You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CINCIAS TECNOLGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

Disciplina: Filosofia - PHI Professora: Marilene Gerent Turma: A Acadmica: Roselis Roesner. Data: 14 Maro de 2011 Resumo do Texto O que Filosofia? de Selvino Jos Assmann.

O que Filosofia?
Segundo Assmann no seu sentido mais comum, o substantivo filosofia ou o verbo filosofar est relacionado com pensamento ou com o ato de pensar. H tambm um sentido menos comum, em que filosofar significa saber viver, ou ainda saber viver com sabedoria, de acordo com uma doutrina ou Filosofia. Por exemplo, sabedorias diferentes daquela ocidental. Pode se falar dos sbios orientais Confcio e Lao Ts (China), Buda (ndia) e Zaratustra (Prsia), cujas doutrinas esto vinculadas religio, no caracterizadas por exclusiva racionalidade. Existe, um sentido mais especfico e exato de filosofar: procurar e/ou encontrar a verdade atravs de uma atividade racional. A busca e o encontro da verdade ocorrem, porque precisamos e desejamos sab-la. No entanto nem todas as perguntas e respostas, so filosficas. No filosfico saber que dia hoje?, mas filosfico perguntar o que o tempo?. Sabemos que nem todos esto acostumados a faz-las e nem todos achamos que sejam perguntas importantes.

A atitude filosfica
Podemos dizer que filosofar ter uma atitude filosfica. Mas nem todos tm esta atitude. Filsofo quem no se contenta com as coisas bvias. quem toma distncia em relao ao que acontece, para entender melhor o que acontece. O antroplogo Darcy Ribeiro (1922-1997) dizia que pensar questionar o bvio.

Assim, o filsofo parece desligado da realidade, distrado ou aparentemente alheio aos problemas concretos da vida. Em geral a atitude filosfica se confunde com atitude critica que no deve ser confundida com falar mal. Pois se refere capacidade de perceber melhor o que se est querendo conhecer, para ento perceber se isso pode ser um bem ou um mal. O filsofo inimigo mortal de qualquer fanatismo ou dogmatismo. A histria do antigo sbio grego Tales que, ao olhar para o cu a fim de entender o movimento das estrelas, acabou caindo num poo, um exemplo da viso depreciativa da filosofia. A atividade filosfica tem muita importncia histrica e terica. Facilmente podemos perceber que s povos com muita importncia histrica apresentam grandes pensadores. E s existem grandes pensadores em momentos histricos importantes na vida de um povo. O fato de haver grandes pensadores na Itlia precisamente na Renascena, ou o fato de haver grandes filsofos na Inglaterra e na Frana dos sculos XVII e XVIII, so exemplos disso. Pode-se dizer que todo filsofo um porta-voz consciente de um povo, e nunca apenas um gnio tomado isoladamente. O filsofo interpreta a realidade em que vive, pondo em conceito esta realidade e sempre buscando desvendar os porqus das coisas. Nenhum pensador se tornou importante deixando de se preocupar com a prpria situao, com as razes do que acontece. Filosofar refletir. Falando de reflexo lembramos o espelho, onde a gente se reflete. Refletir tomar o prprio eu como objeto de compreenso. Sujeito quem capaz de ser objeto de si mesmo. isso que nos distingue dos animais, que so incapazes de se verem como objeto. Por isso somos capazes de rir de ns mesmos. De toda forma quem gosta de uma vida tranqila, fica longe de Filosofia. J quem quer alcanar maior profundidade, vai precisar dela mesmo que ela lhe traga incertezas e intranqilidade. Talvez se deva afirmar que filsofo quem assume correr o risco de viver mais inseguro, ter cada vez mais perguntas, e no respostas. A filosofia estabeleceu-se com o saber lgico, rigoroso, relacionando as afirmaes entre si, superando o senso comum.

Especificidade do conhecimento filosfico


A pensadora brasileira Marilena Chau nos serve de apoio para as observaes feitas a seguir. Podemos afirmar que a Filosofia se apresenta com quatro definies gerais: Viso de mundo um conjunto de idias, de valores e de hbitos prticos de um povo, que fazem com que se defina como que uma identidade de um povo. No conveniente confundir essa definio de Filosofia com cultura. Sabedoria de vida, ou filosofia de vida onde provavelmente incluiramos como filosofias o Budismo, o Cristianismo, e no conseguiramos distinguir entre Filosofia de religio. Esforo racional, sistemtico, rigoroso, para conceber o Universo como uma totalidade ordenada e dotada de um sentido. Esta definio corresponde melhor com a histria da Filosofia. Conseguimos ento perceber a diferena entre Religio e Filosofia. Fundamentao terica e crtica dos conhecimentos e das prticas, assim a Filosofia admitida preocupando-se

costumeiramente com os princpios do conhecimento, com a origem, a forma e os contedos dos valores ticos, polticos e estticos. Assim a Filosofia reflexo, crtica, e analise. Costuma se disser que as cincias humanas estudam o como, enquanto a Filosofia estuda o por que e o que , os conceitos.

Os gregos inventam a Filosofia


A Filosofia essa forma de conhecimento sistemtico, tem uma histria de mais de dois mil anos. Nasceu na Grcia Antiga, tornando-se uma das principais marcas da civilizao ocidental. Os gregos desde os primrdios (por volta de 1500 a.C. com a civilizao micnica) se concentravam nas costas do mediterrneo em pequenas e distintas naes, que mais tarde constituram cidades independentes e rivais entre si. Mesmo

assim, criou-se uma comunidade de lngua e de religio, e por conseqncia constituiu-se um povo. Entre as cidades-estado, consolidam-se Esparta e Atenas (sculos VI e V a.C). Atenas criou a democracia direta, e neste contexto surgem as artes, as tragdias e as comdias. em Atenas que se consolida a Filosofia, e onde os filsofos Anaxgoras e Demcrito lecionaram. Depois deles vm os trs maiores filsofos gregos: Scrates, Plato e Aristteles. Aristteles (384 a.C. 322 a.C.), fundador do Liceu e professor de Alexandre Magno, imperador que confirmou o fim da autonomia das cidades-estado, passando a existir a idia de imprio. O imperador Alexandre contribui para que a cultura grega se expanda para o Oriente Mdio. A Filosofia grega no morre, mas continua em Roma e depois floresce em toda a Europa, a partir do casamento feito entre a racionalidade grega e a nova religio, o Cristianismo. Esta unio tornou-se a base da Idade Mdia e a base da prpria tradio moderna. Podemos dizer que a Filosofia filha da Grcia e que o Ocidente tem l seu bero. A histria da Filosofia na Grcia tem trs fases: O perodo pr-socrtico ou cosmolgico, em que o foco da filosofia a origem do mundo e as causas das transformaes da natureza; O perodo socrtico ou antropolgico, em que o objeto de estudo passa a ser o homem, sua vida poltica e moral e a capacidade de conhecer as coisas; E por ltimo o perodo helenstico ou greco-romano, sc. III a.C at o sc. II d.C., quando tem incio a consolidao da supremacia da viso crist, e com Santo Agostinho deixa-se de acreditar em solues mais coletivas para a vida humana e comea-se a introduzir uma Soluo mais individual.

O sentido da Filosofia
A palavra filosofia originalmente grega: philos (Amigos) + sophia (sabedoria). A concepo da filosofia como procura amorosa da verdade, procura da compreenso da realidade, pode ser atribuda a Scrates. A busca da verdade est vinculada aposta e ao desejo de organizar a vida individual e social de maneira mais objetiva, slida e permanente. E isso se faz fundamentando a verdade na razo, e no em alguma crena ou alguma opinio interessada ou interesseira. A Filosofia um esforo para se resolver de maneira nova os problemas enfrentados na vida em sociedade. Hegel escreve no sc. XIX que os gregos inventaram a Filosofia por terem sido o primeiro povo que, ao tentar resolver seus problemas, o fez como se estivesse resolvendo os problemas de todos os seres humanos de todos os tempos. A filosofia a raiz da idia moderna da cincia, que tambm se apresenta como neutra, objetiva e universal. Na Antiguidade e na Idade Mdia os conceitos de Cincia e Filosofia praticamente se equivalem sendo que ambas se baseiam na razo. S na modernidade que se estabelece uma distino mais clara entre Cincia e Filosofia. A Filosofia mantm como sua caracterstica a pretenso de conhecer o todo como tal, enquanto a Cincia nasce e se consolida como o conhecimento da realidade a partir do estudo das partes. Ao definir a filosofia ao contrario do que acontecer normalmente com cada uma das cincias naturais ou humanas, percebe-se que praticamente para cada filosofo ou doutrina filosfica existe uma definio. Esta pluralidade de definies, no s serve para suscitar em ns uma insegurana ou perplexidade, mas tambm nos convida a sermos mais crticos com qualquer doutrina ou verdade que nos for apresentada. Assim ns nos tornaremos mais racionais e perceberemos melhor o alcance e os limites da prpria razo. A Filosofia, por um lado, uma atitude diante dos acontecimentos e diante da vida como um todo, por outro tambm um campo do saber humano, ao lado das cincias, sociais ou naturais, da tecnologia, da teologia, da teologia, da mitologia, do senso comum.

You might also like