You are on page 1of 3

GRAU DE MESTRE MAOM

Luiz Carlos Silva, MI, 33 REAA

O grau de mestre considerado como o resumo completo dos conhecimentos filosficos mais ao alcance do homem, e os mais convenientes, tambm, para o dirigirem na senda da virtude e da honra. Faz do maom um mestre na arte de viver, posto que lhe ensina o papel que deve desempenhar, mostrando-lhe a verdadeira misso do homem sobre a terra. Na iniciao ao grau de aprendiz, por meio de interrogatrios apropriados, procura-se conhecer as intenes, o carter, os sentimentos e as aspiraes do nefito. No grau de companheiro recorre-se instruo, que oferece e d os meios de cada um se conhecer a si prprio, de se ilustrar e de adquirir, terica e praticamente, sob a superviso e orientao do mestre, o conhecimento da cincia. Rene os conhecimentos com os quais se podem resolver as principais questes de ordem fsica e moral que possam se apresentar sua razo. Estimula-o o desejo de ascender na escala da iniciao e sente germinarem em si as sementes produzidas pelo ensino manico. Compreende a necessidade de expandir a esfera da sua atividade e aspira tornar-se mestre. justo este desejo, quando originado por um sentimento nobre, tendo como causa o querer colaborar na obra da Maonaria, que conduzir o companheiro meta das suas pretenses. Mas, quando pelo contrrio, s obedea ao esprito de ostentao e ao desejo de satisfazer ambies reprimidas e veladas pela hipocrisia, compete ao mestre julgar e decidir sobre to perniciosas ideias, fechando para sempre ao mau companheiro a Cmara do Meio. No grau de mestre desvenda-se o quadro das misrias humanas, estudam-se as causas que as produzem e os meios de as remediar. O maom, ento, compreende que tem necessidade absoluta de ser bom, valoroso e magnnimo. V que alm da cincia, precisa da virtude para conseguir a fraternidade entre os homens. Observa que sem o sacrifcio das ms paixes no poder reinar a liberdade e sente, por ltimo, que indispensvel combater o vcio com todas as foras de que disponha, destruir a ignorncia por meio da educao e rasgar a mscara com a qual se cobre a hipocrisia, para aproximar-se do ideal da justia da igualdade. A lenda que se baseia este grau tem semelhanas com os mistrios das antigas iniciaes e oferece-nos interessantes interpretaes. Vejamos pois: Osris foi assassinado por Tifo e seus companheiros, procurado e encontrado por Isis e ento ressuscitado, foi heri da iniciao dos mistrios egpcios; entre os gregos foi substitudo por Ceres; j em outros mistrios da

antiguidade o heri muda de nome, mas o mito sempre h de se relacionar com a tradio primitiva. Nos antigos mistrios encontramos, frequentemente, a mesma ideia de um deus ou heri morto e ressuscitado, da luta entre as trevas e a luz do sol que depois torna a aparecer. H quem afirme que o nascimento e a morte de Cristo so tambm uma representao dos antigos mistrios. A marcha de Hiram, para escapar aos golpes desferidos por seus algozes, a mesma que segue o Sol (Osris) no ltimo ms do ano, baixando no horizonte para o lado do ocidente. Situemo-nos a leste do hemisfrio norte e, se nesse momento observarmos a esfera celeste, notaremos, no Oriente, Orion com o brao levantado e armado com uma massa; Sagitrio disparando a sua flecha e, no Norte Perseu igualmente armado a dar o ltimo golpe. Deste momento em diante a declinao do Sol para o hemisfrio Sul ou austral to rpida que parece uma queda e, assim, o temos j precipitado no tmulo. A inquietao que deveriam ter sentido os primeiros homens sobre se o astro desaparecido tornaria ou no a aparecer figurativamente representada pelas pesquisas que se fazem em busca do corpo de Hiram. A sua morte, encarada no sentido alegrico, como o mito de Osris, Adonis, ou de Mitra, uma criao surgida da imaginao dos sacerdotes, todos eles astrnomos, cujo objetivo fim era representar a ausncia do princpio vivificante, ou seja, a luta entre as trevas e a luz, que por fim sai vitoriosa. Efetivamente, no solstcio de inverno parece que o Sol nos abandona; baixa sepultura; a terra (natureza) fica viva do esposo que lhe d em cada ano a alegria e a fecundidade; os seus filhos tornam-se desolados e, por esta razo os maons, filhos da Natureza, representam no grau de mestre os filhos da viva. Desta interpretao se deduz que Hiram, arquiteto do templo de Salomo e heri da lenda manica, o Osris da iniciao moderna, que Isis, sua viva, a Loja, emblema da Terra, e que Hrus, filho de Osris e de Isis, o maom. Os deuses dos antigos mistrios foram na moderna iniciao substitudos por um plebeu, artfice inteligente e culto, HIRAM, que longe de ser a vtima de um crime, a mais pura representao alegrica da cincia, da arte, da virtude e do amor fraternal. Por outro lado, os assassinos do Mestre representam os trs vcios principais que corrompem o homem: a ambio, a ignorncia e a hipocrisia. Hiram representa o princpio do bem, os outros personificam o mal. Hiram , em suma, o mestre modelo. Foi assim, em rpidas palavras, exposto o grau de mestre, ltimo da maonaria simblica e o mais essencial de todos que admitem e professam a Maonaria. Aquele que o possuir deve estar, portanto, firmemente resolvido a combater a tirania, os vcios, os privilgios, os preconceitos, as ms paixes e o fanatismo, procurando ao mesmo tempo, por todos os meios ao seu alcance, aumentar o bem estar moral e material do homem. Para, s assim, ser merecedor de ser reconhecido como Mestre Maom; Homem Integral.

Bibliografia GRANDE LOJA MAN ICA DO ESTADO DA PARABA. Ritual do aprendiz maom. Joo Pessoa, PB. 1992. GRANDE LOJA MAN ICA DO ESTADO DA PARABA. Ritual do aprendiz maom. Joo Pessoa, PB. 1985. GRANDE LOJA MAN ICA DO ESTADO DA PARABA. Ritual do aprendiz maom. Joo Pessoa, PB. 1943. GRANDE LOJA MAN ICA DO ESTADO DA PARABA. Ritual de mestre maom. Joo Pessoa, PB. 1992. GRANDE LOJA MAN ICA DO ESTADO DA PARABA. Ritual de mestre maom. Joo Pessoa, PB. 1985. JOS CASTELLANI. Liturgia e ritualstica do grau de mestre maom. Editora A Gazeta Maonica. So Paulo. 1987. 213p. JOSTEIN GAARDER; VICTOR HELLEM; HENRY NOTAKER. Religionsboka. Gyldental Norsk Forlag. 1989. 315p.

You might also like