You are on page 1of 2

Cincias

MISTURAS E SOLUES
1. MISTURAS
a reunio de duas ou mais substncias diferentes, mantendo cada uma delas as suas propriedades. Nas misturas, as molculas apenas ficam umas ao lado das outras. A mistura pode ser homognea ou heterognea. Homogneas: aquela que no podemos distinguir as partes misturadas. Exemplo: gua e acar. Heterogneas: aquela que distinguimos as partes misturadas. Exemplo: gua com talco.
Misturas homogneas e heterogneas gua com ucar gua com talco

Ventilao: usada para separar slidos menos densos que outros, com jatos de ar.

2. SOLUES
A mistura homognea de duas ou mais substncias pode ser chamada de soluo. A soluo um sistema formado por solvente e soluto.

Separao de misturas
Dependendo da forma como ocorre a mistura, apropriado utilizar determinados processos de separao. Os processos mais comuns so: catao, peneirao, ventilao, decantao, evaporao, flotao, filtrao, destilao, fuso fracionada, centrifugao. Catao: consiste em separar com a mo ou com a pina os componentes da mistura heterognea.

Decantao: um mtodo eficiente para separar slido misturado a um lquido. O slido, por ser mais denso, tende, depois de certo tempo, a decantar no fundo do recipiente.

Peneirao: consiste em usar uma peneira para separar slidos de volume menor dos maiores, ou slido em suspenso em lquido.

Evaporao: utilizada numa mistura de lquido e slido em que se deixa o lquido evaporar. o processo utilizado nas salinas para se retirar o sal da gua do mar.

Editora Exato

26

Cincias
Vapor de ebulio baixo Bandeja separa lquido de vapor condensado Vapor de ponto de ebulio alto Petrleo cru Gases Gasolina condensada leo diesel leo lubrificante Parafina slida Betume Esquema da destilao fracionada do petrleo cru.

Flotao: Separao de mistura de slidos com densidades diferentes e lquido.

Fuso fracionada: Processo que se baseia no fato de as substncias terem diferentes pontos de fuso. Centrifugao: Processo para separar materiais de densidades diferentes. A mistura colocada num aparelho chamado centrifugador, que imprime um movimento de rotao rpida, empurrando o mais denso para o fundo.

Impurezas leves gua Feijo

Filtrao: Processos para separar slidos de lquidos.

Filtro de barro Vela


1 2

Num laboratrio de anlises clnicas, a centrfuga separa os componentes do sangue.

EXERCCIOS
O que mistura? D exemplos. Qual a diferena entre uma mistura homognea e uma heterognea? Quais so os principais processos de separao de misturas? O que soluo?

Destilao: Processo que se baseia no fato de as substncias terem diferentes pontos de ebulio.

Editora Exato

27

You might also like