You are on page 1of 4

RESPIRAO CELULAR

GLICLISE
Uma das formas de obter ATP atravs da Gliclise, que a primeira etapa da respirao celular. Na Gliclise uma molcula de glicose que possu seis tomos de carbono rompida e com isso, forma-se duas molculas de piruvato, ou cido pirvico , com trs molculas de carbono cada. A Gliclise sofre dez reaes.

1. Fosforilao da glicose: neste passo inicial, a glicose ativada para as reaes subsequentes pela sua fosforilao em C-6 para liberar a glicose-6-fosfato; o doador do fosfato o ATP. Esta reao irreversvel sob as condies intracelulares e catalisada pela enzima hexoquinase. 2. Isomerizao da glicose: neste segundo passo, a glicose-6-fosfato sofre catalise reversvel da enzima fosfoexose isomerase, transformando-se em frutose-6-fosfato. 3. Fosforilao da frutose-6-fosfato: a enzima fosfofrutoquinase-1 catalisa a transferncia de um grupo fosfato do ATP para a frutose-6-fosfato para liberar a frutose-1,6-difosfato, sendo essa uma reao irreversvel a nvel celular. 4. Clivagem da frutose-1,6-difosfato em duas trioses: a enzima frutose-1,6-biofosfato aldolase, catalisa a condensao reversvel de grupos aldol. A frutose-1,6-difosfato quebrada para liberar duas trioses fosfato diferentes, o gliceraldedo-3-fosfato, uma aldose e a dihidroxiacetona fosfato, uma cetose. 5. Interconverso das trioses fosfato: apenas uma das trioses fosfato formada pela aldose (gliceraldedo-3-fosfato) pode ser diretamente degradada nos passos subseqentes da gliclise. J o produto dihidroxiacetona fosfato, rpida e reversivelmente convertida em gliceraldedo-3-fosfato pela quinta enzima da seqncia glicoltica a triose fosfato isomerase. Esta reao encerra a fase preparatria da gliclise. 6. Oxidao do gliceraldedo-3-fosfato em 1,3-difosfoglicerato: este e o primeiro passo da fase de pagamento da gliclise, onde ocorre a converso do gliceraldedo3-fosfato em 1,3-difosfoglicerato, catalisado pelo gliceraldedo-3-fosfato desidrogenase. a primeira das duas reaes conservadoras de energia da gliclise e que leva formao de ATP. O grupo aldedo do gliceraldedo-3-fosfato desidrogenado em um anidrido de cido carboxlico como o cido fosfrico, o acilfosfato. O receptor do hidrognio a coenzima NAD+ (forma oxidada da nicotinamina adenina dinucleotdeo). A reduo do NAD+ ocorre pela transferncia

enzimtica de um on hidreto (H-) do grupo aldedo para liberar a coenzima reduzida NADH. Este, por sua vez, precisa ser reoxidado at NAD+, pois as clulas possuem um nmero limitado de NAD+. 7. Transferncia do fosfato do 1,3-difosfoglicerato para o ADP: a enzima fosfogliceratoquinase transfere o grupo fosfato de alta energia do grupo carboxila do 1,3-biofosfoglicerato para o ADP, formando ATP e 3-fosfoglicerato. irreversvel nas condies celulares. 8. Converso do 3-fosfoglicerato em 2-fosfoglicerato: a enzima fosfoglicerato mutase catalisa a transferncia reversvel do grupo fosfato entre C-2 e C-3 do glicerato. O on Mg+2 essencial para esta reao. 9. Desidratao do 2-fosfoglicerato para fosfoenolpiruvato: a segunda reao glicoltica que gera um composto com alto potencial de transferncia de grupo fosfato catalisado pela emolase. Essa enzima promove a remoo reversvel de uma molcula de gua do 2-fofoglicerato para liberar fosfoenolpiruvato. 10. Transferncia do grupo fosfato do fosfoenolpiruvato para o ADP: o ltimo passo na gliclise a transferncia do grupo fosfato do fosfoenolpiruvato para o ADP, catalisada pelo piruvato quinase. Nesta reao, a fosforilao em nvel do substrato, o produto piruvato aparece primeiro na sua forma enol. Entretanto, esta forma tautomeriza-se rapidamente para liberar a forma ceto do piruvato, forma que predomina em pH 7,0. Essa reao irreversvel em condies intracelulares.

Ciclo de Krebs ou cido Ctrico


O ciclo de Krebs, ou ciclo do cido ctrico, uma seqncia circular de oito reaes que ocorre na matriz mitocondrial. Nessas reaes, os grupos acetil (que provm dos dois piruvatos que, por sua vez, vieram da glicose) so degradados em duas molculas de gs carbnico, ao mesmo tempo que quatro eltrons so transferidos para trs NAD e um FAD, e uma molcula de ATP formada por fosforilao pelo nvel de substrato. Para entrar no ciclo do cido ctrico, o piruvato deve ser, primeiramente, descarboxilado, liberando CO2 e formando NADH. A molcula de gs carbnico produzida ser, tal qual outras resultantes do ciclo de Krebs, excretada no nvel dos alvolos pulmonares, no processo conhecido como respirao sistmica. A molcula com dois carbonos (grupo acetil) combina-se com a coenzima A, formando a acetil-CoA. radicais acetil provindos de lipdios tambm entram no ciclo de Krebs como acetilCoA. Alguns aminocidos oriundos do catabolismo de protenas podem ser convertidos em intermedirios do ciclo de Krebs. Durante as reaes do ciclo, so retirados hidrognios do acetil e estes so passados para os nucleotdios NAD+ e FAD, que levam estes hidrognios para as cristas mitocondriais, onde acontece a fosforilao oxidativa, que gera ATP.

1. Oxalacetato (4 C - 4 tomos de carbono) a Citrato (6 C): O cido actico proveniente das vias de oxidao de glcidos, lpidos e protenas, combinam-se com a coenzima a formando o Acetil - CoA. A entrada deste composto no ciclo

2.

3.

4.

5. 6.

7.

8.

de Krebs ocorre pela combinao do cido actico com o oxalacetato presente na matriz mitocondrial. Esta etapa resulta na formao do primeiro produto do ciclo de Krebs, o citrato. O coenzima A, sai da reao como CoASH. Citrato (6 C) a Isocitrato (6 C): O citrato sofre uma desidratao originando o isocitrato. Esta etapa acontece para que a molcula de citrato seja preparada para as reaes de oxidao seguintes Isocitrato a cetoglutarato (5 C): Nesta reao h participao de NAD, onde o isocitrato sofre uma descaborxilao e uma desidrogenao transformando o NAD em NADH, liberando um CO2 e originando como produto o alfa-cetoglutarato cetoglutarato a Succinato (4 C): O -cetoglutarato sofre uma descarboxilao, liberando um CO2. Tambm ocorre uma desidrogenao com um NAD originando um NADH, e o produto da reao acaba sendo o Succinato Succinil - CoA: O Succinil - CoA combina-se imediatamente com a coenzima A, originando um composto de potencial energtico mais alto, o succinato. Succinato: Nesta reao houve entrada de GDP+Pi, e liberao de CoA-SH. O succinilCoA libera grande quantidade de energia quando perde a CoA, originando succinato. A energia liberada aproveitada para fazer a ligao do GDP com o Pi(fosfato inorgnico), formando o GTP, como o GTP no utilizado para realizar trabalho deve ser convertido em ATP, assim esta a nica etapa do Ck que forma ATP. Succinato Fumarato: Nesta estapa entra FAD. O succinato sofre oxidaao atravs de uma desidrogenao originando fumarato e FADH2. O FADH2 formado a partir da reduo do FAD. Fumarato Malato: O fumarato hidratado formando malato. (Malato Oxalacetato: Nesta etapa entra NAD. O malato sofre uma desidrogenaco originando NADH, a partir do NAD, e regenerando o oxalacetato ).

Cadeia Transportadora de Eltrons ou Fosforilao Oxidativa


Nas cristas mitocondrias da membrana interna existem milhares de complexos de cadeia transportadora de eltrons. O oxignio entra no Complexo IV e a partir da puxa os hidrognios do NADH e FADH2 , elementos altamente eletronegativos. NADH reduz o Complexo I que se oxida, voltando ao Ciclo de Krebs e 4 oxignios saem da matriz para o espao intermembrana. - esses eltrons saem do Complexo I e vai para o Complexo Ubiquinona ao mesmo tempo o Complexo II reduz a ubiquinona e se oxida. - A ubiquininona doa seus eltrons para o Complexo III e mais 4 H saem da matriz em direo ao espao intermebrana. - o Complexo C se oxida e reduz o Complexo IV . * no Complexo IV que o O se liga, reduzido a H2O pelos H. Com a Passagem dos eltrons pela Cadeia Tranportadora de Eltrons ocorre a sada de H da matriz para o espao intermembrana, gerado uma alterao no PH e nas cargas qumicas da matriz, sendo necessrio a volta do H. Essa volta ocorre somente pela ATPsintase, ela responsvel pela porduo de ATP.

You might also like