um segundo lao de controle interno, utilizado e compara a corrente de pico Ip, com a tenso de controle Vc. No lao externo, Vc agora controla diretamente o valor de pico da corrente. O lao interno propicia uma boa regulao de linha, prxima ao controle feedforward. A fim de simplificar o projeto da malha de controle escolheu-se o modo de tenso, mesmo sabendo que o mesmo no a melhor escolha para que se tenha um bom desempenho dinmico e uma boa regulao de linha e de carga. A figura (7) abaixo ilustra o diagrama em blocos do modo de tenso configurado pelos autores.

Figura (7) Figura (6) No entanto, este comando confeccionado, atua em malha aberta de controle, onde a cada tenso de entrada variada, tnhamos que ajustar a razo cclica manualmente atravs de um potencimetro multigiro de 50k at obter na sada do conversor a tenso desejada de 70V. Para que a razo cclica se ajustasse automaticamente, deve-se ento projetar um controle em malha fechada. Existem ento, basicamente 3 mtodos de controle por frequncia fixa, o feedforward, o modo corrente e o modo tenso que controla diretamente a razo cclica. Em todos, a tenso de controle (Vc) gerada atravs do erro amplificado da comparao da tenso de sada do conversor com uma referncia. A seguir ser descrito o modo tenso, o controle feedforward e o modo corrente de acordo com Oliveira Jr. e Tomaselli (s/a1). De acordo com os autores, no modo de tenso, a razo cclica varia proporcionalmente com a tenso Vc, porm dependendo do modo de conduo do conversor, diferentes comportamentos podem acontecer neste modo de controle. Em conduo descontnua, devido s regulaes de linha e carga serem pobres em malha aberta necessrio um alto ganho para o controlador. J em conduo contnua, um ganho relativamente alto ser requerido devido pobre regulao linha. No modo freeforward no caso de conduo descontnua uma amostra da tenso de entrada utilizada diretamente no circuito de controle e faz com que a razo cclica varie inversamente proporcional a VIN bem como diretamente com VC (D = KVC/VIN). Assim, VC controla diretamente a tenso de sada. A regulao de linha boa, sendo o ganho da malha menor do que no modo tenso para se obter a
1

A funo de transferncia da planta G(s), que relaciona a tenso de sada com a variao da razo cclica, apresenta um zero no semiplano direito e dois plos complexos estveis. Para se obter a lei de controle utilizou-se o mtodo do lugar das razes. O controlador utilizado apresentado na equao (5). Ele possui um plo na origem, para manter o erro de regime permanente nulo, dois zeros complexos prximos aos plos da planta e um plo real localizado acerca da metade da freqncia de chaveamento do sistema. A figura (8) representa o circuito simplificado do modo de controle por tenso.

Equao (6)

Figura (8)

Sem ano de publicao.

PROTTIPO A confeco do prottipo levou em considerao os dados calculados de projeto, assim como os valores comerciais de cada componente, como capacitores e resistores, por exemplo, que no existem comercialmente valores exatos como os calculados. J o indutor, foi confeccionado em laboratrio artesanalmente de forma a atingir o mais prximo possvel o valor calculado. A figura (9) ilustra o prottipo confeccionado, composto da placa de potncia e a de controle. Figura (10) Potncia mdia de entrada para tenso de 60V.

Figura (9)

RESULTADOS EXPERIMENTAIS Podemos conferir atravs de medies atravs de um osciloscpio que as formas de onda de corrente de entrada e sada, assim como a de corrente do indutor e tenso da chave, ficaram bem prximas as das simuladas no programa Psim, no qual fizemos a modelagem digital do conversor. Foi tambm medido no mesmo osciloscpio atravs de ponteira de corrente as correntes de entrada e sada instantneas, mantendo fixas as tenses de entrada e sada a cada medida tomada, com determinada razo cclica a fim de manter a tenso de sada fixa em 70V e determinar as potncias mdias de entrada e sada, as quais foram tambm calculadas automaticamente pelo mesmo aparelho (osciloscpio). Fez-se ento uma quantidade de 6 aquisies, variando a tenso de entrada na faixa de projeto estipulada, entre 50V e 100V, tais como, 1 50V, 2 60V, 3 70V, 4 80V, 5 90V, 6 100V e, como j mencionado, para cada uma dessas tenses, mediu-se as correntes referentes mantendo a tenso de sada fixa em 70V variando-se a razo cclica. Com estas medidas, pode-se estimar um rendimento mdio prximo dos 90%, como exemplificado na figura (10), com tenso de entrada de 60V e a figura (11) que mostra a tenso de sada mantida em 70V. Figura (11) Potncia mdia de sada referente a 60V de entrada.

CONCLUSO Obtivemos resultados satisfatrios sem apresentar esforos significativos nos semicondutores principais, o que demonstra a razovel simplicidade do projeto desse conversor. O rendimento teve variaes dependendo da tenso de entrada aplicada, mas com a implementao de uma realimentao, deve tornar-se estvel. Tem-se como exemplo nas figuras (10) e (11) as medidas que resultaram em 89%, incluindo o NTC e o estgio de retificao. Alguns problemas foram encontrados como o aquecimento dos capacitores de barramento que, parcialmente foi corrigido com a insero de um capacitor de polipropileno em paralelo, por onde passa altas frequncias. Outro problema foi na montagem do comando em que o sinal estava sendo distorcido e que foi solucionado com o acrscimo de aterramento atravs de uma blindagem com uma placa metlica abaixo da solda dos componentes. Contudo, a aprendizagem na confeco deste projeto foi de extrema valia, pois conseguimos aplicar vrios conhecimentos de cunho acadmico que at o momento no sabamos a importncia pelo qual tnhamos adquiridos, assim como a aplicao que teremos daqui em diante em nossa carreira profissional e acadmica.

REFERNCIAS BARBI, Ivo. Eletrnica de potencia: projeto de fontes chaveadas. 2 ed. 2007. MARTINS, Denizar Cruz; BARBI, Ivo. Eletrnica de potncia: conversores CC-CC bsicos no isolados. 3 ed. 2008. OLIVEIRA JR; Demercil S.; TOMASELLI, Luis C. Estudo de um conversor CC-CC buck-boost.

You might also like