You are on page 1of 37

Ilustrao: Passado, Presente e Perspectiva de Futuro

Recomendaes
Em caso de impresso d preferencia para realiz-las a laser, pelo motivo de se obter uma melhor qualidade de imagem nas ilustraes, caso queira resultados ainda melhores, poder imprimir em papel coche de 75gr at 80 para no ficar muito grosso e de dificil manuseio. Em caso de emprstimos, sempre empreste a impresso comum, a no ser que tenha a certeza que receber de volta seu livro impresso. Sempre que surgir alguma novidade estaremos postando novos livros e/ou informaes de utilidade, tanto para profissionais como estudantes e afins da rea atravs deste sistema digital mesmo. Leiam tambm livros de idias de desenho, luz e sombra, tambm so muito teis e funcionam como tutoriais encontrados na internet e em muitas vezes at mesmo so melhores, costumo cham-los de auto ajuda, mas tenham a certeza de que aprendero muito com eles tambm.

Agradecimentos
Agradeo a Deus e meus pais pela oportunidade de cursar a faculdade, aos professores que puderam me ajudar no perodo de formao, e em especial aos profissionais da rea que me informaram e passaram-me idias do modo como o mercado de trabalho do ilustrador publicitrio funciona, agradeo as agncias de publicidade por permitirem conversar com diretores de criao e vice-presidentes de criao, ento este um agradecimento a abertura oferecida pelos profissionais e claro pelo comportamento como empresa.

Expectativas
ste livro de verificar Ereduzir asser mais pelocunho experimental, paraconseguise haver procura assunto, bem como se remos discusses encontradas em blogs, os quais fo-

ram grandes responsveis pela criao deste livro no modo de projedo de concluso de curso, gerando resultados positivos, ou seja, procura pelo assunto e leituras, a principal inteno gerar outro livro esclarecendo melhor o mercado publicitrio e, principalmente aprofundar mais sobre a histria da profisso, cumprindo ainda mais o objetivo deste livro tambm que gerar informao referente a profisso do ilustrador, bem como a inteno tambm conseguir explicar melhor como o dia a dia deste profissional no presente, estas informaes estaro presentes no volume 2, o qual ser muito provavelmente o primeiro volume mais restrito, isto , realizado em parceria com alguma editora, mas pretendo liberar artigos gratuitos, pois informao algo para ser livre de lucratividade.

Sumrio

Introduo..............................................................6 1. Dificuldades de Mercado...................................8 2. Histria da Profisso.......................................13 3. Atualidade da Profisso...................................17 4. Futuro da Ilustrao.........................................21 5. Ilustrao, Cartum e Charge...........................24 6. Dicas Profissionais..........................................27 7. Programas.......................................................30 8. Tcnicas de Criatividade.................................33 9. Concluso........................................................35

Introduo:
lustrar, como ser que tudo comeou? Ser que sempre foi assim tudo digital? E colorido? Quem ou que povos foram os precursores da profisso no Brasil? Essas perguntas sero respondidas no decorrer deste projeto, onde apresenta-se um livro que explica a histria da profisso, como est hoje e oferece uma perspectiva de futuro, melhor explicando, nos prximos 15 anos, entretanto, tendo como foco principal como chegou ao Brasil tal profisso e suas melhorias no mercado. Tambm procura explicar as diferenas entre ilustrao e cartoon, qual a diferena entre os profissionais que executam tais profisses. Como se trata de um livro que mistura histria, atualidade e projeta um futuro tambm ser explicado como os profissionais trabalhavam, como entravam para o mercado, os tipos de clientes para os quais trabalhavam no perodo, tambm explica como o mercado de trabalho para estes profissionais se encontra hoje, as dificuldades que os candidatos a tais vagas podem esperar, bem como juntando o passado com o presente pode-se ter uma base de o que pode se esperar no futuro sobre este ramo de atuao, evidentemente que este projeto tambm levar em considerao o que profissionais da rea tambm consideram sobre o que enfrentaro no futuro. Este trabalho tem por objetivo esclarecer o que significa ser um ilustrador e mostrar como surgiu a profisso, como eram os temos passados, como hoje e dar uma aluso de como ser no futuro essa profisso, mas futuro quanto? Como? No futuro que veremos aqui ser daqui dez ou vinte anos por exemplo, mas vale lembrar que mais a ttulo de hiptese, pois prever o futuro com tanta exatido quase impossvel, mas ser mostrado o que os profissionais e interessados da rea podero esperar. Toda profisso tem uma histria, bem como todas tem como dar uma idia de futuro analisando como estamos hoje e fazendo alguns estudos possvel chegar a uma concluso, agora uma profisso que vive hoje de tecnologia e a cada dia vem se atualizando, pode parecer difcil dar uma noo de como podemos ficar, tudo depende do hoje e do ontem (presente e passado). Este trabalho tratar de softwares e seus avanos suas possibilidades e o que mais os designers podem querer em termos de facilitaes pelos plugins dos mesmos, isto , entraremos na parte de tecnologia e interface grfica.

O que os profissionais da rea de ilustrao pensam tambm ser levado em considerao, por exemplo termos como, preocupaes dos mesmos com o futuro, com o presente e a fuso de ambos os tempos, bem como em quais nichos de comunicao costumam expressar seus anseios e receios do mercado e at mesmo se h com o que se preocupar, pois algumas vezes o progresso ajuda tanto que nem se tem grandes pensamentos ou medos do mercado dar uma reviravolta, pois pode haver estabilidades em alguns casos to fortes que apenas uma crise de mercado com fortes consequncias de impacto podem interferir na profisso.

1 Dificuldades de Mercado

O dificil mercado de trabalho publicitrio


a Ilustrao Publicitria no basta apenas saber desenhar ou mesmo desenhar desde pequeno, na verdade quem estiver com esta idia est muito enganado. Em verdade as ilustraes so desenhos que impressionam, ricos em detalhes, como luzes e sombras, bons contrastes e sempre zelando por passar a realidade para o papel, pois isso fundamental, sendo estes elementos os principais para um bom trabalho, alem de desenhar bem, claro. O realismo de um desenho, isto , quanto mais prximo de uma fotografia um desenho esteja, maior ser seu valor no mercado, bem como aceitao do mesmo, quando dizemos fotogrfico, entendam em termos de qualidade da representao, tendo que pode-se criar em forma de cartoon, com perspectiva, estes itens so muito utilizados na ilustrao, tendo que um profissional com vrias atribuies, mas a qualidade e nitidez tem de ser bem realista de acordo com iluminao e sombras. H possibilidades de ser um bom ilustrador com trabalhos apenas manuais digitalizados, quando no se tem grandes conhecimentos e praticidade com softwares, as tcnicas de desenho e colorizao manuais podem ser muito exploradas e em muitos casos h possibilidades de se ter um trabalho com detalhes bem prximos dos realizados em computador. Muitas vezes os profissionais pensam que a rea quem dificulta, isto , que a profisso que complicada para se conseguir um emprego ou mesmo freelancers legais, de empresas, digamos maiores, quando na verdade a dificuldade existe quando no se tem a qualificao necessria para o tipo de trabalho ou empresa para a qual se almeja trabalhar, ou ainda talvez no esteja fazendo, construindo contatos certos e com chances de ajuda e sucesso, claro que a principio, mesmo trabalhando para uma agncia grande, muito provavelmente voc no vai conquistar o trabalho daquela empresa grande to sonhada, pois como diz o ditado Uma casa se constri por baixo, comeando pelo alicerce, pois tem de se mostrar uma pessoa confivel, responsvel e acima de tudo um indivduo de carter e tica. Na verdade h vrios estilos de ilustrao na publicidade, desde os mais realistas at os que parecem mais desenhos mesmo como cartoons e/ou caricaturas, semelhantes a mangs e at mesmo parecendo recortes de revistas. Seguem nas prximas duas pginas exemplos dos estilos citados:

Agncia: Publicidade Invisvel China Diretor de Criao: Kent Ruan Ilustradores: C TU e Alan Jove

Figura 1

Agncia: Y&R Vietn Diretor de Criao: Travis Storge Ilustradores: Afi Kafi

Figura 2

Agncia: Giovanni Draft FCB So Paulo Diretor de Criao: Adilson Xavier Ilustradores: Andrey Gordeev Figura 3

10

Agncia: Cia Interativa So Jos do Rio Preto Diretor de Criao: Sergio Cipullo Ilustradores: Rubens Domingues Figura 4

Agncia: Chirpy Elephant India Diretor de Criao: Jayraman Ilustradores: Parvin Arasu

Figura 5 Quanto ao Briefing: Aqui daremos uma aluso ao briefing das imagens aplicadas acima, para poder ter uma melhor noo do funcionamento do que pode ser esperado no mercado publicitrio, mas vale lembrar que um briefing mais de expectativa, tendo que os originais e que circulam nas agncias no podem ser veiculados por conterem em muitos casos segredos empresriais e indstriais e em caso de publicao poderia ocorrer um processo criminal de espionagem, perdas e danos, enfim, mas vamos direto ao que interessa. Figura 2: Vamos dizer a figura 2 pelo motivo de no identificar perfeitamente o produto da figura 1, por este motivo comeamos por esta imagem. Campanha idealizada para Ovomaltine, com o eslogam Chato ser baixo (pequeno) d-lhe mais clcio para crescer mais. O Conceito de briefing desta campanha com certeza foi idealizada de modo a comunicar ao ilustrador sobre o briefing da seguinte forma - Precisamos de algo que mostre como bom ser grande, podemos aplicar algo de modo a passar uma idia de que o maior salva o menor ou algum ser to pequeno que seja capaz de

11

se afogar em uma poa de gua, mostrando que ser maior melhor - em alguns casos chegam a passar esboos, isso devido a trabalhos mais complexos. Figura 3 - Publicidade para o Caf Tain, bem, em se tratando de caf, todos sabem que um elemento fundamental para no dormir, ento provavelmente, disseram para o ilustrador que precisavam de uma imagem demonstrando momentos que no se pode dormir, o qual o eslogam Quando dormir no uma opo, e a imagem deve casar com o eslogam, ento necessitavam de uma ilustrao em uma cadeia, onde tivesse um cara mal e um cara bom ou razovel, aparentemente com medo de dormir e acontecer algo, e por isso tomaria o caf Tain para no correr o risco de pegar no sono. Figura 4 - Campanha para a Corpore, a qual uma academia que visa o bem estar corporal, com o eslogam correr para si mesmo ou correr por voc, neste caso, a agncia ao se comunicar com o ilustrador deve ter feito o briefing da seguinte forma - Precisamos de algo de impacto, que mostre o instante de uma pessoa um pouco acima do peso indo at a geladeira, mas no mesmo instante perceba que o melhor a fazer se exercitar e queimar os quilos a mais para um melhor aproveitamento e sade, pois deste modo a personagem estaria pensando nela e exercitando-se para no pensar nas guloseimas da geladeira. Figura 5 - Publicidade para caf Alive Criado mediante um briefing muito provavelmente curto e grosso, precisamos de algo que tenha uma aparncia forte de modo que lembre ser mais forte do que um galo para despertar uma pessoa, ento pensamos em um personagem oculto ou mesmo presente integramente na imagem junto a um galo, jogando o caf no galo para despert-lo antes mesmo que ele desperte as pessoas e/ou vizinhos. Para quem quer comear agora, comece ponderando se voc sabe e gosta de desenhar, pois far isso para o resto da vida, entretanto, j sabemos que apenas saber desenhar no basta, pelo motivo do mercado ser muito exigente, ento bom fazer alguns cursos para desenhar o mais realista possvel e nas mais diversas possibilidades de desenho, de modo a impressionar o publico alvo, bom tambm se ter noo que vai levar um tempo para este exigente mercado lhe aceitar, se voc for muito esforado pode contar aproximadamente um ano, isso para agencias grandes, entretanto til saber que a localidade do Brasil mais exigente so as agncias de So Paulo Capital, isso alguns profissionais da rea mesmo dizem, ateno no impossvel, apenas exigem mais, mais talento, mais aulas, mais treinos, entretanto, nunca abandone uma faculdade de artes por cursos que podem encurtar seu caminho, algumas pessoas que fizeram isso se arrependeram, alm do mais o curso superior muito importante para ps graduaes nacionais e internacionais, isto , um caminho melhor para abrir horizontes no futuro no campo do conhecimento, o que muito importante e valioso na rea alm de bons contatos, claro.

12

2 Histria da Profisso

13

Historia da Profisso
udo comea com a necessidade do homem de comunicao atravs da imagem, e vai se associando necessidade de esclarecer, um texto, uma narrativa da vida cotidiana e sua hierarquia e religiosidade, como se produziram ilustraes nas paredes, monumentos e papiros egpcios das grandes dinastias da antiguidade, passando pelas iluminuras que traduziam os textos bblicos aos no letrados na idade mdia. mas como incio de reconhecimento do ilustrador como um profissional de identidade reconhecida, foi apenas no renascimento que os ilustradores que eram os artistas da poca se diferenciaram, deixaram de ser artesos annimos. A ilustrao em verdade no mundo comeou antes de cristo, tendo que os egpcios desenhavam em papiro, temos tambm o fato de encontrarmos cavernas com desenhos, ilustraes em suas paredes, portanto um tanto vago datar a origem da ilustrao como um todo no mundo, a ilustrao talvez tenha origem no surgimento da raa humana, entretanto, para no ficar muito vago encontramos artigos dizendo que sua origem de quatro mil antes de Cristo, e em outros artigos de mil e trezentos antes de Cristo, esta ltima data o perodo do surgimento do primeiro livro dos mortos, o qual continha ilustrao e demonstraes de feitios e ritos. No Brasil, a ilustrao comeou com franceses e holandeses, isto , artistas vindos em misso europia para retratar o que o relato de um paraso recmdescoberto no pudesse descrever. Mas o que algumas pessoas talvez se perguntem porque e como surgiu a ilustrao em si, bem, na verdade a profisso surge pra valer no mundo aps a revoluo industrial, pois quando tambm comea-se a se perceber a importncia da propaganda para a indstria divulgar seus produtos, tendo que apenas o boca-a-boca passa a no ser o suficiente, pois se queria mais e mais ganhos e lucros, at mesmo a venda de jornais na poca era anunciada verbalmente nas ruas. Com o crescimento populacional e aumentando o nmero de produtos por hora que se produzia, foram surgindo novos produtos e tambm foram ganhando concorrncia, todos esses fatores foram dificultando o mercado para publicaes, eis que comea o interesse do industrial em entender melhor o mercado para facilitar suas vendas e com isso foram surgindo agncias de publicidade que comeam a cuidar da imagem dos produtos produzidos pela indstria, ento comeam a buscar artistas para desenhar a imagem dos produtos para criar elementos visuais que agradem mais e cativem o cliente. Este artista tambm passar a criar os anncios com o produto do cliente exposto. Os ilustradores da poca eram caros, pois eram poucos e atendiam somente as elites, assim como as agncias.

14

Mesmo hoje em dia as agncias que cuidam de contas de clientes grandes, como indstrias so caras e seus profissionais tambm, mas para poder trabalhar para este tipo de agncia preciso muito empenho, pois so muito exigentes, preciso muito conhecimento do dia a dia, e tambm necessrio gostar de gente, pelo simples motivo de ser para a humanidade e seus gostos e costumes que voc vai trabalhar, ento interessante observar os comportamentos das pessoas no cotidiano, e at mesmo perguntar algumas coisas se necessrio sobre um produto ou outro para clientes em supermercados por exemplo, porque preferem tal produto, etc. Antigamente os profissionais da rea sofriam e no sabiam, podemos dizer isto em relao ao como trabalhamos hoje, pois antigamente se criavam as peas manualmente, isto , uma a uma, com canetes ou tambm chamados pinceis, que lembram pincis atmicos prprios para o trabalho grfico, mas, imagine que cada erro significava no apenas um tempo perdido, mas tambm um recomeo da arte, tendo que se tinha de jogar fora o papel ou o material, no qual, se estava desenhando ou pintando. As tiragens tambm seriam menores se os prazos fossem muito apertados, e em alguns casos o tempo que o cliente tinha de esperar era bem maior, hoje tudo mais fcil com a tecnologia, no enfrentamos e em alguns casos, nem sonhamos com este tipo de problema, tendo que por mais manual que se faa uma pea grfica pode-se digitalizar e enviar a uma grfica para impresso, pois a imagem fora transformada em uma fotografia a partir do momento que passou pela mquina de digitalizao, isso sem contar tambm no prejuzo ambiental, claro, na poca nem se ouvia falar nisso, ou se ouvia era muito pouco. Hoje ainda se faz trabalhos manualmente, mas isso por questes de acabamento, finalizao de arte e at mesmo qualidade diferenciada, como se voltssemos no tempo idealizando e criando trabalhos deste gnero e muitos profissionais gostam muito disso, de voltar s origens. Em termos histricos, difcil se ter uma pea da poca antiga, muito provavelmente apenas os ilustradores guardaram isso consigo e com certeza seus familiares cultivam isso como relquia. Agora, relacionando aqui mesmo o ontem com o hoje, vemos atualmente pessoas reclamando do que passam hoje no mercado de trabalho e culpam os antepassados, os quais viveram seus momentos profissionais da melhor forma possvel e acreditando que estavam acertando, assim como todos os que esto procurando se estabelecer no mercado hoje e, inclusive, os que j se estabeleceram, todos estamos procurando acertar e fazer as coisas da melhor forma possvel, do jeito que acreditamos ser o mais certo. Esta culpa gerada em alguns blogs mais no mbito da desunio profissional e alguns percalos gerados no passado profissional que acabou prejudicando a insero no mercado de trabalho, como por exemplo o no esclarecimento das atividades da classe em termos mercadolgicos gerando alguns pensamentos em alguns clientes de que apenas desenhar e mais nada, como se fosse algo simples de se fazer e sem muita tcnica, tendo

15

que com habilidade se faz os projetos como se fossem sem problema algum, at mesmo por certa agilidade, o que acabou favorecendo hoje a explorao de alguns profissionais, bem como alguns tambm aceitam isso at hoje. No culpem nossos antepassados por erros que podem ser nossos mesmos, erros estes muitas vezes de alguma desinformao no intencional em nossa formao, tendo que no existe curso acadmico de ilustrao, ou de procurarmos pessoas erradas que no tem viso de mercado e que no entendem a importncia do nosso trabalho. O no reconhecimento em geral se deve uma falta de organizao da classe, certamente, que no deve receber apoio de algumas estrelas da prpria classe de profissionais da rea, e da lgica do mercado que serve aos interesses do patro de conquistar o cliente, assim o ilustrador apenas executa o trabalho Devemos hoje nos preocupar com o modo como faremos para, no futuro, alertarmos as pessoas que gostam da rea e querem contribuir para o avano da ilustrao como mercado de trabalho, pois s assim pensando hoje no todo sem nos preocuparmos tanto em buscar problemas nos nossos antepassados poderemos compor nosso futuro. Os ilustradores, no incio, no estavam errados em agir como agiram, tendo que na poca deles tudo era to diferente e sem ter como haver tantos contatos distantes, nem muito conhecimento sobre interessados na rea profissional da ilustrao publicitria. Antigamente, assim como tudo que do passado, sabemos que tudo era muito diferente e principalmente as tecnologias e artefatos eram outros, no podemos comparar e buscar na histria pelo motivo de ser em tempos recentes, entretanto, muito diferentes, imaginem s viver em um tempo onde se estava chegando computadores, e at ento nem se ouvia falar nisso, a internet muito nova se compararmos os dias de hoje e o comeo deste novo mercado, seus avanos e tudo o que conhecemos so muito recentes, tendo que a mesma fora inventada para comunicao de guerra e investigao, isto , era apenas os cdigos que utilizamos hoje para programar elementos visuais.

16

Atualidade da Profisso 3

17

Atualidade da profisso
lustrao, atualmente no est em baixa como pode parecer para algumas pessoas, na verdade o mercado necessita de pessoas mais capacitadas, com muito domnio, habilidade, com mais empenho, entretanto, no interior dos estados brasileiros, pode-se dizer que no se utiliza muito estes profissionais, pelo motivo de normalmente uma pessoa apenas, ser polivalente, ou seja, faz tudo, eles acreditam e se embasam na velha histria- Pato nada, voa..., enquanto que as grandes cidades embasam-se na separao de cada profissional por especialidade, tais como o programador, o desenvolvedor web, o ilustrador, o designer de identidade visual, o atendimento e assim por diante. Este tipo de diviso do profissional por especialidade ajuda e muito na qualidade final do servio, tendo que conta com profissionais especficos, que entendem e sabem melhor o que esto fazendo, mas isso tambm implica em dificuldades de ingresso na carreira, pelo motivo de ter de ser bom na rea que se pretende, enquanto que as faculdades formam o maxi apenas, isto , voc aprende o mnimo de tudo e depois tem de ir atrs de cursos especficos para trabalhar com o que se quer ou almeja, sonha, enfim. Esta diviso citada, para quem conhece pouco da rea funciona assim, um marketing de uma empresa liga para uma agncia e comunica um problema de comunicao, o diretor de conta desta empresa agenda uma reunio com o marketing desta empresa e deste produto com falhas de comunicao, na agncia se renem, os representantes da empresa, o atendimento da agncia, normalmente diretor de atendimento, um diretor de criao, dois profissionais de criao (ilustradores ou no) e desta forma executam o briefing, o qual de onde surgiro propostas do que fazer para aplicar uma comunicao efetiva, ligando a empresa ao seu cliente (publico alvo). Algumas vezes, se voc j tem noo da rea que se quer trabalhar bem definida, talvez o melhor a se fazer seria os cursos especficos que duram em mdia um ano e depois de atuando no nicho de mercado desejado procurar fazer o curso superior mais adequado, seja publicidade ou artes plsticas ou ainda design, mas pode ser mais fcil definir o curso superior de acordo com a rea em que est e gosta, pois a empresa pode ajudar dizendo o melhor curso superior a se fazer para ser utilizado na firma, para crescimento mtuo, ou seja, tanto do profissional, como da prpria empresa a que est inserido. No somos contra se fazer um curso superior apenas acreditamos que seria mais fcil conseguindo-se primeiro o emprego, pois desta forma seria mais fcil definir o melhor para o futuro de cada profissional em sua respectiva rea e tambm o incentivo, a motivao por tambm j estar trabalhando no que se gosta com apenas um ano de curso, tendo que a faculdade muito til para se fazer

18

contatos e conseguir com sua formao galgar cargos de direo e em alguns casos vice-presidncia, bem como sendo til para ps-graduaes seja em esfera nacional ou at mesmo internacional. E acreditem, no apenas nossa rea que est nessa dificuldade toda ps faculdade, todas as reas requerem que se faa um curso enquanto est se cursando a graduao, seria como uma especializao, o mercado de trabalho de hoje est muito exigente e quem faz esses cursos j sai com um diferencial em relao a alguns concorrentes que sabem apenas o B-A = B de cada rea cursada, portanto hoje podemos dizer que o momento dos estudos do saber e querer aprender sempre mais, tambm para oferecer mais aos empregadores, isso torna seu currculo mais agradvel e aceitvel tambm, portanto quanto mais estudo e mais interesse melhor. Hoje, pode-se dizer que vemos muitas pessoas sendo usadas como manobras para se conseguir o que quer, por exemplo, na rea vemos muitas vezes profissionais receberem propostas do tipo, faa isto para mim, no vou pagar, mas isso pode te tornar conhecido, ou at mesmo, vai contar em seu portflio e com isso algumas pessoas acabam realizando alguns trabalhos gratuitamente, isso sim acaba com a nossa profisso, isso deve acabar, ento quem est contribuindo para colocar nossa profisso enterrada o profissional da atualidade e no do passado. As grandes agncias precisam de profissionais bem qualificados, tambm pelo motivo de se ter as maiores empresas como clientes, ento no podem deixar a desejar nos trabalhos dos mesmos, pois tambm so exigentes com suas publicidades, tendo que tudo tem que estar em perfeito estado, o comercial a imagem do cliente, na verdade, mesmo as pequenas agncias deveriam pensar assim, porque qualquer cliente, por menor que seja tem um potencial a ser explorado, e a forma de ajud-lo a crescer se criando bons trabalhos e lhes prestando o servio de boas idias e sadas para tornar este, hoje cliente pequeno em grande no futuro prximo. A funo do ilustrador de hoje no apenas desenhar, e bem, mas sim obedecer fielmente ao briefing, pois no um artista (ento no cria bem do zero, segue algo pr definido, cria em termos de desenho e alguns itens que no estavam definidos, mas no gera tudo do zero), tendo que deve seguir o briefing, quando no mercado o que vem a cabea, mas sim segue o pedido das agncias ou editoras, mas as agncias sempre so quem exigem mais. A ilustrao, hoje em dia, tem-se de conhecer todas as ferramentas, desde desenhos mo, pinturas, at chegar ao computador, pois sempre se precisa domesticar a mo, e como assim? deve-se conhecer o modo e comportamento das modalidades e possibilidades de desenho, pois o cliente as vezes requer algo mais manual, como que se voltasse s origens.

19

A nossa posio no mercado sempre tem de ser mais humilde e aceitando as diferenas dentro do mercado e at mesmo de pessoas, pois dessa forma, alm de evitar conflitos e favorecer convivncias, tambm gera grandes parcerias e til no mercado de trabalho para gerar contatos fortes e bons. Lembrem-se disso, pois crucial se ter uma boa relao de trabalho, principalmente hoje em dia, tendo que o mercado to avassalador e exige perfeio, nvel este difcil de atingir, justamente pelo motivo de terem excelentes profissionais j empregados, ento ou se tem o mesmo patamar ou ter de aperfeioar para poder garantir seu lugar em meio aos gigantes tubares. Como uma profisso que tambm do nicho da comunicao, dependemos nica e exclusivamente de nosso padro de conhecimento e potencial de conversas ento muito til estar ligado a tudo o que acontece, no Brasil e no mundo, rdio, cinema, televiso, internet, todo o local que houver comunicao e arte bom se visitar e cultuar, deixar isso entrar dentro de voc como modo de conhecimento, assim como ler bastante bom, pelo motivo de enriquecer-se em vocabulrio e sempre ter um assunto, no fique preso apenas a eventos como por exemplo Cannes, isso pode torn-lo um profissional mala e os diretores de criao no gostam muito disso, pois parece que est puxando o saco, e isso no bom para seu perfil como profissional, alm do que se colar o perfil de mala, dificilmente vai conseguir se livrar disso, pois o mercado pequeno, nosso mundo minsculo e logo varias agencias estaro sabendo e s de passar na frente j sabero que voc o mala. Abaixo deixo alguns de meus trabalhos ainda no no ponto de publicidade, mas para se ter uma noo do que vi em cursos no interior de So Paulo, desenhos estes que para agncias ainda no esto no ponto necessrio para publicidade, bem como deixo meu blog onde manterei informado os cursos realizados e avanos, bem como, quando conseguir trabalhar como ilustrador publicitrio, deixarei o tipo de desenho que me alavancou para dentro deste maravilhoso nicho profissional, bem como alguns trabalhos aps publicao e permisso da agncia.

No blog h mais desenhos, o qual segue o link abaixo: jcgfernandesdesigner.blogspot.com

20

4 Futuro da Ilustrao

21

O futuro da ilustrao
a verdade teorias so muitas, at porque em parte no depende apenas da categoria, mas sim da gerao de trabalhos, ou seja, de quem nos contrata, as quais, estas empresas so- Revistas, Agncias de Publicidade e Jornais. Cada tipo de empresa requer um tipo de servio, geralmente quem ilustra para revistas so ilustradores editoriais, trabalham muitas vezes desenhando imagens para livros infantis, ou revistas, tanto infantis como reportagens, no tendo a necessidade de ser to realista, as de jornais so bem prximas do estilo de revista, mas quando se trata de ilustrao para publicidade a que complica, pois um mercado mais exigente e requer mais dedicao e tempo nas produes, bem como deve seguir o briefing, isto , sem muita liberdade de criao. Mas voltando ao futuro, como tem muitas teorias fica um pouco difcil de prever, mas como a publicidade, tinham muitas teorias do fim quando chegasse o ano 2000, mas no aconteceu, apenas ganharam mais mdias para divulgar produtos, ento no seremos pessimistas com nenhum mercado e principalmente a ilustrao, acreditamos que nos prximos teremos algumas mudanas e pra melhor, os programas a cada dia facilitam um pouco mais nossa vida, o mercado com certeza est cada dia mais aliado a contatos, podemos dizer que justo, tendo que a profisso pertence ao nicho da comunicao, entretanto, o que com certeza ser melhor a quebra de barreiras no quesito distncia, tendo que hoje podemos apenas conversar com pessoas atravs de videoconferncias, o que ajuda muito a encurtar, alm do mais vivemos e entramos no mercado atravs do portflio e no de diplomas, tendo assim o diploma maior importncia, dentro da empresa, no momento de galgar cargos melhores, de maior responsabilidade, pois quando necessitar de maior bagagem, profissional e terica, bem como em ps graduao, a qual tambm impulsionar a carreira. Atualmente h alguns pessimistas, que dizem que a profisso hoje j est muito mal e desvalorizada, pela prpria imprensa, h jornais que j mandaram seu quadro de funcionrios criativos embora, e principalmente eram os ilustradores, considerados como de menor preciso dentro de seu grupo de trabalhadores. Entretanto, o que pode ter deixado o mercado desta forma (bagunada) pode ter sido o fato do enorme crescimento da internet e mdias digitais, mas as agncias de publicidade, por venderem servios de criao so quem mais mantm este tipo de profissional na empresa, bem como os estdios de ilustrao. A fotografia tambm cresceu bastante e acabou favorecendo a exigncia de mercado sofrida hoje pelos ilustradores e com tendncia a piorar os nveis de exigncia na mesma demanda que aumentam os patamares tecnolgicos das mquinas fotogrficas, pois no h mais nada praticamente mais real do que uma fotografia, portanto os trabalhos tm de ser cada vez mais a nveis fotogrficos. Os profissionais que es-

22

to hoje no mercado e os grandes candidatos do futuro so os mais esforados e ricos em conhecimento e potencial de representar ao mesmo nvel de um obturador fotogrfico, ou seja, tem que transformar seus olhos em verdadeiras mquinas e suas mos em verdadeiros potenciais de transformao e demonstrao do que est sendo visto, pois s assim ser considerado apto para ocupar cargos de ilustrao, sendo assim quanto mais realista um desenho puder parecer melhor, mas claro que desenhos como cartoons tambm so muito utilizados em propaganda, mas devido ao uso de luz e sombra chegam muito prximos da qualidade fotogrfica. A profisso, digamos recente no Brasil, tendo que tudo surgiu aps a revoluo industrial no mundo, isso no universo publicitrio, tendo que a ilustrao ainda mais velha, ento falar de futuro de algo que muito novo no pas, menos de um sculo, meio complicado, pois a profisso no entrou morta, muito pelo contrrio, h oportunidades como j foi falado em anteriormente, mas falta mo de obra qualificada, portanto dizer que estamos no fim, com certeza prever mal, tendo que acabamos de comear (praticamente), portanto nossas expectativas e esperanas tem de ser as melhores, no comea-se nada pensando em seu final, ento o melhor que temos a fazer batalhar para chegarmos a um nvel desejado pelo mercado de trabalho e continuarmos acompanhando as surpresas que veremos no futuro da profisso, para ns o futuro ser o melhor possvel, mas, evidente que tudo depende do que cada profissional est plantando hoje, pois o futuro somos ns mesmos que desenhamos e temos de mostrar a importncia de nossa classe como profissional ao mercado. Mas o que j foi visto desta rea que no tem muito como se avaliar o futuro, entretanto o que podemos dizer que faam cursos e se especializem, pois o futuro certamente ser mais brutal com seus afins da profisso, isto , aqueles que se interessam e pretendem ingressar, a rea maravilhosa, como sempre foi, mas para se juntar aos grandes, ser necessrio ser como eles, capaz de reproduzir desenhos perfeitos, assim como as mquinas fotogrficas o fazem com objetos reais podemos fazer com produtos que devemos tornar visveis como reais e conquistar a credibilidade do cliente, so exatamente assim que o trabalho do ilustrador deve ser o mais fiel possvel ao que deve ser visualizado. Pode-se dizer que o futuro na rea apenas ser promissor e com grandes promessas para aquele profissional que se esforar e lutar pelo que se quer, pois apenas com cursos poder conseguir chegar as agncias com um grande diferencial, em captulos mais frente apontaremos escolas boas para se alcanar este complicado e promissor mercado de trabalho.

23

5 Ilustrao, cartum e charge

24

Ilustrao, Cartum e Charge


principal diferena entre ilustrao e cartum a forma como cada tipo de arte realizada, tendo que cartum no necessita de muito realismo, bem como em geral mais utilizado em gibis infanto juvenis e jornais, entretanto quando aparecem em jornais so chamados de charges por retratar fatos e/ou problemas sociais e polticos, enquanto que ilustrao utiliza-se de mais realismo, notamos maiores diferenas em imagens de pessoas, onde no cartum as mos e pescoo no necessitam ter todos os dedos, em alguns desenhos nem se necessita de dedos, entretanto uma ilustrao precisa se considerar o real, portanto dedos e pescoos devem ser reais, como a forma na realidade. O cartum no segue briefings muitas vezes, enquanto que para ilustrar precisamos do pedido, sendo assim a ilustrao transforma textos em desenhos, enquanto que cartum precisa de um bom roteiro, enredo, para se criar os desenhos e falas, tendo isso podemos concluir que toda histria em quadrinhos um cartum, mas sabemos que tem dois tipos, sendo o segundo charge, a qual para ser criada o chargista precisa estar sempre ligado ao que acontece a sua volta, tanto na sociedade como na poltica, j a ilustrao trabalha na mesma linha da fotografia, entretanto ilustradores tambm trabalham com cartum ou charges, como no caso das bandejas do Mcdonalds por exemplo. Podemos dizer que no h fronteiras entre cartum e ilustrao e sendo assim, pode-se considerar todo tipo de representao como ilustrao, apesar de sabermos que h diferenas entre arte e ilustrao, mas muitas vezes os artistas de cartum so excelentes roteiristas, pois para criar seus desenhos tem de se pensar antes na estria e as respectivas falas de cada personagem, sendo assim podemos dizer que a criao primria de cartum parecida com a forma que sabemos que so criados os games e as novelas. Na ilustrao necessitamos apenas de um briefing, o qual transformado em imagem, tendo que o briefing um pedido e por este motivo nos fornecido em forma de texto, mesmo que esta ilustrao seja um desenho do estilo cartum, ainda continua sendo tratada como ilustrao, entretanto pode-se dizer em briefing que a ilustrao requerida um desenho com traos e/ou caractersticas de cartum. Um dos cartuns mais famosos para se exemplificar so os do Maurcio de Souza com a Turma da Mnica, ou at mesmo o Ziraldo com Menino Maluquinho. Tambm temos a caricatura, a qual o tipo artsticos corresponde em carregar determinada parte do rosto de uma pessoa, melhor dizendo aumentar, sempre a parte que chama mais a ateno do rosto, tambm pode ter caractersticas

25

de charge, pois algumas vezes ilustradores a utilizam para satirizar ou mesmo lembrar algum fato poltico, dizemos poltico, pois o mais comum em caricaturas so retratos polticos, tambm temos muitas de jogadores de futebol, as quais so mais como brincadeiras e stiras realizadas com o personagem mais presente na mdia.

26

6 Dicas Profissionais

27

Dicas para quem quer a rea


rimeiramente, o melhor sempre se ter certeza do que quer seguir como carreira, pois desse modo fica mais fcil se perseguir e lutar pelo que se quer, tendo que os caminhos so difceis, no querendo desanimar, claro, mas temos de ser realistas tambm. Este que vos escreve j teve muitas duvidas, mas nem quando decidiu o que quer como foco foi auxiliado, nem ajudado, por isso a idia de se fazer um captulo pensando em quem est comeando com ou sem foco. Para comear, esta profisso uma das mais belas, se trata de criao, mas os briefing (pedidos dos clientes) so bem definidos, s vezes no muito claros, mas nada que uma boa conversa no resolva ver um trabalho pronto muito gratificante e quanto mais melhora seu trao, a cada trabalho, aumenta ainda mais seu orgulho, mas nunca podemos deixar o orgulho ser excessivo, pois isso no bem visto em nenhuma rea, at porque sempre haver profissionais melhores e isso constante, mas gostoso ver o que voc capaz de fazer e/ou aprender, em casos que o briefing no muito claro como o esperado a sada criar alguns itens, objetos para incluir e dar o toque final do trabalho. A rea no muito fcil devido exigncia do mercado, mas com cursos de aprimoramento fica mais fcil de conseguir, entretanto, o que vai ajudar pra valer so os contatos, entretanto se no tiver, pode procurar estabelecer contatos e visitar as agncias, os melhores a se procurar so os diretores de criao e/ou vice presidentes. Os diretores ajudam muito os profissionais no comeo dando apoio e indicando cursos de aperfeioamento, quando necessrio para se conseguir trabalhar para as agncias. Aps entrar para as empresas a grande preocupao a responsabilidade, pois viemos em funo de prazos, ento fundamental estipular os prazos no contrato e cumpri-lo, pois caso contrrio o profissional tambm se queima no mercado, tendo que na rea nosso mundo muito pequeno e qualquer gafe pode ser crucial para sua permanncia no mercado de trabalho. O grande segredo ser humilde acima de tudo, ningum suporta funcionrio, nem estagirio mala, ou seja, aquele tipo que fica dizendo- ficou bom no? Nossa, este trabalho que fiz ficou bom!, o melhor tipo de profissional o que se permite ser avaliado, aceita as crticas e ao invs de fazer as perguntas acima, o melhor modo seria perguntar o que o diretor de criao ou arte acham e nunca deixar o orgulho tomar conta, no h demonstrao pior do que essa e o ego, pessoas que

28

se valorizam demais so problema para as empresas e quando se consegue trabalhar para as agencias com essas caractersticas negativas ficar sempre sendo chamado a ateno e algumas vezes exposto at a certos constrangimentos.

29

7 Programas

30

Programas
s programas que discutiremos aqui sero os mais conhecidos e utilizados no mercado, comentaremos sobre suas evolues e o que gostarioamos como designers, publicitarios e ilustradores que fosse aprimorado. Em termos graficos e funcionalidades todos os programas evoluiram muito, com excessao do 3DS Max da autodesk, muito utilizado em ilustrao e tambm na criao de games, o que seria com toda certeza melhorar seria sua funcionalidade, ficando de modo um pouco mais facilitado para os usuarios do programa, suas funes ficam um pouco escondidas, no apenas quando falamos dos modificadores de malha, mas em alguns casos se torna um pouco confuso para encontrar a forma que queremos ou precisamos, entretanto, caros desenvolvedores confuso mesmo, muitas vezes so as criaes de materiais h itens que no se nota modificao grafica nenhuma, que talvez pudesse at mesmo ser retirado do programa. Claro que tambm entendemos que no haja modificaes em verses do programa pelo motivo de acabar confundindo usuarios antigos, bem como no necessrio se modificar nada, pois o software bem completo e capaz de operar milagres, mas poderiam liberar a compatibilidade de verses anteriores com as novas para abrir arquivos. Photoshop Poderia ser mais fcil mesclar tintas para as colorizacoes digitais, no estamos pedeindo um painter, mas quase isso dentro do software mais utilizado na colorizacao digital, at porque a adobe no possui um software especifico para este tipo de job como a Corel o possui, a adobe trabalha muito bem seus softwares, mas pedimos apenas algumas melhorias que talvez nos fizessem ganhar ainda mais tempo na produo de trabalhps mais especficos. Illustrator Este por sua vez no h criticas, vem avanando muito e se melhorando a cada verso com itens muito teis, sempre foi melhor do que o Corel e acima de tudo mais leve o que tambm agiliza o trabalho, bem como com uma tecnologia simples e quase intuitiva, mas migrar do corel para o illustrator no tarefa facil, o corel viciante pelas suas facilidades no encontradas no illustrator, mas um bom modo de migrar deletando o corel da maquina e utilizando-se o illustrator, o que logo se notar que o programa da adobe no trava nem tem bugs como o corel draw. Indesign Um dos melhores softwares de edio de textos j inventado, qual designer ainda no trocou o office word e power point por este programa?

31

Ele faz o que se imaginar e at mesmo o inimaginavel, de forma rapida e simples, no toa que os jornais e revistas utilizam apenas este software para realizar o trabalho das redacoes, possui um sistema simples e rpido de se aprender, h quem faa editorao em illustrator, mas se ler um pouquinho apenas seu manual j ir conseguir operar e criar grandes textos. Dream weaver Este software muito util para o pessoal de web e TI, mas poderia ser melhor e mais fcil utilizao se nao fosse movido em sistema antigo, isto , cdigos de informatica, o modo de facilitar seria se permitisse criar o visial e se oassar as funes atravs da visualizao do layout, sem ter de digitar os cdigos de programao necessrios para a veiculao tanto visual como escrita. Estes so alguns dos programas que queriamos comentar e propor melhorias funcionais.

32

8 Tcnicas de criatividade

33

Tcnicas de Criatividade
principal tcnica de criatividade utilizada na ilustrao o desenho de observao, como assim? Sabemos que isso no uma tcnica, mas sim como uma cpia, mas bem isso mesmo, a ilustrao a reproduo do que j existe e est presente no mercado, seja em produtos industrializados, seja em produtos de consumo dos supermercados como frutas, verduras e legumes. No possumos uma tcnica especfica, alis, na verdade o que usamos so os estilos de desenho para ilustrao e as tcnicas de pintura, desenho e colorizao digitais, isto sim so os itens mais utilizados, sempre se segue um briefing, um pedido que o cliente faz, declarando o que ele precisa para ser publicado em termos de desenho e produto. Saber desenhar e bem o mais importante neste mercado, no pensamos muito, na verdade s interpretamos os briefing, portanto a leitura muito importante e saber representar a partir de um texto crucial na profisso, a criatividade est no nosso olhar em termos de ilustrao, na verdade algumas vezes no o modo de desenhar quem est errado, mas sim, o modo como se est olhando para o objeto que se deseja ou precisa desenhar, ento muito importante se praticar e muito, pois s assim ficar com um olho bem treinado e mos tambm, evidente. Foge-se um pouco do conceito de design, pelo motivo de no se ter inovao, no criamos nada, dependemos do que vemos ou j vimos na vida, temos criao, gerao de imagens na verdade, pois todo o mundo do ilustrador o que se observa, portanto uma profisso dos observadores, detalhistas, pessoas de olhar clnico.

Quanto as cores:
As cores muitas vezes tambm so de acordo com como vemos em real, entretanto, ilustradores tambm trabalham com o ldico, ento se pode utilizar cores como em desenhos animados, mas sempre como citado acima, tudo depende do briefing, cada trabalho um em particular.

34

9 Concluso

35

Concluso
ilustrador profissional, isto , toda pessoa que desejar trabalhar nesta rea deve ter conhecimentos de anatomia, cores, quando falamos em cor deve-se entender teoria das cores e tambm ao menos um pouco sobre suas misturas, uma boa noo de desenho sempre vlido, mas para a publicidade isso no basta necessrio mais, precisa ter um bom conhecimento de desenho, principalmente manual a ponto de se fazer e representar com o maior realismo possvel, a ponto de mesmo lpis preto parecer uma foto em preto e branco. Um ilustrador no feito apenas de um excelente desenho, mas tambm de contatos, portanto necessrio se conhecer diretores de criao e sempre ter humildade para ouvir criticas e os pontos que se deve melhorar em seus projetos e at mesmo seu portflio. necessrio graduao para ser um ilustrador? No, no preciso, mas as agncias vem com bons olhos quando se est fazendo algum curso superior e jamais o aconselharo a trancar o curso ou mesmo no fazer, tambm valorizam o profissional que no tem curso superior bom ilustrador e desejam fazer algum curso superior. Mas se no necessrio por que valorizam uma faculdade? Pelo motivo de que esto sempre com a cabea frente do tempo atual, imaginam que isso facilite sua vida profissional tanto dentro do pas como fora, podendo aprimorar seus estudos de forma mais esclarecida principalmente no exterior, alm de a faculdade algumas vezes lhe permitir contatos, conhecer mais pessoas e melhorar seu lado social, pois para a propaganda necessrio gostar de gente, pelo motivo de se trabalhar para pessoas e comunicando, ligando produtos a clientes, sendo como um mensageiro da indstria ao cliente final e para isso, mesmo para ilustradores bom saber o que os clientes querem, o que precisam como necessidade e como vivem em sociedade, no devemos pensar apenas em premiaes, nem eventos como o Cannes por exemplo, mas este tipo de conhecimento do mercado consumidor pode gerar grandes prmios e premiao tambm acaba levando mais nome para a agncia e quanto mais melhor, pois ao final do ano toda agncia grande concorre ao prmio cabor que como se fosse um Oscar de agncia mais criativa do ano, portanto quanto mais uma publicidade ficar, colar na cabea de quem a v melhor, pois tambm aumentam as chances de premiao, mas para que isso ocorra necessrio muito trabalho e conhecimento de publico e meus caros apisrantes a ilustrador e ilustradores no porque ganham bem que no vo andar de nibus, metr, enfim transporte coletivo tambm pode se tornar um meio de pesquisa de opinio e popular, analisar o comportamento das pessoas tambm muito importante para se ter uma idia de com que tipo de publico est lidando, pois no mundo muita gente anda em transporte coletivo e mesmo quem tem carro, portanto analise, observe, converse com gente de verdade no podemos ficar apenas em nosso mundinho do escritrio, necessitamos

36

das pessoas para criar algo que atinja o maior nmero possvel da sociedade.

37

You might also like