You are on page 1of 25

Computao Grfica Conceitos Bsicos

Prof Eliel Cruz

Conceitos Bsicos em Computao Grfica


Conjunto de ferramentas e tcnicas para converter dados para ou de um dispositivo grfico atravs do computador Digital: Sistema no qual informao processada em forma numrica, utilizando o sistema binrio

Sistema Binrio: Sistema numrico que pode assumir apenas 2 valores, base para toda informao digital em computadores, representado pelos valores 0 ou 1 (ligado ou desligado).
Sistema Decimal
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Sistema Binrio
0001 0010 0011 0100 0101 0110 0111 1000 1001 1010

Bit: Menor unidade num sistema de computao (0 ou 1) O nmero 1 num sistema binrio representado pela seqncia 0001. A letra A num sistema binrio representada pela seqncia 01000001.

Conceitos Bsicos em Computao Grfica


Byte: Agrupamento de 8 bits de informao. Arquivos de dados em computao so uma seqncia de bytes. O byte a unidade utilizada para medir tamanhos de arquivo e memria em computao. Os mltiplos do byte so:
1.024 bytes = 1 Kb (kilobyte) 1.024 Kb = 1 MB (megabyte) 1.024 Mb = 1 Gb (gigabyte) 1.024 Gb = 1 Tb (terabyte)

(1.024 = 2 10)

Arquivo (File): Codificao e armazenamento de qualquer tipo de dados (informao) em sistemas de computao. Exemplos: Programas, textos, imagens, etc.

Conceitos Bsicos em Computao Grfica


Imagens matriciais / mapa de bits (bit map): Imagens onde so guardadas informaes de cada ponto que constitui a imagem. Exemplos de programas que trabalham com imagens matriciais: Photoshop, Painter, Corel Photo Paint, etc.

Pixel: Menor elemento que constitui a imagem. O gro da imagem digital.


Imagens vetoriais: Imagens orientadas por objetos, que so constitudos por frmulas ou expresses matemticas e atributos. Estes tipos de imagens so independentes da resoluo, ou seja, independente da sua dimenso o sistema de visualizao ou impresso sempre a exibir da melhor maneira possvel. Exemplos de programas que trabalham com imagens vetoriais: CAD, 3D, CorelDraw, Illustrator, Free-Hand, etc.

Tipos de Imagem
Bitmap Definio: A imagem dividida nos pontos de uma matriz. Cada ponto gravado com seu valor particular de luminosidade e cor formando um mapa (map) dos pontos (bit). Mesmo as reas sem desenho (fundo) fazem parte do arquivo.
Vetorial Definio: A palavra "vetor" refere-se a uma linha, mas a representao vetorial descreve um desenho como uma srie de linhas e formas. Possui algumas regies preenchidas com cor slida ou sombreada. Os arquivos vetoriais podem ser escritos em ASCII em um processador de textos.

Tipos de Imagem
Bitmap Caractersticas: Trabalha as imagens com variaes complexas de cores, tons ou formas, como fotos, gravuras ou imagens digitalizadas de vdeo, cmeras fotogrficas digitais ou escaneadas. As imagens em bitmap de alta resoluo geram arquivos de tamanho muito grande. O tamanho da imagem, quando alterado, pode perder resoluo e qualidade. Vetorial Caractersticas: Trabalha os desenhos em linhas com formas geomtricas simples e frmulas matemticas. Grficos e ilustraes a mo livre, imagens em 2D e 3D. O tamanho do arquivo menor pois gravado em ASCII. escalonvel sem perda de resoluo.

Exemplos de Imagem Matricial e Vetorial:

Imagem Matricial (Mapa de Bits)


A imagem matricial composta por pontos discretos, os chamados pixels. Esses pixels esto dispostos em uma matriz bi-dimensional retangular e formam o que chamado mapa de bits (bitmap). O valor que cada elemento desta matriz contm a informao da posio ( x ,y) e cor do pixel que ele representa, utilizando para isto um determinado nmero de bits. A quantidade de bits utilizada para armazenar a informao de cor de um pixel chamada profundidade de cor.

Profundidade de Cor
Cada pixel em um bitmap contm um valor que normalmente representa uma cor. Para que um bitmap possa ser interpretado corretamente em diferentes aplicativos, os valores contidos em seus pixels devem seguir padres predefinidos. Estes padres so chamados profundidade de cor(colour depth). Tipos de imagem com relao profundidade de cor (+ utilizadas): Imagem Bitmap: Imagem fotogrfica em preto e branco de tom descontinuo. Neste formato, cada pixel contm apenas um valor zero(0) ou um(1). Zero representando um ponto branco, ou incolor, e um representando um ponto preto, ou preenchido. Esta profundidade de cor a mais simples e compacta, contudo possui aplicaes limitadas por no ser capaz de representar cores. Profundidade de cor = 1 bits por pixel 1 bits por pixel (2 1 = 2 tons - preto e branco)

Profundidade da Cor

Profundidade da Cor (Grayscale)


Imagem Escala de Cinzas (Grayscale): Imagem fotogrfica em preto e branco de tom contnuo. Neste formato, cada pixel contm apenas um valor entre 0 e 255. 0 representando um ponto branco, e 255 representando um ponto preto. Todos os demais valores entre 1 e 254 representam tons de cinza.
Profundidade de cor = 8 bits por pixel 8 bits por pixel (2 8 = 256 tons de preto e branco)

Profundidade da Cor (Indexed color)


8 bits indexada ( indexed color ) Neste formato, cada pixel contm apenas um valor entre 0 e 255. Cada valor representando uma posio em um tabela de cores. Esta profundidade de cor bastante econmica pois utiliza apenas 8 bits para representar a cor de um pixel, contudo permite que um pixel em um mesmo bitmap assuma apenas uma entre 256 cores. Profundidade de cor = 8 bits por pixel 8 bits por pixel (2 24 = 16.777.216 cores)

Profundidade da Cor (Indexed color)

Ex: Profundidade da Cor


Paleta de cores em formato de 2-bits. A cor de cada pixel representada por um nmero. Cada nmero corresponde a uma cor na paleta.

1 bit

4 bit

8 bit

32 bit

Profundidade da Cor (RGB)


Imagens RGB: Neste formato, cada pixel contm apenas uma triade de valores entre 0 e 255. Cada valor da triade representando, respectivamente, as intensidades das cores vermelho(R), verde(G) e azul(B), que combinadas compem a cor do pixel. Esta profundidade de cor permite representar at 16.777.216 cores. Mais utilizadas para visualizao em monitores. Os canais representam a luminosidade, intensidade das luzes, vermelha, verde e azul respectivamente. Profundidade de cor = 24 bits por pixel 24 bits por pixel (2 24 = 16.777.216 cores)

Profundidade da Cor (RGB)

Profundidade da Cor (CMYK)


Conhecidas como imagem de separao de cores, possuem 32 bits de profundidade de cor sendo 8 bits por canal C(cyan), M(magenta), Y(yellow), K(black). Mais utilizadas para impresso.
Os canais representam a quantidade de pigmento de ciano, magenta, amarelo e preto respectivamente.
Profundidade de cor = 32 bits por pixel 32 bits por pixel (2 32 )

Resoluo
Um pixel, por si s, no possui nenhuma dimenso especfica. Contudo, ao se visualizar, ou imprimir um mapa de bits preciso dimension-lo na rea de visualizao ou impresso. Para isso, utiliza-se o conceito de resoluo. A resoluo de um bitmap normalmente dada em pixels por polegada, mas tambm comum ser especificada em pontos por polegada, ou DPI(dots per inch). Pode-se especificar a resoluo utilizando-se dois valores numricos referentes s resolues horizontal e vertical do mapa de bits. A resoluo horizontal e vertical de um mapa de bits no deve ser confundida com suas dimenses horizontal e vertical. Por exemplo, se um bitmap possui dimenses horizontal igual a 100 e vertical igual a 50 (100 X 50) e est sendo impresso com uma resoluo de 100 DPI, ele ser impresso com as dimenses fsicas de 1,0 X 0,5 polegadas. Este conceito importante pois permite determinar as dimenses precisas de um objeto ao ser impresso, a partir de suas dimenses em pixels e a resoluo do dispositivo de visualizao ou impresso.

Resoluo
Exemplo: Se desejar que uma imagem de 600 pixels de largura seja impressa em 3 polegadas ela ter 200 dpi; e se for impressa em 6 polegadas ter 100 dpi. Assim, existe uma proporcionalidade inversa entre as dimenses de uma impresso e a resoluo. Aumentando o tamanho da impresso diminui a resoluo, e vice-versa. Obs.: A resoluo de impresso de uma imagem deveria ser ppi (pixel per inch). Mas caiu no uso comum o termo dpi, que serve, a rigor, para medir a resoluo de impressoras (dots per inch).

Resoluo
Para cada sistema de impresso existe uma resoluo ideal. Resolues acima dela resultaro arquivos maiores sem ganhos de qualidade, menores resultaro em perda de definio de detalhes e pixelizao. A tabela abaixo apresenta resolues comuns para cada sistema de impresso. Resoluo ideal para monitores - 72 dpi Resoluo ideal para impresso em alta qualidade - 300 dpi

Formatos de Arquivos
Compresso: Tcnica utilizada para reduzir o tamanho de arquivos, para facilitar o transporte e armazenagem. Existem vrias formas, com e sem perda de dados. O JPG usa taxa de compresso varivel, desde as que provocam perdas desprezveis de dados at os que alteram profundamente a imagem, gerando arquivo bem menores que a LZW. BMP (Bitmap) - Qualidade original, sem compactao. Arquivo grande. TIFF (Tagged Image File Format) - Qualidade original, sem compactao ou com compactao reduzida. Arquivo grande. Ideal para imagens fotogrficas que necessitam grandes ampliaes ou excelente qualidade. JPEG ou JPG (Joint Photographic Experts Group) - tima compactao para fotos e degrads, onde a perda de qualidade uq eprovoca passa desapercebida em meio mirade de cores que formam essas imagens. O grau de compactao regulvel. No o formato adequado para imagens de preciso (como logotipos detalhados e brases ou imagens com textos pequenos) devido perda de detalhes.

Formatos de Arquivos
GIF (Graphics Interchange Format) - No apresenta perda de definio, a no ser de cores, por ser limitado a um mximo de 256 delas. Seu sistema de compactao descreve bem reas contguas iguais, o que torna esse formato ideal para desenhos com reas chapadas. Tambm ideal para desenhos onde a preciso de contornos importante. PSD (Photoshop) Imagem grande, qualidade original. Preserva as camadas (layers) e outros elementos adicionados imagem, pelas ferramentas especfica do programa Adobe Photoshop. EPS (Encapsulated Postscript Subset) - Imagem grande, qualidade original. Ideal para enviar para grficas. CDR (Corel Draw) Imagem vetorial gerada em programa Corel Draw.

Obrigado!

professor@elielcruz.com.br @elielkruz

You might also like