You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE DE SO PAULO - USP

INSTITUTO DE GEOCIENCIAS - IGc

0440401 - GEOCIENCIAS E MEIO AMBIENTE

Plano de Aula: Tema: Aterro Sanitrio

Para onde vai o lixo?

Profa.: Dra. DENISE DE LA CORTE BACCI

Aluno: ELTHON GREGORY NAKASHIMA N USP: 6799041

-2012-

Para onde o lixo vai: Investigando a decomposio do lixo

Plano de Aula: Para onde vai o lixo?


Cincias da Terra, Ecologia, Biologia Grau de nvel: Fundamental (5./6. Sries) Tempo necessrio: 3 ou mais dias de 50 min. perodos de aula (Pelo menos um ms necessrio para a experincia de "incubar" para produzir melhores resultados para a discusso. necessrio tempo adicional para tarefas de casa e ferramentas de avaliao.)

Materiais necessrios
Papel Lpis lixo domstico Dois recipientes resistentes Solo lpis de cera ou marcador permanente

Plano de Aula
Descrio
Nesta aula os alunos iro realizar as mos sobre experimentos investigando como o lixo degrada ao longo do tempo.

nfase
Esta lio enfatiza a construo do conhecimento conceitual sobre onde vai nosso lixo, uma vez que eliminado. Alm disso os alunos iro compreender a diferena entre os tipos de lixo e seu impacto sobre o meio ambiente.

Objetivos
Os alunos vo entender que os materiais se decompem a taxas variveis. Estudantes irao compreender que a taxa de decomposio depende da composio do material de decomposio. Os alunos iro entender como a reciclagem pode compensar a produo de lixo em geral em sua casa, comunidade, e do mundo.

Os alunos iro compreender o processo de coleta do lixo, a partir de sua casa para o aterro.

Tcnicas de Avaliao
Pesquisa de Descarte de Lixo (fluxograma) - funciona como um pr e ps-teste Tarefas de casa

Dia 1: meu ciclo do lixo


Atividade Pea aos alunos que desenhem um fluxograma que mostra a produo de lixo em sua casa, de onde adquirido para onde vai o lixo quando ele est fora de suas mos. (Ilustraes ajudam muito a compreenso) Informaes gerais Ns todos jogamos nosso lixo fora, Mas para onde vai depois disso? No nosso caso, o lixo que produzimos vai para um aterro sanitrio Essencis, na cidade de Caieiras, com 350 hectares. Esse aterro tem capacidade de receber resduos slidos por mais 20 anos. O Lixo recebido de caminhes coletores de lixo locais e de carretas que trazem lixo compactado de grandes distncias, diariamente. O que acontece quando o nosso lixo chega no aterro? Este processo pode ser dividido em vrias etapas bsicas: (Consulte as respostas dos alunos para a atividade anterior que eles acham que acontece ao seu lixo, em seguida, discutir o que acontece) 1. Nosso lixo chega no aterro 2. O lixo empilhado junto com todo o lixo que foi recolhido naquele dia, em uma rea previamente preparada, com uma manta plstica impermevel e argila. 3. Depois que o lixo chega a uma certa altura, coberta com terra. 4. Existem grandes diferenas entre um lixo e um aterro sanitrio. Pense o lixo como um buraco no cho onde o lixo depositado, a pilha continua ficando maior. Um aterro mais sofisticado, em que um buraco revestido com plstico durvel para evitar contaminar o solo circundante com o material lixiviado (chorume). Em um aterro sanitrio existem mecanismos para remover alguns dos lixiviados txicos e o gs metano txico que se acumula como resultado da decomposio. Nesse aterro de Caieiras, os gases provenientes da decomposio do lixo so coletados e queimados, podendo gerar energia. O chorume, coletado e enviado sabesp para ser tratado e o seu resduo slido retornado e depositado no aterro. Em lixes, estes mecanismos no esto presentes, de modo que o chorume contamina a gua subterrnea e o gs metano contamina a atmosfera. 5. Esse aterro de Caireiras tem capacidade para mais 20 anos. Aps o encerramento das atividades, a empresa que atua no local responsvel pelo monitoramento e manuteno por mais 30 anos. Pode-se discutir com os alunos como o chorume contamina a gua subterrnea e o solo e suas implicaes para a sade, se no for devidamente tratado.

Atividade: Visita a um aterro sanitrio Os alunos devem fazer um desenho / poster do processo de coleta do lixo. Perguntas Desafio: 1. Qual a diferena entre um aterro e um lixo?

Dia 2-3 (e alm): Fazendo um Aterro!


Esta parte do plano de aula envolve seguimento a longo prazo, o perodo mais longo de 'incubao' as concluses podem ser feitas mais a partir dos resultados da experincia. Siga os seguintes passos para criar seu prpria mini-aterro. Pode ser melhor se voc pode combinar com o diretor da escola para um local ao ar livre para vocs, ser melhor replicar o que ocorre em um aterro.
Cada aluno deve ser encarregado de trazer lixo. Uma quantidade adequada de lixo que seria produzido por sua unidade familiar dentro de um dia. Unidade familiar definida como aquelas pessoas com as quais o aluno reside. Encoraje os alunos a incluir todo o lixo, mau cheiroso ou no, plsticos, ossos de peixes, as peas de alimentos, etc Se voc realizar o experimento no dia seguinte, voc no ter que se preocupar com uma sala de aula fedorenta! Pea aos alunos para criar uma lista do lixo que trouxeram (desta forma eles no tm para registr-lo em sua sala de aula.) Usando a lista de lixo que voc criou, responda s seguintes perguntas:

Trabalho de preparao Perfurar vrios pequenos furos na parte 1. Qual porcentagem do seu lixo biodegradvel? superior recipiente de plstico que atuaro 2. Qual porcentagem do seu lixo no biodegradvel? como seu aterro para os prximos 30 dias mais ou menos. Caixas plsticas so recomendadas para que possa visualizar o processo de decomposio ao longo do tempo. A classe pode ser dividida em pequenos grupos, para minimizar o custo de abastecimento, de modo que cada grupo de estudantes ir colocar o lixo em um recipiente de plstico. 1. Colocar um pouco de terra no fundo do recipiente. 2. Um de cada vez, os alunos despejam o contedo de sua coleta de lixo para o lixo. Assegurese que o contedo de cada despejo esto espalhados uniformemente sobre a superfcie do aterro. Depois de cada depsito de cada aluno no aterro, cobrir o contedo com 6 centmetros do solo. 3.Depois da ltima camada ser depositada, cubra com mais 6 centmetros de terra adicionais alm da camada j de cobertura do ltimo depsito. 4. Coloque a tampa no recipiente e aguarde. Rotina 1. Verifique novamente o contedo do despejo em uma base semanal. Idealmente, o despejo deve incubar por 30 dias ou mais.

Perguntas Desafio (A ser completado no final da incubao de despejo) 1. Depois de dissecar o contedo de seu despejo, o contedo tinha degradado? (Utilize o seu log de lixo para referenciar o que voc colocar nele em primeiro lugar). 2. Que contedos no se degradadaram? 3. Listar o contedo que no degradam: 4. Por que alguns contedos no se degradam no determinado perodo de tempo? 5. Qual a porcentagem dos itens soou verdadeiro para seus nomes, biodegradvel ou no biodegradvel? 6. Como voc pode mudar a sua produo de lixo para aumentar a porcentagem de lixo biodegradvel que voc produz?

Dia 30 +: meu ciclo do lixo (ps-atividade)


Atividade Pea aos alunos que desenhem um fluxograma que mostra a produo de lixo em sua casa, de onde adquirido para onde vai o lixo quando ele est fora de suas mos. (Ilustraes ajudam muito a compreenso) e pea que comparem com o fluxograma do 1 dia.

You might also like