You are on page 1of 17

Faculdade Novo Milnio Engenharia Eltrica

FSICA EXPERIMENTAL II

RELATRIO REFRAO

Alunos: Carlos Henrique N. Pereira Thiago Luiz M. Loss Venicio da Rocha Lima

Vila Velha Junho 2010

Relatrio de fsica experimental sobre a refrao da luz.


Equipe: Carlos Henrique N. Pereira Thiago Luiz M. Loss Venicio da Rocha Lima

Disciplina:

Fsica experimental II

Vila Velha Junho 2010

SUMRIO

1. 2. 3. 4. 5. 6.

OBJETIVOS......................................................................................................4 INTRODUO..................................................................................................5 TEORIA.............................................................................................................5 MTODO EXPERIMENTAL............................................................................11 CONCLUSO..................................................................................................17 BIBLIOGRAFIA...............................................................................................17

.1

OBJETIVOS

Determinar e interpretar atravs dos experimentos realizados os conceitos de refrao da luz e as leis que a regem colocando em prtica a teoria estudada em tica. Alm disso, conhecer as caractersticas das lentes estudadas na aula e a caracterstica dos prismas atravs de experincias e medies.

2. INTRODUO
Quando a luz passa de um meio material para outro meio ocorre duas coisas. A primeira que a velocidade da luz muda. A segunda que quando a incidncia no oblqua, a direo de propagao tambm muda. A passagem da luz de um meio para outro damos o nome de refrao.

3. TEORIA
3.1 REFRAO A refrao , de um modo simplificado, a passagem da luz por meios com diferentes ndices de refrao. A refrao modifica a velocidade da luz, mesmo que a direo permanea a mesma (caso a luz incida perpendicularmente superfcie). 3.2 INDICE DE REFRAO ndice de refrao uma relao entre a velocidade da luz em um determinado meio e a velocidade da luz no vcuo (c). Em meios com ndices de refrao mais baixos (prximos a 1) a luz tem velocidade maior (ou seja, prximo a velocidade da luz no vcuo). A relao pode ser descrita pela frmula:

Equao 1

Onde: c a velocidade da luz no vcuo (c = 3 x 108 m/s); v a velocidade da luz no meio; De modo geral, a velocidade da luz nos meios materiais menor que c; e assim, em geral, teremos n > 1. Por extenso, definimos o ndice de refrao do vcuo, que obviamente igual a 1. Portanto, sendo n o ndice de refrao de um meio qualquer, temos: n>1

A velocidade de propagao da luz no ar depende da frequncia da luz, j que o ar um meio material. Porm essa velocidade quase igual a 1 para todas as cores. Ex.: ndice de refrao da luz violeta no ar = 1,0002957 e ndice de refrao da luz vermelha no ar = 1,0002914. Como vimos, as cores, por ordem crescente de frequncias, so: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, ndigo e violeta. A experincia mostra que, em cada meio material, a velocidade diminui com a frequncia, isto , quanto "maior" a frequncia, "menor" a velocidade.

Portanto como

, conclumos que o ndice de refrao aumenta com a

frequncia. Quanto "maior" a frequncia, "maior" o ndice de refrao.

Figura 1

Note como o cano parece partir-se dentro dos copos Em geral, quando a densidade de um meio aumenta, o seu ndice de refrao tambm aumenta. Como variaes de temperatura e presso alteram a densidade, conclumos que essas alteraes tambm alteram o ndice de refrao. No caso dos slidos, essa alterao pequena, mas para os lquidos, as variaes de temperatura so importantes, e no caso dos gases tanto as variaes de temperatura como as de presso devem ser consideradas. A maioria dos ndices de refrao menor que 2; uma exceo o diamante, cujo ndice aproximadamente 2,4. Para a luz amarela emitida pelo sdio, sua frequncia f = 5090.1014Hz e cujo comprimento de onda no vcuo = 589nm.

Essa a luz padro para apresentar os ndices de refrao. Consideremos dois meios "A" e "B", de ndices de refrao nA e nB; se nA > nB, dizemos que "A" mais refringente que "B".

3.3

CONTINUIDADE TICA Consideremos dois meios transparentes A e B e um feixe de luz dirigindo-se

de A para B. Para que haja feixe refratado necessrio que luz ao mudar de meio; dizemos que h continuidade ptica.

Quando nA = nB, no h luz refletida e tambm no h mudana na direo da Quando temos um basto de vidro dentro de um recipiente contendo um lquido com o mesmo ndice de refrao do vidro, a parte do basto que est submersa, no refletindo a luz, fica "invisvel". 3.4 INDICE DE REFRAO RELATIVO Se o ndice de refrao de um meio A nA e o ndice de um meio B nB, definimos:

nAB = ndice de refrao do meio A em relao ao meio B =

nBA = ndice de refrao do meio B em relao ao meio A =

Sendo vA e vB as velocidades da luz nos meios A e B, temos:

Equao 2

3.5 LEIS DA REFRAO Consideremos dois meios transparentes A e B e um feixe estreito de luz monocromtica, que se propaga inicialmente no meio A, dirigindo-se para o meio B. Suponhamos, ainda, que uma parte da luz consiga penetrar no meio B e que a luz tenha velocidades diferentes nos dois meios. Nesse caso, diremos que houve refrao. O raio que apresenta o feixe incidente o raio incidente (i), e o raio que apresenta o feixe refratado o raio refratado (r). 3.6 A PRIMEIRA LEI DA REFRAO.

O raio incidente, o raio refratado e a normal, no ponto de incidncia, esto contidos num mesmo plano. A normal uma reta perpendicular superfcie no ponto de incidncia, A denominado ngulo de incidncia e B, ngulo de refrao. 3.7 A SEGUNDA LEI DA REFRAO

Os senos dos ngulos de incidncia e refrao so diretamente proporcionais s velocidades da onda nos respectivos meios. Ou seja:

Equao 3

Dessa igualdade tiramos:

Equao 4

A Segunda Lei da Refrao foi descoberta experimentalmente pelo holands Willebrord van Royen Snell (1591-1626) e mais tarde deduzida por Ren Descartes, a partir de sua teoria corpuscular da luz. Nos Estados Unidos, ela chamada de Lei de Snell e na Frana, de Lei de Descartes; no Brasil costume cham-la de Lei de Snell-Descartes. Inicialmente a Segunda Lei foi apresentada na forma da equao 4; no entanto, ela e mais fcil de ser aplicada na forma da equao 3. Observando a equao 3, conclumos que, onde o ngulo for menor, o ndice de refrao ser maior. Explicando melhor: se seus senos, ; logo, para , o mesmo ocorre com manter a igualdade da

equao 3, refringente, nB.

. Ou seja, o menor ngulo B ocorre no meio mais

Pelo princpio da reversibilidade, se a luz faz determinado percurso, ela pode fazer o percurso inverso. Assim, se ela faz o percurso XPY, ela pode fazer o percurso YPX. Mas, tanto num caso como no outro, teremos:

Equao 5

Quando teremos

incidncia

for

normal,

no

haver

desvio

, e, portanto,

, de modo que

a Segunda Lei tambm vlida nesse caso, na forma da equao 3:

3.8

CASO DE ANGULOS PEQUENOS Na tabela seguinte, apresentamos alguns ngulos "pequenos" expressos em

graus e radianos, com o respectivo valor do seno e da tangente: Observando esta tabela, percebemos que, para um ngulo , at aproximadamente 10 temos:

ngulo em graus 0 2 4 6 8 10

ngulo em radianos 0 0,035 0,070 0,105 0,140 0,174

Seno 0 0,035 0,070 0,104 0,139 0,174

Tangente 0 0,035 0,070 0,105 0,140 0,176

Tabela 1

10

Quando est expresso em radianos. Assim, para ngulos pequenos, a Segunda Lei da Refrao pode ser escrita:

Para ngulos em radianos e em graus (devido ao fator de converso entre radianos e graus ser o mesmo para todos os ngulos - 180/PI).

4. MTODO EXPERIMENTAL 4.1

MATERIAIS UTILIZADOS

Para serem realizadas as experincias sobre refrao foram utilizados os seguintes materiais descritos abaixo: Banco tico Jacob. Diafragma, de fixao magntica, de uma ranhura. Diafragma, de fixao magntica, de trs ranhuras. Cinco perfis diptricos, de fixao magntica, em forma de meio circulo, plano-convexo, biconvexo, plano-cncavo e bicncavo. Prisma de 60. Prisma de 90. Calculadora.

4.2

PROCEDIMENTO

4.2.1 REFRAO

11

Na primeira parte da experincia foi fixado a lente de meio - circulo como mostra a figura abaixo:

Figura 2

Logo aps foi girado o disco em ngulos de 10 50 no ngulo de incidncia do raio (i) e medido o ngulo do raio refratado (r) e foi preenchido a tabela abaixo:

i 10 20 30 40 50

sen i 0,173 0,342 0,5 0,642 0,766

R 6 13 19 25 30

sen i 0,104 0,225 0,325 0,422 0,5


Tabela 2

sen (i) / sen (r) 1,66 1,52 1,53 1,52 1,53

Logo podemos perceber pelos resultados obtido que a relao sen (i) / sen (r) constante para a lente usada comprovando assim a segunda lei da refrao.

4.2.2 LENTES ESFRICAS

Nesta parte da experincia, com o auxilio do diafragma de 3 ranhuras foi utilizado os cinco perfis diptricos, analisando se eram convergentes ou divergentes dos mesmos. Abaixo as fotos dos perfis:

12

Figura 3: lente plano-convexa

Figura 4: lente plano-cncava

13

Figura 5: lente biconvexa

Figura 6: lente bicncava

14

Figura 7: lente meio - circulo.

Foi observado que quando o raio de luz passa sobre o eixo tico ele no sofre desvio. Na outra parte desta experincia foi colocado a lente biconvexa e no comeo do disco e com o auxilio da rgua foi determinado o ponto focal da mesma. O ponto focal encontrado foi aproximadamente de 130 mm.

Figura 8: lente biconvexa (ponto focal).

15

4.2.3 RELAO ENTRE OBJETO, LENTE CONVERGENTE E IMAGEM.

Utilizando uma lente de 8 dioptrias e um anteparo milimetrado, e uma lente com um F desenhado de aproximadamente 10 mm foi montado sobre o barramento do banco de Jacob com a seguinte disposio:

Figura 9

E assim foi preenchida a seguinte tabela com as medidas encontradas:

Objeto N 1 2 3 4

Objeto Pn (mm) 330 250 187 150

Objeto o (mm) 10 10 10 10

Imagem Pn (mm) 200 250 386 694

Imagem I (mm) 6,0 10,5 21,5 47

Ampliao A=I/o 0,6 1,05 2,15 4,7

Coluna x Pn / Pn 0,606 1 2,06 4,63

Tabela 3 (Relao de ampliao de imagem usando lente convergente).

Assim pelos valores obtidos podemos comprovar na prtica a relao de ampliao da imagem em que a = i/o = Pn/Pn.

16

5. CONCLUSO
Podemos ver e comprovar atravs dos experimentos citados como o comportamentos da luz refratada atravs das leis da refrao. Tambm atravs da experincia foi possvel observar que a onda refratada sempre esta em fase com a onda incidente. Assim tambm se observou que quando um feixe de luz se propaga passando de um meio para outro, ela sofrera uma mudana de velocidade e propagao.
.

6. REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS
- Fundamentos de fsica. Volume quatro (Halliday, Resnick, Walker). - WWW.WIKIPEDIA.COM - WWW.FISICA.NET

17

You might also like