You are on page 1of 12

ALEXANDRE DE CASTRO PRADO

TRADUO E COMENTRIOS HISTRIA DA IGREJA CATLICA, DE LLORCAS

FASCCULO 1

SO PAULO 2012

ALEXANDRE DE CASTRO PRADO

TRADUO E COMENTRIOS HISTRIA DA IGREJA CATLICA EM SUAS QUATRO GRANDES IDADES: ANTIGA, MDIA, NOVA E MODERNA, DE B. LLORCA S. I.; R. GARCIA-VILLOSALADA S. I.; F. J. MONTALBANS S. I.

TOMO I - IDADE ANTIGA: A IGREJA NO MUNDO GRECO-ROMANO

FASCCULO I

ESCRITA ORIGINALMENTE POR P. BERNARDINO LLORCA, S. I. PROFESSOR DE HISTORIA ECLESIASTICA NA PONTIFICIA UNIVERSIDADE DE SALAMANCA E TRADUZIDA E COMENTADA POR ALEXANDRE DE CASTRO PRADO

NDICE

INTRODUO: CAPTULO I - O MUNDO ROMANO VINDA DE CRISTO

PRLOGO ______________________________________________________ 07 I - A PLENITUDE DOS TEMPOS ___________________________________ II - A UNIDADE DO IMPRIO ROMANO ____________________________ III - O ESTADO RELIGIOSO DO IMPRIO ROMANO __________________ IV - A DECADNCIA DOS SISTEMAS FILOSFICOS__________________ V - A DECADNCIA DO ESTADO SOCIAL ROMANO_________________

INTRODUO: CAPTULO I - O MUNDO ROMANO VINDA DE CRISTO

PRLOGO

A presente obra, escrita por Llorca e outros dos maiores e melhores trabalhos acerca da Histria da Igreja, composto por quatro livros. Escrito inicialmente em lngua espanhola, busca-se traduzi-lo para o portugus afim de que o estudante possa beneficiar-se de seus ensinamentos. Preferiu-se, portanto, por ser trabalho destinado a alunos, a pular as partes introdutrias dos livros, como os prlogos, as indicaes bibliogrficas e a guia de abreviaturas que, embora sejam de valor para o estudioso, para o aluno apenas aumenta a quantidade de informao sem adentrar diretamente no que realmente interessa no momento, a histria da Igreja. Pelo mesmo motivo, na traduo, optou-se por no se colocar as muitas notas escritas pelos autores; tambm escolheu-se, fora o texto original, agregar-se pequenos comentrios para facilitar o entendimento daqueles que, embora queiram conhecer mais sobre a Igreja, no tm o devido preparo, nem filosfico, nem teolgico para tanto. Uma outra informao, ao contrrio da obra original, como dito, escrita em quatro livros, esta, para facilidade do estudo, dividida em tantos fascculos quantos so os captulos dos livros; dessa maneira, o aluno pode dedicar-se a apenas um assunto por vez, o que facilita o aprendizado.

Alexandre de Castro Prado

Taubat, 17 de maio de 2012

CAPTULO I - O MUNDO ROMANO VINDA DE CRISTO

O acontecimento mais transcendental que j se realizou na face da Terra , evidentemente, a Encarnao, isto , a vinda do Filho de Deus feito homem. Este acontecimento e a fundao da Igreja Catlica - que perpetua no mundo a obra de Deus para a santificao dos homens -, no se produziram, como era natural, sem a preparao devida. Cristo veio ao mundo no momento mais propcio ou, conforme pensa so Paulo, na plenitude dos tempos. Supor o contrrio seria pensar que poderia ter sido obra do acaso que o Filho de Deus tenha Se feito homem precisamente durante o imprio de Augusto.

I - A PLENITUDE DOS TEMPOS

difcil penetrar nos inescrutveis desgnios da Providncia e compreender em que consiste exatamente aquela plenitude dos tempos ou preparao do mundo para a vinda de Cristo. Porm, algo pode ser rastreado com a inteligncia humana. E isto que convm notar aqui como ponto de partida da Histria da Igreja, que obra do prprio Cristo: que h uma certa preparao do mundo para a vinda do cristianismo. certo que Jesus nasceu na Palestina, assim como certo que a Sade do Mundo veio de Israel, contudo, sabe-se que, poca, a Palestina no era mais que uma provncia do grande Imprio Romano; o que faz com que toda a atividade de Cristo e o desenvolvimento dos primeiros tempos do cristianismo tenha sido dentro das fronteiras daquele Imprio. Por isto, conveniente que primeiro se faa um estudo geral do mundo romano para depois partir-se para um estudo mais acurado da Palestina, onde nasceu e se desenvolveu a obra de Cristo, para se compreender melhor as circunstncias que, de uma maneira ou de outra, favoreceram o cristianismo.

COMENTRIO: no foi obra do acaso a vinda de Cristo na Terra, nem foi por acaso que Ele se fez homem justo no perodo de tempo em que nasceu. Deus preparou o mundo para a vinda de Cristo e, embora nascido na Palestina, entre os judeus - pois eles so o primeiro Povo de Deus, o primeiro Israel, depois desbancados pelo Israel definitivo, a Igreja Catlica -, Ele prepara Sua chegada justo no momento em que os romanos, consolidando seu imprio, abarcam a Palestina, pois o Imprio Romano ponto-chave nos desgnios de Deus para a expanso do cristianismo.

II - A UNIDADE DO IMPRIO ROMANO

Por primeiro diga-se que a Providncia Divina utilizou-se desse fato histrico, ou seja, o fato de os romanos terem unificado grande parte do mundo civilizado de ento, fator importantssimo para a expanso da obra de Cristo e dos apstolos. No difcil entender o valor imenso desta circunstncia, que dava aos missionrios do Evangelho as maiores facilidades para deslocarem-se de uma regio para outra e para comunicarem-se em todas as partes com todos os sditos do Imprio.

1. A UNIDADE DA CULTURA

A cultura material havia chegado a uma altura nunca antes igualada. As indstrias floresciam na metrpole (Roma) e nas diversas provncias. Uma rede completssima de estradas, as grandes vias imperiais, uniam as populaes mais distantes, desde a Asia Menor e o Egito at Roma e depois, at a Pennsula Ibrica (Espanha). As mesmas facilidades de comunicao existiam tambm atravs do Mar Mediterrneo que, convertido como que em um lago, rodeado de possesses romanas, chegou a ser chamado pelos romanos de Mare Nostrum, Mar do Imprio. Com isto haviam cado as barreiras materiais entre os diversos povos e, o que mais significativo, haviam desaparecido, com as fronteiras materiais, muitas das antigas inimizades raciais. Em complemento desta unificao material e moral tambm havia a unidade de lngua e a unidade de cultura, que foi o resultado mais tangvel e positivo do helenismo (o extremo leste da Europa Mediterrnea - Grcia, Macednia e Turquia -, mais o Oriente Prximo Sria, Lbano e Palestina -, e o Egito, todas antigas possesses do imprio de Alexandre Magno que caram nas mos do Imprio Romano, em que predominavam a lngua e a cultura grega, sem, no entanto, o desaparecimento das culturas locais). Este, tal como se entende em nossos dias, em contraposio poca clssica grega, compreende uma espcie de universalizao da cultura e da filosofia grega, postas em contato com as culturas orientais da Prsia, Babilnia, Sria, Egito e demais povos orientais. O desaparecimento sistemtico da antiga separao entre gregos e brbaros (isto , os povos que no falavam grego), associado a um ecletismo geral no campo filosfico, representado pelos grandes sistemas filosficos do estoicismo, do neopitagorismo e do neoplatonismo, levou tambm a uma tendncia ao sincretismo religioso, que aproveitava a multido de elementos recolhidos dos mais variados ritos (embora com certa tendncia ao monotesmo). A tendncia do helenismo era a de um cosmopolitismo geral, baseado em uma monarquia universal, iniciada por Alexandre Magno e levada sua mxima expresso pelo Imprio Romano. 2. UNIDADE DE LNGUA (A KOIN)

A expresso mais tangvel e ao mesmo tempo mais eficaz destas tendncias e realidades do helenismo cosmopolita foi a lngua universal, que por isso mesmo foi denominada koin, lngua comum. Isto era uma necessidade em meio a um imprio to extenso e variado como o que formava os domnios de Augusto. Desde cedo demarcaram-se as partes do Imprio conhecidas por Oriente e Ocidente. No Oriente habitavam multides de povos, com suas lnguas e culturas profundamente arraigadas. Entretanto, desde que Alexandre Magno uniu a seu imprio a Sria, a sia Menor e o Egito, todos estes territrios ficaram sob o influxo da grande Grcia e, por fim, unificados pela lngua grega, sem, no entanto, que por isso desaparecessem a lngua aramaica, a copta, a rabe e outras lnguas regionais. No Ocidente, por outro lado, a situao era muito diversa. Havia uma multido de dialetos que dominavam nas diversas provncias, como os dialetos celtas nas Glias e na Bretanha, os iberos na Espanha, os fencios na frica, os trcios nas regies danubianas e o germnico antigo no centro da Alemanha. Mas sobre todos eles, depois de vrias dcadas de dominao romana, prevaleceu o latim como idioma que formava o lao de unio entre as diversas provncias ocidentais e que acabou por suplantar quase por completo os diversos dialetos regionais. Assim, ante esta demarcada diviso do imenso Imprio, se impunha um instrumento comum de inteligncia mtua e, dada a fora avassaladora do helenismo, com sua base de cultura grega, foi o grego que se constituiu como idioma universal e comum, mas um grego simplificado e matizado com neologismos e express~oes de origem latina. Esta lingua universal, a koine, foi como que o idioma oficial do Imperio Romano, a lingua do mundo erudito. Por isso, vemo sque Cicero escreve em grego suas memorias, Marco Aurelio alguns de seus Dialogos, os evangelistas seus Evangelhos e s~ao Paulo suas epistolas. Com esse incomparavel instrumento podia s~ao Paulo levar o Evangelho para as cidades mais populosas da Asia Menor, Maced^onia, Grecia e Espanha; com ele se abria ao cristianismo uma porta amplissima, que dava a ele maximas facilidades para sua propaga~ao. Todo este comjunto de unifica~ao material e moraldo Imperio ROmano, fomentado t~ao eficazmente pelo idioma universal da koine, teve sua express~ao mais favoravel na paz romana que, depois de larga serie de lutas sangrentas, reinava em todo o mundo no tempo de Augusto. A monarquia universal podia assim realizar sua influ^encia benefica. So assim era possivel a comunica~ao pacifica entre os povos, antes t~ao divididos, como os iberos, os cartagineses, os gauleses, os germanos, os tracios, os persas, os egipcios e os romanos. Com isto se explica porque os crist~aos de seculos posteriores reconheceram como uma disposi~ao da Divina Provid^encia o fato de Augusto haver iniciado a monarquia universal romana e o priciipio do cristianismo; pois, segundo a express~ao de Eusebio de Cesareia, o Imperio ROmano e o cristianismo se completam mutuamente e o primeiro foi a base preparatoria do segundo. III - ESTADO RELIGIOSO DO IMPERIO ROMANO No menos significativo, como preparao para o cristianismo, o estado religioso do povo romano. Mas neste pomnto sa preparao era mais bem indireta

ou negativa., se bem, como resultado final, podemos advertir igualmente uma ewspcie de tendncia geral e como ansia de solues religiosas que responderam melhor s necessidades da natureza humana. 1 - A BANCARROTA NO RELIGIOSO Apesar da primeira impresso que se recebe ao consideraer, do ponto de vista religiosos, aos diversos povos do Imprio Romano, sumamanete desfavorvel. Adverte-se claramente uma bancarrota e decadncia geral, que invade a tudo. Com exceo do povo israelita, escolhido por Deus para transmitir a revelao doDeus nico e verdadeiro, todos os demais povos do grande Imprio greco-romano eram politestas, acreditavam na existncia de um deus principal rodeado por uma multido de divindades menores. Contudo, existia uma grande difererna entre os tempos primitivos e os que acompanharam o advento do cristinismo. Empora os povos antigos, tanto gregos quanto romanos, chegaram a uma altura extraordinria em todas as manifestaes de cultura, sobretudo os gregos com seus grandes poetas, pensadores e artistas, e os romanos como grandes conquistadores e organizadores, no que se refer ao religioso se nota uma decadncia manifesta. Os antigosd cultos politestas do Estado, que em outro tempo haviam animado s multides e mantido o entusiasmo atravs de encarnadas lutas, achavam-se, no tempo de Augusto, ao menos entre a maioria dos eruditos, em franco descrdito. Eram caractersticos dos altares domsticos gregos e romanos primitivos os deuses chamados domsticos, encarnao dos espritos dos antepassados. Os gregos os chamavam pelo nome de demnios ou esppritos; os romanos, com os de manes, penates lares ou gnios. Acima destas divindades familiares se achavam os deuses pblicos, protetores do Estado. Os mais antigos como Jpiter, Juno, Minerva, Baco, Mercrio e os demais comemorados em obras como a Ilada e a Odissia de Homero, foram mais tarde reduzidos nos tempos da Repblica Triade Capitolina de Jpiter timo Mximo, Juno a Rainha e Minerva Augusta. Masapesar de todo o alarde de deuses e todo o culto oficial, certo que, pouco antes de Jesus Cristo, um verdadeiro atesmo ou incredulidade se havia apossado da gente culta e ia penetrando nas massas. 2 - O CULTO AO IMPERADOR Augusto quis realizar com este culto, e assim coimo em outras coisas, uma reforma fundamental. Suas metas eram inteiramente polticas. Uma vez dono absoluto do vasto Imprio, depois da batalha de cio, procurou introduzir o novo culto Roma e ao imperador. No se tratava de uma divinizao prpria, mas sim a personificao do Iprio, com este culto ao poder o simperador. Este culto deve ser considerado como uma renovao ou substituto dos deuses nacionais primitivos e desta forma era de importao extrangeira. Assim, no Egirto e em outras naes orientais havia muito tempo era costume considerar seus reis como encarnao da divindade protetora. Por outro laPortanto, o que havia acontecido no Egito com os Ptolomeus e na Sria com os selucidas foi tambm estabelecido em Roma de Augyusto. Desde ento, os aduladores de Augusto

se apressaram a fomentar e organizar este culto nos templos e festas nacionais. A adoreao ao imperador foi da em diante culto ofocial do Estado romano, se bem que no eliminou a Trade Capitolina. 3 - CULTOS ORIENTAIS

You might also like