You are on page 1of 8

Sistema trifsico

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa

Linhas de transmisso trifsicas O sistema trifsico a forma mais comum de gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica em corrente alternada. Este sistema incorpora o uso de trs ondas senoidais balanceadas, defasadas em 120 graus entre si, de forma a balancear o sistema, tornando-a muito mais eficiente ao se comparar com trs sistemas isolados. As mquinas eltricas trifsicas tendem a ser mais eficientes pela utilizao plena dos circuitos magnticos. As linhas de transmisso permitem a ausncia do neutro, e o acoplamento entre as fases reduz significantemente os campos eletromagnticos. Finalmente, o sistema trifsico permite a flexibilidade entre dois nveis de tenso. O sistema responsvel pelo transporte de energia eltrica das unidades geradoras para as unidades consumidoras composta basicamente por trs subsistemas: Sistema de gerao de energia composta pelos elementos responsveis pela converso da energia de alguma fonte primria em energia eltrica e quaisquer outros componentes das unidades de gerao. Sistema de transmisso composta pelos elementos responsveis pelo transporte da energia obtida dos vrios sistemas de gerao para o(s) sistema(s) de distribuio interligados pelo sistema de transmisso. Sistemas de distribuio composta pelos elementos responsveis pela adequao da energia para o uso de consumidores de grande, mdio e pequeno porte. A transmisso de energia eltrica feita por meio de um sistema de transformadores e condutores eltricos tambm chamados de linhas de transmisso os quais transmitem a energia eltrica gerada nas unidades geradoras para as unidades consumidoras ou cargas. O sistema de transmisso permite que a tenso elctrica proveniente dos terminais dos geradores localizados nas unidades de gerao alcance a alimentao das unidades de consumo atendidas pelo sistema.

Nos primrdios da implementao do sistema de transmisso de energia de longa distncia, graas ao avano tecnolgico principalmente devido ao trabalho de Nikola Tesla foi utilizado o sistema alternado para as tenses e correntes, de forma a permitir o transporte de energia a longas distncias sem perdas significativas a ponto de inviabilizar o processo. Para a gerao de tenses e correntes alternadas, utiliza-se geradores sncronos ou de induo que em teoria poderiam fornecer qualquer nmero de sinais de tenses e correntes alternadas igualmente defasadas entre si dependendo da construo dos geradores. Por questes de praticidade, econmicas (economia de material) e tcnicas (qualidade da energia fornecida), optou-se por utilizar o sistema trifsico.

ndice

1 Definio 2 Configurao varivel e definies bsicas o 2.1 Ligao Estrela e Tringulo o 2.2 Transferncia de potncia constante 3 Modelagem de sistemas trifsicos 4 Notas e referncias

Definio
Os sistemas trifsicos de energia eltrica so compostos de 3 tenses alternadas, no qual a energia eltrica transmitida por meio da composio dos trs sinais de tenso defasados de radianos (120,1/3 de um ciclo).

A cada sinal de tenso alternada utilizado no sistema atribui-se o nome de fase, e portanto no sistema com 3 sinais temos um sistema trifsico Originalmente o sistema projetado para fornecer sinais de tenso senoidais no tempo, mas com o aumento das cargas eletrnicas (no lineares) a forma de onda do sinal de tenso sofre deformaes o que causa o surgimento de harmnicos no sinal de tenso.

Configurao varivel e definies bsicas


Ao se trabalhar com sistemas trifsicos, comum se definir algumas variveis relacionadas a tenso e a corrente, para facilitar o clculo da potncia eltrica transmitida. Considerando um sistema trifsico com uma distribuio simtrica de cargas nas 3 fases[1] e supondo que as formas de onda da tenso so senoidais temos: Definindo

onde o tempo, Utilizando

a freqncia e

a velocidade angular.

, as formas de onda para sistemas trifsicos so:

onde

valor eficaz dos sinais de tenso.

Quando se mede as tenses que esto aplicadas diretamente sobre as cargas temos o sinal de 'tenso de fase'. , e so as tenses de fase.

Ligao Estrela e Tringulo


As cargas trifsicas podem ser interligadas ao sistema de dois modos distintos:

em estrela, tambm chamado de Y: um dos terminais das cargas conectado a uma das fases do sistema enquanto o outro terminal conectado a um ponto comum que o neutro utilizado para se medir as tenses de fase. em tringulo, tambm chamado de delta: nesta configurao um dos terminais das cargas conectado a um outro terminal de outra carga e as fases do sistema so interligadas nos pontos de juno dos terminais da carga.

Estrela (smbolo: Y)

Tringulo ou delta (smbolo: ) Na conexo estrela podemos calcular o valor eficaz das 'tenses de linha' a partir dos valores eficazes das 'tenses de fase':

E as 'correntes de fase' so idnticas s 'correntes de linha', pois a corrente que circula por uma das cargas a mesma que circula por uma das fases. Na conexo tringulo ou delta a 'tenso de fase' igual a 'tenso de linha' pois a tenso aplicada sobre cada uma das cargas a diferena entre as tenses aplicadas s cargas vizinhas. E os valores eficazes das 'correntes de linha' podem ser calculadas com os valores eficazes das 'correntes de fase':

Pressupondo um sistema balanceado, que nem sempre ocorre na prtica.

Transferncia de potncia constante


Uma propriedade importante do sistema trifsico que a potncia disponvel para uma carga, , constante no decorrer do tempo (vlido para sistemas simtricos).

Para simplificar o clculo, definimos uma varivel intermediria adimensional:

Assim, substituindo: Como o foi eliminado, observa-se que a potncia total no varia com o tempo. Essa propriedade essencial para manter grandes motores e geradores rodando suavemente.

Modelagem de sistemas trifsicos


Um sistema trifsico genrico pressupe, no mnimo, o triplo de trabalho para modelar o circuito de cada fase e as interaes entre eles. Um mtodo de estudo consagrado so as componentes simtricas, no qual um circuito trifsico pode ser decomposto em trs circuitos monofsicos. Cada circuito representa uma componente: zero, positiva e negativa (ou homopolar, direta e inversa). Esta modelagem usada em estudos de sistemas de potncia, com as grandezas frequentemente representadas em pu.

Notas e referncias
1. se observarmos o comportamento da tenso e corrente em uma das fases, o comportamento nas outras fases ser identico, exceto pela defasagem de radianos para cargas puramente resistivas e equilibradas

2. Melhor resposta - Escolhida por votao


3. As respostas acima esto corretas... Complicadas, mas tecnicamente corretas... Porm s uma pessoa se lembrou que voc tambm perguntou sobre a campainha. Bom, resumindo tudo o que foi dito: Sistemas mono, bi e trifsico referem-se corrente alternada, com forma de onda senoidal ( um pouco complicado de entender, alm do que voc tem que saber tambm um pouco de trigonometria). Monofsico = dois fios: Neutro e fase (ou 110V, ou 220V, depende da concessionria). Bifsico = trs fios: Neutro e duas fases defasadas em 180. Fase-Neutro = 110V, Fase-Fase = 220V Trifsico: quatro fios: Neutro e trs fases defasadas em 120 uma da outra. FaseNeutro = 127V, Fase-Fase = 220V Quanto campainha, existem de diversos tipos. As de sino e as cigarras aproveitam a corrente alternada. A tenso aplicada a uma bobina que gera campo magntico. Como a corrente alternada, o campo magntico tambm , variando do mais forte para zero na mesma frequncia da rede eltrica (na verdade, no dobro da frequncia se no for usado um diodo, mas no vou entrar em muitos detalhes). Dessa forma a bobina ora atrai ora no uma placa de metal, fazendo-a vibrar. A cigarra faz essa placa bater em uma superfcie produzindo o barulho. Na campainha de sino essa placa ligada a um pequeno martelo que bate no sino.

Viso geral de circuitos eltricos monofsicos e trifsicos


setembro 15, 2010 Patrcia Lins Deixe um comentrio Ir para os comentrios Preponderantemente, os sistemas eltricos das redes de transmisso e distribuio eltrica adotam sinais de corrente e tenso senoidal alternada para levar a energia das centrais geradoras at as cargas consumidoras. Esta predisposio se deve a algumas razes especiais, dentre elas a diminuio de perdas na transmisso da energia com o uso da corrente alternada, alm do surgimento de equipamentos eltricos, tais como geradores e motores de induo, construtivamente mais simples e baratos que mquinas de corrente contnua. Logo no incio da construo das redes de transmisso e distribuio de energia eltrica, o foco basicamente era fornecer alimentao eltrica para cargas de iluminao; contudo, com o crescimento das cidades e desenvolvimento dos processos industriais, a eletricidade passou a ser utilizada tambm para o funcionamento de equipamentos eltricos, otimizando os processos (Revoluo Industrial, sc. XVIII). conveniente representar grandezas eltricas com ndice duplo, pois se tornam explcitos os pontos relacionados de medio, facilitando o entendimento. Por exemplo, ao representar a tenso Vab, intuitivo pensar que esta grandeza a diferena de potencial eltrico do ponto a em relao ao ponto b. Como sero tratados valores de linha e fase para as grandezas eltricas tenso e corrente, o uso dos ndices duplos ser bastante usual. O fasor uma representao grfica e matemtica para sinais senoidais bastante til, pois apenas com a representao de um vetor e um ngulo, possvel analisar, de forma simplificada, o comportamento de funes de excitao em corrente alternada. Como num circuito eltrico tanto as fontes de excitao, quanto as tenses e correntes nas cargas tm a mesma natureza senoidal, e ainda uma freqncia padronizada, o uso de fasores se torna extensvel a todos os componentes do circuito. Esta representao reversvel, i.e., o giro do fasor no sentido anti-horrio permite construir o sinal alternado senoidal, assim como a partir do valor mximo da grandeza (valor em mdulo do fasor) e da freqncia angular (a mesma para o fasor) possvel reconstruir o diagrama fasorial. Sistemas monofsicos simtricos a trs fios so aqueles que possuem trs terminais, a, b e n. O ttulo de monofsico se d pois os fasores de tenso Van e Vbn so iguais (isso implica dizer que eles tm a mesma fase, com seqncia nula, e que a defasagem de a e b com relao a n igual a 180). Para um sistema simtrico e equilibrado, a soma dos fasores Van e Vbn igual a zero; da, conclui-se que a corrente no neutro nula (conseqncia do balanceamento de

cargas), contudo, isso s verdadeiro para sistemas simtricos e equilibrados (quase nunca reais). Sistemas trifsicos simtricos a trs fios () so aqueles que possuem trs terminais, a, b e c. O ttulo de trifsico, de forma anloga ao exemplo anterior, se d pois os fasores de tenso Van, Vbn e Vcn esto defasados entre si de 120. J para os sistemas trifsicos simtricos a quatro fios (Y), o que muda a insero de um quarto terminal, que o neutro (n), o qual j havia sido apresentado para sistemas monofsicos. Sero feitas as dedues dos valores de linha e fase para cada ligao, alm dos valores de potncia monofsica e trifsica. Preponderantemente, os sistemas eltricos das redes de transmisso e distribuio eltrica adotam sinais de corrente e tenso senoidal alternada para levar a energia das centrais geradoras at as cargas consumidoras. Esta predisposio se deve a algumas razes especiais, dentre elas a diminuio de perdas na transmisso da energia com o uso da corrente alternada, alm do surgimento de equipamentos eltricos, tais como geradores e motores de induo, construtivamente mais simples e baratos que mquinas de corrente contnua. Logo no incio da construo das redes de transmisso e distribuio de energia eltrica, o foco basicamente era fornecer alimentao eltrica para cargas de iluminao; contudo, com o crescimento das cidades e desenvolvimento dos processos industriais, a eletricidade passou a ser utilizada tambm para o funcionamento de equipamentos eltricos, otimizando os processos (Revoluo Industrial, sc. XVIII). conveniente representar grandezas eltricas com ndice duplo, pois se torna explcita os pontos relacionados de medio, facilitando o entendimento. Por exemplo, ao representar a tenso Vab, intuitivo pensar que esta grandeza a diferena de potencial eltrico do ponto a em relao ao ponto b. Como sero tratados valores de linha e fase para as grandezas eltricas tenso e corrente, o uso dos ndices duplos ser bastante usual. O fasor uma representao grfica e matemtica para sinais senoidais bastante til, pois apenas com a representao de um vetor e um ngulo, possvel analisar, de forma simplificada, o comportamento de funes de excitao em corrente alternada. Como num circuito eltrico tanto as fontes de excitao, quanto as tenses e correntes nas cargas tm a mesma natureza senoidal, e ainda uma freqncia padronizada, o uso de fasores se torna extensvel a todos os componentes do circuito. Esta representao reversvel, i.e., o giro do fasor no sentido anti-horrio permite construir o sinal alternado senoidal, assim como a partir do valor mximo da grandeza (valor em mdulo do fasor) e da freqncia angular (a mesma para o fasor) possvel reconstruir o diagrama fasorial. Sistemas monofsicos simtricos a trs fios so aqueles que possuem trs terminais, a, b e n. O ttulo de monofsico se d pois os fasores de tenso Van e Vbn so iguais (isso

implica dizer que eles tm a mesma fase, com seqncia nula, e que a defasagem de a e b com relao a n igual a 180). Para um sistema simtrico e equilibrado, a soma dos fasores Van e Vbn igual a zero; da, conclui-se que a corrente no neutro nula (conseqncia do balanceamento de cargas), contudo, isso s verdadeiro para sistemas simtricos e equilibrados (quase nunca reais). Sistemas trifsicos simtricos a trs fios () so aqueles que possuem trs terminais, a, b e c. O ttulo de trifsico, de forma anloga ao exemplo anterior, se d pois os fasores de tenso Van, Vbn e Vcn esto defasados entre si de 120. J para os sistemas trifsicos simtricos a quatro fios (Y), o que muda a insero de um quarto terminal, que o neutro (n), o qual j havia sido apresentado para sistemas monofsicos. Sero feitas as dedues dos valores de linha e fase para cada ligao, alm dos valores de potncia monofsica e trifsica.

You might also like