You are on page 1of 3

Concreto Ensaios no destrutivos Iinspeo e diagnstico do desempenho de estruturas exostentes de concreto armado: Resistncia compresso de testemunhos extrados da prpria

ia estrutura. Ensaios destrutivos que danificam ou comprometem o desempenho estrutural. Ensaios no destrutivos: Modernizao dos mtodos Aumento da preciso de anlise. Vantagens: - Proporcionam pouco ou nenhum dano estrutura, - So aplicados com a estrutura em uso, - Permitem que problemas possam ser detectados em estgio ainda inicial. Exemplos: 1. Resistncia penetrao: - Penetrmetro Windsor - Dispositivo que dispara um pino contra o concreto. - O comprimento do pino que fica exposto uma medida da resistncia penetrao do concreto, e pode ser relacionada com sua resistncia compresso. 2. Mtodo da maturidade: - Estimativa da resistncia do concreto, a partir do seu histrico de tempo e temperatura. - Clculo do tempo necessrio para que elementos estruturais possam ser desmoldados ou protendidos. 3. Ultrassom: - Determinao da velocidade de propagao de ondas longitudinais atravs do concreto. - Verificao da homogeneidade do concreto, detectando eventuais falhas de concretagem, fissuras, etc. - Monitoramento de variaes no concreto ao longo do tempo, decorrentes de agressividade do meio. 4. Esclerometria (NBR 7584): - Dureza superficial do concreto - Mede o retorno de uma fora no regime elstico aps seu impacto com a superfcie do concreto. - Simples, barato, com danos praticamente nulos ao material. - Resultado com pouca preciso, j que depende de muitas variveis: Uniformidade da superfcie, Condio de umidade, Carbonatao superficial, Rigidez do elemento estrutural, etc.

ESCLEROMETRIA Procedimento de ensaio (NBR 7584) 1. Recomendaes Evitar leituras a distncia < 5 cm das arestas; Efetuar no mnimo 9 leituras em cada rea; No realizar mais de 1 impacto no mesmo ponto; Usar distncia mnima entre impactos de 3 cm. Nunca fazer ensaio em peas com menos de 14 dias. Ideal mnimo 28 dias. 2. Preparo da superfcie As superfcies de concreto devem ser secas e limpas e preferencialmente planas. Superfcies irregulares no fornecem resultados homogneos. Superfcies midas devem ser evitadas. 3. Aferio do esclermetro O esclermetro deve ser aferido antes de sua utilizao ou a cada 300 impactos realizados. Para aferio utiliza-se uma bigorna especial de ao. A cada inspeo devero ser feitos pelo menos 10 impactos na bigorna e eles devem fornecer ndices escleromtricos prximos de 80. 4. Fator de correo O fator de correo do ndice escleromtrico obtido pela equao: FC = 80 (ou valor fornecido pelo fabricante) / mdia dos valores dos impactos na bigorna de ao 5. Posio do Esclermetro Vertical pra cima, vertical pra baixo ou horizontal. 6. Clculo: IE (ndice escleromtrico mdio) Calcular a mdia aritmtica dos valores obtidos no ensaio (Mdia I). Desprezar todo ndice individual que esteja afastado em mais de 10% do valor mdio obtido. Calcular a mdia novamente com os valores restantes (Mdia II). Calcular o ndice escleromtrico corrigido (Mdia II x FC) Entrar na Tabela de Esclerometria e determinar a resistncia da pea ensaiada (se no houver o nmero exato na tabela, fazer uma regra de trs).

Ensaio de Esclerometria NBR 7584

You might also like