You are on page 1of 7

Aula Exclusivamente Online - Direito Constitucional - Licnia Rossi - RQ - Parte 01 CONSIDERAES GERAIS SMULA VINCULANTE N 26 Para efeito de progresso

o de regim no cumprimento de pena por crime hediondo, ou equiparado, o juzo da execuo observar a inconstitucionalidade do ART. 2 DA LEI N. 8.072, DE 25 DE JULHO DE 1990, sem prejuzo de avaliar se o condenado preenche, ou no os requisitos objetivos e subjetivos do benefcio, podendo determinar para tal fim, de modo fundamentado, a realizao de exame criminolgico.

Direitos individuais Art. 5, X da C.F. so inviolveis a Intimidade, a Vida privada, a Honra, e a Imagem das pessoas. (HIVI). Direito a Imagem Smula Vinculante N 11: S licito o uso de algemas em caso de resistncia e de fundado receio de fuga ou de perigo integridade fsica prpria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da priso ou do ato processual a que se refere, sem prejuzo da responsabilidade civil do estado.

Direitos Sociais Art. 6 da C.F. So direitos sociais: a

Educao, a Sade, o

Trabalho, a Alimentao, o Lazer, a Assistncia aos desamparados, a Moradia, a Segurana, a Previdncia social, Infncia, e Proteo
maternidade. (ESTA LAMS PIP). OBS: Os direitos sociais so direitos fundamentais de segunda dimenso. So conhecidos como direitos prestacionais ou direitos de promoo por que exigem uma postura ativa do Estado na sua realizao mediante a implementao de polticas publicas, visando a reduo de desigualdades sociais. Teoria da Reserva do Possvel: Atua como limite para que ocorra esses direitos prestacionais. Ideia do Mnimo Existencial: O Estado deve garantir para o individuo o mnimo que ele precisa para ter uma vida digna. Esta relacionado com a ideia de DIGNIDADE HUMANA. Vedao ao Retrocesso: Proibio ao retrocesso, a ideia de que tem sempre que ter uma caminhada para se ter mais e mais direitos sociais assegurados, no retroceder mas sim dar um passo alm.

Art. 7 da C.F. So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social. I relao de emprego protegida contra despedida arbitrria ou sem justa causa nos termos de lei complementar, que prever indenizao compensatria dentre outros direitos;

II seguro desemprego, em caso de desemprego involuntrio; III fundo de garantia por tempo de servio; VI irredutibilidade do salrio salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo; VII garantia de salrio, nunca inferior ao mnimo para os que percebem remunerao varivel; Priso Civl por Dvida, salvo a do Depositrio Infiel SMULA VINCULANTE N 25 ILCITA A PRISO CIVIL DE DEPOSITRIO INFIEL, QUALQUER QUE SEJA A MODALIDADE DO DEPOSITRIO.

Aula Exclusivamente Online - Direito Constitucional - Licnia Rossi - RQ Parte 02 Brasileiros Natos e Naturalizados Art. 12, I, a IUS SOLIS (territorialidade): Nascer em territrio brasileiro ainda que de pais estrangeiros desde que esses pais no estejam a servio do seu pas. Art. 12, I, b IUS SANGUINIS + Critrio Funcional: Aqui o indivduo vai nascer fora do pas no estrangeiro de pai brasileiro ou me brasileira, portanto preservando sangue desde que o pai ou a me estejam no exterior a servio do Brasil. Art. 12, I, c Sangue (ser filho de pai ou me brasileira) + Registro Se o registro no for feito: Sangue + Critrio Residencial (Pois o indivduo vem a morar no Brasil) + Opo Confirmativa (pode ser confirmada em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira). OBS: De fato h o carter personalssimo desta manifestao de vontade. Admite-se a nacionalidade provisria at os 18 anos, quando ento a opo confirmativa passa a ser CONDIO SUSPENSIVA DA NACIONALIDADE enquanto no for manifestada (STF, RE 418.096). Art. 12 4 Ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que: I tiver cancelada a sua naturalizao, por sentena judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional; II adquirir outra nacionalidade salvo nos casos; a) de reconhecimento de nacionalidade originaria pela lei estrangeira; b) de imposio de naturalizao, pela norma estrangeira ao brasileiro residente em estrado estrangeiro, como condio para permanncia em seu territrio ou para o exerccio de direitos civis;

Cargos Privativos de Brasileiros Natos 1. Presidente e Vice Presidente da Repblica 2. Presidente da Cmara dos Deputados 3. Presidente do Senado Federal 4. Ministro do Supremo Tribunal Federal 5. Carreira Diplomtica 6. Oficial das Foras Armadas 7. Ministro de Estado rgo Superior de Consulta do Presidente da Repblica - Conselho da Repblica (Art. 89, VII da C.F.) Alguns assentos so privativos de brasileiros natos; Seis assentos do Conselho da Republica devem ser preenchidos por brasileiros natos; 2 escolhidos pelo Presidente da Repblica 2 pela Cmara 2 pelo Senado Mandato de 3 (trs) anos vedada a reconduo; Idade superior a 35 (trinta e cinco) anos.

Extradio No possvel a extradio de brasileiro nato, s a do naturalizado no caso de cometimento de crime comum antes da naturalizao ou por comprovado envolvimento com trfico de drogas, cometidos antes ou depois da naturalizao (ART 5, LI da C.F.). ART. 222 da C.F. Propriedade de emprese jornalstica de radio e difuso sonora de sons e imagens, s pode ser daquele que naturalizado a mais de 10 anos.

Direitos Polticos Analfabeto Voto facultativo Capacidade Eleitoral Ativa Alistabilidade Inelegvel No possui capacidade eleitoral passiva, pode votar mas no pode ser votado. Art. 14 1 da C.F. Voto Obrigatrio Para os maiores de 18 anos Voto Facultativo

Analfabetos; Maiores de 70 (setenta) anos; Maiores de 16 (dezesseis) e menores de 18 (dezoito) anos. ART. 144 - SO INELEGVEIS OS INALISTVEIS E OS ANALFABETOS. ART. 15 da C.F VEDADA A CASSAO de direitos polticos, cuja PERDA OU SUSPENSO s se dar nos casos de: I- Cancelamento da naturalizao por sentena transitada em julgado; (perda) II- Incapacidade civil absoluta; (suspenso) III- Condenao criminal transitada em julgado enquanto durarem seus efeitos; (suspenso) IV- Recusa de cumprir obrigao a todos imposta ou prestao alternativa, nos termos do art. 5, VIII; (divergncia para alguns autores hiptese de perda e para outros hiptese de suspenso) V- Improbidade administrativa nos termos do art. 37, 4. (suspenso)

Art. 14. A soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: 2 - No podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o perodo do servio militar obrigatrio, os conscritos. (Eles so os inalistveis e tambm os inelegveis) 3 - So condies de elegibilidade, na forma da lei: I - a nacionalidade brasileira; II - o pleno exerccio dos direitos polticos; III - o alistamento eleitoral; IV - o domiclio eleitoral na circunscrio; V - a filiao partidria; Regulamento VI - a idade mnima de: a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da Repblica e Senador; b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal; c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz; d) dezoito anos para Vereador. 6 - Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos at seis meses antes do pleito. (instituto da desincompatibilizao)

7 - So inelegveis, no territrio de jurisdio do titular, o cnjuge e os parentes consangneos ou afins, at o segundo grau ou por adoo, do Presidente da Repblica, de Governador de Estado ou Territrio, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substitudo dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se j titular de mandato eletivo e candidato reeleio. (O pargrafo 7 cuida da inelegibilidade reflexa) SMULA VINCULANTE N 18 A DISSOLUO DA SOCIEDADE OU DO VNCULO CONJUGAL, NO CURSO DO MANDATO, NO AFAASTA A INELEGIBILIDADE PREVISTA NO 7 DO ARTIGO 15 DA CONSTITUIO FEDERAL. 8 - O militar alistvel elegvel, atendidas as seguintes condies: I - se contar menos de dez anos de servio, dever afastar-se da atividade; II - se contar mais de dez anos de servio, ser agregado pela autoridade superior e, se eleito, passar automaticamente, no ato da diplomao, para a inatividade. Consccritos (conscrito adj. Recrutado; Alistato. trata-se daquela pessoa que j foi recrutada; alistado no servio militar obrigatrio.) Durante o servio militar obrigatrio INALISTVEL INELEGVEL Militar ELEGVEL ALISTVEL Se tiver menos de 10 anos vai ter q se afastar da atividade Se ele tiver mais de 10 anos ele vai ser agregado pela autoridade superior e se eleito passa automaticamente no ato da diplomao para a inatividade. 9 Lei complementar estabelecer outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessao, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exerccio de mandato considerada vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleies contra a influncia do poder econmico ou o abuso do exerccio de funo, cargo ou emprego na administrao direta ou indireta. (Redao dada pela Emenda Constitucional de Reviso n 4, de 1994) OBS: Como lei complementar que fixa outras hipteses de inelegibilidade temos a lei da ficha limpa declarada constitucional pelo STF e tem pertinncia com o artigo 14 9 da C.F. (AO DECLARATRIA DE CONSTITUCIONALIDADE 29, A.D.C 30, A.D.I 4578) 10 - O MANDATO eletivo poder ser impugnado ante a JUSTIA ELEITORAL no prazo de QUINZE DIAS contados da DIPLOMAO, instruda a ao com PROVAS DE ABUSO DO PODER ECONMICO, CORRUPO OU FRAUDE. 11 - A ao de impugnao de mandato tramitar em segredo de justia, respondendo o autor, na forma da lei, se temerria ou de manifesta m-f.

Art. 17. livre a criao, fuso, incorporao e extino de partidos polticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrtico, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos: Regulamento I - carter nacional; II - proibio de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou de subordinao a estes; III - prestao de contas Justia Eleitoral; IV - funcionamento parlamentar de acordo com a lei. 1 assegurada aos partidos polticos autonomia para definir sua estrutura interna, organizao e funcionamento e para adotar os critrios de escolha e o regime de suas coligaes eleitorais, sem obrigatoriedade de vinculao entre as candidaturas em mbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidria. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 52, de 2006) 2 - Os partidos polticos, aps adquirirem personalidade jurdica, na forma da lei civil, registraro seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral. 3 - Os partidos polticos tm direito a recursos do fundo partidrio e acesso gratuito ao rdio e televiso, na forma da lei. 4 - vedada a utilizao pelos partidos polticos de organizao paramilitar.

Art. 85. So crimes de responsabilidade os atos do Presidente da Repblica que atentem contra a Constituio Federal e, especialmente, contra: I - a existncia da Unio; II - o livre exerccio do Poder Legislativo, do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico e dos Poderes constitucionais das unidades da Federao; III - o exerccio dos direitos polticos, individuais e sociais; IV - a segurana interna do Pas; V - a probidade na administrao; VI - a lei oramentria; VII - o cumprimento das leis e das decises judiciais. Pargrafo nico. Esses crimes sero definidos em lei especial, que estabelecer as normas de processo e julgamento. PRESIDENTE DA REPBLICA Se cometer crime COMUM vai ser julgado pelo STF Se cometer crime de RESPONSABILIDADE vai ser julgado pelo Senado Federal Requisito de admissibilidade /3 dos membros da Cmara dos Deputados tanto no cometimento do crime COMUM como no de RESPONSABILIDADE.

OBS: Incube ao PODER EXECUTIVO 3 (trs) funes: a de propriamente executiva; a de coparticipao legislativa; e a de regulamentar ou regulamentadora. Chefe de Estado representao internacional Chefe de Governo exerccio da poltica interna; Chefe da Administrao. Atipicamente o CHEFE DO EXECUTIVO pode exercer funo legislativa. Ex Art. 62 da C.F; Art. 84, III, IV, V, XXVI Art. 62. Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: III - iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos nesta Constituio; IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo; V - vetar projetos de lei, total ou parcialmente; XXVI - editar medidas provisrias com fora de lei, nos termos do art. 62;

You might also like